O som e a fúria

O som e a fúria William Faulkner

Resenhas - O Som e a Fúria

Livros_daruiva 23/04/2024

Desafiador!
Cheguei ao final do livro com a sensação de dever cumprido. Por várias vezes pensei em desistir da leitura, e reli página por página até entender o contexto da história e me acostumar ao ritmo dos capítulos.
Além do desafio, essa obra é BRILHANTE! Precisei de um tempinho pra ler e não me arrependo, história completa e igualmente boa.
Uma família com intrigas, loucuras, e nenhuma paz no seu dia a dia. O difícil é saber quem era o mais louco daquela família.
É a obra mais conhecida de William Faulkner, prêmio Nobel de literatura em 1949. Principalmente por conta das quatro vozes narrativas, e os saltos no tempo que compõe o livro e que o torna tão difícil.
Ah, e não sou muito de falar sobre a tradução dos livros, mais essa em especial está muito boa e tentou manter ao máximo sua escrita original.

Liamara.Wollinger 20/04/2024

Uma leitura desafiadora. Uma escrita que contém presente, passado, diálogo e pensamento de personagens diferentes no mesmo parágrafo sem pontuação. Uma história intensa numa linguagem simples nesse arranjo que, pra mim, foi uma descoberta incrível. Muito bom.

Jordana Borges 18/04/2024

Sem dúvidas, uma das leituras mais desafiadoras que já fiz.
Vi muitas pessoas apontarem o primeiro capítulo como muito complexo, de fato é, mas nele eu ainda conseguia entender e conectar um pouco as coisas, pra mim o segundo capítulo que foi o mais denso e complicado da obra, muito confuso? Dito isso, afirmo que vale passar pelas pedras pra chegar no destino final hahaha? No capítulo 3 que é contado na perspetiva do Jason, já consegui me conectar mais com a história (mesmo ele sendo um dos personagens mais desprezíveis que já li). Quando você começa a entender a história e a encaixar as passagens de tempo você entende como Faulkner foi genial.
Vale muito a pena persistir os 2 primeiros capítulos para chegar até o fim do livro.
A análise crítica do Sartre no final do livro é maravilhosa também.
Michela Wakami 18/04/2024minha estante
Parabéns, amiga. Terminar esse livro é uma vitória!?

Ao final da leitura da vontade de sair gritando pela rua: consegui, consegui? ?????

Jordana Borges 18/04/2024minha estante
Amiga, é esse sentimento mesmo! E quando as coisas começam a fazer sentido da vontade de gritar ???

Mas todo sufoco valeu a pena ?

Michela Wakami 18/04/2024minha estante
Que maravilha!?

Flávia Menezes 19/04/2024minha estante
Que resenha boa de ler, Jordana. Esse livro é incrível por tudo isso: por ser desafiador, por ser provocador..mas ao mesmo tempo, ele nos pega de um jeito que não queremos mais largar esse homem chamado Faulkner! ?

Fabio 20/04/2024minha estante
Adorei a resenha, Jô!!!???
Parabéns!
Concordo contigo que o segundo capítulo, é o mais difícil da obra!
E que as análises do Sartre são sublimes!!!

Jordana Borges 24/04/2024minha estante
Michela, graças as suas dicas valeu a pena chegar ao final amiga ??

Jordana Borges 24/04/2024minha estante
Flávia, disse tudo, é desafiador mesmo, mas quando as peças começam a se encaixar vale a pena todo o sufoco ??

Obrigada Fábio!!
Eu amei as análises do Sartre, uma das partes favoritos do livro.

Iwatanii 15/04/2024

O som é a fúria vai contar a história da família Compson. Os membros da família são: Benji, Quentin, Jason, Caroline, Canddy, Jason(pai) e Dilsey(empregada da família).
O livro é dividido em 4 capítulos.
Capítulo 1: 7 de abril, 1928 - Benji;
Capítulo 2: 2 de junho, 1910 - Quentin;
Capítulo 3: 6 de abril, 1928 - Jason;
Capítulo 4: 8 de abril, 1928 - Dilsey.

