Dom Quixote

Dom Quixote Miguel de Cervantes




Resenhas - Dom Quixote


1068 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


Thay262 19/11/2023

Sonho Impossível - canção de Maria Bethânia, será pra sempre a minha trilha sonora desse livro!
Um livro de popularidade relativamente estável, embora tenha sido escrito há mais de 400 anos, tem um toque de apelo. A forma como o protagonista enlouquece depois de ler diversas histórias de cavalaria, com heróis de armaduras brilhantes, façanhas vertiginosas e nobres, jornada aventureira e uma dama a quem honrar, cativa os sentidos de Quixote e a força disso na cabeça dele enlouquece-o. E que leitor poderia julgá-lo? É muito compreensível, porque quem entre nós nunca quis fazer parte, nem que seja uma vez sequer, nem que seja em pensamento, de algum mundo maravilhoso sobre o qual já lemos? (Se algum dia houver leitor de fantasia que julgue Quixote, ele não passará de um hipócrita).

Dom Quixote, nada mais do que um completo louco, mas que sente que o mundo ainda precisa de um cavaleiro andante, e por mais que ele pareça ser uma completa desgraça neste papel por causa de sua condição mental perturbada, o homem ainda quer reparar insultos, corrigir erros, corrigir as injustiças do mundo. Ele é, em resumo, um sonhador louco.

Deixava-me triste ver esse bobo sendo enganado por onde passava, ver o louco sonhador humilhado e enganado por “gente sã”, e ao mesmo tempo, a trama consegue zombar tanto das estórias de Cavaleiros, zomba do devaneio heroico fantasioso que há nessas histórias, tanto quanto consegue zombar da realidade em que vivemos, que é tão mesquinha, feia, injusta, maliciosa e chata. É verdade que o Cavaleiro da Triste Figura cria muitos percalços e infortúnios para si mesmo; há caos por onde passa, mas ele é o chamado louco, enquanto as pessoas ditas “sãs” são capazes de coisas abusivas.

A fuga da realidade que Quixote vivencia, por mais louca que seja, acaba por trazer à tona o que há de melhor nele; coragem, determinação, senso de propósito, desejo de fazer a diferença no mundo, realizar feitos impossíveis, ser útil, encontrar o amor, mostrar senso de honra em servir e ajudar a comunidade ao seu redor (ou tentar, pelo menos), sobre valores e virtudes que não são mais vistas no mundo. E embora me entristeça vê-lo como um louco criando problemas e se machucando, também faz a realidade parecer tão monótona, tão imoral, tão egoísta, horrível e mesquinha. O livro nos faz acreditar: “ele é maluco”, mas quem disse que essa realidade que criamos para nós mesmos e chamamos de “vida real” também não é? Se a nossa realidade não é louca, é no mínimo apática e insensível.

E todo o desespero que havia em mim para saber quem sairá vencedor: Quixote ou o mundo? “A imaginação completamente maluca de um visionário” versus “o frívolo e apático mundo”?
Por outro lado, Sancho Pança foi uma adição interessante à narrativa, para mim ele é um louco tanto quanto seu senhor (só é um pouco mais sensato), acho que não teria continuado a leitura se não fosse por ele.

No final das contas, ao ler, fiquei entre me juntar a loucura de Quixote e curtir a aventura da maneira como ele a via, pela perspectiva dele, já noutras vezes vê-lo só como um louco que se colocava em situações doentias (o que me angustiava, preocupava-me com ele e os outros a volta dele). E Sancho parece perdido nesse mesmo dilema, dar asas a imaginação de seu senhor ou tentar enganá-lo para que ele tenha um pouco de lucidez, então isso traz um certo grau de identificação. Ver Quixote sempre se lascando me incomodava, eu não achava graça nenhuma, então o fato dele ter um amigo para ajudá-lo amenizava minha lástima por ele.

PONTOS NEGATIVOS: a linguagem às vezes é muito rebuscada e há trechos monótonos que parecem repetitivos, dando a impressão de que o livro poderia ser mais enxuto, cansei algumas VARIAS vezes, mas oque me impedia de abandonar o livro era pensar “preciso saber oque vai acontecer com esses dois lunáticos”, e só isso. Talvez eu ainda não tivesse na hora de ler esse clássico, ou talvez eu tenha esperado demais dele, criado muitas espectátivas.

site: https://entulhandoideiasdiversas.blogspot.com/2024/01/resenha-dom-quixote.html
comentários(0)comente



Ana Morilho 18/11/2023

Dom Quixote
É um livro infantil bem legal, eu li pq lembro de ler criança e gostar até, hj em dia sinto falta de uma história mais profunda, porém ele cumpre oq promete.
É um ótimo livro para crianças, super recomendo, e Reler algo que vc leu muito pequeno é uma experiência muito legal.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



L4y 11/11/2023

Cômico e trágico
Ri muito ao mesmo tempo que o coração doeu em muitas partes ? As vezes é meio arrastado e os fatos parecem um ciclo (acontece um 'conflito', o conflito é resolvido ? ou não do jeito que queríamos ? e depois de superado, acontece tudo de novo), mas apesar disso, foi um bom passa tempo.
comentários(0)comente



skuser02844 02/11/2023

Pois bem
Confesso q achei um porre. Não sei se a edição é ruim, pois essa é bem resumida, mas não consegui adquirir gosto pela leitura . Talvez um dia eu dê uma nova chance para a versão original, de dois volumes
comentários(0)comente



Nickolle.Lacerda 28/10/2023

Incrível ,nunca envelheceu nem perderá sua magia
Pode-se considerar, que dom Quixote é um clássico que possui uma leveza e escrita simples que encanta todos aqueles que descobrem suas aventuras.
eu gostei muito do livro ,só o final que não gostei muito porém entendo que era necessário o tal
comentários(0)comente



Caio Vitor 27/10/2023

Visão de um leitor que raramente lê ficções.
Como é dito no título, raramente tenho contato com livros de ficções, como o livro ?Dom Quixote? de Miguel de Cervantes, logo, não creio ser essa uma resenha com uma perspectiva fundamentada nos elementos da literatura ficcional.

O livro é divido em duas partes, sendo ambas retratando as viagens do Cavaleiro da Triste Figura e seu escudeiro Sancho Pança. Durante todo o livro vemos a loucura do cavaleiro e o companheirismo do escudeiro, ficando claro a importância da amizade nas situações vividas.

Esse livro fez com que eu sentisse diversas emoções com relação à personagem principal, Dom Quixote, sendo mais expressivas no que tange ao tratamento dos outros a ele. Fica claro que ?aqueles que não ouvem a música acham loucos aqueles que dançam? e que seremos julgados por lutarmos por aquilo que acreditamos.

Gostei da leitura dessa versão adaptada.

??????
comentários(0)comente



Joao 20/10/2023

O Engenhoso Fidaldo D. Quixote da Mancha não se tornou um clássico por acaso e se é talvez o livro mais vendido da história é porque mais agrada do que desagrada àqueles que o leem.

Contudo, não é uma leitura fácil. Não só pela linguagem arcaica ou pelo volume das páginas, mas pela própria história em si que narra contextos um tanto fora da nossa realidade. A história possui um lado cômico e ao mesmo tempo reflexivo que pode trazer diferentes interpretações a depender de como e quando se lê.

Não o recomendaria para um leitor iniciante. Pode ser uma experiência pouco agradável. Para mim, foi boa em partes, mas muito tediosa em vários capítulos. Pretendo retornar a este livro um dia para, talvez com mais calma, obter uma experiência literária mais positiva.
comentários(0)comente



Gildn 16/10/2023

Às vezes o vejo como um homem bom e outras como realmente um louco, não por ele achar ser cavaleiro andante, mas não é sempre que ele acerta, fazendo mais mal do que bem e fiquei horrorizada com as confusões que ele arrumava por se meter onde não era necessário. Mas admito, o homem é obstinado, não importava quantas vezes apanhava, ele sempre continuava com a sua vida de cavaleiro andante.
Considero um livro mediano, não gostei muito mas não posso dizer que odiei e no fim (do livro e da vida dele) fui sentindo compaixão.
comentários(0)comente



Malu591 10/10/2023

?
Eu amo clássicos,mas Dom Quixote não entra nessa lista , é um clássico? É. Mas isso não significa que ele é bom
Imagina um livro de 1328 páginas onde fala de aventuras cansativas e repetitivas , uma linguagem requintada que muitas vezes te cansa , o livro da MUITO detalhe , não é só " a uma fofoca" passa uns 4 capítulos só CONTANDO ESSA FOFOCA que não vai significar NADA , ou quando Quixote escreve uma carta para seu amoe
Malu591 10/10/2023minha estante
Minha resenha bugou , deixa eu continuar: tipo ele escreve uma carta para seu amor , e MOSTRA A M3RD4 DA CARTA TODA. Isso irrita demais


KadidjaK 13/12/2023minha estante
Feliz por encontrar uma resenha que me identifico ?
Vejo todo mundo elogiando tanto e fico ??????


Malu591 13/12/2023minha estante
Sim mano @kadidjak , eu até fiquei com um pouco de medo de fazer essa resenha pq TODO MUNDO ELOGIA


KadidjaK 13/12/2023minha estante
Terminei o primeiro volume, e até agora me parece que foi 60% fofoca. Mais desventuras amorosas que aventuras do Quixote.


Malu591 13/12/2023minha estante
O 2° volume eu tava de saco cheio e li bem rápido pra acabar logo




iwhendria 05/10/2023

Eu adorei esse livro por dois motivos; apesar de ser um clássico é bem fácil de se ler e você fica completamente imerso na história. Não acho que é um livro que vai lhe marcar muito masss não é um livro ruim, vale a pena a experiência de ler Dom Quixote, é legalzinho, não tenho nada a reclamar.
comentários(0)comente



Isa :) 28/09/2023

Dom Quixote
Esse livro não é o meu tipo de leitura favorito, por isso não gostei muito. A história não é grandes maravilhas mas é bem gostosa de ler. É um livro bem levinho é fácil de ler. Recomendo pela experiência de ler um clássico. ?
comentários(0)comente



Crixtina 27/09/2023

Dom Quixote
Nunca havia lido este livro e me diverti muito com a leitura
O romance narra as aventuras de Dom Quixote e seu fiel escudeiro Sancho Pança .
Um dos problemas de Dom Quixote é que tudo na sua vida se baseia em livros ele inventa um amor platônico por Dulcinéia, seu fiel escudeiro na verdade é um grande amigo que nem de longe se parece com um escudeiro que montado em um burro ao invés de um cavalo e o lindo cavalo de Dom Quixote é o singelo Rocinante
Enfim a história é marcada por vários momentos bem engraçados ! Vale muito a leitura
comentários(0)comente



Bruh 25/09/2023

Cavaleiro de Triste figura.
Está obra é carregada de bastante humor, por Dom Quixote estar enlouquecido, ele ver coisas onde não tem. Ele vê exércitos que são rebanhos de ovelhas, gigantes que são moinhos de ventos, inimigos que são frades, acontecimentos narrados de forma que se torna impossível não rir. Ainda mais que toda vez nosso querido personagem se dá mal. Em uma dessas desventuras, depois de Dom Quixote levar uma surra, seu escudeiro o apelida de O Cavaleiro de Triste figura, apelido que na segunda parte do livro se torna bastante conhecido.

É difícil descrever esse livro, para compreender a magnitude dele é necessário ter paciência e consciência que é uma obra escrita a mais de quatrocentos anos atrás. Mas quem se arrisca nos longos capítulos deste livro, não perdem nada.
comentários(0)comente



1068 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR