Madame Bovary

Madame Bovary Gustave Flaubert

Resenhas - Madame Bovary

lequeer 29/05/2024

A ansia de ter, o tédio de possuir
Emma Bovary, é uma personagem espetacular, uma personagem humana. Gustave Flaubert, foi acusado de ofensa a moral e a religião após a publicação desse livro, e com isso, me lembro muito da ideia de Nietzsche sobre a religião querer suprimir desejos humanos, tratando-os como algo pecaminoso, dado que Emma não é nada além de humana, uma humana que encontra monotonia na rotina e anseia pelo inalcançável, a que ponto isso é tão imoral e indiferente da realidade? Ainda sobre esse tribunal, quando Flaubert diz, no meio do tribunal, ?Emma Bovary c?est moi?, Emma Bovary sou eu, diz que a personagem é um corpo político, que quer ser salva pelo romantismo, ele descreve justamente o sentimento feminino e a crença de ser salva por um romance. A cena mais marcante do livro pra mim é durante um diálogo da protagonista com sua criada, Emma conta sobre suas tristezas e a criada responde dizendo que geralmente isso passa após o casamento e então a patroa diz que pra ela foi justamente após o casamento que as ?tristezas? apareceram, a protagonista representou todas nós mulheres que jamais seriam felizes em um casamento tradicional ou em uma vida monótona. Como Flaubert, ?Emma Bovary c?est moi?.

Gp.xx 28/05/2024

Livro muito interessante e detalhado mas não leria de novo, bem lição de vida e nada de muita aventura, mas de fato uma escrita espetacular

cadenthrones 28/05/2024

Burguês safado
Gosto muito como Madame Bovary, mesmo sem a intenção do autor, se comunica com o romantismo e as ilusões do movimento prevalente na época que sangram para a vida real e contamina nossa forma de ver o mundo.

Eu simpatizo e muito com a Emma (a personagem-título); diria até que, assim como o autor, "Madame Bovary sou eu", afinal, muitas filosofias do romantismo ainda estão presentes na nossa modernidade e, com ele, vem essa noção individualista da vida, de como ela de ser seguida e do que te faz feliz, e eu já caí nesse tipo de ladainha. Tudo isso contamina Emma porque, na condição de burguesa, não podendo trabalhar, o que lhe resta é a vida domiciliar, e os seus sonhos, suas fantasias e romances não podem ser atingidos, assim não existe felicidade no que é real, mas na possibilidade do que poderia ser. Sendo que isso cria um ciclo de constante insatisfação, ou seja, é a tragédia anunciada.

Emma recorre ao consumo e ao luxo quando não tem seus affaires com seus amantes, sendo este o principal motivo do final que ela tem; o que, para um livro de 1856, é incrivelmente uma crítica muito pertinente ao capitalismo, ele que bebe muito de ideias do romantismo para atingir seus objetivos, afinal, ele também se desenvolve a partir de uma filosofia individualista.

Enfim, não tenho muito mais o que dissertar sobre o livro além disso, a não ser dar luz à prosa maravilhosa do Gustave Flaubert que, assim como a de Robert Louis Stevenson em "O Médico e o Monstro", eu comparo lê-la a boiar numa piscina e deixar que a água te carregue. Perfeita em todos os sentidos.

Entre1 26/05/2024

Madame de Bovary
Que livro instigante e impactante, uma narrativa nua e crua dos desejos burgueses e seus impasses na França do século XIX.

heebiejeebies 24/05/2024

A história é muito boa. Não esperava que a Bovary fosse do jeito que ela é, a personalidade dela me surpreendeu, acho ela muito impulsiva e um pouco histérica, mas acho que é uma descrição que cabe na história

Jgabi4 22/05/2024

Revolucionando o Romance
Apesar de não gostar muito desses tipos de livro detalhistas, Gustave Flaubert fez uma obra muito importante pra literatura ocidental, influenciando gerações de escritores de romance. Idealizada pelos livros que lia, a história da Emma representa a insatisfação humana e que terminou em final trágico. Seu único erro foi procurar felicidade em macho kkkkk.

Lennon.Durval 22/05/2024

Me senti gratificado ao finalizar a leitura. Tão bom!

?Aquela miséria duraria para sempre? Não conseguiria sair daquilo? Ela valia, afinal, tanto quanto todos aqueles que viviam felizes!?

A escrita do Gustave em sua imersão com os pensamentos e sentimentos da personagem, me encantou. Emma, uma mulher frente a seu tempo, com desejos e vontades, sempre em busca de algo que nunca lhe preenche, que personagem complexa!

Recomendo muito essa leitura a todos!

Vinnylit 21/05/2024

Que presepada!
Emma Bovary é a segunda mulher do apático médico Charles Bovary. Não sendo totalmente feliz em seu casamento, ela se vê fazendo atos pecaminosos, para a época, como trair Charles.
Madame Bovary faz uma forte crítica a vida burguesa da época, assim como aos valores tradicionais.
Sarah587 21/05/2024minha estante
É uma leitura difícil?

lu.lindenbergg 21/05/2024minha estante
Quero ler por causa dessa capa belíssima

Vinnylit 21/05/2024minha estante
Não é difícil, só se torna arrastada por causa da linguagem mais ?culta?

Ana 20/05/2024

Interessante
Madame Bovary conta a história de Emma, uma mulher que queria ser livre para viver o que lia nos romances, mas presa pelas amarras de sociedade machista.
Por ser um livro mais antigo, a linguagem é rebuscada, o que faz com que sua leitura não seja tia fluida. Entretanto, vale a pena a leitura, afinal, um clássico é sempre um clássico!

Lilian 19/05/2024

Irresistível
Que livro delicioso! Sobre desejos, sobre o feminino, sobre sonhos, luxúria e a eterna busca pela felicidade. Flaubert gênio!

Fernanda3704 14/05/2024

Bovary é uma paciente do Freud
A cada capítulo só concluía que Madame Bovary é a concepção de como uma análise é mt bem vinda para mulheres que são presas na conjuntura do machismo (a análise em si não é boa só por esse motivo). Mas ela representa como nós mulheres com consciência do nosso gênero e amarras sociais, sofremos por poder tão pouco diante dos homens. Se fosse possível na época, uma psicanálise libertaria a Emma de um final tão infeliz.