Traições

Traições Lili St. Crow




Resenhas - Traições


21 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Lores 10/05/2011

História boa, tradução ruim.
Resenha de Traições, da serie Strange Angels

O título da minha resenha fala tudo: história boa, tradução ruim.
Ao todo, a idéia do livro, da história que a autora queria contar é ótima, a unica coisa ruim é que você fica meio perdido com as descrições, e "movimentos" da personagem principal [Dru]. Uma hora ela esta vomitando, e depois já esta arrotando, ou abraçando o amigo, ou correndo, enfim, isso deixa um pouco a desejar.
Agora, falar na tradução já é uma história beem diferente... Ela esta cheio de "sussa" "pra caraca" "opa" e gírias do tipo. Mas uma coisa nos não podemos reclamar: eles deixaram alguns palavrões, e isso deixa o livro em um "espirito" bem mais natural e livre. Outra coisa na tradução que me deixou muito chocada, foi achar varias palaras repitidas no livro, por exemplo, a palavra "oleosa" eu não peguei o livro em ingles para ver se foi a autora que ficou descrevendo as coisas assim, mas TUDO era oleoso no livro! O cabelo, a comida, a neblina, o cheiro e ate a fumaça! Precisa ver isso...
Mas de resto ficou tudo muito bom mesmo! O Graves esta fofo como sempre *-* a Dru sempre correndo, e o Christophe cheio de segredos... O livro esta cheio de novas pessoas e aventuras xD.
Celly 08/06/2011minha estante
Estou terminando de ler esse livro e estava me achando uma idiota por está me atrapalhando tanto com o livro. Já estava até com planos de ler depois com mais calma, por que eu achei que eu não estava prestando atenção devida ao livro. Estou muito aliviada de não ser a única, e essa coisa das gírias também me deixou um pouco perdida, sem contar as "oleosidades" rsrs.


Natiii 26/06/2011minha estante
É uma pena que uma editora como a Novo Século não tenha mais empenho em escolher tradutores. =(


Débora Borba 05/09/2011minha estante
Concordo que a tradução deixa muito a desejar.. Não sei se continua, mas no primeiro uma coisa que me incomoda é o uso do "cê". Sinceramente? O livro é bom, mas a tradução é péééééééssima. Rrs rrs


Raissa Heidi 21/03/2015minha estante
Me apeguei mais ao Graves do que á própria estória kkkkk. A autora tem que aprender a colocar mais momentos de "adrenalina" no enredo. Mas de resto, exceto a tradução, achei o livro legal. O ruim é a demora pra saírem os livros no Brasil :(




Bruno Leandro 13/07/2011

Um banho de óleo
Antes de ler este livro, conversei com uma amiga que me avisou: “Tudo neste livro é oleoso: o cabelo, a névoa, o ar...”. Eu, obviamente, achei que era um exagero. Bem, a verdade é que não é. Não sei se o problema foi da tradução, que não achou palavra melhor, ou se a autora realmente escreveu colocando óleo a torto e a direito. Quer dizer, eu sei que os autores têm uns cacoetes literários de vez em quando, mas até a “água falsa” do banho ser oleosa, é um pouco demais. Tirando isso, a história é boa, embora um pouco arrastada, principalmente pelo fato de que a Dru não consegue se adaptar à Schola de jeito nenhum e meio que dá umas voltas em torno dessa dificuldade. O que, aliás, é curioso, já que ela nunca fez questão de se adaptar a lugar nenhum. Mas acho que, ao saber no que ela vai se tornar e o fato de saber que aquela será sua vida definitiva, acho que dá pra entender um pouco como ela se sente e as mudanças (internas e externas) pelas quais ela está passando.
Recorrendo aqui a um semi-spoiler, estou com uma séria desconfiança sobre o “vampiro da guarda” de Dru e não é em relação a ele estar apaixonado por ela, isso me soa muito falso. Acho que é outra coisa mais profunda...
Concluindo: tirando o “banho de óleo” e outras falhas de tradução, a história é agradável e dá pra insistir na leitura. Tem horas em que a história fica chata e dá vontade de pular, mas é bom não fazer isso, ou a gente acaba perdendo informações importantes. Não é o tipo de livro “ame ou odeie”, é mais um tipo de livro que você vai amar umas partes, detestar outras e passar batido por mais algumas. É ver pra crer.
Raissa Heidi 21/03/2015minha estante
Comentário perfeito!




