Noite na Taverna

Noite na Taverna Álvares de Azevedo

Resenhas - Noite na Taverna

Yasmin1290 05/05/2024

Noite na Taverna
Foi uma leitura interessante.

A princípio, pensei que não conseguiria ler devido à linguagem, mas depois peguei o ritmo. A história de cada homem é bem macabra, e suas atitudes questionáveis. Em geral, foi uma boa experiência (acrescento aqui também novos traumas KKKKK).

CinMeireles 04/05/2024

Enquanto relia, meu único pensamento era "eu não lembrava de isso ser tão bizarro quando li na adolescência".

Vamos lá. Noite na Taverna é um graaande clássico do ultra romantismo brasileiro, e não é à toa. Apesar da linguagem cheia das frescuras típica do período, a história é tão boa que é capaz de agradar mesmo os leitores que enfrentem alguma dificuldade com o vocabulário. Nosso menino Álvares (Maneco para os íntimos) podia ser surtado das ideias, mas era um gênio literário.

MAS.

Como eu disse lá em cima, bizarrices permeiam toda a obra. Com um estilo de terror gótico que tem vários paralelos com autores como Edgar Allan Poe, não há limites para o macabro e o imoral na obra de Álvares de Azevedo; e, diferente de outros autores do período, não há hesitação alguma do autor em usar de descrições bem diretas para falar das imoralidades de seus personagens. Temos aqui situações de estupro, assassinato, sequestro, roubo, vício e outras mais que, embora reconhecidas como criminosas e repugnantes por seus autores, são ao mesmo tempo celebradas, em uma bizarra disputa de quem é o mais degenerado.

Não é uma leitura fácil. Na era em que vivemos, em que tais coisas são vistas como inaceitáveis (AINDA BEM NÉ), é preciso ter estômago para ler certas descrições. Na minha época de adolescente (e envelheci 50 anos só com essa frase) não lembro de ter grandes incômodos lendo isso; me pergunto se era por não ter a real noção do que significavam essas coisas, ou se porque os anos 2000 eram estranhos mesmo. Me pergunto também como seria a reação de um adolescente de hoje lendo esse tipo de obra. Me pergunto mais ainda como seria a reação dos pais do adolescente ao saber que o filho leu esse tipo de obra.

Se recomendo? Hummm. Depende. É um livro ótimo, eu gosto da história, e tem uma importância histórico-literária inegável. Mas se você não aguenta uma história pesada e sem finais felizes, não chegue nem perto.

Nay Nay 03/05/2024

Um retrato da bohemia e ultrarromantismo
Depois de tantos movimentos literários focados em passar uma boa imagem do ser humano, o ultrarromantismo vem e joga tudo pros ares. Mostra - mesmo que em uma visão romantizada - a verdadeira sociedade da época.

Todos os contos são chocantes e competem entre si pra gabaritar o código penal. Mesmo que alguns sejam incoerentes e exagerados, ainda transmitem uma mensagem de como o ser humano pode ser podre e desprezível e ainda gabar-se disso em uma noite de bebedeira em uma taverna qualquer.

johannbsf 30/04/2024

A parte do "noite na taverna" achei relativamente fraca no livro, porém "macário" consegue ser primoroso no seu desenvolvimento.

Macário é um romântico, no pior sentido da palavra, que se encontra com o diabo em pessoa, servindo de.... bússola moral para Macário. O mais engraçado é a insatisfação de Macário com a vida, pois por mais que seu amigo de chifres lhe ofereça tudo, seu tédio é maior que as ambições.

Macário é o exemplo do "mal do século" aquela onda do romantismo literário do século XIX.

Lorrayne20 29/04/2024

Taverna
Apesar de começar "bem", a história começa a ficar lenta e perde toda a sua fluidez. Parece mais que queria só assustar, os fanfics do que achava que assombraria. (assombra).
Não conseguiu me prender muito, e eu me vi forçada a ler... E o final, é...

Amanda2417 29/04/2024

POV: homem
Esse livro reforça o quanto o homem pode ser podre, insalubre, cruel e tudo de ruim que há.

A narrativa nos traz um grupo de amigos em uma taverna (bar), no qual todos vivem uma vida boêmia, conversando sobre as aventuras que viveram durante sua vida e bebendo como se não houvesse amanhã. Os temas abordados nas mesmas são muitos como por exemplo adultério, violência, m0rtes, amor, luto, bebida, entre outros.

O livro é um clássico da Segunda Geração do Romantismo, trazendo consigo as características do mesmo, um ar sombrio, mórbido, depressivo, tedioso, triste e egocêntrico.

Gostei do livro, recomendo para quem gostaria de conhecer essa era ?Ultrarromântica? e mais sobre a literatura brasileira.

Ju ð« 25/04/2024

Alguns amigos estão na mesa de um bar (taverna), contando seus demônios mais profundos, suas dores, arrependimentos e amores.
Leitura densa, complexa, com um vocabulário antigo e de compreensão um tanto quanto complicada, mas vale a pena.
O final me trás sensações impressionantes.

"Há aí dentro muita vida ainda: muito amor por amor, muito fogo por viver!"

VitAria229 24/04/2024

LITERATURA CLÁSSICA BRASILEIRA É NECESSÁRIA
Não tem muuto oque falar, apenas indicar essa leitura mesmo, tanto pelo prazer da leitura, quanto pra estudo(enem) e conhecimento geral.
SE ALERTAM AOS GATILHOS ANTES SE FOREM MUITO SENSÍVEIS

ladyyofthemoon 23/04/2024

Tive a iniciativa de ler o livro através da escola para um trabalho de filosofia, li primeiro a versão em quadrinhos, mas dps de ver q ngm tinha entendido o final da história quis ir mais a fundo para conseguir explicar para todo mundo, com isso me apaixonei pelo livro, mesmo que com os assuntos polêmicos (crimes) o contexto histórico deixou tudo bem claro.
Esse livro tbm só reforçou minha ideia: homens são escrotos :)

Maria20567 23/04/2024

Durante toda a trama, o autor me prendeu de maneira que me fez duvidar, vez ou outra, se as narrativas são, de fato, reais ou se todos estavam alucinados pelo alto teor alcóolico já consumido. De certo modo, Azevedo foi um verdadeiro gênio pela facilidade em conciliar vários assuntos pesados e continuar deixando a leitura interessante. Um verdadeiro clássico do Romantismo brasileiro, sem dúvidas!

Julia Manjko 22/04/2024

Bom , e nada mais
O livro é bom até, da pra ver que o autor tem muito potencial, mas é o puro suco do tédio.

Os personagens são chatos e, na minha opinião, mal construídos.

As histórias não me prenderam e no fim pareciam todos iguais.

Dei 3 estrelas apenas pq achei muito legal essa dinâmica/ideia do livro se passar em uma taverna com várias histórias de bêbados e porque a escrita do autor tem seus valores.

Iara.Isabel 22/04/2024

A NOITE NA TAVERNA
Esse livro só favoreceu num conceito meu. Homens são um lixo.
Eu sabia como era o livro então não fui com tanta expectativa, mas eu ainda achei que ele me agregaria em alguma coisa, como lição de moral ou algo do gênero.
Esse livro simplesmente gabarita o código penal, em minha sincera opinião ele não é tão bom. Existe livros melhores.

Maah.helena 22/04/2024

Que q foi isso?
Eu li esse livro p a escola, e eu não achei a edição que eu li, e fiquei com preguiça de cadastrar, então acabei pegando essa que foi o número mais próximo, com o número de páginas do qual eu li.
O livro é meio perturbador, e eu com ctz n leria se não fosse p escola.
Além de tudo a linguagem é bem difícil.
No começo do livro eu li, mais dps acabei desistindo e ouvi o áudiobook

Catarina410 22/04/2024

"Vivi, amei, bebi, tal como tu: morri"
Conheci este livro através da tão esperada aula de Romantismo do ensino médio. Acreditei ser uma ótima ideia ler uma obra paralelamente ao estudo de sua escola literária.
Foi uma experiencia bacana, mas a narrativa é de embrulhar o estomago.
A cada palavra proferida pelas personagens houve sentimentos conflitantes: horror, sadismo, inescrupulosidades no geral já eram esperados, mas, em contrapartida, a graça do absurdo, o surreal e o inacreditável também tiveram forte presença e foram responsáveis por risadas desesperadas.
É uma obra terrível que justifica toda a descrição do ultrarromântico. A escrita de Álvares de Azevedo é maravilhosa.

sanches 22/04/2024

Um livro que eu li pela pressao do vestibular e nunca leria por vontade propria
mas é interessante ate, nao é minha praia literatura gotica, mas é bom. Uma leitura rapida pra um clássico