O engenhoso fidalgo D. Quixote de la Mancha

O engenhoso fidalgo D. Quixote de la Mancha Miguel de Cervantes

Resenhas - Dom Quixote

Jessica1248 15/09/2024

Me sinto no final de uma jornada
Acho que gostei mais do primeiro volume, mas a finalização da história é muito boa.
Como sempre digo, comentar um clássico é difícil. Podemos falar mais sobre a nossa experiência, eu gostei dessa jornada, gostei de ler algo tão sarcástico e uma sátira, mas em alguns momentos a leitura foi um pouco enfadonha.

malucpinheiro 14/09/2024

Dom Quixote, de Miguel De Cervantes, faz sucesso desde 1605, contando as aventuras do Cavaleiro da Triste Figura e seu fiel escudeiro Sancho Pança. Um monumento literário com inesgotáveis possibilidades de interpretações, nos transportam através de seus aspectos humorísticos a profundas reflexões. Sempre atual, retrata os descompassos, as angústias, entre o homem e seu tempo. E nos lembram que ?a maior loucura que um homem pode fazer nesta vida é deixar-se morrer.?

Jessica1248 10/09/2024

É um aventura
Algumas histórias secundárias são muito legais e você de envolve, acho que a que mais gostei é a leitura sobre um par de amigos e a esposa de um deles.
Em algumas partes a divagação é longa e faz a leitura ser bem mais lenta.

Maria17184 06/09/2024

Excelente (mas cansativo)
Impacto 4; Imersão 3; Desenvolvimento de personagens 5; Prosa 4; Enredo 4; Desfecho 5.

Média: 4,16

É muito divertido, mesmo. Eu comecei o livro amando. O Sancho e o Dom Quixote tem um grau de inocência que permitem a comicidade do livro. Cheguei a gargalhar em algumas partes.

Além disso, mesmo não sendo lá grande conhecedora de história, é interessante ver os acontecimentos citados. Fiquei fascinada com a história do próprio Cervantes, que é parafraseada em seu livro.

As aventuras são interessantes e divertidas e o Cervantes é um tanto irônico e debochado, o que me surpreendeu muito. Tem umas dissertações válidas sobre a sociedade, o estudante, o guerreiro, a virtude, os livros e tudo o mais. Há de ser lido pensando em quando foi escrito, para poder perdoar a forma com que as mulheres são descritas.

Gostei de verdade. Só me cansou. É uma série de aventuras ligadas de certa forma, mas que parecem chegar em lugar nenhum.

O volume 2 lerei daqui a um bom tempo.

João Sthevan 05/09/2024

Gostei bastante do livro, achei ele cheio de aventuras e desafios, e o ajudante dele que sabia que o Dom Quixote não era bem da cabeça, mais o final foi triste

manoellen.ferreira 04/09/2024

Deram palco pra doido
Antes de iniciar a leitura pensei que dom quixote seria um livro super sério, já que ele é um clássico e tudo mais... me enganei terrivelmente!!! dom quixote é um livro leve, divertido, engraçado, é para se distrair. o cara é louco e todo mundo vai na onda dele, meu Deus gente, segura um pedacinho aí! acho que é um bom livro para colocar na lista para iniciar literatura clássica!

Helô 04/09/2024

Gostei
Sinceramente não gosto mtt de livros clássicos,mas esse me impressionou
Gostei ,gostei de todas a aventuras malucas ,divertidas e perigosas sofridas por Dom Quixote
Recomendo muito

Luiz gs 03/09/2024

Quero ler o original agora?
?Contanto que possa vê-la, tanto se me dá que sejam cercas ou janelas ou grades de jardim. Qualquer raio de sol de sua beleza será suficiente para iluminar-me"

Por muitas vezes o livro me pareceu mais um resumo corrido da história de D. quixote do que a historia na íntegra, mas é isso que o tradutor deixa claro logo na introdução do livro - "visando um público jovem e menos disposto a encarar uma obra bastante volumosa..."
É um livro introdutório, que te leva a conhecer a história de D. Quixote para que se desperte o interesse por ler a obra na íntegra.

O tradutor deixa claro que "buscando preservar ao máximo a essência dos diálogos e dos personagens, resumimos muitas das falas e discursos, frequentemente longos e cheios de alusões literárias, históricas e mitológicas..."

Levando tudo isso em consideração, é um bom livro, com uma historia engraçada, despretenciosa, e interessante, realmente me despertou o interesse em saber mais sobre o livro, e com certeza irei ler D. Quixote na íntegra.

Edilene Freitas 02/09/2024

Dom Quixote, de Miguel de Cervantes, é uma leitura desafiadora, especialmente devido ao seu tamanho. O primeiro tomo pode ser bastante lento e disperso, com pouco foco no próprio Dom Quixote, o que faz a narrativa parecer arrastada. No entanto, o segundo tomo melhora significativamente, oferecendo histórias mais fluidas e centradas no personagem principal e em Sancho Pança, que também se desenvolve de maneira interessante. Algo que me deixou bastante incomodada ao longo da leitura foi o prazer que muitos personagens parecem encontrar na loucura de Dom Quixote, inclusive o seu escudeiro Snacho, que em alguns momentos se aproveita disso para se livrar de tarefas indesejadas. Apesar dessas questões, a obra é rica em sátira e reflexão sobre a realidade e a ilusão, e é uma leitura fundamental para quem aprecia a literatura clássica.

rafinha 02/09/2024

Dom quixote
Um livro que precisa muito de sua atenção, principalmente pelo vocabulário e pela história.
muito legal acompanhar as aventuras do dom quixote!

sampera 01/09/2024

Meio repetitivo, o enredo não evolui muito e o plot twist do final é fraco e raso. queria que houvesse uma enfâse mais positiva na moral da história, no fim parece que seguir os próprios sonhos é besteira.
Queline.Souza 01/09/2024minha estante
Vou lê esse

Bianca.Carvalho 31/08/2024

Eu cresci assistindo filmes como todo mundo em pânico, que o foco era zombar de outros filmes. Esse livro é um todo mundo em pânico de cavalaria, tira toda a honra e o primor envolvendo essas histórias e deixa tudo engraçado e envolvente de se acompanhar