Tara Duncan na Armadilha de Magíster

Tara Duncan na Armadilha de Magíster Sophie Audouin-Mamikonian

Resenhas - Tara Duncan na Armadilha de Magíster

Gabby 13/02/2020

Ainda quero entender
Eu ainda não entendi por que o livro começou pelo 6° volume. Como posso começar a leitura pela metade?

Inlectus 09/04/2018

Bom.
Uma fantasia muito louca, com muitos nuances.

Garota De Papel 10/02/2016

Decepção
Bom, pra começar, o livro é muito bom. Tem toda a mitologia diferente e tal, mas não tem continuação, então o livro acabou sem fim. Gostaria de ler os outros volumes da série.

FabiSaLi 22/04/2015

Erro da Editora
Essa resenha será baseada na meu histórico de leitura deste livro, espero que fique bom :D
No dia que fui com os meus avós levar minha tia e minha prima na rodoviária, conheci a livraria dessa rodoviária, onde todos os livros custavam dez reais, então a minha avó, após ler a orelha deste livro, resolveu me dar.
Porém, começo essa resenha, infelizmente, contando um ponto negativo que afeta toda a leitura: Desde a primeira página, é perceptível que, mesmo sendo lançado no Brasil como se fosse o primeiro volume de uma série, na França este livro é o sexto da série. E mesmo possuindo notas de rodapé que ajudam a entender toda a história, sinto falta dos fatos citados pelos personagens do livro. A editora fez uma péssima escolha em publicar uma continuação como se fosse o começo da série. Acho que se a série inteira tivesse sido trazida, faria um sucesso enorme e venderia muito, pois a mitologia é bem construída e a história é interessante.
Em grande parte da história, por não ter acompanhado o crescimento dos personagens ou suas histórias de vida, não consegui me envolver ou me identificar. Personagens morriam e eu não me sentia triste em momento algum, pois eu não os conhecia direito. E a mitologia me confundia as vezes, pois são muitos países e seres fantásticos.
Resumindo a história, Tara Duncan, 15 anos, é fadaceira (tipo um mago) e herdeira de um reino chamado Omois; e o livro acompanha ela em missões diplomáticas em outros reinos fantásticos, onde acontecem várias confusões. Intercala também, com capítulos que acompanham os amigos de Tara em suas missões e problemas pessoais em outros reinos. E não posso contar mais do que isso porque seria spoiler.
Me forcei a ler o livro todo, mesmo perdendo o interesse em algumas partes, por isso demorei cerca de um mês. Mas, o livro possui uma escrita muito boa, dá para se divertir e distrair.
Um diferencial, para mim, é que esse foi o meu primeiro romance de fantasia escrito por uma autora francesa.
Se você, querido leitor, tiver vontade de ler um livro apenas para distrair, eu recomendo, mas se espera um livro muito bom onde possa se envolver, recomendo que aprenda francês e leia a série inteira desde o começo.
BoaLeitura

site: http://tracinhaverdelimao.blogspot.com.br/2015/04/tara-duncan-na-armadilha-de-magister.html
janeway 15/01/2018minha estante
Comprei esse livro porque achei ele barato em uma promoção e na época tava querendo começar uma nova saga. Vim hoje ver sobre o ele e aí vi sua resenha, agora tô sem saber o que fazer com essa notícia que na verdade trara-se do sexto livro. 'Cê sabe dizer o porquê da editora ter feito isso?

Debyh 08/12/2014

não sou obrigada
Larguei porque não sou obrigada a começar pelo 6° livro da série.

Flavio Junior 26/04/2013

Tara Duncan é uma jovem fadaceira (isso mesmo eu não errei, é fadaceira mesmo), que vive no Outro mundo, uma espécie de reflexo na terra com uma superfície de uma vez e meia a dela. Tara enfrenta o sanguerraba (outro termo estranho, eu sei, esse livro é cheio deles) Magister, que é apaixonado por sua mãe Selena, com quem ele tem dois filhos, Mara e Jar. Junto aos seus amigos; Cal, o talentoso ladrão patenteado, Pardal, meio princesa e meio fera, Fabrice, o lobohomem (Bom, não preciso mais falar né?) e Fafnir, a anãzinha ruiva, Tara vai viver vários perigos e desvendar os mistérios que lhe vem pelo caminho.

Antes de dizer a minha opinião sobre o livro, queria deixar claro a minha indignação quanto à editora Leya. A saga Tara Duncan tem dez livros e o primeiro deles é Les Sortceliers, lançado em 2003, mas sabe-se deus por que, a editora não quis publicá-lo para nós brasileiros, então começou a saga a partir do livro Tara Duncan: Na armadilha de Magister, que é o sexto da série, sendo que a edição brasileira tem um enorme Vol. 1 na capa. Para deixar um melhor entendimento ao leitor, a editora pôs pequenas explicações no fundo das paginas e à medida que são solicitadas informações sobre devidas coisas, lá estão elas para explicar.

Se você acha que o ato da LeYa estraga o livro, está enganado. A autora tem um jeito muito legal de escrever que faz com que até um mínimo detalhe se torne mágico. A narração é em terceira pessoa, mas a proximidade com os sentimentos de Tara e seus amigos é enorme, você se encanta com cada capítulo, é impressionante. São muitos personagens com histórias que te levam para vários lugares no outro mundo, como por exemplo, quando Tara está na Krasálvia, terra dos vampirus, seu namorado Robin, o elfo dos olhos de cristal, está viajando com piratas em uma missão para a corte de Omois, e os lugares ficam se alternando, dando um clima de suspense e te deixando cada vez mais curioso para ler o livro.

Outro ponto alto do livro é a infinidade de coisas que acontecem nele, Tara vai à diversos lugares, por vontade própria ou não, então por fim você já viajou boa parte do outro mundo em apenas um dos livros. Eu achei bem engraçado o jeito como a Sophie Audouin-Mamikonian dá nome aos capítulos, eu nunca tinha visto algo do tipo. Como por exemplo: 1; Os trolls, ou: quando se passa por um território alheio, é melhor prestar atenção, se não quiser levar uma cacetada no meio da testa. Tara Duncan foi adaptada para série em desenho animado por um canal francês e este já foi exportado pra vários países, mas infelizmente o Brasil não está entre eles!

Outro ponto positivo e que merece ser elogiado foi a tradução. A quantidade de termos estranhos presente no livro torna o trabalho do tradutor mais difícil ainda, porém Marly Peres lidou muito bem com isso sabendo aproveitar os nomes e criando os plurais necessários! A Leya fez um ótimo trabalho de edição e diagramação, para compensar seus erros anteriores, têm mapas no começo do livro e um glossário de termos do outro mundo no final. O nome do livro é em alto relevo e tem uma frase da Paris Match que diz: A irmãzinha francesa de Harry Potter (É, mais ou menos). Enfim, quase tudo no livro é perfeito, a única coisa que eu não gostei é o fato de que eu vou ter que aprender francês para ler suas edições anteriores (*risos*). Por este motivo, Tara Duncan na armadilha de Magister leva Nota quatro. Se você gosta de fantasias, esse é o livro certo para ler agora, e se não, leia mesmo assim!

House of Chick 07/05/2012

Em uma das minhas idas a Saraiva descobri esse livro que ainda nunca tinha ouvido falar. A princípio fiquei bem curiosa pois a capa me chamou bastante atenção e o fato de ainda ter escrito seguinte citação pela revista Paris Match: “A irmãnzinha francesa de Harry Potter”. Assim, quando o recebi já estava extasiada para lê-lo. Queria muito, muito e muito e assim que recebi dei vários pulinhos.

No início da leitura me peguei um pouco confusa, voltando algumas vezes para identificar cada personagem. Não sei se esse é um problema só acontece comigo, mas às vezes quando tem muita explicação de cada personagem e muitos personagens, eu fico meio confusa para identificar os nomes com cada uma das explicações. Mas assim como em todos os outros livros depois de um tempo eu já estava a par de cada um deles, sabendo quem era quem e me divertindo bastante.

O livro conta a história de Tara, uma menina de quinze anos que é herdeira de um império em Omois, no OutroMundo. Tara, apesar da pouca idade, é bem madura e muito, mas muito poderosa. Sua magia é tão forte que as vezes é incontrolável, fazendo com que muitas vezes saia do limite, como transportar um castelo inteiro, quando era para transportar só a si mesma, coisa que nenhum outro fadaceiro conseguiu.