Adriana 22/07/2011

Traições, de Lili St. Crow é o segundo volume da série Strange Angels. Se você ainda não leu a resenha do primeiro livro que eu escrevi aqui no blog, não perca tempo!

No volume anterior conhecemos Dru Anderson, uma garota durona que passa por poucas e boas vivendo no Mundo Real, onde os monstros de nossos piores pesadelos são reais. Ela já perdeu a mãe, a avó e o pai. Mas depois de enfrentar diversos perigos ela encontra em Graves e Christophe a ajuda de que precisa.

O livro começa exatamente onde parou o primeiro. Dru chega à Schola onde Christophe a levou para ficar sã e salva. (Super idêntico ao livro Tormenta, se me permitem dizer)… Ali ela vai conhecer outros djamphir e garotos lobisomens.

Dru acaba de descobrir que é uma svetocha, meio-vampira, e que seu sangue é muito perigoso, principalmente agora que ela está prestes a desabrochar. Por isso os chupa-sangues (como a autora chama os vampiros) estão atrás dela o tempo todo. A garota ainda tem de lidar com o medo de um novo encontro com Serjeg, o chupa-sangue que matou sua mãe e transformou seu pai em zumbi.

Bem, o que posso dizer sobre o livro?! No meu ver, 300 páginas se passaram e nada demais aconteceu. A tão falada traição que dá nome ao livro ainda não está bem declarada para mim e a tradução continua deixando a desejar. Se você já leu a resenha do primeiro livro sabe o quanto eu fiquei chateada com a quantidade de expressões esdrúxulas e uso do “cê” como pronome. Felizmente eles aboliram o “cê” deste livro, porém expressões como pelamordedeus e meudeusdocéu escritas exatamente desta forma e repetidas vezes (quando digo repetidas quero dizer repetidas meeeeeeesmo) quase me levaram à loucura.

O uso da narração em primeira pessoa continua atrapalhando muito o desenvolvimento da leitura porque, convenhamos, a cada fala de um personagem temos de ler três parágrafos de pensamentos de Dru antes de saber a resposta para o diálogo. E depois de certo tempo os pensamentos da garota ficam chatos! Além do uso constante de palavrões por todo mundo, isso me deixou mega irritada. Não estou acostumada com este tipo de literatura tão pesada. Faz parecer que todos os adolescentes do mundo tem a boca suja e não conseguem dizer uma frase sem a palavra porra.

O que continua salvando Lili St. Crowd é a qualidade de sua trama. O enredo e a estória em si são muito bons. A série tem tudo para dar certo. Com um pouco mais de esforço da editora na tradução e se a autora passasse a nos apresentar a visão de outros personagens o livro seria perfeito.

Eu recomendo esta série por ser tão diferente de tudo que já lemos, tem muito potencial. A editora poderia ter mantido o título original, como fez no primeiro volume. Assim como na série Fallen, de Lauren Kate, ficou muito esquisito o primeiro volume em inglês e o segundo traduzido. Mas enfim, eu até daria 4 estrelas, mas o final não me animou tanto. Eu espero que o próximo volume seja melhor desenvolvido pela autora e estou ansiosa por Jealousy e Defiance.

Resenha em: http://mundodaleitura.wordpress.com/2011/05/07/lili-st-crowd-traicoes/
comentários(0)comente



Vivi 12/07/2011

Acho que comprei Traições de Birra mesmo!!! É... pode me chamar de louca!! Mas mesmo não tendo gostado tanto do primeiro livro tive que comprar Traições!! Por quê? porque eu sou doida mesmo!!! Preciso saber o que acontece com a série, mesmo as vezes não gostando!

Posso dizer que Traições me impressionou (um pouco) a tradução do segundo livro nem de longe é tão esquisita como no primeiro. É claro que você vai encontrar aquelas expressões tipo: "Fica Sussa!!" "Deusdocéu" Mas pelo menos tiraram aquela história de Cê!! "Cê tá bem?"

Bom... deixa eu voltar pra resenha né??

Lembra da Dru? É, a Dru Anderson, garota durona, prática, etc... ? Pois é, acho que ela morreu!!! Sério! Chega a ser irritante como essa menina ficou chorona, às vezes dá até pra entender e se comover com ela, em outras dá raiva mesmo!! Tipo: "Para de chorar e faz alguma coisa!!"

