Desespero

Desespero Stephen King

Resenhas - Desespero

Renata Alves 07/09/2017

Quase desisti...
História contada com excesso de detalhes, diálogos cansativos, longos...Quase desisti umas 3 vezes mas fui até o fim! Esperava um pouco mais de King...
Clarice 16/10/2017minha estante
Concordo plenamente.

MAGALHÃES 31/08/2017

Tédio
Nossa achei bem chatinho,esperava uma coisa bem diferente!!!!

pagina_liter 21/06/2017

"Essa era apenas uma de suas esquisitices (...) Ele amava o menino, afinal, e o amor era suficientemente grande para cobrir muitas esquisitices. Achava que essa era uma das coisas para que servia o amor"
[página 40]

Não sei porque esse é um dos livros menos conhecido do King. Porque é um dos melhores que ele já escreveu.
A trama é carregada de um suspense tremendo (até hoje tenho medo daquela tal rota 50), mas também de uma sensibilidade que não sei explicar. Acho que a parte que mais me tocou é a abordagem da palavra de Deus e a aquela velha batalha entre o bem e o mal. Sempre me encanto quando o King explora o cristianismo nos seus livros.

Adriana 14/05/2017

Desespero, um sentimento, uma cidade
Título: Desespero
Autor: Stephen King
Editora: Editora Objetiva
Páginas: 436
Ano: 1996

Sinopse: "Quando o sol se põe e um vento soturno começa a soprar, tudo pode acontecer. E é bem provável que logo se descubra o verdadeiro sentido da palavra desespero."
Stephen King

Um gato espetado numa placa da Rodovia 50 - uma das mais solitárias dos Estados Unidos - revela que nem sempre é fácil chegarmos ao nosso destino. O professor Jackson e sua esposa, a família Caver e o escritor Jonh Marinville sabem disso. O trajeto até a cidade de Desespero indica que a viagem será sombria e assustadora. Afinal, ao longo deste insólito caminho existe Collie Entragian, um louco disposto a fazer das suas palavras a própria lei. Quem conseguirá sobreviver? Este é o ponto de partida do novo romance de Stephen King, "Desespero".
Neste romance, o grande mestre descreve a luta apocalípitca entre Deus e o demônio que acontece na pequena cidade de Desespero. O terrível personagem Entragian é apenas uma ponta visível de um terror que tem longos e poderosos tentáculos. O confronto é cruel e literalmente desesperador..... (Sinopse retirada via skoob)

A Trama: Bom, a ideia inicial do livro se dá exatamente pelo título, uma cidadezinha no meio do nada onde o sentimento toma nome e cria uma teia de terror e medo: o Desespero. Uma pessoa, Collie Entragian, aparentemente um policial, começa a capturar pessoas e levá-las para a cidade de Desespero. Mas quando elas chegam lá o que se sucede é uma série de assassinatos, crueldades e palavras soltas num idioma que as intriga. E símbolos, lendas e histórias distorcidas pelos habitantes e pelo tempo, os Can Taks, uma mina desativada e fantasmas. E o porque delas estarem ali é um quebra-cabeças que vai se construindo devagar e lentamente. As pessoas que o Entragian escolheu tem momentos de pavor constantes, David, um menino de 11 anos que tem fé em seu Deus os ajuda nessa compreensão do que eles estão fazendo ali, porém o mal ataca a cada página lida, e as peças do quebra-cabeça vão pouco a pouco se encaixando. O que elas tem de especial para terem sido escolhidas para aquele tipo de sofrimento? O que são essas forças escuras e os Can Taks? Uma mistura de mistério onde cada coisa a ser descoberta é também um perigo à espreita.

O Protagonista: Temos aqui duas forças como protagonistas, o bem (retratado pela imagem do garoto de 11 anos), David, cheio de fé e certeza de algo que o guiava, e o mal, representado inicialmente pelo Collie Entragian, os animais do deserto, os símbolos ou Can Taks, e mais, diria que o maior protagonista desse livro é a cidade: Desespero. Um lugar onde as piores coisas acontecem.

Personagens Secundários: Se o que você busca nesse livro são personagens destaques, não vai encontrar aqui apenas um; pois temos mais de um personagem que nos trazem cada um uma história, uma vida em particular que é contada minuciosamente e que faz à primeira vista um emaranhado de histórias dentro da história. Temos a família Carver, aparentemente cheia de soberba e dinheiro, Peter e Mary, um casal sem muita expressividade, O Jhonny Marinville, um escritor de meia idade sem mais nada a escrever, ex alcoólatra, Steve, seu agente que sempre busca ajudá-lo, e outros que vão ao longo das páginas deixando sua importância na trama. Nada é passado como secundário, tudo tem um papel único para a trama.

