Angélica Lygia Bojunga

Resenhas - Angélica

Annelidea 06/04/2024

Bonitinho mas devia ter lido em ordem
É um livro muito bonitinho, com várias mensagens que com certeza são super importantes para qualquer criança que possa ler. Acho que a única coisa que me tirou um pouco de aproveitar mais a leitura foi a comparação constante com os outros livros da autora, esse sendo provavelmente o mais imaturo. De qualquer forma Lygia segue sem decepcionar!

anzy 25/01/2024

Lindo!
Comecei a ler porque, folheando, vi certas páginas escritas em forma de roteiro. pensei: é ele! ? eu amo teatro.
li a sinopse e me apaixonei, mas ainda pensando que o livro seria todo em forma de roteiro, como um dos livros de 'o auto da compadecida'. iniciei a leitura e me deparei com uma história muito mais do que linda, com uma escrita inocente e sábia, como uma criança.
soltei sorrisos durante a leitura, por tantas cenas de pureza.
ah, as emoções do primeiro amor!

nilah0 09/01/2024

é amigos, a lapada quando vem sem encomenda é pior (melhor). a melhor coisa que posso dizer a respeito desse livro é que é um abraço acalourado e maternal a todos os adolescentes, adultos e idosos LGBTQIAP+ que tiveram que modificar o seu jeito para serem aceitos, amados. não podemos fugir de nós mesmos - essa é a grande questão/lição dessa obra.

BiaMelyssa 17/12/2023

Importante
Esse livro A porta vários temas e abrange de maneiras tão envolventes que é impossível não notá-lo. Dito isso acho natural que uma obra como está deva se ter mais valorização. Uma obra juvenil que serve para todas as idades. A escrita da Lygia é tão incrível, e a forma com que a história se constrói tão boa

Raquel1501 14/12/2023

Angélica - MRC
A obra em si trás questões sociais e ideológicas importantes, porém, por ser uma das primeiras obras da Lygia, as ideias fluem com menos intensidade. Esse livro poderia ser considerado um conto pela estrutura e tamanho.

Isabela1499 17/10/2023

Um porco que é porto???
Cometi o grande erro de Subestimar esse livro . Ele é curto, interessante e tem uma ótima escrita eu lí em 1 uma noite. conta a história de um porquinho as pessoas implicavam com ele por ele ser o que ele era órfão n tinha casa vivia jogando por aí n sabia ler nem escrever e todos riam dele por causa disso. Até q um dia resolveu mudar mudou o seu estilo o nome(porto)
Aprendeu o nome dele mas ainda assim n aprendeu a escrever. Arrumou um trabalho onde era muito maltratado. Conheceu uma cegonha linda chamada Angélica e ela o ensinou porto a ler e escrever. Porto deu uma ideia a Angélica fazer uma peça sobre a história dela é então fizeram. Este livro é muito os personagens são muito bem escritos e vasa um tem uma história muito boa recomendo pra quem quer começar o hábito de leitura e pra quem já tem.

Sabrina758 23/09/2023

Angélica
Eu achei está histórico muito boa.

Conta historia de um personagem que não tem pai nem mãe e nem irmão.
No geral a história é sobre Porto e um ensaio teatral com Angélica por quem ele fingiu que é apaixonado.

A minha personagem favorita e a Angélica porque ela e muito intelegente e divertida.

Eu achei a escrita da autora é muito boa e fácil de entende e ela escreve com delicadeza.

anaclaraleitegomes 11/09/2023

Lido para disciplina de literatura juvenil
?Eu achei bacana, mas prefiro o outro livro dela "a bolsa amarela", gostei, mas acredito que eu não indicaria para os meus alunos

Luckyl.t 06/07/2023

Fav?
ANGÉLICA um dos meus livros favoritos de infância sempre gostava de reler só para apreciar cada vez mais a história

Lucas.Amorim 24/06/2023

Angélica
Achei a leitura um pouco simples demais, apesar de prender com facilidade o leitor, senti falta de uma interação a mais dos protagonista da história.

Ale 09/06/2023

A escrita da Lygia em si é incrível, amo demais os livros dela. Ela consegue falar sobre assuntos tão importantes, sérios e problemáticos de uma forma tããão leve, Amo demais e recomendo muito.

Franciele37 30/05/2023

Angélica foi uma leitura par a faculdade, e me surpreendeu muito, a leitura é de fácil entendimento e aborda assuntos muitos importantes como o preconceito, eu recomendo a leitura.

Henrico.Iturriet 09/04/2023

Infância
Depois de enrolar por um mês a leitura desse livro e de me encher de leituras aleatórias, sinto que ?o nó desatou?, como diria Porto.
A aula de literatura infantil está me trazendo para os cantos mais simples da minha existência, me fazendo refletir tanto pelo aspecto crítico quanto o forte apego emocional com ideias que na infância não podiam ser racionalizadas.
O livro é muito bem construído, os personagens representam tantas coisas, problemas sociais, infâncias e situações clássicas que a criança experiência. Agora, me perco delimitando esses temas: desemprego, machismo, bullying, isolamento, identidade, contradição... E assim segue, até um infinito de possibilidades.
Angélica é lindo, é um explorar a si mesmo.
A frase que mais me marcou foi a do irmão de Angélica, Lux, que diz: ? por que é que quando Angélica vivia infeliz dizendo que queria não ter nascido ninguém ligava, e agora que cada hora ela tá chegando mais perto de não ter nascido todo mundo vive chorando? Por que, hem??
Isso explica muita coisa da infância, da negligência do questionar, do desafio de uma sociedade crítica que não teme em quebrar o ciclo. Acredito que Angélica seja sobre esse ciclo, essa reflexão autocritica que a obra em si faz sobre os papéis, sobre os questionamentos, sobre os saberes e não saberes.
É lindo, é importante e necessário para todas as famílias.
Realmente, amei esse livro, mas admito que com tanta coisa na cabeça quase caí no sono lendo.

Hanchuk 18/03/2023

Peguei na escola pra ler e no começo achei bastante infantil mas depois gostei muito da história da Angélica e do Porto

Lucy 19/01/2023

Angélica (mas não a dos Rugrats)
Até o momento Angélica foi o livro que menos gostei da autora, não sei porque, já que ele é bom. Talvez não tava na vibe de ler sobre animalzinhos

Mas é muito interessante acompanhar Porto e Angélica nessa pequena saga, ver toda a ideia se desenvolvendo. Acho que é um livro sobre identidade, acima de tudo, embora aborde outros temas (o que já é de se esperar sa autora). Tomei raiva de alguns personagens no meio do caminho, mas eles são engraçados. Por algum motivo Angélica me lembrou da Patana do 31 minutos, e a cena final o banquete em família de Casa do Dragão (a parte mais suave).

Mesmo que não tenha me encantado, não é de todo ruim