Em Strange Angels, após descobrir que seu pai foi morto, transformado em Zumbi, e precisar resumi-lo em uma mancha no tapete da sala, as coisas iam melhorar, não iam? Errado. Elas pioram e muito.
Parece que todas as criaturas do “Mundo Real” estão agora atrás de Dru, e não é de conhecê-la que elas estão a fim. Christophe, é quem a ajuda a sair dessa confusão e ir à um lugar seguro. Bom, talvez não tão seguro assim, já que tem alguém tentando matá-la em um lugar que deveria protegê-la e a ensinar a se defender.

Dessa vez, gostei mais do estilo de narração, a Dru é simplesmente hilária!! Me diverti muito com as frases espirituosas dela!! Apesar disso, é estranho ver como faltam detalhes na descrição que deixam a desejar, não sei se por causa da tradução, mas sinto que faltou explicar um pouco mais. Tipo com o tal do “disfarce” eles falam demais sobre isso na história mais eu só comecei a entender no final! (ainda não tenho tanta certeza assim se entendi!)

Mesmo com essa confusão toda, é uma temática legal e sinto que a história ainda pode se desenvolver bastante, e impressionar. Essa série tem até agora 4 livros e não sei se terá mais algum!

Bjokas!!!
comentários(0)comente



Tati 26/07/2011

Nossa, o que foi esse livro... continuo achando a maneira que Lili Crow escreve um pouco confusa, ou será a tradução? Enfim para mim o livro tem um monte de frases que se perdem... algumas coisas que são jogadas e não da para entender como por exemplo a estória do disfarce, o que é isso? Nesse segundo volume muitas coisas que poderiam ser desvendadas não foram, nenhuma nova informação importante foi adicionada, acho que o unico ponto positivo do livro foi mesmo Graves e seus novos amigos, nem o lance de desabrochar da Dru foi explicado, só nos resta ler o proximo livro da serie e ver se a estória vai ser salva, pq até agora...
comentários(0)comente



Juliana 10/06/2011

Mentecaptos Por Livros | www.mentecaptosporlivros.blogspot.com
Simplesmente odeio quando leio livros como os da série Strange Angels. Não por que a estória é ruim, mas por que a trama tem TANTO potencial e é mal aproveitada que me dá vontade de chamar a autora e bater um papo sério com ela.
Traições têm a mesma coisa que Strange Angels : bastante ação, criaturas sobrenaturais, mistério, segredos, morte, violência e a lista continua. Parece então ser um livro realmente bom olhando por esse lado, né ? E seria, se não fosse alguns deslizes bobos cometidos pela autora.
A descrição era mais que confusa : precisei reler várias vezes a mesma parte para começar a entender o que diabos estava acontecendo, e isso é uma coisa que eu realmente não tenho costume de precisar fazer, então enquanto você está lá, no meio daquele cena de luta, roendo as unhas e correndo loucamente os olhos pela página para ler rápido, ter que parar e voltar para ficar relendo e sacar (ou tentar) o que a St. Crow quis dizer em tal parte, é muito irritante.
E isso também prejudicou a compreensão do Mundo Real. A narração da Dru, mesmo que divertida, não consegue explicar quase nada sobre tal criatura e etc, resultando em completa confusão do leitor quando algo "AI MEU DEUS, O QUE FOI AQUILO" acontece.
Mas mesmo que mal elaborada, ler Traições pelo ponto de vista da Dru é realmente divertido. Ela é hilária, e eu ri alto várias vezes com os comentários dela. Mas teve horas que ela me deu nos nervos também, como quando ela ficava internamente choramingando sobre estar sozinha, meio que destruindo a imagem de Badass que o leitor construiu dela desde o primeiro livro da série. Os outros personagens estavam ótimos como sempre, aparecendo nos momentos certos e não entediando a estória. Apareceram novos também, e me diverti bastante com a interação dos alunos da Schola.
O final foi muito tenso. Tenso em como : Como assim ? Não entendi *cara lerda*. A St. Crow descreveu tudo tão pobremente, que o final,que poderia ter sido um BAITA de um gancho, só ficou ... confuso. Mas, se eu recomendo Traições ? SIM ! Apesar de tudo, é um livro que prende a atenção e de leitura rápida, e eu mal espero para começar o terceiro da série, Jealousy .
comentários(0)comente