Capa, Diagramação e Escrita: A capa é bonita, simples, e com uma placa de rodovia, mostrando a estrada e o que mais espera no livro: sombras e mistério. A escrita é feita através dos diálogos e extensas descrições de cena, característica ímpar do Stephen King, com divisões e uma narrativa até linear, vez ou outra voltando um pouco no tempo (não muito), para explicar alguns fatos.

Concluindo: Terminei esse livro com uma sensação de espanto, afinal é exatamente isso que nos causam os livros de terror de Stephen, de que alguma coisa, uma coisa muito real se espreita pelas brechas das portas de noite e nos ataca. Uma leitura que apesar de ser lenta e demasiadamente detalhada traz um terror real de quem lê, e a pergunta que paira durante todo o livro: O que Deus quer de todos? Afinal o que tem de maior através das crenças de cada um? São 436 páginas onde ficamos ofegantes com o desenrolar de cada personagem, torcemos por cada um deles, mesmo quando não simpatizamos com eles no início, e esperamos que tudo termine bem. Mas, e termina? Leia você e descubra também! Tak!

Quotes:

"— Mas a crueldade de Deus aperfeiçoa a gente... é o que dizem, pelo menos. Certo?"

"— O que esse menino fez lá atrás... o jeito como saiu da cela... aquilo era impossível — disse Billingsley. "

"— Deus, aqui é David Carver de novo. Estou numa confusão tão grande, Deus, tão grande. Por favor, me proteja e ajude a fazer o que tenho de fazer. Em nome de Jesus eu rogo, amém. "

"— Se isso é um exemplo de que Deus está conosco, espero nunca chamar a atenção dele quando ele estiver com a macaca — disse Johnny. "

site: https://www.instagram.com/p/BUwLAY5FSlD/?taken-by=resuminuto

SrCramos 29/04/2017

Puro Desespero
Foi o primeiro livro de Stephen King que li, até então só conhecia as adaptações de seus livros para o cinema.
Com certeza não é a melhor obra do autor, isso não quer dizer que seja ruim, muito pelo contrário é uma obra espetacular, ouso a dizer que é um verdadeiro “terror” a lá anos 90.
O livro começa com uma temática simples, dá até aquela sensação de ser mais um “livrinho de terror” com um cara legal, com uma “moto” legal, com uma roupa legal e mais uma viagem legal. Mas ainda bem que não.
No entanto é uma daquelas histórias de arrepiar a espinha, onde o escritor consegue lhe envolver no enredo e em determinados momentos você até “sofre” com o protagonista.
Sobre a história vou pular essa parte até porque você irá encontrar inúmeras sinopses.
“Desespero” tem um vilão fora do comum e vilões que quebram padrões Hollywoodianos (o mesmo de sempre). Tá certo que tem todo um misticismo, rituais, cultos a entidades pagãs, simbolismos e coisas do tipo, mas é o vilão em si que dá o “Desespero” ao leitor também, a momentos que você “fica” com uma certa aflição pelo nível de crueldade e psicopatia do vilão e é justamente nesse ponto onde você quer “finalizar” a leitura não porque ela está ruim, mas porque você quer se livrar, quer fugir, quer dar um basta porque não “aguenta” mais tamanha perseguição, mortes, vozes do além, totens, náuseas etc. O livro apresenta isso muito bem.
Se você quer ler “Desespero” e gosta desse tipo de enredo ou já está “acostumado” a ler as obras de Stephen King, esse livro é uma “ótima refeição” no que se diz respeito ao terror. É até desnecessário citar que o autor é um dos “gênios” atuais nesse estilo. Aproveitem a leitura. Tak.

Léo 27/02/2017

Não é um dos melhores do King
O livro em si é uma viagem, muitas vezes você precisa deixar a sua imaginação livre.
Parei de ler várias vezes pois achei a história um pouco cansativa e com muitos detalhes. Percebi muitas coisas redundantes que poderiam ter ido direto ao assunto. Enfim, não é o melhor livro do King, porém o final não foi tão fraco quanto o resto do livro.

