O engenhoso fidalgo dom Quixote de La Mancha

O engenhoso fidalgo dom Quixote de La Mancha Miguel de Cervantes

Resenhas - Dom Quixote

Dansd1 07/03/2022

Divertido
Uma boa estória para relaxar. Dom Quixote me lembra aqueles bêbados cheios de estória. Você sabe que é me tira, mesmo assim para para ouvir.

samiragoetzz 29/08/2023

O Cavaleiro da Triste Figura!???????
MUITO BOM!!!! Recomendo dmsss uma leitura simples, rápida e mt divertida!! Ri muito com esse livro akakakakkakaka parece ser pequeno mas é encantador navegar dentro dessa loucura do nosso Dom Quixote.. Meu 1º livro de Dom Quixote e amei! Muito engraçado e divertido! O livro é fininho e apresenta imagens. Recomendoo??

Ronaldo 29/09/2020

Resenha – Dom Quixote
Terminei hoje o audiobook, “Dom Quixote”, lançado no ano de 1605, “simplesmente” pelo maior autor em língua espanhola de todos os tempos, Miguel de Cervantes.
O livro é considerado a obra-prima de Cervantes e um dos maiores clássicos da literatura universal, a obra é bastante extensa (1248 páginas) quase do tamanho de uma Bíblia. Retrata as aventuras do louco mais querido e divertido da literatura mundial, Dom Quixote de La Mancha e de seu fiel escudeiro, Sancho Pança, sempre em busca da admiração de sua musa inspiradora, Dulcineia Del Toboso.
Uma expressão universal tem origem nesta obra, “lutar contra moinhos de vento", no sentido de atacar inimigos imaginários ou de realizar esforços em vão.

Adriana 08/10/2020

Sim Quixote
Versão infanto-juvenil do livro, bastante reduzida.

Conta a história de Dom Quixote de la Mancha, um senhor que leu muitos livros sobre cavaleiros e acabou perdendo a noção de ficção e realidade. No fim das contas, ele queria apenas fazer o bem.

O livro é bem curtinho e tem alguns trechos engraçados, que é bem legal ao ler para crianças.

Pretendo ler o original, mas sendo bem honesta, essa leitura curta não me deixou muito ansiosa pela leitura da história completa.

MauricioTiso 14/10/2019

A indignação transformadora
Esquecido em uma caixa que nos acompanhou em diversas mudanças, encontramos diversos livros de 1979 (Minha idade) da Editora Abril, edições completas e com capa em couro... uma relíquia de família.

Havia comprado uma outra edição deste livro mas, como diversas outras, era uma adaptação que cortava contos e partes tão ricas e belas que transformam o livro em um corpo disforme. Já está edição da Abril o traz por completo e agradeço ao acaso ter me dado acesso à ela.

O livro foi escrito por Cervantes como uma forma de ridicularizar os romances de cavalaria e atacar seu rival Lope de Vega (O que fica claro já no início da primeira parte), mas o que começa com um humor ácido contra um estilo literário e um desafeto, toma corpo para falar da alma humana, de nossos vícios, virtudes, valores, tentações e fraquezas.

Essa é uma obra prima da literatura universal por ser atemporal e por falar com diferentes culturas, pois trata de temas oriundos do nosso inconsciente, de medos tão profundos que atravessam séculos, de escárnios que ao invés de humilharem e deprimirem via razão reforçam o comportamento através da emoção.

Os pontos do livro que mais chamaram a minha atenção foram:
. Como a obseção gera razões para justificar o que se sente (Viés de confirmação presente já em 1.600);
. Como o acaso da vida promove saídas a situações limites que aparentam ser impossíveis de resolver;
. Como um propósito, por mais ?louco? que seja, transforma varias vidas pela ação e pelo exemplo, e como sua ausência (Por mais arrazoada que seja) causa uma irreparável perda de sentido;
. A beleza e profundidade dos contos sobre o amor inseridos no meio de um cômico romance platônico.

A história é incrível e a história sobre o a criação da obra é mais incrível ainda. Recomendo à todos que invistam na obra completa, em seja dois volumes, e não nas adaptações.
Sheila Lima 15/10/2019minha estante
Amei sua resenha!

MauricioTiso 15/10/2019minha estante
Obrigado Sheila!!

Júlio 16/10/2019minha estante
Nossa, depois dessa resenha vou fazer ele pular na frente de outros livros e entrar na minha lista deste ano!
P.S.:
Só a resenha já valia um prêmio! Hahahaha

Sheila Lima 17/10/2019minha estante
Concordo totalmente com você, Júlio.
Excelente resenha!

MauricioTiso 17/10/2019minha estante
Obrigado Júlio e obrigado Sheila!! O comentário de vocês faz valer a pena compartilhar os pensamentos e sentimentos quanto ao que nós gostamos: ler bons livros.
Abraços!!

Sheila Lima 17/10/2019minha estante
Abraço, querido!

Rodrigo 08/05/2020

Transformação através da leitura
A partir da leitura de livros de cavalaria o fidalgo sai em busca dos seus objetivos, mesmo sendo desacreditado e enrolado por muitos.

Danielle Endebo 10/02/2020

Leitura obrigatória
Para quem quer um clássico, indico de olhos fechados. Vc eu, chora, lamenta. Ótima Leitura
Canaan 10/02/2020minha estante
Eu tenho. Vou ler mais pra frente.

Danielle Endebo 11/02/2020minha estante
Eu reli na verdade! É muito bom

Sah 23/03/2020

Clássico
Ler um clássico, mesmo que em uma adaptação, é sempre uma boa pedida. A história é uma crítica aos romances de cavalaria, famosos em outros tempos. Fiquei interessada em ler a obra completa, e conhecer melhor as aventuras e Dom Quixote e seu fiel escudeiro.

Sam Machado 24/03/2020

Muito bom!
Em materia de aventura, esse livro não perde. Dom Quixote em todos os momentos e situações acha uma forma de enxergar aventuras dignas de um grande cavaleiro errante.

Gisele.Rodrigues 07/11/2020

Uma história divertida
O livro é uma adaptação das aventuras de um cavaleiro, seu fiel escudeiro Sancho Pança e seu cavalo Rocinante, que juntos vivem a mais loucas e cômicas histórias em busca de fama e da amada Dulcinéia pela qual, Dom Quixote é apaixonado. Eu me diverti muito com o livro, que é de agradável leitura e de fácil linguagem.

lia 16/09/2021

Dom Quixote
Livro perfeito!! Sério é muito bom mesmo, a leitura é fluida, tem lições lindas, um excelente enredo, sou totalmente apaixonada.

Toni 17/04/2020

De quando um livro fica para sempre em sua memória
Um dos melhores livros que li até hoje. Você se diverte, se emociona, aprende e torce junto com Dom Quixote e Sancho. Mas engana-se quem pensa que este livro é apenas entretenimento. Dom Quixote é filosofia pura! E não se assuste com o tamanho (os 2 livros juntos passam de mil paginas). Dom Quixote é para ler sem pressa e sem culpa. Levei cerca de 3 meses para terminar e já tenho saudades de suas páginas.

Flavinha 24/01/2024

Ainda gosto mais do Sancho
Lido pra MLV 2024 do Geek Freak.

Sempre quis ler Dom Quixote, mas tinha medo da linguagem arcaica. Ouvir o livro me ajudou demais.

É uma história simples, de um homem que acredita ser um Cavaleiro Andante, e decide colocar em prática aquilo que acredita ter nascido pra ser.

Junto com ele vai seu escudeiro Sancho Pança, servo e amigo leal, que por muitas vezes se vê em enrascadas por conta de seu senhor.

O ritmo é lento, muita coisa na história me incomodou, mas sei que é um produto de sua época, e que mostra como eram as relações entre senhores e servos, que infelizmente se perpetuam até hoje.

Orgulhosa de mim por ter conseguido terminar.

Agora vou perseguir meus moinhos de vento.