As Alegres Matronas de Windsor

As Alegres Matronas de Windsor William Shakespeare




Resenhas - As Alegres Matronas de Windsor


22 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


25/02/2013

Essa peça teatral, escrita a pedido da Rainha Elizabeth, conta as peripécias de Sir John Falstaff ao tentar seduzir duas senhoras casadas, Madame Ford e Madame Page. Para concretizar seu plano, escreve cartas de amor (idênticas) a ambas, simultaneamente; entretanto, as matronas, grandes amigas, trocam confidências entre si, acabam por descobrir a "traição" e decidem planejar uma divertida vingança contra Falstaff.
São tantos personagens, tantas situações inusitadas, mal-entendidos e simulações que cheguei a me confundir um pouco na metade do livro, mas isso não fez com que eu apreciasse menos a obra, repleta de bom humor e situações hilárias do começo ao fim.
A edição que li tem como título "As Alegres Senhoras de Windsor", mas o título normalmente encontrado nas livrarias é "As Alegres Matronas de Windsor".
sonia 19/03/2014minha estante
Eu li com o título de Alegres comadres de Windsor, o termo conadre já dá idéia de que são amigas. Gostei.


20/03/2014minha estante
Quantos títulos diferentes, não? Acho que o título "As alegres comadres de Windsor" é o que mais se adequa, por trazer justamente essa ideia de amizade, que vc falou.




Gláucia 04/07/2010

Presepada.
Uma presepada singela e quase inocente é o que armam as madames Ford e Pajem contra o quase bufão John Falstaff. Sem faltar os ingredientes shakespeareanos: humor, situações hilárias e mal entendidos. Tudo em sua peculiar escrita poética e perfeita.
comentários(0)comente



Coruja 06/10/2014

Minha primeira apresentação a essa peça, curiosamente, não foi com o livro mas sim com um filme... e um filme brasileiro. Isso faz um bocado de tempo, mas acho que aconteceu comigo zapeando os canais e de repente parando nele (foi assim também que descobri o filme adorável inspirado em A Moreninha).

Não sei exatamente o que foi que me chamou a atenção no filme, mas sei que eu o assisti até o fim... e depois fui atrás de saber do livro. E devo concordar que, de todas as histórias do bardo, As Alegres Matronas de Windsor é a que melhor se sairia no estilo do cinema nacional tanto pela história, quanto pelo humor.

Diz-se que essa foi uma peça escrita sob encomenda pela rainha Elizabeth, que queria ver Falstaff de Henrique IV - apaixonar-se. Não que o velho patife realmente esteja apaixonado pelas duas matronas a quem corteja: seu interesse em Mrs. Pajem e Mrs. Ford é na bolsa dos maridos de ambas, que elas controlam.

O que ele não esperava, consumado velhaco que era, é que suas duas pombinhas o pudessem enrolar. E é exatamente isso que elas fazem, sobrando em suas artimanhas até para o marido exageradamente ciumento de uma delas.

Ao mesmo tempo há os tráficos de cartas amorosas por Leva-e-Traz, que faz a ponte entre o jovem e tolo Magrela, o doutor ciumento Caio, o garboso Fenton e a bela Ana Pajem com conclusões hilariantes para pelo menos duas partes desse quadrado amoroso.

Há algumas (muito) boas tiradas, em especial sobre gêneros, mas nenhuma discussão particularmente mais profunda. As Alegres Matronas de Windsor não é a melhor das comédias de Shakespeare, mas é tremendamente divertida, com personagens caricatos e ridículos, e situações bem inusitadas.

site: http://owlsroof.blogspot.com.br/2014/10/projeto-shakespeare-as-alegres-matronas.html
comentários(0)comente



Caderno de botas 16/10/2018

Confusões e trapalhadas

Sabe número de palhaços no circo? Pois é isso que parece. Aqui tem pancadas, tombos, gente se escondendo em armários, disfarces ridículos, e muita, mas muita trapaça. Imagina isso sendo apresentado para uma plateia animada, que tenta a todo custo ajudar os atores no palco a desvendar as armações e pegar o bandido!

site: http://cadernodebotas.blogspot.com/2018/10/as-alegres-comadres-de-windsor-william.html
comentários(0)comente



Maria Luise | @bookhead_ 02/01/2019

Essa peça foi escrito em apenas 14 dias a pedido da rainha Elizabeth.
De um jeito super humorado, Shakespeare nos mostra o caso de Falstaff, que inventa um plano para enriquecer, conquistando duas senhoras- M. Ford e M. Pajem- para roubar a fortuna de seus maridos. Porém, o que ele não esperava é que as duas mulheres se ofenderiam com a ousadia do homem e, resolveriam armar uma vingança.

