A Alma de Anna Klane

A Alma de Anna Klane Terrel Miedaner

Resenhas - A Alma de Anna Klane

Clarissa 05/02/2023

Quanta reflexão
Acho triste que esse livro não seja tão exaltado quanto merece. Que ficção científica capaz de levar a reflexões que ultrapassam os limites da ciência e entram em questionamentos profundos sobre a nossa constituição como pessoas. Li em um momento muito triste da minha vida e esse livro me trouxe um conforto e uma compreensão inexplicáveis.

ssssara 21/08/2022

a alma de anna klane
sem dúvidas um dos melhores livros que eu ja li, e infelizmente muita pouca gente conhece ele.

para quem não conhece eu vou resumir brevemente a história do livro:
Anna klane é uma menina de 10 anos que com ajuda do pai, Anatol klane (um ocultista e cientista brilhante) consegue controlar o próprio corpo, de uma forma que a maioria das pessoas não conseguem.
Anna descobre um tumor em seu cérebro, mas seu pai é contra que ela faça a cirurgia (anna também não quer fazê-la, já que ela própria consegue tirar esse tumor) o médico encarregado abre um processo contra o mr Klane, para que a cirurgia ocorra.
Depois de realizar a operação Anna acaba perdendo a sua alma. E o advogado de Anatol Klane tem a função de prova no tribunal a existência da alma.

É o tipo de livro que se lê, mas não sente que esta lendo. Você fica tão absorto na história que quer entender mais e mais!!

Mia lina 21/05/2022

que livro maravilhoso, muito bem desenvolvido, tudo tem um pq, tudo se encaixa no final. esse final é tudo e sério eles são a coisa mais fofa do mundo

Josi 03/11/2020

Ótimo livro.
Não sei se aconteceu só comigo, mas durante toda a leitura e principalmente no final, interpretei a história de diversas maneiras e foram surgindo algumas suposições, por isso pretendo ler novamente.
Me pergunto o motivo de tão poucas pessoas o terem lido...

Craotchky 02/03/2015

Quase favorito
"- O que fará você se sua filha morrer, deixando suas mãos sujas com o sangue dela?
- Eu a sepultarei e lavarei este sangue com lágrimas."

Estava eu um dia desses me aprofundando um pouco mais nos livros que constituem essa incrível coleção. Deparei-me com esse livro, entre outros. Logo o título me instigou. Conferi sua sinopse e fiquei feliz ao descobrir que havia essa edição num sebo da cidade. O livro trata e disseca um tema que divide opiniões e gera debates. Temos alma? Se temos, como ela atua? De onde se origina? Para onde vai?

Esse é o assunto principal discutido durante a totalidade do livro. Especialistas em diversas áreas apresentam suas ideias, suas suposições para essas e outras perguntas relacionadas.

Tudo é até bem pautado, mostrando todos os pontos de vista, de forma sobretudo, científica. Reconheço que os personagens (com exceção de Anna Klane e seu pai) não são detalhados, porém não senti nem um pouco a falta disso pois sobra detalhes na discussão do tema.

Acho que depende muito do tipo de leitor. Mas achei o livro bacana, não perdi o interesse em nenhum momento, pelo contrário, só queria ler mais. Até as últimas 20 páginas tinha como certo que esse entraria nos meus favoritos. Entretanto essas 20 páginas... Realmente não sei de onde o autor tirou esse final, destoa tanto do que tinha sido apresentado até então...ou talvez eu não tenha compreendido bem o que ele quis fazer...

Panda 11/04/2013

Conceito
Este livro é ótimo, pois ele aborda opiniões de vários grupos sociais e ao mesmo tempo ficção científica.

sonia 04/03/2012

fraco
um tema mal abordado e francamente confuso - uma garota tem um tumor cerebral e deu pai insiste em dizer que sua filha perdeu a alma durante a cirurgia.
em uma linguagem pretensamente científica, o livro apresenta argumentos estranhos para dizer que a alma ocupa determinado lugar no cérebro das pessoas.

cheledrum 23/07/2011

Tipo de leitura
Foi um livro que me surpreendeu. Mas você tem que saber que é um livro antigo, portanto a escrita é de uma forma diferente. Mas adorei, as coisas não acontecem naquele ritmo rápido de hoje, mas o enredo é muito bem escrito.

Flavio Assunção 13/03/2011

Anna Klane é uma menina de 10 anos com uma inteligência fora do comum. Quando um tumor aparece em seu cérebro, seu pai, Anatol Klane, acredita que ela mesma pode curar-se pela própria mente. Porém, o neurocirurgião Dr. Marker consegue na justiça o direito em operá-la. Quando isso acontece, a cirurgia é tida como sucesso, mas Anna não é mais aquela menina brilhante e inteligente que um dia fora. Por isso, seu pai manipula a garota a se suicidar na frente dos médicos. Preso, Anatol Klane só tem uma escapatória: seu advogado Jason Hunt, que tentará provar em tribunal que Anna já não tinha alma antes de ser morta.

"A Alma de Anna Klane" é um romance original e instigante de Terrel Miedaner, autora completamente desconhecida do grande público. Com uma ideia bacana, o livro transcorre praticamente 80% dentro de um tribunal, com o promotor e advogado de defesa entrevistando filósofos, físicos, teólogos e todos os que possam contribuir na questão da existência da alma. Embora interessante, o problema do livro é justamente esse, já que os diversos termos técnicos acabam cansando o leitor e tornando monótono os desdobramentos da trama e do caso.

Ainda assim é uma obra que vale a pena ser lida, mesmo que não seja profunda e seus personagens não cativem. Na verdade, só em dar ao leitor algo de diferente e uma noção das coisas que estão longe de nossa compreensão, já transforma o livro em uma boa pedida.