Luciano Luíz 27/11/2016

DESESPERO é provavelmente o melhor livro que KING escreveu na década de 1990 (tudo bem, tem SACO DE OSSOS e À ESPERA DE UM MILAGRE, mas esse aqui é foda). São diversos personagens que acabam por se encontrar numa cidadezinha perdida numa rota no deserto e ali um policial completamente selvagem pelo gosto da morte começa a fazer com que a esperança seja apenas um ato de fantasia. Não tem muito o que falar. O livro começa bem, fica ainda melhor e mesmo lá no finalzinho é fantástico. As situações combinam perfeitamente com o título. É mais do que recomendado. Ao contrário de OS JUSTICEIROS, livro gêmeo onde temos os mesmos personagens (com algumas variações) e uma aventura completamente nova (ou seja, uma porcaria).

Nota: 10

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/LLSantosTextos/

Tamara 24/10/2016

Bem, para começar, devo dizer que pensei em parar de ler este livro pelo menos umas três vezes. Coloquei muita expectativa no livro e acabei me frustrando. Fiquei bem balançada com a obra, pois, é a primeira vez que leio algo do autor e esperava muito mais da leitura.

Os personagens são muito bem descritos e construídos. A contextualização do cenário, dos espaços que os personagens circulam são cuidadosamente trabalhados. A estória é interessante e bem escrita. Porém, penso que foi exatamente isto que tornou minha leitura penosa e maçante - o fato de King trabalhar minuciosamente cada característica do espaço e dos personagens.

Eu imaginava que a história seria sobre algo completamente diferente, mas, tornou-se ao meu ver, passagens focadas na busca por sobrevivência e na tentativa dos personagens fugirem do policial Entragian. No decorrer da leitura, você percebe o quanto a cidade de Desespero é governada por forças ocultas e desconhecidas, porém, pouco é revelado no desenvolvimento da leitura.

Fiquei ansiosa para que o autor revelasse mais da estória, que desvelasse mais desse desconhecido e a impressão que ficou para mim é que folha após folha King se manteve excessivo no quesito detalhes.

Guiga 26/08/2016

Surpreendente
Sabe um livro que você pega para ler esperando uma coisa e se depara com outra e acaba por se apaixonar por completo pelo livro? Foi isso que aconteceu comigo quando li Desespero.
Tudo começa na temida rodovia 50, quando o professor Jackson e sua esposa, Mary, são presos por um policial por porte de drogas e levados à cidade de Desespero para passar a noite na delegacia de lá. Não vou dar continuidade a descrição dos fatos pois aqui posso revelar detalhes da história que seriam importantes e eu não sei contar uma sequência da história sem soltar spoiler.
Até esse momento, julguei que ia ler mas uma história de King na qual ele mexe com os limites da insanidade, mas me enganei redondamente. Após passar para o meio da história, percebi que ele trouxe insights e ideias que tomo como lições.
Após conhecer os personagens envolvidos, somos levados aos seus flashbacks e aos seus confrontos (tanto externa quanto internamente) e é isso que dá ação à história, pois todos ali estão em Desespero por um motivo muito maior que as atitudes tomadas no passado.
Julgo esse livro como um dos melhores de King (só perde para It), pois mostra a eterna rivalidade entre o bem e o mal e, nessa luta, como as atitudes consideradas extremas são necessárias para o ser humano obter rendição. Obviamente, há o sobrenatural e o horror que o Rei sabe manusear e descrever como ninguém, mas mostra exatamente as duas faces da moeda e como a escolha dos personagens para o seu uso pode interferir no resultado de uma série de acontecimentos. Tak!

Suicide Blonde 25/07/2016

King em sua melhor forma
Uma estrada remota nos Estados Unidos. Vários personagens trafegam por ela, e são abordados por um policial que não deixa passar nenhuma contravenção, por menor que seja. E eis que de repente o sobrenatural se descortina. Eu sou macaca velha em literatura de terror, e senti MEDO lendo este livro de Stephen King. É o autor em sua melhor forma.
Pedroom Lanne 03/08/2016minha estante
Você chama isso de resenha? Essa opiniãozinha chinfrim? Ts, ts, ts...

Daniele.Pessoa 12/06/2016

"Desespero"
O que dizer de mais um livro incrível escrito pelo grande mestre do horror? Uma estória com ótimo enredo, que nos prende do começo ao fim. É uma estória injusta, questiona a religiosidade, a fé, envolve seres que nem mesmo Stephen diz exatamente quem é, e Deus como um personagem atuante e cruel, é impressionante como os personagens foram manipulados por este Deus, principalmente o menino David que possuía a maior fé, porém foi apenas uma peça no jogo deste Deus e pagou um preço muito alto por um pedido feito um ano antes......