À partir disso a execução do plano acaba estendendo-se devido às crises de ciúmes do Sr. Ford, fazendo com que a M. Ford criasse novas armadilhas para os dois homens- seu marido e Falstaff- que duvidaram de sua fidelidade e a envergonharam.

Apesar de algumas falas e atos machistas as mulheres desse teatro são fortes, corajosas e cheias de opinião, sem contar que o final dessa peça é cômico.

Essa foi a primeira obra que li de Shakespeare e gostei, achei bem divertida e diferente dos gêneros que leio.
comentários(0)comente



L Soares 21/04/2020

A comédia narra as desventuras de Falstaff e dos pretendentes de Ana. Duas histórias distintas que envolvem os personagens de uma cidade. De um lado a criada Quickly que procurada por diversos pretendentes de Ana, que sabem que esta lhe é próxima, e pedem que a senhora intervenha por eles junto à jovem. Dando a criada as mesmas esperanças para todos eles, um o preferido de seu pai, outro preferido de sua mãe, e aquele que a jovem tem no coração, e todo o enrosco que surge ao tentarem uns atrapalharem os planos dos demais. Mas essa história corre em segundo plano. Pois Falstaff um trambiqueiro de olho no dinheiro de duas mulheres casadas, Sra. Page, mãe de Ana, e Sra. Ford, tenta corteja-las, e as duas sabendo das pretensões deste para com ambas, e sendo mulheres honestas, criam diversas situações para puni-lo por seu atrevimento, enquanto o ciumento marido sr. Ford, desesperado de desconfiança tenta pegar sua mulher em flagrante na traição. A história é divertida, as situações envolvendo o conquistador e o marido ciumento são sempre bem engraçadas.
comentários(0)comente



Aline.Andrade 19/07/2020

Leve
Leitura leve, divertida.... Excelente para ler simultaneamente com um outro livro...
comentários(0)comente



Marcos 09/08/2020

Risadas do meio ao fim
Não compreendi muito bem, quando iniciei a leitura, o porquê de ser uma comédia. No início não possui muitas piadas, mas a partir de certo trecho o riso corre solto e vai até o final. Mais uma grande obra de arte de Shakespeare, essa, além de me trazer reflexões, me trouxe muitas risadas.
comentários(0)comente



Milla 19/09/2020

Leitura divertida.
Eu queria que esse livro fosse mais popular porque ele é bem engraçadinho e tem vários diálogos simples e hilariantes. E muita... muita piadas sobre cornos.

É claro que dependendo da tradução que a editora fizer, algumas edições terão uma linguagem mais adaptada pra modernidade, enquanto outras traduzem de um jeito mais rebuscado. Mas lendo as traduções adaptadas, dá pra perceber que os personagens falam de um jeito bem simples e sem cerimônias.

A história, apesar dos personagens serem relacionados uns com os outros, tem o elenco "divido" em duas histórias. Alguns personagens são focados nas partes das peripécias de Falstaff, enquanto outros personagens ficam focados na história de Anna Page.

Anna Page, filha do Senhor e da Senhora Page, tem 3 homens que são a fim dela. Um é Slender, o outro é o médico francês Caius, e ou outro é Fenton, do qual Anna corresponde o amor.
A mãe e o pai de Anna tem escolhas diferentes de quem deveria ser o noivo de Anna. A mãe de Anna quer o doutor, e o pai de Anna quer Slender. Então os dois tentam ajudar os escolhidos a ficar com Anna. Enquanto que a empregada do médico quer que Fenton fique com Anna. Então você pode imaginar as confusões que existe no livro.

Por outro lado, Falstaff, o personagem principal (que é um homem de meia idade, gordo, alto e pobre) resolve cortejar duas mulheres casadas e ricas, que é a senhora Page e a senhora Ford. Ele manda duas cartas idênticas às duas amigas e nenhuma delas sentem vontade de trair os maridos, e rejeitam Falstaff. Ele, indignado, manda os amigos contarem fofoca pros maridos da senhora Page e da senhora Ford que são cornos ou quase cornos porque Falstaff é o "fodão" que consegue todas as mulheres.
Constantemente, você vai ler Falstaff zoando os tais "cornos".
Aí então... a senhora Page e a senhora Ford decidem iludir Falstaff.

