Dom Segundo Sombra

Dom Segundo Sombra Ricardo Guiraldes

Resenhas - Dom Segundo Sombra

lukinhas 23/10/2022

Poético e nostálgico
O livro começa a história muito bem e encanta pela sua poesia porém me deixou incomodado com uns certos maneirismo que o autor usa na língua e isso me deixou bem confuso a ponto de não entender algumas partes, a premissa é respeitada ao longo do livro mas eu achei que iria focar em outro tipo de romance de duas pessoas apaixonadas mas no caso o romance é em volta do campo e do trabalho do peão gaucho e retrata bem isso e causa uma sensação nostálgica quando Dom Segundo começa a contar histórias que mais parecem histórias de trancoso, histórias assustadoras e bem conhecidas, Ricardo Guiraldes consegue ambientar bem quando quer porém em alguns momentos parece que a movimentação do personagem fica confusa no final é um livro bom de se ler mas não um bom livro para se começar a ler dos clássicos brasileiros.

Samuel Campos 31/03/2022

Guacho e gaucho (sim, sem acento)
Eu não achei que fosse gostar. Eu pensava que seria uma leitura amarrada, entediante. As vezes é muito bom estar errado.
Como bom "gaúcho", não entendo como a rivalidade Brasil x Argentina se estende além do futebol. Ricardo Güiraldes fala do pampa argentino, mas eu via o pampa riograndense. No fim das contas, o pampa é o pampa, e é assim que acontece quase toda história dessa parte sul do continente.
Dom Segundo Sombra é uma aventura realista, em um lugar real, com pessoas que poderiam muito bem ter existido. Ainda assim, a paisagem, as aventuras e as personalidades são tão fantásticas quanto na mais fantasiosa literatura.