Os Tambores do Outono

Os Tambores do Outono Diana Gabaldon

Resenhas - Os Tambores de Outono - 1ª Parte

Nivea Ceroni 22/08/2020

Os tambores do outono.
4° livro da saga Outlander e o mais diferente da série. A história segue cheia de surpresas e aventuras, parece que a vida de Claire e Jamie está fadada a acontecimentos que se resumem a viagens e lutas.
Nesse livro Brianna e Roger têm um maior destaque devido os descobrimentos que fazem a respeito de Claire e Jamie que estão instalados na Cordilheira dos Fraser.
Achei o livro muito rico com informações e detalhes mas muitas vezes achei que a escritora poderia ter pulado alguns trechos e dado detalhes em outros que ficaram um pouco perdidos devido as narrações trocarem de personagens.

Paola437 10/08/2020

É tanta coisa que falta tempo pra assimilar tudo
Essa primeira parte do quarto livro envolve muitos personagens novos, lugares novos, reencontros, partes bem tristes e chocantes, e o que eu mais gosto: misticismo. Uma sensação de ansiedade, mistério por conta da mistura de passado com futuro e visões indígenas. Muito legal!
Também fica no ar a dúvida sobre mais viajantes do tempo que já tenham morrido ou que ainda vão passar pelas pedras. (Como eu vi a série antes de chegar aqui, eu já sei o que acontece, mas...).

Foi uma leitura muito prazerosa cheia de aventuras, adorei!!!!

Dani 05/08/2020

Vida nova
Na primeira parte do livro podemos acompanhar as aventuras de Claire e Jamie construindo a vida num novo mundo na Carolina do Norte ao lado de vários companheiros vindos da Escócia, quem aparece na estória é o Lorde Jonh Grey com uma companhia inusitada que vai trazer um pouco de tensão, enquanto isso Brianna e Roger tentam saber mais sobre Claire e Jamie e tem uma notícia inesperada.

Bella 15/07/2020

Os tambores do outono
Gosto muito dessa série: prende a atenção, desenvolve bem os personagens, faz refletir, se emocionar, divertir, torcer, enfim, viver mesmo a história! Esse volume particularmente me prendeu mais que a temporada da série de televisão (que tb acho ótima!)

Alanna.Serra 16/05/2020

Diana Gabaldon sendo Diana Gabaldon
Já ficou cansativo eu ler os livros da série e tecer milhares de elogios, mas para não perder o costume, a história é incrível, os personagens são coerentes e (a maioria) incríveis, na realidade só acho um único personagem um porre, você continua se surpreendendo com a narrativa e se encantando pela história e pela escrita de Gabaldon. Terminei essa primeira parte da história e confesso que estou enrolando para terminar a segunda, pois logo os livros lançados no Brasil acabam e eu ficarei órfã dessa história incrível! Ah, estava me esquecendo, se ainda não leu, não perca mais tempo!

AmandaCostaSilva49 07/05/2020

Bem bom
É um livro que demorei muito pra ler, principalmente no meio dele, e quase não lembro de nada do começo por causa disso kkkkk, mas acho que o final dele compensou tudo isso e continua sendo uma ótima série. Estou louca pra ler o próximo livro.

Ana Paula 01/05/2020

Aí meu coração!!!
Meu coração não aguenta de tanto amor pelo Jaime... Oh homem honrado e gostoso!!!!

Daniele Freitas Pacheco 30/04/2020

Ah... Jamie e Claire!
Não tem como não se apaixonar por esses dois personagens de Diana Gabaldon. Adorei a forma como ela retomou o clima escocês nesse livro. Também são muito interessantes as questões históricas da colonização dos EUA que aparecem como pano de fundo desse enredo.

Angell 17/04/2020

Claire & Bree
Amei ver o amadurecimento de Bree, o respeito dela pelas escolhas de Claire... Por várias vezes esperava ansiosa quando ela voltava à cenas...
Agora Roger.. nosssa... Me deu nos nervos várias vezes!!
Mas é uma história que amo!

Bruna 08/04/2020

Os Tambores do Outono
Nunca pensei que iria sofrer tanto por causa de um certo personagem.
Se tornou meu livro favorito da série.

fyveer 08/04/2020

Só porque é monotono não significa que seja chato.
Outlander: Os Tambores de Outono (Parte I), Diana Gabaldon

Tradução: Carolina Caires Coelho
Progresso: 03/04 - 07/04

E se alguém tivesse perguntado, eu diria que Jamie Fraser era um homem misericordioso. Já tinha sido. Mas os anos entre o antes e o agora tinham sido difíceis, e compaixão era uma emoção delicada, facilmente desgastada pelas circunstâncias.

O quarto volume da série Outlander é mais uma prova de que a mente criativa de Diana Gabaldon se mantém em constante expansão e leva os leitores a conhecer mais do casal protagonista - para falar a verdade, creio que Jamie e Claire fazem parte daquele grupo seleto de personagens literários que achamos conhecer profundamente, mas que a cada capítulo encontramos uma informação nova que os torna muito mais próximos da realidade.

Nesse primeiro tomo de Os Tambores de Outono a autora nos leva para as terras frescas do que um dia se tornará os Estados Unidos da América, mas que no momento é apenas um grande continente de flora e fauna selvagem ocupado por tribos indígenas - nesse ponto vemos mais uma vez Gabaldon explorando momentos históricos em sua narrativa; Ao longo dos capítulos acompanhamos duas perspectivas: a do passado com Claire e a do futuro com Brianna - além disso vemos em um ou dois capítulos a visão de Roger e Jamie.

No passado temos Claire e Jamie construindo sua moradia no Novo Mundo, o local de sua residência próximo as montanhas se chama Cordilheira dos Fraser, onde com os camaradas sobreviventes de Ardsmuir é formado um pequeno povoado de escoceses. Claire se dedica a ser uma dona de casa e curandeira para o povo local, Jamie e os outros homens passam o dia construindo e pastorando, tudo parecia perfeito até a chegada de uma praga que coloca em risco a boa convivência com uma tribo indígena amigável com os Fraser - além disso, temos a chegada repentina do Lorde John Grey com seu enteado, Conde William, que evoca surpresa e ciúmes em Claire.

No futuro temos Brianna e Roger se movimentando em um relacionamento amoroso cercado por incertezas: ambos são jovens e não querem abdicar suas carreiras para viver a custa do outro, sem contar na intensa dúvida sempre constante no primeiro amor. Tudo parecia muito bem até Roger encontrar por acaso uma notícia que poderá colocar o futuro de Brianna em risco: no passado os pais da garota morreram tragicamente em um incêndio e tudo dependerá de Roger contar para Brianna sobre o destino de Claire e Jamie - se contar ele sabe que isso terá como consequência a garota atravessando as pedras de Craig na Dun rumo a uma era bastante perigosa.

Minha opinião sincera é de que a medida que devoro mais um livro da Gabaldon eu tenho a certeza de que nunca terei a coragem de dar uma avaliação ruim. A autora sabe como prender os leitores até mesmo em descrições de um dia rústico e monótono na vida de Claire e também como nos fazer ficar acordados até as 3 horas da manhã lendo para descobrir se aquele personagem conseguiu se salvar da morte. Pensei que uma história sobre uma moça que viaja no tempo duraria no máximo por dois livros - Outlander e A Libélula no Âmbar estão como provas de finais perfeitos e bastante fechados para dúvidas; mas então ela surge com uma narrativa distante da Europa e com pontos bem interessantes sobre a escravização negra e indígena, sem contar nos mitos de diferentes culturas.

Em suma, estou bastante ansiosa para ler o segundo tomo desse quarto volume, mal posso esperar para saber o destino de Brianna e de Claire

Amandaprocopio_ 06/04/2020

Não tem nem o que falar, zero defeitos

Mylla 25/03/2020

Lido
Recomendo. Místico, misterioso, com reviravoltas e muitas aventuras