A família Compson é muito problemática. Aqui veremos: um ódio absurdo uns pelos outros da família, problemas financeiros, um amor ?incestuoso?, roubo, racismo, machismos, rebeldia, depressão, doença, violência etc. ou seja, com tudo isso, a decadência da família é nítida. Porém, os problemas dos filhos se destacam na história. Vamos acompanhar as angústias de cada personagem. Por causa do fluxo de consciência, isso se tornará bem complicado. Até porque o primeiro capítulo é narrado por um personagem com problemas cognitivos. Senti mais facilidade e entendimento no capítulo 4 narrado pela Dilsey, e nesse capítulo vamos vê através dos olhos dela a relação do Jason com a sobrinha.

Só acho que o livro deveria ter começado pelo apêndice, já que no capítulo 1 até o 4 você não entende nada mesmo. Ainda bem que Faulkner introduziu o apêndice para melhor entendimento daqueles que ficaram em dúvida(porque se dependesse só dos capítulos, eu não teria entendido quase nada).
Depois de ler o ?apêndice?, ?traduzir o som e a fúria? e ?sobre o som e a fúria?(que é um resumão da história), vim entender o porquê o autor é tão famoso. O cara era genial! Criou um quebra-cabeça literário e o leitor que se vire para montar. Ele quebrou o fluxo do tempo e embaralhou a história dentro desses 4 capítulos.
Trecho: traduzir o som e a fúria: ?o leitor só recebe as informações necessárias para compreender boa parte do que lhe é apresentado bem depois das passagens que elas finalmente esclarecem, o que torna a releitura de toda a obra uma exigência fundamental.?
Falei que não iria reler tão cedo, mas depois de compreender e saber o que aconteceu, a releitura será muito mais interessante.
Achei muito interessante a visão de Faulkner sobre o tempo, passado, futuro e consciência.

Obrigada pela companhia, amiga @Jordana! Graças a essa LC a gente nao abandonou a leitura kkkk. Que venha outras LC.

Quotes:

?Cada homem é árbitro de suas próprias virtudes?.

Para alcançar o tempo real, é preciso abandonar essa medida inventada que, afinal, não é medida de nada: ?[?] o tempo morre sempre que é medido em estalidos por pequenas engrenagens; é só quando o relógio para que o tempo vive?.

?Dou-lhe este relógio não para que você se lembre do tempo, mas para que você possa esquecê-lo por um momento de vez em quando e não gaste todo seu fôlego tentando conquistá-lo. Porque jamais se ganha batalha alguma, ele disse. Nenhuma batalha sequer é lutada. O campo revela ao homem apenas sua própria loucura e desespero, e a vitória é uma ilusão de filósofos e néscios?.

?O homem passa a vida lutando contra o tempo e o tempo o corrói como um ácido, arranca-o de si mesmo e o impede de realizar o humano. Tudo é absurdo: ?A vida [?] é uma história cheia de som e fúria, contada por um idiota e que não significa nada?.

?O pai disse que o homem é o somatório de suas desgraças. A gente fica achando que um dia as desgraças se cansam, mas aí o tempo é que é a sua desgraça disse o pai.?

?Dilsey não emitia nenhum som, seu rosto não tremia enquanto as lágrimas desciam em sulcos profundos e tortos, caminhava de cabeça erguida, sem sequer esboçar nenhuma tentativa de enxugá-las.
?Para com isso, mãe!? disse Frony. ?Todo mundo olhando. Daqui a pouco a gente vai passar na frente dos branco.?
?Eu vi o primeiro e o derradeiro?, disse Dilsey. ?Não preocupa comigo não.?
?Primeiro e derradeiro o quê?? perguntou Frony.
?Não preocupa não?, disse Dilsey. ?Eu vi o princípio, e agora eu vejo o fim.?
(Sobre Dilsey ter visto o início da família e no final ter que vê o fim dela).

