O engenhoso fidalgo dom Quixote de La Mancha

O engenhoso fidalgo dom Quixote de La Mancha Miguel de Cervantes

Resenhas - Dom Quixote

Gisa 12/12/2023

Dom Quixote
Foi uma leitura bem rápida, leve e divertida. Eu já tinha ouvido falar no Sancho Pança, mas não fazia ideia que esse personagem era desse livro.

Gabriela 06/12/2023

Dom Quixote
Dom Quixote é um dos Clássicos popular acredito que puxa um pouco do romance,ação e fantasia.
(O romance não necessariamente de amor como todos acham quando escutam o genêro)

O livro conta a história de Dom Quixote que tem loucura na cabeça,mas apesar de tudo mostra diversas mensagens no enredo como por exemplo
que para a vida ser perfeita é necessário pelo menos a pessoa certa do seu lado como o Sancho Pança.

- Faz tempo que li o livro, só que quiz pontuar a resenha.

Victord_Alves 04/12/2023

Antes de ler esse livro, a única ideia que eu tinha sobre o mesmo era de "o livro do véio louco que tenta enfrentar moinho", lendo o livro é literalmente isso, muito bom.
Deixando a piada de lado, achei magnífico a história que ao mesmo tempo que cômica em muitos momentos, tem seus momentos de uma certa melancolia e as vezes até um pouco de pena tanto do pobre Dom Quixote quanto do Sancho Pança. No fim, o que me deu a impressão foi que as vezes o homem mais louco é aquele que busca a felicidade na sua própria loucura, seja isso em uma jornada em busca de uma Dulcinéia del Toboso ou com algo mais concreto e verdadeiro

Kleber.CaAAo 03/12/2023

É um livro delicioso! Ao mesmo tempo que faz a gente rir, tem passagens emocionantes, dramáticas. Recomendo muito!

Hegon Tavares 29/11/2023

Uma obra para todos!
Uma criança vai se divertir muito, um jovem encontrará inspiração, e um velho terá o momento de nostalgia, ou o sentimento agridoce por não ter ido atrás do que queria quando podia.

Surpreendente moderno, você com certeza já viu tirinhas do Sancho e Dom Quixote em livros de português do ensino fundamental.

Mexe com os grandes valores da humanidade, princípios humanos, sem uma forma intelectual, onde tudo é feito através dos diálogos entre os dois principais, um tão diferente do outro.

Um passeio pela Espanha com esses dois amigos que nunca os esquecerei, sentirei saudades. Mesmo nós sendo leitores, já acostumado com clássicos, gostamos da literatura, não é? Mas creio que é através de livros como Dom Quixote que realmente sentimos a magia que a arte de escrever proporciona.

Para sempre comigo; virei a última página com um carinho imenso por um material onde existiu essa história.

Carolina Corrêa 26/11/2023

Volume 1
O livro começa num bom ritmo, com passagens bastante engraçadas e, desde já, se destacam os personagens principais, com a ternura do doce Rocinante e do fiel Sancho Pança. Aliás, em determinada altura, este último figura quase como protagonista, tamanha importância.
Há que se fazer justiça com os demais personagens que vão aparecendo e oferecem histórias deliciosas.

Aconselho ler esta obra com intervalos, considerando sua densidade e repetição de roteiro. Assim pretendo ler o volume II.

Victor225 25/11/2023

To Dream The Impossible Dream
Definitivamente minha melhor leitura deste ano. Espirituoso, hilário, profundo. A luta de um homem louco por um mundo de justiça e honra, pois só um louco pode buscar um ideal tão elevado, em um mundo cinza e nada encantado.
Sua devoção apaixonada à nunca vista Dulcineia; sua coragem diante das mais "perigosas" aventuras; a relação de amor, ódio, mas eterna amizade para com Sancho, que o segue por toda a Mancha lançando seus ditados e, bem, sendo Sancho. Tudo nessa obra nos faz querer um pouquinho mais, e agora entendo porque é uma das histórias mais traduzidas de todos os tempos. Cervantes foi com certeza um gênio. Talvez à altura de Shakespeare, seu contemporâneo.

Thay262 19/11/2023

Sonho Impossível - canção de Maria Bethânia, será pra sempre a minha trilha sonora desse livro!
Um livro de popularidade relativamente estável, embora tenha sido escrito há mais de 400 anos, tem um toque de apelo. A forma como o protagonista enlouquece depois de ler diversas histórias de cavalaria, com heróis de armaduras brilhantes, façanhas vertiginosas e nobres, jornada aventureira e uma dama a quem honrar, cativa os sentidos de Quixote e a força disso na cabeça dele enlouquece-o. E que leitor poderia julgá-lo? É muito compreensível, porque quem entre nós nunca quis fazer parte, nem que seja uma vez sequer, nem que seja em pensamento, de algum mundo maravilhoso sobre o qual já lemos? (Se algum dia houver leitor de fantasia que julgue Quixote, ele não passará de um hipócrita).

Dom Quixote, nada mais do que um completo louco, mas que sente que o mundo ainda precisa de um cavaleiro andante, e por mais que ele pareça ser uma completa desgraça neste papel por causa de sua condição mental perturbada, o homem ainda quer reparar insultos, corrigir erros, corrigir as injustiças do mundo. Ele é, em resumo, um sonhador louco.