No primeiro volume da série conhecemos sobre Tara e um pouco sobre sua mãe Selena, que despertou o amor no malvado Magíster e não sabe como se livrar das suas “investidas”. Depois de Magíster matar o seu marido e pai da Tara, ele acaba matando também o novo namorado de Selena e deixando bem claro para todos que mataria quem quer que se aproximasse dela, a deixando muito triste.

Por esse motivo e pelo fato de Magíster querer se tornar o senhor absoluto do OutroMundo Tara resolve que já está na hora de dar um basta final a tudo isso e quer lutar para poder livrar todos desse vilão.

Continuação: http://www.houseofchick.com/2011/07/tara-duncan-sophie-audouin-mamikonian.html

Karol 27/09/2011

E a maluca sou eu....
Poucas resenhas que fiz na vida foram tão complicadas de serem escritas como essa, de hoje. Eu não sei nem por onde começar, tamanha a confusão que ficou na minha cabeça. Vou contar para vocês o que aconteceu em relação a esse livro e daí vocês tirem suas conclusões.

No início desse mês recebi o pacote usual do Lorran com os livros que teria que resenhar. Entre eles estava Tara Duncan na armadilha de Magíster, de Sophie Audouin-Mamikonian (para, respira e repete esse nome três vezes, bem rápido), primeiro livro da série Tara Duncan, publicado aqui no Brasil pela editora Leya. Adorei a capa e a premissa do livro: adolescente com poderes mágicos tem que salvar o mundo. Esse é bem o tipo de livro que não dá muito cansaço no leitor, não gasta muito tempo e é gostosinho de ler. Eu tinha passado um tempo lendo várias coisas bem mais profundas então encarei esse livro como uma folga no drama, uma boa lufada de literatura despretensiosa na minha rotina.

Beleza. Comecei a leitura e vários termos desconhecidos foram pulando na minha cabeça: fadaceiros, loboshomens, vampirus, sanguerrabas, Lancovit, etc, etc, etc. Esses termos não tinham uma explicação no livro, logo, eu os lia diversas vezes em cada página e não via nenhuma dica para o que significavam – claro, alguns são óbvios, mas a grafia diferente do comum estava me confundindo. Mais: o livro fazia menção a fatos anteriormente ocorridos como se eu, pobre iniciante na obra da autora, já devesse os conhecer e, sei lá, devesse dar risada ou achar bonitinhas essas menções. Nem rolou.

Na metade do livro eu já estava xingando a autora de “louca” e outros nomes menos gentis: “que doida! Como assim ela joga esse monte de absurdos na minha cara e não explica nada? Que personagens sem personalidade! Ela age como se o leitor já devesse conhecê-los! Não apresenta ninguém, não descreve ninguém! Aff, que francesa maluca, que bagunça!” esses tipos de coisas sabem? Aí, eu fui no Google, pai de todos os desesperados da Internet, procurar algumas resenhas e descobrir se eu tinha, sei lá, perdido alguma coisa. Mas esse livro é “super-lançamento”, mesmo no Skoob só umas quatro pessoas o leram e a única resenha que eu encontrei não era muito confiável. Mas UM DETALHE no Skoob chamou a minha atenção e…

PARA TUDO!

Lá o livro é marcado como o 6º livro da série! O SEXTO! Aí eu olhei bem para o meu exemplar novamente. Tá lá na capa, e bem grande “Volume 01”.

Fui pesquisar no Google, de novo. Só achei a explicação em inglês: o livro que eu estava lendo, como o primeiro da série e assim informado pela editora Leya, que publica a série no Brasil é realmente o sexto da série. Mas isso para o resto do mundo porque nós, leitores brasileiros, que somos superdotados e ainda contamos com poderes telepatas, podemos ler o livro a partir do sexto volume, como que fosse o primeiro e, usando nossa inteligência ímpar, vamos entender tudo, sem a necessidade de nenhuma explicação ou introdução. Afinal, os leitores brasileiros são absolutamente geniais e curtem começar uma série pelo meio já que o início da história não interessa a ninguém mesmo.

Vocês conseguem imaginar a minha confusão ao descobrir essa história de publicar o livro a partir do sexto volume? Eu dei ênfase o suficiente? Pois é. Há coisas no livro que eu ainda não entendi. Ainda não sei exatamente o que é um fadaceiro. Não sei por que diabos Tara Duncan é tão importante e, definitivamente, não sei o que aconteceu com a Terra (ah, e eu também não sei por que a Leya resolveu publicar a série pela metade). Mas não desanimem porque, assim como eu, vocês também não saberão (a não ser que leiam em francês).