Clícia 09/08/2011

Resenha do Blog: Silêncio Que Eu To Lendo
Confira aqui: http://www.silencioqueeutolendo.com.br/2011/07/traicoes-strange-angels-2-lili-st-crow.html

“E eu corei, de novo, feito uma idiota. Era absurdo o conforto de saber que alguém ia voltar por minha causa. Agora que eu perdi tudo aquilo – ou todos aqueles – que tinha.” – Página 70

Dru Anderson, perdeu toda sua família, mas ganhou um novo amigo. Está agora em uma Schola, onde deveria estar a salvo, mas nunca este tão vulnerável. Junto com Graves vão procurar os traidores. Será que eles confiram nas pessoas certas?

Nesse livro, os famosos errinhos de tradução, ou os “Cês” como ficaram conhecidos sumiram. O que para mim garantiu o sucesso do livro. Tem uma única palavrinha que me incomodou e foi Guria, imagine um menino meio punk, que não mora no Sul do Brasil falando Guria. Mas deve ter passado, pois o erro só ocorre uma única vez!

Nesse segundo livro da série, a Dru começa em uma fase de transição. Aquela Dru durona e mandona do primeiro livro, entra em choque e acaba em um estado em que não sabe mais no que e em quem confiar. E apesar dessa nova Dru acabar por deixar a história um pouco parada, ela se reanima na hora certa.

Graves, agora o menino-lobo está cada vez mais presente na história e agora que ele e Dru estão na Schola, a cada dia ele se aproxima mais de um estado ‘perfeito’ ou seja mais fofo impossível.

E é nessa tal Schola que alguns mistérios começam a ser revelados, mas alguns detalhes importantes ficam debaixo do tapete. Dru acaba se deparando com dúvidas e com pessoas que não sabe se pode confiar. E quando alguns ataques começam a acontecer na Schola, a situação começa a ficar tensa e mais coisas estranhas começam a acontecer.

Normalmente pelo que leio por ai, as meninas são caidinhas pelo Christopher, que é um espécie de meio vampiro. Vou confessar que morro de medo dele, e cada vez que ele apareceu no livro, me deu vários arrepios. Ele faz umas aparições super estranhas. ARREPIA...

O começo do livro passa um pouco devagar,e eu confesso que fiquei com medo de me deparar com uma espécie de Ever, mas depois a narrativa corre e eu confesso que não consegui largar o livro. Ainda existem meio trilhão de respostas que eu preciso para completara e entender toda a situação, mas como a história é narrada pela Dru, você só tem as informações que ela tem. Se eu estivesse no lugar dela eu teria surtado!

A temática do drama adolescente é magnífica. Porque além de ter todo o drama, o que eu faço nesse mundo, ainda existe todo o romance a dúvida que fica pairando no ar. Horas amando as escolhas da Dru, horas na expectativa dela não cometer nenhum erro.

Eu SUPER indico que quem desistiu da série, tome coragem de novo. A série entrou para minhas séries favoritas. Assim que terminar meu Rehab, eu vou comprar os HardCover da série em inglês para a coleção. A Dru é uma personagem durona, mas que me ganhou por completo. Graves é PERFEITO. Team Graves e eu estou louca para saber onde vão parar tantos acontecimentos. E eu desesperadamente preciso de respostas! Eu juro que estou me segurando para não ler a continuação em E-book traduzido por fã!

E eu separei mais 2 quotes que amei!

'- Eu consigo te arrebentar a cara. - Só que isso era papo. Nós dois sabíamos disso, e ele sacudiu de novo o cabelo e me deu um sorriso mágico. Dali a uns anos aquele seria um sorriso de parar um coração.Quem eu queria enganar? O garoto já era de parar um coração. Por que eu ão tinha visto isso antes? Ou será que esse lance vinha se ocultando dentro dele, só esperando para sair?' - Página 241

'Mas senti calor do corpo de Christophe juto ao meu outra vez e não acreditei nisso. Não conseguia acreditar. Não importava se fazia ou não sentido.' - Página 194


Psiu!
Silêncio Que Eu To Lendo
comentários(0)comente



AndyinhA 15/12/2011

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Vou começar a resenha pelas partes boas, a tradução melhorou bastante em relação ao anterior. Fiquei tão mais tão feliz de ler diálogos que faziam sentidos e não aquela coisa ‘caipira’ de cê, cês, ou tá que foi super comum no livro anterior. Quase digo que melhorou 100%, mas ainda tinha alguns erros, mas em vista do que foi antes, preferi ler este.