Esse livro tem situações engraçadas, diálogos engraçados, personagens engraçados...
O reverendo(?)/padre Hugh Evans tem uma dicção ruim, então ele fala errado constantemente, trocando as letras... O médico francês, que é completamente temperamental, fala umas palavras em francês de forma aleatórias e constantemente fala "pardieu"... O jeito como Falstaff se expressa é muito divertido de ler...
A única coisa que não gostei muito é que eu achei que o final foi meio abrupto. Parece que acaba do nada, sem um desfecho melhor pro Falstaff.
Eu recomendo a leitura. Eu amei o livro... Dei bastante risadas.
comentários(0)comente



ntampinha 20/11/2020

História realmente leve e divertida!!!
A comédia começa a partir do momento em que a Senhora Ford e a Senhora Page iniciam o seu plano de vingança. Eu gostei muito das artimanhas delas, kkkkkk!!!
Outro ponto que gostei foram as falas de Sir Evans, que sempre são escritas com erros para evidenciar seu sotaque carregado. Achei muito divertido ler no sotaque dele hahaha.
Curti bastante a história e ri um bocado.
#Recomendo
comentários(0)comente



Angelo.Miguel 17/02/2021

Muito legal
História bem leve e descontraída e com um final muiito bom, me divertir bastante!
comentários(0)comente



Bruno @viagempelomundodoslivros 15/06/2021

Shakespeare e suas comédias incríveis...
Temos aqui a história de Falstaff, um impostor que tenta seduzir duas mulheres casadas de Windsor, Sra Page e Sra Ford, em busca da riqueza de seus maridos. Porém, as mulheres percebem a má intenção do charlatão e decidem se vingar de forma genial. Não se trata de uma das obras mais famosas de Shakespeare, porém podemos nos encantar com a sua genialidade em uma obra leve e bastante divertida. Uma curiosidade sobre "As alegres matronas de Windsor" é que existe uma lenda em torno da criação desta obra, pois é contado que o autor a escreveu à pedido da Rainha Elisabete, que havia se encantado com o personagem Falstaff em outras obras shakesperiana, e pediu que fosse criada uma nova comédia com o vigarista, a qual acabou sendo escrita em apenas 15 dias. Se esta lenda é verdade ou não, talvez nunca saberemos, mas fato é que fomos brindados pelo escritor inglês com mais uma obra incrível.
comentários(0)comente



Nernwie 12/06/2022

+ 1 do desafio rory gilmore :)
Esse foi de longe um dos livros de Shakespeare que mais me fez rir, eu simplesmente amei as matronas de Windsor, elas foram geniais em cada cena, especialmente nas do cesto de roupa suja e da avó. Também amei ver os personagens masculinos levando uns belos tombos, eles realmente não esperavam que elas fossem ser tão espertas, Além disso, amei a parte final da Ana Pajem, foi absolutamente incrível de ler, ver cada um dos personagens voltando do "próprio casamento" kkkkkkkkk.
Recomendo muito para quem quer ler algo mais tranquilo de Shakespeare, só aviso que quando eu digo tranquilo quero dizer no sentindo de não ser uma tragédia, porque esse livro tem muitas insinuações de coito, muitas mesmo.
Mas enfim, me diverti muito lendo, super recomendo.
comentários(0)comente



Mari 26/08/2022

A comédia é divertida, principalmente a forma com as comadres enganam e se vingam do Falstaff. Já o núcleo da Anne Page é só p/ encher linguiça mesmo.

O Falstaff deveria ter terminado com a Quickly, seria o par perfeito hahahaha
comentários(0)comente



Edilene Freitas 09/10/2022

Uma comédia divertida de ler, embora um pouco confusa em seu início. Nela acompanhamos Falstaff, um homem fanfarrão e mulherengo, que tenta conquistar duas senhoras casadas, Sra Ford e Sra Page, para a partir do envolvimento com elas conseguir usufruir da fortuna de seus maridos. O que ele não esperava é que as mulheres fossem muito mais espertas do que ele. As duas senhoras se juntam e armam vários planos para se vingar do espertalhão e isso acaba nos rendendo boas risadas. O grande número de personagens, nessa peça em especial, me deixou bem confusa e demorei um pouco pra entender o papel de cada um na trama.
comentários(0)comente



22 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR