Dom Quixote de la Mancha

Dom Quixote de la Mancha Miguel de Cervantes

Resenhas - Dom Quixote

Sidney.Vianna 26/04/2024

Companheiro de viagem
Nesses dois meses de leitura, me senti fazendo parte das aventuras e desventuras de Dom Quixote e Sancho Pança. Como toda viagem mais longa, houve momentos de tédio, com sonetos e histórias
paralelas intermináveis, mas sobretudo de muito riso. Li as últimas páginas com mais vagar, querendo adiar a despedida. Obrigado, Cervantes.

Rimylles.Silva 26/04/2024

Clássico espanhol
Dom Quixote foi publicado no século XVI, mas até hoje encanta leitores pelo mundo inteiro. Acompanhamos as aventuras de Dom Quixote e seu fiel escudeiro, Sancho Pança.
São inúmeras aventuras, o que torna a leitura em alguns momentos um pouco repetitiva. Ao mesmo tempo, são diversos momentos cômicos que aliviam o cansaço da leitura desse calhamaço.
Tata 26/04/2024minha estante
entrei no seu perfil, quantas leituras ricas!!

Tata 26/04/2024minha estante
oq achou de as intermitências da morte? eu tô lendo

já te segui

Rimylles.Silva 26/04/2024minha estante
Eu gostei demais de As intermitências da morte! Podemos conversar mais quando você terminar para não dar spoiler! Vou te seguir de volta!

Tata 26/04/2024minha estante
eu superrr topo falar sobre!! eu tô lendo ele e o homem duplicado

tô bem no comecinho

Erica.Barone 25/04/2024

É com pesar e também alivio que me despeço de D.Quixote e seu fiel escudeiro Sancho Pança. Não me envolvi tanto com o segundo volume, mas a obra como um todo é genial, inusitada e divertida. Clássico dos clássicos, não é à toa que foi eternizada.

Aline Parreira 25/04/2024

Finda a viagem em companhia de Dom Quixote e Sancho Pança.

Viagem maravilhosa, de muitas aventuras.
Apesar de passar por alguns momentos não tão estimulantes, a leitura como um todo foi excelente.

Não só pelas cenas muito engraçadas, mas também pela escrita de Cervantes, que possivelmente foi um escritor à frente de seu tempo.

Clarissa 24/04/2024

Não dá pra negar a grandiosidade dessa obra e a sua importância para a literatura mundial. O uso da metalinguagem e a forma leve e divertida como ela é introduzida na narrativa foi a melhor parte pra mim. Eu estava gostando muito do livro quando terminei a primeira parte, mas essa segunda não conseguiu me pegar. Algumas passagens foram interessantes e bem engraçadas, mas o charme do início, para mim, se perdeu nessa segunda parte. Achei uns discursos muito longos, cheios de explicações que me pareceram desnecessárias e repetitivas, enquanto no final tudo aconteceu muito rápido. Claro que tem que ler entendendo o contexto e a época de lançamento do livro, pra evitar estranheza com a linguagem e a forma da narrativa, mas como eu comecei gostando muito, acabei criando expectativas que não foram completamente satisfeitas até o final.

Joy 23/04/2024

Que livro!
Ouvi dizer que ?quem nunca leu Dom Quixote nunca leu um romance de verdade? e estou achando que essa assertiva faz total sentido. Esse livro é de uma riqueza tamanha! Cervantes não perdeu o ritmo durante a narrativa inteira; para mim, o ponto alto são as narrativas secundárias que se entrelaçam ao enredo principal (é surpreendente como muitas pessoas discordam desse meu ponto de vista), é como ler vários contos dentro de um romance, eu amei.
Realmente, Dom Quixote é uma obra que merece o prestígio que carrega.

