Triângulo rosa

Triângulo rosa Jean-Luc Schwab...

Resenhas - Triângulo Rosa

Nina 05/10/2023

Nunca perdoaremos
A história é um apanhado da vida de Rudolf Brazda e não há uma descrição detalhada dos dias de encarceramento, como os títulos sugerem.

A importância maior do livro é do resgate da memória, afinal a escala inimaginável do extermínio do povo judeu perpetrado pelos nazistas faz com que a mesma violência aplicada a outros grupos minoritários, como povos ciganos, grupos religiosos, deficientes físicos e/ou mentais, e no caso deste livro, os homossexuais, seja praticamente apagada.

Elias Wiesel disse "esquecer os mortos seria como matá-los pela segunda vez" e em tempos sombrios, quando novamente essas ideias odiosas têm voltado a ganhar força, é nosso dever relembrar e não relativizar nada.

Carolina.Dall 08/06/2023

Necessário
Emendei dois livros na sequência sobre o tema, primeiro "marcados pelo triângulo rosa" e por fim esse.

Acredito que os dois são importantes e complementares, enquanto o primeiro livro fala sobre como era a experiência antes, durante e após o nazismo e os relatos de vários homens gays dentro dos campos de concentração, o segundo fala especificamente sobre a história e vivência do dito "último triângulo rosa" Rudolf, mostrando suas memórias antes de toda esse massacre, o começo das prisões, a ida aos campos de concentração, a liberdade, a resiliência depois de tudo e por fim as homenagens e declarações dadas por ele.

Pelas palavras do próprio Rudolf : "Era preciso fazer que o grande público compreendesse que as violências de outrora podem ressurgir hoje [...] Se falo agora, é para que as pessoas saibam o que nós, homossexuais, tivemos de suportar na época de Hitler... A fim de que isso não se reproduza"

Charly.nunes 10/02/2023

Que livro meus senhores. O livro acaba com vc em determinados momentos, mas ao mesmo tempo é lindo de ver a persistência de viver do Rudolf; infelizmente nós não temos e.nem é muito divulgado as histórias dos lgbts em campos de concentração, só sabemos que eles tiveram lá, mas não sabemos nada, esse foi o primeiro livro que abordou esse assusto, abordou de maneira inteligente sem deixar de evidênciar o peso da situação mas ao mesmo tempo não é algo muito explicito que vá causar gatilhos. Esse é o tipo de livro que deve ser tido como fonte histórica e de estudos

Zabi 05/10/2022

necessário!!
muito importante o olhar que esse livro traz para o horror nazista que muitas vezes é negligenciado de maneira geral.

É um livro de muitos dados e meio ?técnico?, não esperem um modelo de romance porque não se trata disso, mas muito fácil e bom de ler.

Pri Paiva 04/09/2022

A História do último sobrevivente gay de Buchenwald.
O livro traz o relato dolorido da vida de Rudolf durante todo o período nazista na Alemanha.

Sabemos que tiveram muitos grupos presos e mortos pelos nazistas na segunda Guerra mundial, não somente os Judeus.

Nesse livro, a gente conhece o relato de somente 1 dos milhões de Gays mortos nos campos de trabalho forçado e nos campos de extermínios durante a segunda grande guerra que devastou a Europa.

A dor de se manter longe da família e presenciar a morte diariamente são feridas que nunca cicatrizaram.

Durante sua juventude, Rudolf não consegue se sentir respeitado e livre consigo mesmo, devido ao preconceito existente, mas isso piora muito mais com sua prisão. Tendo que viver um dia após o outro lutando pela sobrevivência, ele perdeu muitos dos seus amigos durante a guerra.

Apesar de ser um sobrevivente e ter vivido traumas horríveis, ele encontrou um companheiro para seguir com sua vida após o fim da guerra.

Devido a sua avançada idade, Rudolf não lembra de todas os detalhes ou possui lapsos temporais de sua própria história. Mas, com a ajuda da pesquisa histórica Jean-Luc Schwab, a vida de Rudolf ganhou contornos e definições bem detalhadas.

E nós, leitores temos a honra e o privilégio de poder ler sobre a história de vida de um ser humano que enfrentou o inimaginável.

A leitura é dura, mas necessária.

lays.azevedo.94 03/09/2022

Quando comprei esse livro, achava que era parecido com o prisioneiro de Auschwitz, uma história de ficção com base no depoimento de.um ex detento,as me.enganei.

Esse livro na vdd é um relato histórico com base.em documentos encontrados e no depoimento do Rudolf sobre sua passagem pelo campo de concentração.

É um tipo diferente de leitura, mais documental, mas é muito interessante, rápido de ler e com um valor inestimável para nós.lembrar como o preconceito é algo desumano.

juliapassos14 03/07/2022

Livros que contam histórias reais que aconteceram em campos de concentração nazistas sempre me deixam horrorizada pela barbárie dos relatos, mas ao mesmo tempo me fascinam pela resiliência de certas pessoas em sobreviver a tudo isso e ainda ter forças para contar o que passaram para que isso nunca se repita.

Triângulo rosa era a marcação feita para identificar homossexuais nos campos de concentração. O livro conta, quase como um documentário, a história de diversos jovens que tiveram sua liberdade, juventude e vida roubados por esse regime autoritário. É uma leitura muito dura, que voce precisa parar algumas vezes para realmente processar as atrocidades no livro contadas.

Milena 21/05/2022

Triângulo Rosa
Jean- Luc Schwab apresenta a história de Rudolf Brazda perseguido e recolhido ao campo de concentração em Buchenwald por ser homossexual. Um importante lembrete aos que não aprenderam as lições da história, deve-se continuar alerta, lutar e avançar! Sem esquecer aqueles que nos precederam e sofreram repressão por serem quem são!
Uma leitura mais do que atual!

Thais.Carvalho 15/06/2021

Uma leitura necessária. A história do último deportado homossexual do nazismo vivo. Os relatos são importantes para que atrocidades como aquelas não voltem a se repetir.

Deise.Maria 03/02/2021

Sobre o triângulo rosa
A biografia feita com tanta dedicação e delicadeza sobre a trajetória de Rudolf Brazda ,um judeu homossexual que vivia em uma pequena região da Alemanha. Essas memórias escritas por Jean-Luc schwab propõe uma reflexão pra atualidade.
Rudolf foi um dos últimos sobreviventes do campo de Buchenwald dos quase dez mil que para lá foram enviados .Rudolf vinha de uma família numerosa ,acolhido a amado por todos não imaginava que com a ocupação nazista a perseguição contra homossexuais se tornaria real, mas quando os alemães ocuparam a Tchecoslováquia e anexaram algumas regiões ao reich ficou estabelecido como crime o parágrafo 175,um.codigo penal que estipula como luxúria todo aquele tiver relações sexuais com pessoas do mesmo sexo.Brazda ainda não sabe mas sua vida irá mudar de curso, quando posto em prática sobre denúncias esse código o leva a deportação por homossexualismo logo depois que fica confirmado seu envolvimento com seu companheiro de quarto Werne,depois de ser preso, ele é expulso da Alemanha ,tendo que se estabelecer na Tchecoslováquia, sua detenção no campo acontece logo depois que ele volta a se envolver em atos homossexuais, alem do número de matrícula ele é simbolizado pelo triângulo rosa ,o símbolo dos gays ,lá no campo ele tem a sorte de sobreviver por trabalhar como telhador mas as crueldades que ele assisti vai ficar pra sempre em sua memória. Depois de libertado ele volta a França onde recomeça sua vida e conhece Edi por quem manteve um relacionamento de 50 anos .
Rudolf depois de anos ainda tem gravado em sua memória todo o sofrimento que teve que passar por sua homossexualidade é nos deixa um grande testemunho de luta e de amor pela vida.

The guy on the train 18/11/2020

Pesado e emocionante
Acho que esse livro é essencial pra qualquer LGBT que queira se aprofundar na nossa historia.
Quando se fala em Nazismo e campo de concentraçao, a associaçao mais imediata linka com as barbaries impostas ao povo Judeu. Contudo, haviam outras pessoas de outras tribos sociais incluidas naquele inferno.
"Triangulo rosa" conta a historia real de Rudolf Brazda, um homossexual que esteve num campo de concentraçao em meio a toda a barbarie do regime nazista.
O livro é sensivel e não se aprofunda nos detalhes crueis mais que o necessario. Mesmo assim, carrega uma densidade tão forte que é impossivel nao se emocionar.
Por extremo medo e aversao que eu tinha a assuntos referentes a guerra, eu pouco sabia sobre a realidade cruel e desumana dos campos de concentraçao, e foi um "despertar selvagem" passar por essa leitura.
Nao sei que adjetivo usar pra descrever a narrativa, mas mais do que tudo ela é necessaria.

Locimar 20/08/2020

Depoimento tocante que...
marcou profundamente minha vida. Bom fazer memória dos companheiros que foram vitimados por sua orientação sexual pelos nazistas. Tremendo! Forte. Maravilhoso testemunho de resistência. Bravo!

Camila Westphal 21/05/2020

Extraordinário
É triste saber que tudo o que o senhor Rudolf Brazda e milhares de outras pessoas passaram não faz nem 100 anos. Me dói ler sobre livros que tratam sobre o holocausto, porém eu reconheço a necessidade de dar voz a esses sobreviventes de um período tão sombrio da nossa história.
?Aos homossexuais em geral, ele lembra (Rudolf no caso) que, se para boa parte do mundo ocidental as leis não mais impõem um modelo de vida que contrarie a sua natureza profunda, as conquistas recentes e a maior tolerância estão longe de ser definitivas e usufruídas universalmente. Assim deve-se continuar alerta, lutar e avançar. ?

Adriano 17/04/2020

Relato de quem sobreviveu aos horrores do nazismo.
Acho esse tipo de relato importante. Não só para respeitar a memória das vítimas mas para perceber que esse ódio em relação aos lgbt continua por ai. E de forma mais escancarada.

Trecho

" A polícia chegou até Brazda em 1937 e o prendeu por ?luxúria antinatural?. "

"Os termos do parágrafo 175 do código penal foram reforçados: ?A luxúria contra o que é natural, realizada entre pessoas do sexo masculino ou entre homem e animal é passível de prisão e pode também acarretar a perda de direitos civis?. Todos os gays passaram a ser cadastrados na Central do II Reich, com o objetivo claro da repressão. As estimativas da época apontam que cerca de 100.000 pessoas foram fichadas, entre elas Brazda e seus amigos."

Jaitan 22/03/2020

Excelente e necessário
Belíssima história inspiradora de força, coragem, superação, amor e entrega.
Leitura super recomendada.