Um ciclone na Paulicéia

Um ciclone na Paulicéia Rubens de Oliveira Martins

Resenhas - Um ciclone na Paulicéia

Rubens 18/04/2011

O livro Um Ciclone na Paulicéia, de Rubens Martins, apresenta uma reflexão sobre o período da Semana de Arte Moderna de 1922, em São Paulo, marco simbólico de nossa história, que fascina pela riqueza de acontecimentos, idéias, atitudes e grandes escritores polêmicos, como Oswald de Andrade, cuja atuação no Modernismo até hoje é marcada por diferentes interpretações.
A inefabilidade da obra de Oswald de Andrade afasta qualquer tentativa ingênua de uma aproximação apressada. A radicalidade de sua escrita parece exigir um movimento igualmente radical do pensador que deseja compreender a dimensão do autor de Memórias Sentimentais de João Miramar. Além do que, Oswald de Andrade não foi um homem comum. Milionário, viu sua fortuna desaparecer com a baixa do café. Viveu sempre rodeado de artistas, de pensadores e de todo tipo de pessoas interessantes da França e do Brasil. Tornou-se comunista e militante, mas largou o partidão (PCB) com severas críticas ao andamento de sua política interna e externa. Os seus amores reverberavam na São Paulo do início do século XX. Tamanha as ambigüidades de sua vida, tamanha a densidade e complexidade de sua obra que foram poucos os exegetas de seu legado. Todavia, inefável é, simultaneamente, o impossível de se exprimir por palavras e o que encanta e inebria: a obra de Oswald de Andrade afasta e atrai, repele e encanta.
O livro de Rubens Martins, Um Ciclone na Paulicéia, é uma tentativa de análise das condições sócio-culturais vividas por Oswald de Andrade, nos limites da atuação colocadas por este contexto, dos grupos em disputas pela hegemonia do campo de poder intelectual. Enfim, o autor pretende fazer uma radiografia da São Paulo oswaldiana, nuançando o fio tênue entre indivíduo e sociedade.
Assim, o autor expõe os caminhos trilhados pelo intelectuais que participaram da Semana de Arte Moderna de 1922, analisando a “legitimação da seriedade” no percursos de legitimação do Modernismo. Entre as figuras da seriedade emergente e as do boêmio, o autor aborda o que chamou de “mito” Oswald de Andrade, mostrando suas ambigüidades e o processo de legitimação de uma seriedade que não deixa mais lugar para a boêmia.
Por fim, Rubens Martins questiona os espaços de marginalidade e de autonomia em um campo social estrito. Neste ponto do texto, surgem os temas clássicos da sociologia sobre as relações entre indivíduo e sociedade.
A revolução de 30 agitando o país, a crise mundial do capitalismo, os abalos estéticos advindos da Europa, uma São Paulo em constante mudança, esse era, em linhas gerais, o quadro sócio-econômico a que Oswald de Andrade teve que responder como intelectual e como artista. É justamente a “solução” oswaldiana que Rubens Martins busca desvendar. Assim, o autor de Um Ciclone na Paulicéia analisa o processo de formação intelectual de Oswald e seu processo de criação artística radicalmente vanguardista, que proclamava o Modernismo como um movimento inacabado.
Sem desprezar a autonomia do pensamento oswaldiano, Martins desenha o quadro social e as relações sociais da época, sugerindo como esse mesmo quadro e a situação marginal de Oswald de Andrade possibilitou-lhe a negação de consensos absolutos, constituindo-se em mola propulsora para sua arte.

Autor: Pedro Paulo Gomes Pereira. Doutor em Antropologia/UnB.

WAGNER 30/06/2011minha estante
O livro de Rubens Martins, dentre outros tantos méritos, tem o de fazer justiça à Oswald de Andrade "o escritor mais iconoclasta da literatura brasileira do seculo XX"; A obra resgata a importãncia de Oswald de Andrade, que com sua irreverência, postura crítica e por nunca se permitir fazer concessões acabou sofrendo a marginalização e o "esquecimento" de seus companheiros do movimento modernista de 22; companheiros que, ao contrario de Oswald de Andrade, acabaram subordinando a autonomia intelectual ao poder e à política vigente,