Deixava-me triste ver esse bobo sendo enganado por onde passava, ver o louco sonhador humilhado e enganado por “gente sã”, e ao mesmo tempo, a trama consegue zombar tanto das estórias de Cavaleiros, zomba do devaneio heroico fantasioso que há nessas histórias, tanto quanto consegue zombar da realidade em que vivemos, que é tão mesquinha, feia, injusta, maliciosa e chata. É verdade que o Cavaleiro da Triste Figura cria muitos percalços e infortúnios para si mesmo; há caos por onde passa, mas ele é o chamado louco, enquanto as pessoas ditas “sãs” são capazes de coisas abusivas.

A fuga da realidade que Quixote vivencia, por mais louca que seja, acaba por trazer à tona o que há de melhor nele; coragem, determinação, senso de propósito, desejo de fazer a diferença no mundo, realizar feitos impossíveis, ser útil, encontrar o amor, mostrar senso de honra em servir e ajudar a comunidade ao seu redor (ou tentar, pelo menos), sobre valores e virtudes que não são mais vistas no mundo. E embora me entristeça vê-lo como um louco criando problemas e se machucando, também faz a realidade parecer tão monótona, tão imoral, tão egoísta, horrível e mesquinha. O livro nos faz acreditar: “ele é maluco”, mas quem disse que essa realidade que criamos para nós mesmos e chamamos de “vida real” também não é? Se a nossa realidade não é louca, é no mínimo apática e insensível.

E todo o desespero que havia em mim para saber quem sairá vencedor: Quixote ou o mundo? “A imaginação completamente maluca de um visionário” versus “o frívolo e apático mundo”?
Por outro lado, Sancho Pança foi uma adição interessante à narrativa, para mim ele é um louco tanto quanto seu senhor (só é um pouco mais sensato), acho que não teria continuado a leitura se não fosse por ele.

No final das contas, ao ler, fiquei entre me juntar a loucura de Quixote e curtir a aventura da maneira como ele a via, pela perspectiva dele, já noutras vezes vê-lo só como um louco que se colocava em situações doentias (o que me angustiava, preocupava-me com ele e os outros a volta dele). E Sancho parece perdido nesse mesmo dilema, dar asas a imaginação de seu senhor ou tentar enganá-lo para que ele tenha um pouco de lucidez, então isso traz um certo grau de identificação. Ver Quixote sempre se lascando me incomodava, eu não achava graça nenhuma, então o fato dele ter um amigo para ajudá-lo amenizava minha lástima por ele.

PONTOS NEGATIVOS: a linguagem às vezes é muito rebuscada e há trechos monótonos que parecem repetitivos, dando a impressão de que o livro poderia ser mais enxuto, cansei algumas VARIAS vezes, mas oque me impedia de abandonar o livro era pensar “preciso saber oque vai acontecer com esses dois lunáticos”, e só isso. Talvez eu ainda não tivesse na hora de ler esse clássico, ou talvez eu tenha esperado demais dele, criado muitas espectátivas.

site: https://entulhandoideiasdiversas.blogspot.com/2024/01/resenha-dom-quixote.html

Ana Morilho 18/11/2023

Dom Quixote
É um livro infantil bem legal, eu li pq lembro de ler criança e gostar até, hj em dia sinto falta de uma história mais profunda, porém ele cumpre oq promete.
É um ótimo livro para crianças, super recomendo, e Reler algo que vc leu muito pequeno é uma experiência muito legal.

L4y 11/11/2023

Cômico e trágico
Ri muito ao mesmo tempo que o coração doeu em muitas partes ? As vezes é meio arrastado e os fatos parecem um ciclo (acontece um 'conflito', o conflito é resolvido ? ou não do jeito que queríamos ? e depois de superado, acontece tudo de novo), mas apesar disso, foi um bom passa tempo.

skuser02844 02/11/2023

Pois bem
Confesso q achei um porre. Não sei se a edição é ruim, pois essa é bem resumida, mas não consegui adquirir gosto pela leitura . Talvez um dia eu dê uma nova chance para a versão original, de dois volumes

Nickolle.Lacerda 28/10/2023

Incrível ,nunca envelheceu nem perderá sua magia
Pode-se considerar, que dom Quixote é um clássico que possui uma leveza e escrita simples que encanta todos aqueles que descobrem suas aventuras.
eu gostei muito do livro ,só o final que não gostei muito porém entendo que era necessário o tal

Caio Vitor 27/10/2023

Visão de um leitor que raramente lê ficções.
Como é dito no título, raramente tenho contato com livros de ficções, como o livro ?Dom Quixote? de Miguel de Cervantes, logo, não creio ser essa uma resenha com uma perspectiva fundamentada nos elementos da literatura ficcional.

O livro é divido em duas partes, sendo ambas retratando as viagens do Cavaleiro da Triste Figura e seu escudeiro Sancho Pança. Durante todo o livro vemos a loucura do cavaleiro e o companheirismo do escudeiro, ficando claro a importância da amizade nas situações vividas.

Esse livro fez com que eu sentisse diversas emoções com relação à personagem principal, Dom Quixote, sendo mais expressivas no que tange ao tratamento dos outros a ele. Fica claro que ?aqueles que não ouvem a música acham loucos aqueles que dançam? e que seremos julgados por lutarmos por aquilo que acreditamos.

Gostei da leitura dessa versão adaptada.

??????