O Livro dos Manuais

Resenhas - O Livro dos Manuais

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Ruby 01/05/2020

Manuais sem frescura
Ganhei esse livro em 2013 quando comprei uma revista e desde então ele ficou na minha biblioteca, guardado. Ate que uma pagina que eu sigo deu essa dica de leitura e procurei por ele. Li em 1 dia, sim, ele é muito fácil de ler e entender. Super direto e sem frescuras! Um compilado de varios ?manuais? com assuntos diferentes de autores distintos, alem do Paulo Coelho. Me disse coisas que eu estava precisando ouvir e que estou valorizando no momento, ja em 2020.

gihxfig 20/03/2023

Esse livro surgiu de repente na minha vida, nem era minha intenção ler. O que mais me motivou a ler foi as listas, então era muito mais rápido e prático ler listas e listas e não textos imensos (não que eu não goste dos textos imensos, é que me falta tempo).

Algumas coisas realmente me tocaram e fizeram sentido pra mim, outras eu achei restritas só pra alguns grupos de pessoas, sabe? "Motivos dos homens gostarem de mulheres" ou "Porque as mulheres amam os homens", tudo muito esteriotipado (essa palavra existe?). Mas enfim, apesar de tudo, levarei grandes ensinamentos desse livro.

Vanessa Boedermann 03/11/2018

O Livro dos Manuais | Blog Corredora Literária
O Livro dos Manuais é carregado de bom humor e aborda assuntos distintos do dia-a-dia como carreira profissional, viagens, vida espiritual e relacionamentos amorosos. Não é um livro de auto-ajuda.

Um livro para reflexão acerca de nossa vida, de rápida leitura, possui diversas ilustrações coloridas que alegram ainda mais o tempo com o livro em mãos.

Sem dúvida será uma leitura muito agradável e divertida.

Carol1984 18/11/2019

Esse livro, cuja edição é datada de 2008, talvez tenha caído em minhas mãos em um momento inadequado, pelo menos no que diz respeito às partes romantizadas e até mesmo óbvias dos "manuais". Leituras que, de alguma forma, se assemelham à autoajuda passam longe de ser a minha praia, em especial se a "ajuda" propriamente dita parecer um conjunto de obviedade ambulante que compreendemos e associamos ao, bem, viver a vida.

Já no que tange os manuais sobre relações homem-mulher, afirmo que qualquer tempo seria inadequado. Talvez não em 2008 quando ideias acerca do feminismo, do papel da mulher na sociedade e de relações no modo geral fosse menos discutidos. No entanto, em 2019, alguns trechos dos manuais são bem ultrapassados (e até incômodos, ao meu ver).

Acredito que pode ser uma leitura interessante (e, por quê não, motivadora?) para algumas pessoas que se encantam por essa leitura, pela escrita de Paulo Coelho - que atrai, envolve e nos traz um misto de leveza com realidade - e tendem a problematizar e questionar menos. Foi uma bola fora para mim.

Laris 21/03/2023

Engraçado e ácido
Pensa num livro com um humor na medida certa e várias lições de moral espalhadas pelas páginas? ?? uma leitura fácil, rápida, dá pra ler em algumas horinhas com a maior tranquilidade. Este é um livro dos manuais que ensina que temos que viver a vida com mais entusiasmo e ligar o 🤬 #$%!& . Paulo Coelho foi certeiro na escolha das palavras e dos conselhos. Me diverti em várias páginas.

Lodir 15/03/2010

Para refletir
Assim como "Ser Como o Rio Que Flui", este é um livro de Paulo Coelho para se refletir sobre diversos aspectos da vida e da sociedade, e não um romance, como é quase toda a sua obra. É uma união de textos do Paulo, todos em formas de "manuais", ou seja, passando sua sabedoria em tópicos. Sem dúvida é uma leitura excelênte, até para conhecer melhor o autor e sua história de vida. O livro é curtíssimo, tendo apenas 111 páginas, e poderia ser maior. Lí ele muito rapidamente, mas parei em diversas páginas para pensar sobre o tema que o Paulo trazia. Muito do que está escrito alí são verdades, e algumas vezes nos chocam pela realidade, como o capítulo "Manual para ser aceito na sociedade como uma pessoa normal". Adorei essa parte, principalmente quando ele fala em "acreditar que a sua religião é dona da verdade absoluta". São pensamentos como esse que nos identificam com o livro e trazem o texto para a nossa vida. No entanto, como já disseram aí em baixo, algumas partes parecem correntes de e-mail (e o próprio autor cita a internet como inspiração no livro), mas mesmo assim essas partes não deixam de ser interessantes e divertidas.

Recomendo muito esse livro, entao o leia, se você achar. É uma pena que ele tenha sido lançado apenas como brinde em uma revista (ainda mais na Caras) e não seja vendido em livrarias. Muitas pessoas vão perder a oportunidade de ler esta boa obra.
Laly 26/11/2012minha estante
Recomendo!
Um livro bem humorado com dicas valiosas sobre várias questões ,uma delas , na minha opinião a melhor ,é a parte sobre o porquê de homens amarem as mulheres e vice-versa.

elle carmo 25/01/2021

há controvérsias
o livro foi escrito com a intenção de ser um manual de "como viver", e apesar de não tê-lo amado, eu o considero algo semelhante à vida:

com partes que odiei e me incomodaram bastante, outras amei e foram minhas favoritas; partes rasas demais, jargões que ninguém mais suporta ouvir e outras simples e profundas que me fizeram refletir sobre coisas que nunca tinha parado pra pensar. eis aí a vida.

vale ressaltar minhas experiências de amor e ódio:
odiei o manual do amor masculino e feminino, houve tanta segregação que até doeu.
amei o manual de como ser aceito pela sociedade como uma pessoa normal. é tão atual mesmo tendo sido escrito há mais de 10 anos. mostra como a população, apesar de evoluir em suas tecnologias, ainda continuam com os mesmos problemas de sempre.

como já dizia o sábio: não há nada novo debaixo do sol. a vida é uma repetição sem fim.

cris 19/01/2021

Super divertido
Eu adorei o modo que ele foi escrito, me refiro a organização de ideias que ele realiza. Amei a última parte que ele trata e recomendo se você está buscando um livro descontraído.

Gabriela 31/12/2020

Para ler em uma sentada
Como o título sugere, o livro tem diversos manuais, uns realmente bons, mas vou confessar que os que falam sobre homens e mulheres são péssimos, cada vírgula eu pensava que tipo de ser extraterrestre era narrado alí.

Mas ajuda na meta de leitura. ;-)

Júlia Rodrigues 15/07/2021

Paulo Coelho escreve muito bem, e as experiências de pessoas que passaram por situações semelhantes sempre nos da uma perspectiva diferente, sempre agrega.
Acredito que você não vai perder tempo lendo esse livro.

fefssssss 13/03/2022

Só resolvi ler esse livro porque ganhei ele de presente, e me arrependi, até tem alguns conselhos e metáforas bons, porém achei esse livro muito machista e isso me irritou MUITO principalmente na parte que explicava por que os homens amam as mulheres

Plautzh 11/09/2015

Sucinto, mas não menos importante
O Livro dos Manuais é uma coletânea de tópicos que podem guiar sua vida. Me parece que foi feito para se ler em doses homeopáticas, porém não há contra indicações se for consumido em dose única. É de leitura leve, mas não tira a capacidade de nos fazer refletir sobre os 16 temas abordados. É bom tê-lo sempre a disposição.

Jaciane.Jackes 26/08/2016

Amei a primeira vez que li mas odie a questão que abrange questões de tal forma dei mas chances mas não foi aquela paixão da novidade que vc le muda se prestar atenção .

Gabriel Dummer 23/02/2020

Reflexões...
Um livro simples de reflexões, ou melhor, "manuais". Algumas partes interessantes, outras cômicas, algumas com tom espiritual, outras mais filosóficas. Creio que no todo, entre custo e benefício, inclusive em tempo já que é curtinho, valeu a pena a leitura.

1 | 2 | 3 | 4 | 5