Agora vamos ao que eu sei: o livro é muito divertido, mesmo sem entendermos tudo o que se passa. A escrita de Sophie Audouin-Mamikonian é deliciosa, animada, jovem. Ela mistura ironia com drama na medida certa e consegue dar harmonia à bagunça que parece ser o universo que criou, com tantas raças, planetas e políticas diferentes (é, política). Eu não sei se recomendo ou não a leitura do livro. Sei apenas que eu gostei, mesmo com o rolo da publicação e que senti uma dorzinha no coração por não conhecer o início da história e as referências de Tara, isso teria ajudado bastante. Ah, e não vai rolar sinopse nessa resenha porque vocês simplesmente não entenderiam – e eu não acho que eu conseguiria fazer uma satisfatória tendo em vista que também não entendi muita coisa. Para concluir, deixo um apelo à Editora Leya:

Vocês são ótimos. E publicam os melhores livros de fantasia da atualidade mas, por favor, não façam mais isso. Nós gostamos de séries com começo-meio-e-fim e, infelizmente, a história de Tara está incompleta. Será que rola de publicar os 5 primeiros? Por favor? Valeu.

É isso aí. Até a próxima!
Bah 28/09/2011minha estante
Que maluquice! Eu estava louca pra ler o livro, mas agora vou ver se acho ele do, sei lá, PRIMEIRO volume! kkkkkkk :)
Valeu pela resenha, me ajudou muito.

beijos

Lavinia 02/10/2011minha estante
Ahhhhhhhhhhhhhhh tá. comprei o livro mega animada e achei que EU que era retardada... hahaha valeu muito a explicação. daí as editoras não querem que a gente baixe pela internet, demora pra caramba nas traduções, as vezes vem traduções lixo, nda a ver e quando me chega um livro, ainda vem NO MEIO DA SÉRIE? Só estou feliz por descobrir que não foram meus poucos neuronios que deram tilte neste caso.. de resto, pena. Peninha mesmo. Mas se publicarem os 5 primeiros, eu compro... aff

Jei_ 18/12/2011minha estante
Adorei a resenha. Tava ansiosa pra ler o livro depois que vi um comentário dizendo que "Tara é a prima francesa de Harry Potter", mas agora, nem rola né?
Parabéns pela resenha :)

Monique 08/11/2012minha estante
SÉRIO??? Eu ia ler esse livro. IA! Caramba...
Mas gostei de mais da sua resenha ;D

Bia 22/01/2013minha estante
KKKKK. Eu tenho ele aqui em casa. E li algumas páginas. E realmente não explica nada. E eu fiquei confusa. kkkk,como é que lançam o sexto livro e não o resto? Adorei a resenha.

Jéssica 16/07/2013minha estante
Acabei de comprar o livro e putz não podia colocar um glossário não? não sei o que se passou pela cabeça deles ao publicar o sexto como sendo o primeiro! Mas enfim, adorei a resenha ;D

Ray 03/11/2015minha estante
Comprei esse livro pra dar de presente a minha prima, cheguei em casa e como sempre fui dar uma olhada nele no skoob e descobro a mesma coisa :(
Agr vou dar de presente um livro de uma série que começa pela sexto livro

Viviane.Aguilera 22/01/2017minha estante
Comprei e li esse livro, e no momento da leitura fiquei com a mesma sensação de: O que são esses termos e será que eu que não to entendendo ou o livro ta confuso demais?
E depois para a minha surpresa também, eu fui ver o livro é o 6º da série!
Uma sacanagem isso!!!

Sol 09/01/2022minha estante
Eu tô exatamente assim com esse livro e, na minha curiosidade fui lá nas últimas páginas, e descobri que tem um glossário que explica o significado de todas essas palavras "desconhecidas" que utilizam na história.

@bookslayse 20/01/2022minha estante
Moça aconteceu a mesma coisa comigo. Comprei o livro no shopping e fiquei sem entender nada, até abandonei a leitura por causa disso

Gloury 21/01/2022minha estante
Faz anos que eu li esse livro e a sensação é a mesma dessa resenha, que alívio kakakakakaka