Teorema

Teorema Pier Paolo Pasolini

Resenhas - Teorema

Gleison 21/03/2014

Teorema
O livro é uma narrativa de um desconhecido que passa a fazer parte de uma típica família burguesa italiana causando várias transformações na vida de cada personagem. Ao mesmo tempo que aparece este personagem some do enredo mostrando-se depois na narrativa os conflitos causados por sua passagem.
É um livro denso e minucioso em sua leitura, porém para um aprofundamento e análise é necessário buscar fontes que remontam á crítica que o autor quis fazer na época, aos costumes e comportamentos da vida burguesa italiana.

Arsenio Meira 04/10/2013

Lido há dez anos. Relido em 2010.

Li e reli esse livro-petardo, e já o mencionei, com uma breve análise, na resenha a respeito de um outro livro breve, mas denso, escrito com paixão pela historiadora Maria Betania Amoroso sobre o Pasolini.

Vale cada página, e Pasolini não militava. Ele viva e combatia e enxergava a hipocrisia daqueles heróis de 68, os midiáticos. Bem, exceto alguns que pereceram nas masmorras dos covardes e infames, a maioria deles estava mesmo em busca de um projeto pessoal, ou seja, enriquecer ilicitamente tal qual os seus antecessores quadrados, bandidos e igualmente deploráveis.

Aqui no Brasil, exemplos não faltam.

Vagner Claudio 15/04/2013

Livro da minha Juventude
Livro que mostra a hipocrisia da classe média.

Demas 28/01/2010

O choque da proposta de Pasolini
A história de um jovem que encanta uma família até tornar-se objeto do desejo de todos os seus integrantes é mais uma prova da escrita vigorosa e da visão polêmica do mestre Pasolini. Quem assistiu ao seu "Saló", nos cinemas, sabe do que estou falando.