AleixoItalo 14/03/2016

Um épico bíblico pelas mãos do mestre do horror. Todo mundo que conhece o autor já deve saber que ele é uma máquina de escrever livros e que uma de suas maiores virtudes e conseguir se reinventar a cada obra, criando histórias sempre diferentes umas das outras. Em Desespero, Stephen King bebe das fontes das velhas histórias de psicopatas e escreve um excelente Road Thriller, usando o deserto como palco para o eterno embate entre o bem e o mal.

Na história, a família Carver, o casal Jackson e Mary e o escritor John Marinville, são atirados no centro dessa batalha, quando ao trafegarem pela Rodovia 50 (a auto-estrada mais solitária dos EUA) são capturados e levados para a isolada vila de Desespero, por Collie Entragian, um bizarro policial gigante disposto a matar tudo em seu caminho! O que parece ser apenas mais uma típica história de serial killer toma conotações místicas, quando o jovem David Carver começa a receber “mensagens” de Deus, e o que parece ser só uma cidadezinha isolada no meio do nada se assemelha à um anexo do inferno.

Stephen King faz da cidade de Desespero a sua própria Silent Hill, um cenário de horror abissal se utilizando única e exclusivamente de elementos do deserto: a tempestade de areia que repentinamente assola a cidade, enclausurando-a do mundo externo; as dezenas de corpos distribuídos nas construções; e os animais do deserto, coiotes, lobos, aranhas, escorpiões, cobras, águias, etc... que agem como verdadeiros demônios, asseclas das trevas a comando da estranha entidade que domina a região.

A trama se baseia na luta pelos sobreviventes para escapar de Entragian, mas vai além disso. Stephen King realmente recria à sua maneira um épico bíblico, nos moldes de Jó ou Noé, utilizando como ferramenta o jovem David, um verdadeiro mártir, que é o único empecilho no caminho do estranho mal despertado em Desespero. Não se trata de um livro religioso, ou nada do tipo, mas de uma excelente história de terror utilizando como pano de fundo a luta do bem contra o mal, estrelada por um Inimigo misterioso e sem identidade e por um Deus cruel e inflexível, que como dizem as escrituras: “escreve certo por linhas tortas”.

Desespero é mais um excelente livro de Stephen King, um Road Thriller que traz horror e fantasia na medida certa, e encanta o leitor com mais um magnífico cenário criado pelo autor. Não é um livro religioso como alguns tacharam (sério isso?) mas apenas uma boa história de horror com nuances bíblicas!

Mais resenhas em papobárbaro.com.br

Tatynha - @cantinho_datati 18/01/2016

Citação do livro.
"David não respondeu.Não era uma coisa que se podia discutir racionalmente,mesmo se houvesse tempo,porque a fé não era racional."

Luiza 02/01/2016

Confesso que tive sentimentos adversos em relação a esta obra. Primeiramente a premissa é fantástica, as personagens são bem construídas, assim como todo o cenário e fatos que envolvem a trama, e gostei principalmente da consistência da estória, que se fez presente do início ao fim.

Até aqui tudo bem, mas se teve uma coisa que me trouxe certo desconforto ao decorrer da leitura foi o excesso de detalhes em momentos inapropriados. A impressão que tive foi que King queria aumentar o tamanho do livro com tantos monólogos desnecessários sobre a quietude de um ambiente, a roupa que os personagem usavam, ou a disposição de objetos nas cenas narradas por exemplo.

Talvez estes detalhes tenham sido importantes, principalmente para a formação do cenário e personagens, mas foram colocados no momento errado, da forma errada. Digo isso por que a cada momento crucial, no qual alguma coisa importante estava prestes a acontecer, somos interrompidos com um ou dois parágrafos, descritivos até demais em minha humilde opinião, o que tornou a leitura trancada e um tanto maçante.

No entanto, o autor ainda conseguiu passar aquela agonia de nos fazer sentir como se estivéssemos dentro do livro, um real "desespero", portanto, muitos pontos positivos ai. Darei 4 estrelas por que apesar de King ter se prolongado em detalhes minuciosos, a estória não deixa de ser incrível, muito bem explorada e consistente.