Amputados Vencedores

Amputados Vencedores Flávio Peralta

Resenhas - Amputados Vencedores

Lina DC 30/03/2014

Narrado em primeira pessoa e com a apresentação de Lar Grael, o livro "Amputados Vencedores" conta é a biografia de Flavio Peralta. Nascido em 08 de julho de 1968, Flavio trabalha na área de eletricidade de alta tensão até que no dia 21 de agosto de 1997, realizando um trabalho, sofreu um choque elétrico de 13.800 volts. O livro conta, através de relatos de familiares e amigos que acompanharam de perto o tempo em que ele esteve hospitalizado, as dificuldades, dores e sofrimentos que Flavio precisou ultrapassar. Além de ser um relato emocionante, pois mostra uma pessoa otimista e com força de vontade, também temos algumas questões importantes discutidas no livro. Primeiramente, o apoio familiar recebido por Flavio, pois emocionalmente foi uma jornada desgastante. É muito emocionante para o leitor ter a oportunidade de conhecer um pouquinho a família do Flavio, seus pais, seus tios, primos, sobrinhos, sua irmã Fátima.

"Naquele momento minha irmã entrou no quarto e disse que eu estava brigando com a morte. Respondi que, se havia chegado até ali, era porque não ia desistir". (p. 51)

Um dos pontos observados durante a leitura é a dificuldade que uma pessoa que sofre um acidente grave como o Flavio tem para se sentir reintegrado na sociedade. Desde os olhares de estranhos nas ruas até mesmo uma readaptação para se inserir no mercado de trabalho, até mesmo os tratamentos, reabilitação e obtenção de próteses. Flavio passa por uma intensa jornada, indo para diversos lugares do Brasil para conseguir as melhores opções de tratamento. Conhecemos também um pouquinho da história da família Peralta, como ele conheceu Jane e como a família foi crescendo...
O livro também reforça a importância do uso de equipamentos de proteção para os trabalhadores. Como sempre podemos observar, existem alguns acidentes que podem ser evitados com o uso da proteção adequada, salvando milhares de vidas.
O livro é emocionante, pois trata de modo bem pessoal a jornada do Flavio. Conforme o leitor acompanha sua família, que no momento da hospitalização não sabe se ele irá sobreviver, e observa as decisões que eles precisam tomar para salvá-lo, acompanhar a reabilitação, fisioterapia, hidroterapia, RPG e tantas outras práticas que ele realizou apenas confirma que o Flavio é uma pessoa forte, que não desistiu em momento algum e ainda por cima encontrou uma maneira de alertar e prevenir as pessoas, através de suas palestras, site e livros.

"Flavio é um vencedor mais amplo. É um vencedor na vida. Um daqueles tipos especiais que nos servem de exemplo e motivação para enfrentar nossos próprios problemas e desafios". (p.08)

site: http://www.viajenaleitura.com.br/