A Nudez da Verdade

A Nudez da Verdade Fernando Sabino




Resenhas - A Nudez da Verdade


61 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Lorayne.Stinguel 25/05/2020

Sensacional
Eu nem sei como comentar esse livro! Me dá vontade dar risadas só de olhar para a capa, porque ela me lembra desse homem correndo pelado, mesmo depois de o ter lido há tanto tempo.
Essa história é a prova viva de que:
raramente tomamos consciência das consequências que podem ter os nossos erros; e
como uma situação que está ruim pode piorar drasticamente. kkkkkk
comentários(0)comente



Gabi 08/05/2020

Livro para uma sentada.
84 páginas, leitura fluida, surpreendente e engraçada.
comentários(0)comente



Maizena 04/05/2020

Bom
Acho que o mais bonito do livro, é a maneira como ele é escrito. A narração perfeita, da pra vizualizar as cenas saltando de palavras bem na sua frente. Enfim, é basicamente um conto, curto e muito engraçado. São muitas reviravoltas. Apenas me incomoda as traições correndo soltas. Mas de fato, é uma comédia
comentários(0)comente



Hester1 25/09/2018

Li há muito tempo O homem nu, este parece ser uma variação do mesmo tema, pois eu me lembro de algumas coisas um tanto diferentes no livro que li antes.
Jei_ 25/09/2018minha estante
Fernando Sabino me lembra muito minha infância. Vontade de reler tudo.




Fabio Shiva 22/07/2018

“debaixo da roupa, estamos todos nus”
Eu era menino quando li “O Homem Nu”, uma das mais divertidas histórias da coleção Para Gostar de Ler, da Editora Ática. Devia ter uns 9 ou 10 anos quando ganhei os quatro primeiros volumes de minha amada tia Diolinda, e devorei as crônicas desses quatro grandes escritores, que desde então se tornaram ídolos e símbolos da magia da escrita para mim: Carlos Drummond de Andrade, Paulo Mendes Campos, Rubem Braga e Fernando Sabino.

Do Fernando Sabino li vários outros livros de lá para cá, sempre admirando sua simples elegância. Por isso fiquei feliz pela oportunidade de ler “A Nudez da Verdade”, mesmo sabendo que este livro é uma expansão da ideia original contida em “O Homem Nu”. Incrível como uma história aparentemente tão simples, de poucas páginas, gerou uma trilogia de novelas e até um filme (https://youtu.be/lG-_BSONkEs)!

Gostei muito dessa “versão estendida”, que apresenta subtramas e reviravoltas com a habitual perícia mineira de Fernando Sabino. É que além da cômica situação de um cara pelado correndo pelas ruas da grande cidade, existe o espanto de constatar que, privado de suas roupas, o homem perde também a dignidade e até a condição humana. E também a reflexão: “debaixo da roupa, estamos todos nus”.

Roda Viva com Fernando Sabino
https://youtu.be/-0YwkdS2igE

http://comunidaderesenhasliterarias.blogspot.com/2018/07/a-nudez-da-verdade-fernando-sabino.html



site: https://www.facebook.com/sincronicidio
comentários(0)comente



Ana 07/10/2017

Estamos todos nus
Esse livro é muito interessante, e ao mesmo tempo, surreal. Devido a uma situação, após uma noitada no apartamento de uma moça, Telmo Proença, o protagonista dessa história, acaba vendo-se na rua, completamente despido, o que o leva a situações tragicômicas , dignas mesmo de um filme hollywoodiano (ou não). Um livro interessante, que nos leva a rir e a refletir sobre a situação do coitado, e a situação da humanidade em geral, pasma diante da naturalidade da nudez. Uma leitura fácil e deliciosa.
comentários(0)comente



AmadosLivros 05/03/2015

Resenha do Blog Amados Livros
Não deixe de conferir nossa opinião sobre este livro no nosso blog! E lá também tem muitos outros livros legais! Dê uma passadinha lá! ;D
Link no final da postagem! ;]

site: http://amadoslivros.blogspot.com.br/2014/12/livro-nudez-da-verdade.html
comentários(0)comente



Prof. Edivaldo 25/02/2015

Ah, azar
Um professor envolve-se com uma mulher há pouco conhecida. Dorme com ela e acorda nu. Ao abrir a porta do apartamento dela para apanhar o pão, a porta fecha-se pela ação do vento. Seu martírio começa...
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Francine 31/07/2013

Um breve resgate à humanidade
Este livro curto, com apenas 84 páginas, narra a história de Telmo Proença, um professor e pesquisador reconhecido que ao ter seu voo para São Paulo cancelado passa a noite com alguns amigos. Omitindo de sua esposa o fato de ainda não ter viajado, Telmo acaba por traí-la com Marialva.