Michela Wakami 15/04/2024minha estante
Amiga, eu só compreendi totalmente o livro na releitura, que foi maravilhosa.
Se você puder não demore para fazê-la.
Parabéns pela resenha e pelo empenho na leitura.
????

Iwatanii 16/04/2024minha estante
Obrigada, amiga! Vou reler em breve, tenho certeza que a experiência vai ser muito boa ?. Descobri tbm que tem um livro de conto dele, que conta a história dos personagens quando eram crianças.

Jordana Borges 18/04/2024minha estante
Amei a companhia amiga, que venham outras LCs! ?
Foi uma caminhada difícil mas vencemos kkkkk no final valeu a pena!

MaywormIsa 12/04/2024

Brilhante
Faulkner utilizou das mais variadas técnicas para contar a história de uma família complicada e disfuncional, experimentando a decadência de toda uma linhagem de generais e pessoas de importância e coragem.

O livro conta com 4 capítulos, sendo os três primeiros, narrados em primeira pessoa e o último em terceira pessoa onisciente. Cada capítulo conta com um tipo de complexidade diferente, um dos grandes chamativos da leitura, conferindo-lhe adjetivos como "difícil" e "complexa".

Esta é uma família de 6 pessoas: o pai, Jason, um homem se tornando alcoólatra; a mãe, Caroline, uma inválida mimada e mestre em chantagem emocional e seus 4 filhos, são eles: Candance (Caddy), Quentin, Benjamin, e Jason. Além disso, temos a presença muito marcante e importante dos negros empregados da família, e dentre eles Dilsey é a mais importante.

Benjamin, é um filho com deficiência cognitiva e por isso, não fala, age como um bebê, mesmo em idade adulta, e precisa de cuidados especiais o tempo todo. E este é o nosso primeiro narrador.

Por sua condição, Benjamin acaba sendo para sempre um bebê, e é no capítulo dele que temos as maiores lembranças da infância desses irmãos. Já no segundo capítulo, narrado por Quentin, vemos com clareza a completa desorganização mental e a confusão de pensamentos. Suas lembranças giram em torno da adolescência de suas vidas. Em seguida temos o capítulo narrado por Jason, o filho. Ali, estamos conhecendo o que se passa na família em sua fase adulta e por fim, o último capítulo dá enfoque em Dilsey que já é uma senhora de idade, e no final daquela família.

Pescaram a linha do tempo? O livro conta uma vida inteira de uma família, jogando acontecimentos importantes em parágrafos muitas vezes sem pontuação (algo que eu achei que era erro de revisão de texto do livro lkkkkkkkk) e também de uma forma não linear, apesar de ficar claro que há uma crescente de "maturidade" entre os capítulos.

No começo, senti uma enorme dificuldade em compreender o que estava se passando, mas isso vai ficando melhor conforme a nossa dedicação e disciplina durante a leitura. Mesmo não entendendo algumas partes, precisamos seguir em frente, pois tudo vai sendo explicado e desenrolado, basta que o leitor esteja muito atento.

Ao final da leitura, senti a necessidade de voltar ao capítulo de Benjy, pois lá está uma fonte inesgotável de informações sobre os acontecimentos dessa família, que é extremamente difícil de decifrar, mas ao termos o quebra cabeças montado, conseguimos pescar com maior facilidade o que Benjy está nos dizendo.

Gostei muito do livro e senti que foi um desafio que valeu a pena ter encarado!
Fabio 12/04/2024minha estante
Adorei a resenha, Isa, parabéns pela escrita e parabéns por ter concluído este livro dificílimo!!!
Agora, vencido estar desafio, bora ler Ulisses, do Joyce! Kkk

MaywormIsa 12/04/2024minha estante
Obrigada!! Joyce? Vixi tô fora hahahah (por enquanto?..)

Fabio 12/04/2024minha estante
Kkkkk Isa, imagine um livro todo escrito no fluxo de consciência do Quentin!
Pois bem, é o Ulisses de James Hoyce

Eu demorei quase 2 meses para encerrar o livro kkkk

Carol 10/04/2024

Abandonado
Eu já tinha assistido uns vídeos, entendido a árvore genealógica, achei que daria pra ler. O primeiro capítulo foi bem, gostei. No segundo, a falta de pontuação me incomodou demais, pulei umas páginas, usei o chat GPT pra me contar o que acontecia naquele capítulo, tentei começar o terceiro, não deu. O vai e vem da história e os nomes repetidos tornaram minha leitura chata. E é isso, não é porque é um clássico e todo mundo gosta que eu também gostaria, não é? Já dizia a minha mãe: ?você não é todo mundo?. Não sou mesmo.

Maria Clara 24/03/2024

Vale muito a pena!
Nunca tive uma experiência com um livro, como foi a de ler ?O som e a fúria?, tive dores de cabeça até conseguir me conectar, Faulkner é genial!

jessyroux 06/03/2024

"O Som e a Fúria" é uma obra desafiadora e fascinante que mergulha nas profundezas da psique humana e nas complexidades das relações familiares. Faulkner nos leva a um mundo complexo e perturbador através das vozes dos membros da família Compson, oferecendo uma visão penetrante da decadência social e moral no sul dos Estados Unidos. A narrativa fragmentada e não linear pode ser um desafio para alguns leitores, mas é essa mesma estrutura que enriquece a experiência literária, permitindo uma compreensão mais profunda das complexidades dos personagens e de seus conflitos internos. A linguagem poética e evocativa de Faulkner cria uma atmosfera densa e imersiva que cativa o leitor do início ao fim. "O Som e a Fúria" é uma obra-prima da literatura americana que merece ser lida e apreciada por sua profundidade e riqueza literária.

Juju 28/02/2024

Família em ruínas
Se você quer uma história difícil de ser entendida e estressante onde todos os personagens são capazes de ferver seu sangue, esse livro é para você!

Um grande nome da literatura e até mesmo premiado, põe certa pressão no leitor que quer gostar de uma obra simplesmente porque muitos outros também gostam. Eu tentei, eu juro... Mas esse livro não foi pra mim.

A escrita é complicada, com fluxos de consciência desconexos e pulos no tempo sem transição?
- Sim, absolutamente.

Foi por isso que não gostei?
- Não!

As dificuldades de leituras foram enfrentadas e ganhas, mas a história não me prendeu. Sei que é um estilo diferente, algo fora dos padrões. Só não gostei. Para uma pessoa que se estressa muito fácil como eu e que tenha baixa tolerância para com os outros, foi detestável. Não gostei de nenhum dos personagens, com exceção talvez de um, que foi um grande pobre coitado com final trágico. De resto, senti antipatia por todos. Figuras chatas, com histórias não muito interessantes, em decadência.

Ane 27/02/2024

Um livro para sentir
Uau, nunca um título foi tão coerente. O livro faz você sentir todo o som e toda a fúria da história. As palavras, o desenvolvimento da escrita em si, o ritmo, todos esses elementos são para serem sentidos. É como uma tempestade que vai aos poucos se acalmando. A raiva que cega e deixa tudo confuso e o tempo (nosso único aliado), que vai deixando tudo mai claro. Simplesmente lindo!

Lais 24/02/2024

Vale muito a pena ler
Eu gostei muito do livro, efetivamente ele é bem difícil de entender, mas quando eu peguei o jeito da leitura e foi-se passando os capítulos, consegui conectar as histórias e fluiu super bem. Achei incrível a forma como o Faukner conta a história, por pedaços, dizendo quase não dizendo, e eu como leitora inferia ou tinha uma leve dedução do que ia acontecer e lá na frente ele dava a resposta. Para quem for ler, recomendo a ler sobre fluxo de consciência antes de iniciar o livro, que me ajudou a entender como o livro foi escrito, e também a tentar ter na cabeça a árvore genealógica dos personagens, ajuda a passar pelos capítulos.

gbrlafonso 20/02/2024

A vitória é uma ilusão de filósofos e néscios
Um livro que é tido por muitos como difícil de ler. Eu prefiro pensar que é um grande quebra-cabeças que vale muito a pena no final. Suas páginas retratam a decadência de uma familia aristocrática dos Estados Unidos por 4 pontos de vistas diferentes. Cada ponto de vista é muito singular, te inundando em fluxos de consciência, memórias e sensações que cada um vivenciou e vivencia durante o decorrer da história.

A grandeza deste livro está em montar o quebra-cabeça, pescar as sutilezas da história e apreciar o quão bem escrito ele foi. Não é fácil, e será ainda mais difícil se você não tiver o hábito de leitura, mas a recompensa é muito singular.

Se tornou um dos meus livros favoritos da vida. Uma experiência pesada, marcante, que te faz refletir muito tempo depois de finalizar a leitura.

Gabi® 17/02/2024

É realmente desafiador
Este ano, finalmente, consegui ler ?O som e a fúria?.

Minha primeira tentativa aconteceu em 2021. Foi uma dificuldade enorme passar pelo primeiro capítulo, mas consegui. Apesar disso, acabei desistindo na página 96.

Anos se passaram e pensei: ?ano passado li bastante depois que fui demitida, então estou mais afiada. Chegou o momento de tentar de novo?.

Comecei do zero e, mais uma vez, foi bem difícil passar do primeiro capítulo. O segundo também não é fácil, mas é bem interessante.

O terceiro é ?fácil? de ser lido, mas você sente muito ódio e asco a cada página. O personagem que narra este capítulo é o mais detestável que eu me lembro de já ter cruzado na literatura até agora.

O último capítulo é bem bonito. A personagem a quem ele é dedicado é simplesmente a melhor pessoa deste livro. É a esperança de que a humanidade tem futuro!

?O som e a fúria? é um livro extremamente desafiador, mas todo o esforço é recompensado.

Depois de terminar a leitura, eu aproveitei para rever a aula da professora Munira Mutran no programa ?Literatura fundamental?, da Univesp.

Depois que li o livro, o programa ficou diferente para mim e vi que o apresentador poderia ter dado mais espaço para o que a professora tinha a falar - que era muito e de muito valor.

Eu, obviamente, vou reler este livro! É o tipo de livro que você vai se pegar lembrando de algum trecho em algum momento de sua vida!

Quero ler mais Faulkner também!

Melanie Mariano 16/02/2024

Um jeito diferente de escrever e ler o fluxo de consciência que não me ganhou tanto por que achei que compete em alguns momentos do livro com o desenrolar dos fatos. Por vezes perdi o ritmo da leitura e precisei reler, de fato não é uma leitura amistosa principalmente nas 100 primeiras páginas, mas achei que a história é muito boa, a percepção de Faulkner sobre uma família decandente, racista, machista e cheia de conflitos em putrefação é bem colocada ao leitor como retrato de uma época e também daquilo que podemos nos tornar com o passar do tempo. O posfácio escrito por Sartre que está nessa edição do livro é uma preciosidade à parte.

Larissa.Vieira 14/02/2024

Faulkner, sou outra leitora depois de vc
Acabei a leitura há alguns dias e estava adiando registrar minhas impressões pq genuinamente não o sei fazer. Cada capítulo foi conquistado, anotações feitas e post its colados (acabei minhas flags amarelas rs) e eu só queria saber mais sobre essa família decadente e a história de cada um. Fico embasbacada como o fluxo de consciência foi utilizado aqui, por seus vários narradores, ora no passado ora no presente na mesma linha sem pontuação ou letras maiusculas. Aqui os diálogos e seus interlocutores são percebidos por você e não por pontuação feita pelo narrador, literalmente você embarca na mente do personagem e disseca todas as suas agruras, medos e desejos. Não falta tema a ser tratado, como racismo, incesto (ou a possibilidade desse), suicídio, castração, falência, alcoolismo, só pra exemplificar que este livro não será de forma alguma entediante pela forma concebida. Uma leitura desafiadora? Sim, mas imensamente recompensadora, os Compson estarão para sempre na minha memória. Acabei com vontade de reler =)