Gomezzzz0 23/04/2024

O fundador do romance moderno: Dom Quixote
O que temos depois do esgotamento de nosso corpo e mente? Com grande sorte: desejos.
Dom Quixote (cujo nome real não sabemos) é um homem que vive em uma memória do passado, mas não apenas de seu passado, mas de um que foi projetado por outros, por meio de livros, contos, e lendas passadas pela oralidade.
Um livro que demonstra o desespero de um homem que não fez tudo o que desejava, que ao se ver frente ao fim de sua vida, não sabe o que fazer, indo para a única dimensão que lhe resta, que é a fantasia.
Sancho Pança, seu fiel escudeiro, um homem comum, por algum motivo cativado por seu nobre cavaleiro, tem em si a ideia de ascensão social, longe de seu mestre que aspira questões de idealismo, é sempre aquele que quer o que é concreto, justamente por ainda vislumbrar uma vida à frente.
Em meio a essa divertida e atrapalhada jornada, seus sonhos de certo modo são cumpridos, pois realmente encontraram gigantes, exércitos, feiticeiros, reinos e ganharam provisões materiais, mas no final ficou o senso de que não alcançaram o que deviam, pois é algo inevitável ao desbravador, ao cavaleiro quando se retira, àquele cuja missão não se restringe a um ponto só. Não é apenas sobre demonstrar o cavaleirismo, é sobre alcançar o amor de Dulcinéia; Não é apenas sobre ter um cavalo sobre o qual você consegue cavalgar, mas conseguir vencer o duelo contra o cavaleiro da armadura negra.
A jornada é infindável e de vez em quando nos deparamos com os nossos limites. Dom Quixote, encontrou o seu.

Gomes 23/04/2024

O fundador do romance moderno: Dom Quixote

Gaby 22/04/2024

Um Classico
Gostei bastante, apensar de ter demorado muito pra ler, achei algumas partes muito entediantes!
Mas apesar disso, a história é muito bem escrita, os personagens sao únicos ?
Da para entender o porque é tão conhecido e se tornou um clássico.

Lido na LC da Mel Ferraz (literatura-se), atrasada na meta mas terminei kkk.

Recomendo!

Aline Medeiros 20/04/2024

Cavaleiro da Triste Figura
A história relata os feitos de um cavaleiro medieval, Dom Quixote de La Mancha e seu fiel escudeiro, Sancho Pança, que saem pelo mundo em busca de aventuras.

Raquel Marina 19/04/2024

O que falar de Don Quixote? Um homem enlouquecido pelos livros? Um sonhador? Um abestalhado?? São tantas as situações que não é possível definir. Durante a leitura sentimos pena, sentimos raiva, damos gargalhadas com Quixote e Sancho Pança. Confesso que alguns momentos, quanto temos capítulos com relatos longuíssimos sobre algumas histórias paralelas o livro fica um povo enfadonho. Mas dá para entender porque é um clássico!

DAbora.AmAvel 19/04/2024

Dom Quixote
Romance escrito por Miguel Cervantes que narra as aventuras de Alonso Quixano sob o nome de "Dom Quixote" que decide se tornar um cavaleiro andante. No entanto suas aventuras são marcadas por equívocos, já que Quixote interpreta o mundo ao seu redor de acordo com sua visão idealizada. Apesar das desventuras e da aparente loucura, a história oferece uma reflexão sobre idealismo, realidade e o poder da imaginação.

Bianca 18/04/2024

Dom quixote
Dom Quixote é um dos clássicos mais divertidos que existem, a história é muito cativante e os personagens são engraçados.
É um livro que é gostoso de ler, e é muito importante para quem quer enteder mais sobre literatura

Maria3235 16/04/2024

Dom Quixote
Não achei bom, mas também não achei ruim, sei lá... Teve momentos muito bons e engraçadinhos, e outros em que as coisas só se repetiam o tempo todo, mas me diverti lendo!

Aline Parreira 14/04/2024

Finalizando Livro 1
Clássico delicioso e interessante.

Suas mais de 600 páginas passaram rápido, pois pouca vontade tive de parar de ler.

As peripécias do cavaleiro andante e seu escudeiro me tirou muitas risadas.

As histórias enxertadas, apesar de quebrarem um pouco o ritmo, e a história, não prejudicaram nem um pouco.

E agora, seguir com o livro 2!