Na manhã seguinte, ainda nu e com ressaca, abre a porta do apartamento de Marialva para pegar o pão que está no corredor, mas o vento acaba por fechá-la e trancá-lo para fora. A confusão piora quando um casal de idosos sai do apartamento vizinho flagrando o "pelado desconhecido" e, quando o senhor irritado lhe aponta sua arma, Telmo não tem outra opção a não ser correr desenfreado.

E aqui tem início a fuga de Telmo Proença pelas ruas do Rio de Janeiro, escandalizando a população e se tornando alvo das reportagens. Ele, que é um homem decente, se vê vítima do rápido pré-conceito das pessoas. Antes que possa pedir ajuda, encontra o limite do julgamento delas. Não querendo ser detido pela polícia ou mídia para não ser desmoralizado pessoal e profissionalmente, Telmo é anunciado como um "maníaco tarado", "sujeito possivelmente drogado" e "perigoso".

O livro não é eletrizante, mas durante a narrativa percebe-se a clara facilidade com que julgamos as pessoas e quão absurdamente associamos seu valor moral com as suas vestes.

"No seu caso, teria de se vestir para provar que era normal, voltar a esconder sob a roupa o atributo de sua condição de homem, para ser aceito pelos outros homens. (...)
...simplesmente por estar desnudo, tornara-se invisível como indivíduo, sua identidade perdida aos olhos dos outros homens..." (p. 70-71)

A Nudez da Verdade é uma leitura suave, que sob olhos sensíveis permite resgatar nosso senso de humanidade. Afinal...

"...debaixo das roupas estamos todos nus. Inclusive eu e você." (p. 62)

Confira a resenha na íntegra em meu blog My Queen Side.

site: http://www.myqueenside.blogspot.com
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



KK 12/04/2011

Nua, crua e hilária
Foi com esse livro que entendi a máxima "não julgue pela capa". A primeira vez que o li estava na escola, sétima ou oitava série. Não conhecia nada de Fernando Sabino. Pelo título, achei que era "um livro chato de lição de moral". Qual não foi a surpresa da adolescente de 13 anos em descobrir-se em meio a uma história muito engraçada?

Amei, li, reli e tenho até hoje. Foi "A nudez da Verdade" que abriu meu apetite literário (desde cedo alimentando pela minha mãe que é professora). Hoje, leio tudo que me cai às mãos, independente do autor, título, assunto. Já descobri muito material interessante assim.
comentários(0)comente



Julius 19/01/2011

A mentira da vestimenta
Achei o livro ótimo. Sabino tem uma capacidade de criar sempre uma narrativa envolvente, que prende o leitor de uma forma que só se consegue parar para um rápido respiro. Interessante a forma de se colocar dentro da narrativa, em determinado ponto de forma bastante direta. Vale pontuar a sagacidade na analogia da verdade/nudez com a mentira/roupagem que usamos diariamente! Fantástico.
Vanise.Macedo 02/01/2016minha estante
Além de tudo que escreveu, qual outro autor pegou um conto seu consagrado (O homem nu) e, quarenta anos depois, transformou em novela (A nudez da verdade)? Só o magnífico Sabino, quem tive a honra de conhecer...




Lais Machado 25/03/2010

Fernando Sabino escreveu de um modo que eu não sabia se ria ou chorava enquanto lia e imaginava tudo. Muito bom. Leitura leve e ao mesmo tempo cheia de tiradas que faz você repensar um pouco algumas coisas da vida que são tão corriqueiras e enraigadas no nosso comportamento que a gente nem para pra pensar.
comentários(0)comente



Brisa 30/09/2009

um filme de ação.

com sua narrativa engraçada e leve, sabino faz refletir sobre a condição humana. a caçada ao homem nu tem um ritmo envolvente e faz pensar como às vezes perdemos o controle da situação. suspense, ação e humor, cuidadosamente articulados.
comentários(0)comente



61 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR