Madame Bovary

Madame Bovary Gustave Flaubert

Resenhas - Madame Bovary

Nick 12/02/2024

Flaubert ainda não sabia, mas seu livro que foi um escandaloso romance, seria uma grande revolução na literatura.
O autor tem uma forma detalhada de escrita, mas não o bastante pra irritar. Você consegue imaginar os personagens e onde eles estão. A história em si você irá acompanhar a vida de pessoas provincianas e medíocres. Flaubert faz críticas a burguesia e a religião.
Até a metade do livro achei um pouco parado a história, porém da metade pra frente não consegui mais largar, precisava saber o que acontecia com Emma. Apesar dos pesares não consegui me afeiçoar a ela, gostei sim do final que a personagem teve. Porém quanto mais eu penso na história, mais eu gosto dela. Talvez daqui a algum tempo eu mude de ideia sobre Emma também.

Isa 06/02/2024

Nessa história teremos dois personagens importantes, Charles, um homem sério, meio apático e que foi criado sem muita frescura e longe do romance!
?Já Emma é uma menina sonhadora, que ler muitos romances e é até a representação do romantismo nessa obra. Sempre sonhou em ter um amor, alguém para se casar e viver o que lia nos livros...

?Em um certo momento Charles, que teve um primeiro casamento vai perder a sua esposa e mais a frente conhecer Emma. Eles irão se casar e o que para ela poderia ser o seu final feliz, acaba virando uma decepção, ela se vê arrependida e a cada momento que passa se sente triste e infeliz pela sua união com Charles.

?Emma Bovary toma uma decisão de começar a trair o marido e ir a procura desse amor que tanto sonhou ...

?Sobre a personagem Emma: Nessa obra acredito que fraubert criou essa personagem com características muito marcantes e com muita personalidade, ela pode ser interpretada de várias formas de acordo com a conclusão do leitor. Pois em vários momentos iremos julgar as atitudes dela e se colocar no lugar dela. Ela é de se odiar e de se amar também, vai depender muito do seu relacionamento com a personagem ao decorrer do livro.

?Opinião: Eu não gostei do Charles, achei ele chato, ele até tentava, mas não parecia real.
?E eu também não gostei da Emma, vi como uma pessoa que era egoísta em alguns momentos e um pouco sonsa.
?O livro é lendo e eu achei muito cansativo e descritivo em algumas partes, porém sei que é uma característica do autor a descrição.

?Não funcionou para mim, julgo pela minha experiência de leitura, não pela importância da obra em si e o tema abordado.

airamlaceratti 01/02/2024

No fundo, todas temos um lado Ema Bovary
Ema Bovary, é uma das crias da Revolução Francesa e vem carregada de toda seus desdobramentos. Situada em um ambiente de ascensão burguesa, órfã de mãe, fora criada em uma escola de freiras retornando no final da adolescência para morar com o pai. Onde conhece o recém formado médico Carlos Bovary, que casa-se com ela a levando para um pequeno vilarejo na Normandia na tentativa de ascender socialmente com sua profissão.
Nesse vilarejo, encontramos diversos personagens-tipo da sociedade da época, e através das paixões, ilusões e anseios de Ema, somos convidados a refletir sobre as expectativas femininas no mundo, e o papel de cada um.

Maria.Jose 01/02/2024

Incrível como esse livro não envelheceu. Um drama burguês de primeira linha, com uma heroína com muito frescor.

TatiFranca 31/01/2024

Emma me chateou
O livro é muito bem escrito, mas fiquei toda hora chateada com essa burguesa insatisfeita e fragilzinha. minha vontade era dar três tapas na cara dela haha.
sei que é da época, mas a feminista em mim gritava de ódio.

FalaLud 31/01/2024

Emma c?est moi
O enredo não tem nada de especial, mas o jeito como é contado é envolvente, imersivo, imagético. A escrita de Flaubert me prendeu do início ao fim.

Vou citar um trecho do posfácio da edição da Antofágica, que concatena a minha impressão sobre essa personagem tão controversa:

?Por um lado, nos identificamos intensamente com a personagem, por outro, a consideramos boba, soberba, ingênua, imprudente: a conclusão inevitável da leitura é que somos nós, também, bobos, soberbos, ingênuos e imprudentes. Esse é o mecanismo revolucionário da narrativa de Flaubert: não é uma crítica à sociedade, é uma crítica a nós mesmos.?
Por Cláudia Amigo Pino

MoisAs32 31/01/2024

Kkkkkkkkkjjj
Gustav tem um senso de humor refinadíssimo, parece até britânico
Adorei que ele desnuda a natureza dos personagens e isso vai dar pano pra manga

JULIANA_PFRANCO 31/01/2024minha estante
Até que enfim alguém que não fale bem dessa obra. Eu sinceramente, odiei! ?

Alice 26/01/2024

Excelente
"Madame Bovary", escrito por Gustave Flaubert, é uma obra-prima realista que explora a vida insatisfatória e as escolhas autodestrutivas da protagonista, Emma Bovary, em busca de uma vida mais emocionante. A narrativa é rica em detalhes e críticas à sociedade da época, revelando as consequências das ilusões românticas e da busca desenfreada por felicidade.

tata278 26/01/2024

Gatinha bipolar
Sinceramente, eu não consigo decidir se acho Emma uma maluca da cabeça ou uma coitada
Sr. Bovary provavelmente é o homem mais inocente do mundo
Rodolphe típico cafajeste
Leon outro coitado

Laysa 26/01/2024

Dona Ema Bovary e seu caráter péssimo
Não me entenda mal. O livro é maravilhoso. Muito bem escrito e te prende. Você quer saber se Ema vai ser descoberta ou não. Mas ela é insuportável. Egoísta, arrogante, narcisista, egocentrista. E Flaubert escreve tão bem que faz você sentir esse ranço dela. O final foi perfeito pra personalidade de Ema. Ela mesma se conduziu àquele fim.
Leitura obrigatória para quem ama clássicos.

Larissa3663 26/01/2024

Madame Bovary sou eu.
Flaubert, em uma célebre declaração, chegou a afirmar ?Madame Bovary sou eu?. E tentou, em seus escritos posteriores, eliminar quaisquer resquícios que pudessem remeter ao romantismo. Ao contrário dele, Emma não teve tempo de fugir da influência dos romances sentimentais e do idealismo que a acompanhava. ?Ela não era feliz, nunca o havia sido. Então de onde vinha essa insuficiência da vida? [?.] Nada, aliás, valia a pena de uma busca; tudo mentia! Cada sorriso escondia um bocejo de tédio, cada alegria uma maldição, todo prazer seu desgosto [?]?. Demorei para ler esse romance, porque assim como ela, idealizei passagens envolventes, que me arrebatassem e não me deixassem largar o livro nem por um instante. Foi então que deparei com a realidade, ou com o realismo de Flaubert, no caso. E, ironicamente, nunca me senti tão próxima à vida como ela é. Nas palavras de Ítalo Calvino, ?Amo Flaubert porque, depois dele, não se pode mais escrever como ele.? Um agradecimento especial aos meus amigos que me recomendaram a leitura e me fizeram acreditar que eu tinha traços da personagem principal. Dessa vez, vocês tinham toda razão.

Ricardo 25/01/2024

Uma vida de sonhos
Emma Bovary viveu sua vida sonhando. Sempre insatisfeita, almejando a perfeição, com sede de viver a maravilhosa - e falsa - vida dos romances que lia. Adultério, dívidas, egoísmo, futilidade e vaidade a levaram por um caminho que jamais poderia levar alguém a um bom lugar. Depois de um tempo, quando as emoções se acalmavam, quando o inevitável tédio da vida e das relações aparecia novamente, nada era bom o bastante para ela, nem mesmo o que um dia foi um sonho.

cristiane.depaula.9081 24/01/2024

Todo mundo conhece uma Madame Buvary.
Ela tinha beleza, saúde, inteligência, era amada, mas faltava um propósito maior de vida. Foi levada a crer que a felicidade estava nos ambientes mais fugazes possíveis. Uma história MUITO atual!