Noite na Taverna

Noite na Taverna Álvares de Azevedo

Resenhas - Noite na Taverna

mari 31/01/2024

Completa loucura e maluquice, no melhor sentido.
Esse livro sintetiza o ultra-romantismo brasileiro, escancarando-o em narrativas dramáticas e surreais. A leitura desse livro foi fluída, mesmo que seja recheado de palavras e construções frasais antigas. Em contraponto, a narrativa em si, compensou qualquer dificuldade que eu possa ter tido durante a leitura.
Esse livro me surpreendeu do início ao fim.

Alexandra280 30/01/2024

Cara??? eu não sei muito o que dizer.
isso que eu acabei de ler foi tão.. surreal? bem, uma leitura boa, comentando sobre momentos em uma taverna.

ErreBC 28/01/2024

Eita nóis
Um livro meio perturbador na minha opinião, mas faz sentido já q é do romantismo e tals.
Eu n leria denovo.

Mas tem um plot que eu n esperava, achei isso legal.

Freddy Bacus 26/01/2024

Romântico
Bom, o que falar de clássicos... O que falar de Álvares de Azevedo? É um ícone...
Nesse romance acompanhamos os colegas de "bar" ébrios, contando suas histórias relacionadas ao amor e ao prazer carnal, e elas envolvem a violência, o libido, o adultério, incesto e vários outros temas que são abordados majestosamente por Azevedo, e narrados naquela estética secundária do romantismo, o que deixa tudo mais lúgubre e sofrido... Interessante ver como o autor tão jovem conseguiu imaginar sobre a vida e sobre o amor e sobre a Europa... Enfim, recomendo fortemente.
sosodecampos 26/01/2024minha estante
simmm! um dos meus favoritos da literatura brasileira ?

Almerissa 24/01/2024

Reflexões Sombrias e Atuais em "Noites na Taverna"
"Noites na Taverna", de Álvares de Azevedo, é uma obra que transcende o tempo com suas narrativas envolventes e temáticas profundas. Azevedo, um expoente do Romantismo brasileiro, nos leva a uma taverna onde jovens boêmios compartilham histórias carregadas de paixão, desespero, e reflexões existenciais.

Cada conto revela aspectos distintos da natureza humana, explorando temas como hedonismo, ceticismo, orgulho, e as consequências de nossas escolhas. A linguagem rebuscada e dramática de Azevedo intensifica a experiência, transportando-nos para um mundo onde as emoções são expostas sem reservas.

Uma lição crucial que emerge é a da autoresponsabilidade. Os personagens, frequentemente tragados por suas paixões e desejos, enfrentam as consequências trágicas de suas ações, destacando a importância de nossas decisões na moldagem do destino.

O ceticismo e a perda de fé, tanto em um sentido espiritual quanto na bondade humana, são temas recorrentes. Azevedo nos desafia a refletir sobre a relevância da fé e do otimismo em nossas vidas.

Além disso, a obra discute a efemeridade da beleza e do luxo, lembrando-nos que a verdadeira riqueza vem do desenvolvimento pessoal e cultural. A necessidade de equilibrar justiça com misericórdia, e a importância de processar e superar o passado, também são habilmente tecidas nas histórias.

"Noites na Taverna" é, sem dúvida, uma leitura enriquecedora que nos convida a uma introspecção profunda. As histórias, embora ambientadas no século XIX, ressoam com questões contemporâneas, oferecendo um espelho para nossos próprios dilemas e escolhas. Álvares de Azevedo nos presenteia com uma obra que não apenas entretém, mas também ilumina e desafia.

skye 24/01/2024

?[?] sabeis o que é a poesia??
Não sabia que eram vários contos pequenos mas gostei, li ele emprestado da aniversariante do dia (?) e eis o quote que mais me marcou, respondendo o título dessa resenha:

? meio cento de palavras sonoras e vãs que um pugilo de homens pálidos entende, uma escada de sons e harmonias que àquelas almas loucas parecem ideias e lhes despertam ilusões como a lua as sombras? isto no que se chama os poetas. Agora, no ideal, na mulher, o ressaibo do último romance, o delírio e a paixão da última heroína de novela e o presente incerto e vago de um gozo místico [?]

laiscunhaf 22/01/2024

Contos, no mínimo, estranhos
Uma obra composta por pequenos contos que exploram temas como o amor, a morte, o sobrenatural e a decadência romântica.

Os contos são ambientados em uma taverna e narrados por um grupo de amigos boêmios que compartilham histórias carregadas de emoções intensas e sombrias. Os personagens retratam a dualidade entre o desejo e a morte, o sublime e o grotesco. Há uma atmosfera melancólica que permeia toda a obra, intensificando a sensação de desilusão romântica.

Foi uma leitura bem estranha, na minha opinião.

[2022]

Leticia 19/01/2024

Zeraram o código penal
Melancólico e sombrio demais, um clássico byroniano

foi uma leitura interesante, pois a fiz com o olhar do ultrarromantismo que aprendi na escola, mas ainda assim não passou disso: interessante e ligeiramente desconfortável

no entanto, eu amei a proposta de amigos bêbados em um bar contando histórias da sua vida, exceto que eles pareciam contar com o código penal na mão como se fosse um bingo

Cenouraaa 19/01/2024

Mistura de muito bom com que desgraça é essa
é bem interessante como os contos se desenvolvem mas a leitura é um pouco cansativa
Cenouraaa 19/01/2024minha estante
mds o skoob me censurou

clara2026 18/01/2024

Meu deus foi cada história doida que eu li que a cada coisa que os caras falavam eu me surpreendia com os horrores

yasmin 16/01/2024

Sombrio, não diria que e um suspense, realmente um livro de contos de terror/horror, bem escrito, por mais que antigo não e uma linguagem impossível de ler, um livro curto da pra tranquilamente ler em uma tarde

milena.momo 15/01/2024

EOQQ MLK DOIDO, perdi 10 anos de vida kkkkkkkk
Livro mais diferente que pude ler
* tem umas partes que dão nojo

J. Silva 14/01/2024

Noite na Taverna
Noite na Taverna é uma coletânea de narrativas construída em sete partes. A curta obra traz em seus títulos cada um dos narradores como subtítulos, antecedendo as histórias. Cada capítulo é uma história contada dentro de outra história, de sorte que são contos ligados entre sí. Cada conto tem um narrador diferente, que conta a sua história medonha e inverossímil, afirmando que ?não é um conto, é uma lembrança do passado?.

O grupo de amigos que está reunido em uma taverna, resolve depois de tanta bebedeira resolvem contar suas histórias, que cuidam de temas do amor e da morte e, que são relacionados pela presença de momentos de necrofilia, incesto, assassinatos, canibalismo, loucuras várias, precedidos sempre por um debate filosófico.

As histórias de Noite na Taverna são carregadas de fantasia. São homens devassos que se apaixonam por mulheres perdidas ou virgens misteriosas que terminam por perder-se. A sexualidade é sempre punida com a loucura e com a morte e o amor jamais se realiza plenamente.

Dani 13/01/2024

Excelente. A leitura é um pouco mais lenta em razão da linguagem da obra. Mas tendo em vista a idade do livro, é totalmente compreensível. História bastante dramática e com reviravoltas inimagináveis.