Vôo Noturno (Vol de Nuit)

Vôo Noturno (Vol de Nuit) Antoine de Saint-Exupéry

Resenhas - Vôo Noturno

D. R. Guindani 20/04/2024

Voo Noturno
Neste clássico, conhece os os perigos e desafios que pilotos enfrentam durante voos noturnos.
Enquanto isso, vemos os funcionários da equipe de comando lidando com a solidão e pressão do trabalho na tentativa de salvar vidas.
Possui uma narrativa confusa e cansativa, mas apresenta boas metáforas filosóficas.

"Embora a vida humana não tenha preço, sempre agimos como se qualquer coisa ultrapassasse, em valor, a vida humana... mas, por quê?"

Flavio.Vinicius 30/10/2023

Voo Noturno
Livro belíssimo! Lamento não ter tido a curiosidade de ler as demais obras do autor de O Pequeno Príncipe, Antoine Saint-Exupery. Este livro é um daqueles em que a prosa alcança o estado da poesia.

A obra aborda várias questões filosóficas e até mesmo trabalhistas, sobre o valor da vida humana. E assim o faz por meio de uma prosa que tem o encanto e o embalo de um belo poema. Este livro tem a delicadeza e beleza que encontrei no Pequeno Príncipe. Fico feliz de tê-lo lido. Cursioso por conhecer os demais livros do autor.
Gabriel Farias Martins 31/10/2023minha estante
Exupéry é incrível! Leia "terra dos homens" é rápido e transformador!

Flavio.Vinicius 31/10/2023minha estante
Lerei. Obrigado pela dica, Gabriel.

Gabriel Farias Martins 26/07/2023

Voo noturno, as mensagens cruzam os céus
Nesse livro Exupéry explora um pouco a organização dos voos, e as dificuldades de estar na liderança.
Sobre como estar no comando é solitário.
As narrativas dos voos são envolventes.
Estamos sempre buscando a luz das estrelas.

"All of us get lost in the darkness
Dreamers learn to steer by the stars" - the pass

Liny Arguilera 04/11/2022

Li ontem essa maravilha, uma crônica representando a Segunda Guerra Mundial de forma implícita, e as cargas levadas para a Argentina, bem como cita Santos Dumont, e retrata um pouco da vida de aviadores militares.
Antonie de Saint Exupéry arrasa.

Joao.Lucio 15/01/2022

Existencial
Li mais este livro de Exupéry.
Agora somam-se: Pequeno Príncipe; Terra dos homes; Cidadela e Vôo Noturno.
O estilo dele me irrita, exceto em pequeno príncipe, me é quase um auto flagelo, contudo sua lógica de existência, a abordagem da razão de ser ou existir, mergulho em espiral com motor apagado no abismo de mim tem me sido estrutural. Lê-lo me é com obturar dente, difícil de relaxar, difícil concentrar, incômodo mas ao fim reconstruído e inquestionavelmente mais preparado para a digestão do que alimenta.

Pedro 11/10/2021

Sobre coragem
Um poema sobre dever e coragem. Sobre amor. Sobre perdas. Se um dia você já passou por cima da Patagônia, num vôo comercial à noite, saberá sobre o quê este livro fala. Vale muito a leitura!!

Ton 07/09/2021

Eu gostei muito do estilo de narrativa (mas em "O pequeno Príncipe" a narrativa é bem melhor).
O cenário é o Correio aéreo da Patagônia e temos um piloto cercado em uma tempestade, um telegrafista que precisa passar e acompanhar as informações sobre aquela noite e que seria uma noite normal, mas....

Elis 06/07/2021

O correio da Patagônia está sobrevoando várias cidades, as luzes das casas são como estrelas no meio de constelações. A narrativa é cativante traz uma paz.

Titi 27/06/2021

Meu livro favorito do Exupére. Uma obra de arte. De forma poética em bem escrita o autor descreve a aviação no seu início, o trabalho dos correios aéreos, e seus personagens buscando além do progresso, todo o estilo de vida aventureiro que juntos desbravaram essa América Latina quase mística. Além de um drama pessoal, uma vida empenhada no trabalho, e suas consequências, então o livro também fala do caso viver e trabalhar e suas consequências.

Thiago 05/04/2021

Claro, poético e humano
Saint-Exupéry é sucinto e preciso. Deixa o não-dito inundar a narrativa com um lirismo subentendido. O que é humano lhe transborda em sensações pouco descritas, ocultas nas entrelinhas de suas personagens. Reflexivo e potente, ressoa a subjetividade que confronta a existência. Neste livro, nos conduz em um labirinto emocional ágil, angustiante, precedendo uma tragédia, esgotada pelo mundo engolindo o homem, frágil e fugaz.

Willjf 18/01/2021

Um avião perdido em meio à escuridão e uma tempestade
O livro conta sobre um piloto que desaparece em meio à uma incrível tempestade e os sentimentos e conflitos internos das pessoas envolvidas na vida do piloto. Cabine de comando, pilotos, e esposa.

Através desses sentimentos Antoine de Saint-Exupéry apresenta questionamentos sobre a essência humana, amizade, amor e solidariedade.

Locimar 17/08/2020

Li esta edição....
... papel jornal pela Rio Gráfica. Uma editora popular que me presenteou com tantas boas obras. Era um tempo em que devorava tudo de Saint-Exupéry! Lembro de tê-lo comprado em um sebo em Curitiba.

Amanda.Cristina 08/04/2020

É um livro para analisar as complexidades da vida humana, porém achei uma leitura maçante e por muitas vezes ficava perdida em relação aos acontecimentos. Talvez eu precise ler novamente para compreender a obra.

Matheus945 31/03/2020

Decepção
Acredito que eu estou decrescendo nos livros de Saint-Exupery... Mas também, comecei com um que elevou a barra a um nível muito alto, que foi o Terra dos Homens. Desde então os livros que li dele não vem entregando o mesmo tipo de material que eu gostaria encontrar.
Em Voo Noturno o que acontece, na minha opinião, é que o autor se utiliza das suas experiências pessoais, como sempre, porém dilui muito numa ficção rasa e, de tão curta e rápida, não nos conecta com nenhum dos personagens nem entrega um roteiro forte. Na verdade, até senti um leve desprazer em ler os (curtos) capítulos de Riviére. De qualquer forma, vou insistir em ler os outros livros dele, inclusive O Pequeno Príncipe, porque eu sei que deve ter mais do que eu li em Terra...