Agora voltamos para a história. Me senti meio enrolada... tipo nadei nadei e morri na praia, porque continuamos sem saber de nada do que acontece com a Dru e sua família, quem eles eram e como tudo começou. É aquela coisa meio de seriado, eles começam a contar e muda de cena. Uma vez é legal, duas até passa, mas a partir da terceira você começa a se irritar.

Para saber mais acesse: http://bit.ly/uTtQ9U
comentários(0)comente



Nedina 08/09/2012

O mais legal de ler a continuação de uma série é observar a evolução do autor. Coisa que não senti aqui. Eu sei que tem, mas não achei. Talvez não tenha me empenhado o suficiente, mas o fato é que senti como se fosse um único livro partido em 2 metades. A narração continua na mesma, só que a Dru está mais chata.

Lembram do fim do volume 1 não é? Esse começa exatamente neste ponto. Graves evoluiu bastante, mas ainda não sei se ele bate carteira ou o que para conseguir dinheiro. Já a Dru está um me dando nos nervos com ‘Não pensei nisso Dru.’ Quando começa a lembrar que papai morreu, mamãe morreu, vovó morreu e se ela der mole ‘Dru morreu’. Rsrs Até parece que personagem principal morre...

O anjo da guarda dela (acho que é culpa dele o título Strange Angels), está mais misterioso do que nunca. E a autora nos revela muito mais dessa sociedade de filhos de vampiros. (Sério que não entra na minha cabeça como um ser que não tem circulação consegue fazer sexo. Maaaasss tudo bem, cada um na sua.)

Então, não estou animada com essa série, mas tem quem tenha gostado. O que eu aconselho: leia e tire suas próprias conclusões ;P

Mais resenhas em: http://blogmundodetinta.blogspot.com/
comentários(0)comente



Veneella 12/04/2012

Mais em http://www.bookpetit.com/
Resenha Completa: http://www.bookpetit.com/2011/12/traicoes-strange-angels-2-lili-st-crow.html

(...)
Os personagens são bem mais desenvolvidos nesse livro, Graves finalmente adquiriu uma personalidade própria e agora até ficou mais atraente, virar loup-garou fez um bem danado, e o Chris (ah, o Chris) ganha espaço no livro e a gente começa a descobrir mais sobre ele e sobre a Mãe da Dru (que ele conhecia, sabe Deus o quanto); ele também é o personagem mais misterioso da trama, e você tem sempre um pé atrás com ele. A Dru começa a desenvolver seu lado svetocha, mas como ela ainda não "desabrochou" continua tendo que contar com todo mundo pra tirar o dela da reta.

Um erro persistente no livro é a falta de explicação sobre o "Toque" da Dru; ninguém sabe de onde ela herdou isso, já que a avó dela também entendia muito de magia e era bem famosa la nos Apalache, e aparentemente ela também tinha esses poderes; tem horas que do nada "brota" um poder da Dru e me deixa completamente perdida. E é claro, que eu não posso esquecer das comparações; as tais comparações que confundem mais que ajudam. Simplesmente algumas coisas não fazem sentido, e eu venho pensando em arrumar um exemplar em inglês para ver se o problema é realmente a escrita, ou se é alguma coisa na hora da tradução.

(...)
comentários(0)comente



Lucas 17/09/2012

Gostei do livro, só achei que tem hora que da pra se perder nos pensamentos da Dru, confesso que pulei varias linhas em algumas partes porque tava muita enrolação, a ação mesmo é só no final do livro, antes disso são mais revelações do passado...
comentários(0)comente



Lari 10/08/2012

Que tenso
Resumo oficial: " Pobre Dru. Seus pais se foram. Seu melhor e (está bem!) único amigo Graves foi mordido por um lobisomem. E ela acabou de saber que o sangue correndo em suas veias não é totalmente humano. Agora seu estranho e belo salvador, Cristophe, a escondeu em Schola secreta para djamphir e lobisomens adolescentes.O problema e que ela é a unica garota por ali. E sabe quais são as más noticias ? O instinto assassino de Dru diz que um de seu colegas de escola quer vê-la morta.Traições é o segundo livro da série Strange Angels."
Minha opinião: Não há certeza se foi pela leitura em ebook ou se foi pelo próprio livro, a história se torna agitada mais do que é condizente e apelativa. Se no livro anterior há surpresa nesse há constância, é claro que no final fica bom, mas até lá é complicado. Ideal para dias chuvosos ou de domingo.
Não recomendo.
Beijos.(:
comentários(0)comente



Lin 01/09/2012

O ritmo do livro anterior continua nesse livro. A estória continua emocionante e cada vez a personagem principal começa a ter noção de suas habilidades e fraquezas. A mesma começa a amadurecer, confiando nas pessoas certas.
comentários(0)comente



Lucas Grima 11/10/2013

Traições - Lili St. Crow.
Tão ruim quanto o primeiro "Traições" poderia ter a chance de superar o volume antecessor. Quando terminei de ler "Strange Angels" resolvi dar uma chance ao segundo volume já que tinha comprado os dois livros numa promoção. Resumo da ópera: foi decepcionante. O livro tem 300 páginas e acreditem quando digo que não acontece absolutamente nada de relevante. Dru finalmente descobre o que ela é: metade humana e metade vampira. Ou melhor "chupa-sangue" como é descrito os seres sobrenaturais que se alimentam de sangue nos primeiros livros da série.

A palavra "porra" continua aparecendo e nossa personagem ainda quer parecer forte, mas se mostra bastante chorosa e não toma nenhuma atitude. Juro, não é exagero. Diferente do primeiro livro, o segundo tem um elogio da Rainha dos Vampiros Richelle Mead: "Dark, dangerous and sexy". Mais uma vez, não se iludam. "Strange Angels" e "Traições" só promete. Até hoje me pergunto se Richelle realmente gostou do livro ou apenas quis ser educada. Caso você esteja sem nenhum livro para ler, pegue este.
comentários(0)comente



Panda 21/12/2013

2 passos pra frente e 1 pra trás
Segundo livro da série Strange Angels, o livro começa relembrando um pouco o que aconteceu no finalzinho do primeiro livro e a chegada de Dru e Graves à Schola. Nesse livro, Dru tenta se adaptar a Schola, uma escola de Djamphirs e Lobisomens da Ordem, no qual ela tenta descobrir como que o Mundo Real se tornou tão real a ponto dela, uma garota de 16 anos, órfã e durona, se tornar alguém importante e procurada, ou melhor, caçada.
No final do primeiro livro, Dru descobre ser uma Svetocha, o que é muito raro de se ter no Mundo Real, e o rei dos nosferatus, Sergej, quer vê-la morta. A história desenvolvida nesse livro deu uma boa guinada com relação ao primeiro da série. Não temos tantas cenas de ações, ainda. Dru, apesar de se sentir confusa e perdida, consegue perceber o perigo que ela corre, e ao mesmo tempo em que ela quer treinar, é proibida e impedida pela Ordem. Alguém está traindo a ordem, e a intenção do livro seria responder 'Quem?', mas, não é o que acontece. Somos introduzidos a mais alguns personagens, que tornam a história um pouco mais interessante. E apesar da história ter um bom desenvolvimento tendo dado 2 passos pra frente, no final do livro ela volta 1 passo pra trás. Não vou dizer o que acontece, até porque é o início do terceiro livro, Ciúmes.
E algumas pessoas reclamaram que nesse livro, tudo fica "oleoso". Bom, apesar de ter achado muita graça toda vez que eu lia essa palavra, eu entendia o que de fato a Dru quis dizer e passar ao leitor. E cada um entende de um jeito, certo?
Eu gostei desse livro, mais do que eu gostei do Strange Angels, e eu fiquei realmente interessado em comprar o terceiro livro. A história ficou boa, e houve uma grande evolução com relação ao primeiro, apesar do final ter meio que voltado ao ponto de partida.
E eu afirmo, que quem gosta de livro com tema sobrenatural e tem paciência de ler uma história com um ritmo mediano, quase lento, vai gostar da série!
comentários(0)comente



21 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR