Os Tambores do Outono

Os Tambores do Outono Diana Gabaldon

Resenhas - Os Tambores de Outono - 2ª Parte

Vanessa2056 03/01/2022

Superou a expectativa...
Pensei que seria bem ruim, que ficariam pontas soltas e tal, mas não ficou e a informação foi bem ?.
Essa é a parte 2 do livro 4, quando eles estão América do Norte e começam a colonizar uma certa região, que fica conhecida como Cordilheira dos Frasers.
Eu amei esse e tô ansiosa pelo volume 5 ??

Claire Scorzi 13/03/2009

Jamie e Claire no Novo Mundo... II
O defeito mais grave de "Os Tambores de Outono" é, em minha opinião, dar espaço demais a Brianna e Roger. Nenhum dos dois tem o carisma do casal central; a autora bem que tenta - em especial com Brianna, me pareceu - mas não funciona. O único outro personagem do livro que se aproxima de ombrear-se com Claire e Jamie é Lord John Grey (que começa a destacar-se em "O Resgate no Mar"). Não é à toa que Diana Gabaldon até escreveu uma série de livros só pra ele.
Ainda assim, é apenas um defeito sério no livro. Também percebo nele - como no anterior - uma tentativa da escritora de mostrar algo diferente, de brincar com gêneros literários e estilos de época (em "O Resgate" ela homenageia os romances ingleses do século XVIII, uma homenagem cheia de humor e carinho). É de lamentar que alguns leitores tenham considerado esse e o terceiro volume da série os mais "fracos". Talvez suas falhas sejam mais perceptíveis, contudo, ambos trazem experimentos e acréscimos ausentes dos volumes 1 e 2.

Hellen 26/01/2023

É meio impossível dizer que não gostei. Estava muito ansiosa por essa parte da história, e não me decepcionou.
Mas algumas partes foram sim mais fracas, tipo a epopeia do Roger.
Não sei o que achar do que aconteceu com o Ian, que era um dos meus personagens preferidos. Mas só por não estar espumando de raiva sei que é um bom sinal.

Regiane @agentejaleu 12/02/2022

Incrível
Eu li a parte 1 faz um tempão ,e agira retomei. Eu li muito rápido porque tava tão fluído. Esse volume é focado na Brianna e no Roger. Também podemos ver como ela é o pai todinha. Não só na aparência. Roger me conquistou aqui viu. Diana arrasa demais . Agora vou embalar o próximo livro.

Naira.Cirino 31/12/2021

Fantástico
Pra quem ama a série, esse livro é um prato cheio. Preenche super bem os espaços que a adaptação pra tv deixa.

Caroline Gurgel 18/10/2014

Uma excelente história, mas que decepcionou na forma em que foi contada
Ou meu humor não anda nada bem ou esse livro me decepcionou, o que é duro de admitir, já que aprendi a amar essa série com todo meu coração. Fanatismos à parte, senti falta da Diana impactante dos livros anteriores, da Diana que me deixava ora com raiva ora suspirando, da Diana que me roubava o ar e me fazia ter vontade de jogar o livro na parede, da Diana da paixão avassaladora, das surpresas e da ansiedade. Parece que ela só acordou na segunda metade do livro, ainda assim, um pouco sonolenta.

Pensei ser praticamente impossível falar desse livro sem entregar seus segredos, e qual não foi minha surpresa quando li a sinopse ao término da leitura e constatei que está tudo ali. Tudo. Claire e Jamie resolvem, depois de algum tempo, que vão tentar a vida na América e se fixam em uma propriedade concedida pelo Governador. Do outro "lado do tempo", no "futuro", acompanhamos um pouco do relacionamento de Roger e Brianna e suas descobertas sobre a vida de Jamie e Claire. Falarei menos que a sinopse, e se você não a leu aconselho que não o faça. Os dois jovens descobrem algo importante que vai mudar (e movimentar) o rumo da história.

Parte I - Dói um pouco ter que admitir que as partes sobre Jamie e Claire na primeira metade do livro não eram as mais interessantes. Roger e Brianna roubaram a cena, mesmo que elas tenham sido pontuais. A autora escreve, escreve, escreve, e não diz muita coisa. Diana É prolixa, mas aqui ela exagerou.

Parte II - "Ufa, Diana acordou", pensei. De fato, a história cresce significativamente e tem seus momentos dignos de aplausos. Há um encontro super emocionante e incrivelmente bem escrito, que é, para mim, o ponto alto de todas as mais de mil páginas. A história que se desenrola nessa segunda metade é muitíssimo interessante, mas mal aproveitada. Uma simples falta de diálogo - que não deveria ser comum entre Jamie e Claire e sua evidente maturidade - teve uma consequência que se arrastou até quase o final do livro.

Se gostei do livro? Sim, gostei. Citarei uma frase que a autora usa para descrever um acontecimento do livro e serve bem para resumir minhas impressões sobre ele. "É como no beisebol - assegurei a ela. - Longos períodos de tédio, pontuados por curtos períodos de intensa atividade."

Deixo claro que não tenho problema com livros longos, gosto tanto dos enredos quanto das palavras e seus jogos, mas não gosto quando as páginas e os pensamentos se repetem em demasia. Talvez tenha sido esse o problema em Os Tambores de Outono, mas, esperançosa de reencontrar a autora que me encantou, seguirei firme na série, especialmente porque, além de Jamie e Claire, agora existe a figura de Roger, que muito me agradou. A teimosia de Brianna me impediu de morrer de amores por ela, mas, verei o que me aguarda.

Em suma, uma excelente história, mas que decepcionou na forma em que foi contada.

4/5 Estrelas
4/5 Corações

*** SPOILER ABAIXO ***

Minha maior birra foi o estupro, definitivamente. Por que todos os personagens têm que sofrer algum abuso sexual? Acontecera com Jamie, com Fergus, com Ian e com Mary. Com Claire não foi estupro, mas ela "vendera" seu corpo como moeda de troca. E aqui em "Tambores" mais um. E um que me incomodou bastante, não pelo fato em si, mas pela tara da autora pelo assunto. Ficou caricato, passou do limite. Espero, sinceramente, que ela não o extrapole ainda mais nos próximos livros.
Fernanda 19/10/2014minha estante
Caroline,há exatas duas semanas eu li o primeiro volume.
Curiosa por demais,eu fiz uma varredura pela net em busca de spoilers rsrsr
E cá estou,concordo contigo plenamente.
Cheguei a mencionar as minhas convicções na minha resenha."Eu particularmente amei o enredo.indiscutivelmente CRIATIVO.Assim como,os personagens,os diálogos.
Mas, reprovo a conduta da autora.Primeiro,por que julgo desnecessário estender esse tantoooooooooo a serie.Como eu venho dizendo,creio eu que as autoras fazem isso pelo retorno financeiro,uma vez que o livro tem seu publico garantido.
E segundo,que a cenas gráficas são por demais extensas.Não penso que um ser humano,e vivendo numa época onde o uso de antibióticos era nula,venha a resistir .Não gostei nem um pouco desse lado SÁDICO da Diana.essa coisa de estupro me incomoda bastante,se parasse pelo primeiro livro.OK.MAS SABER QUE TERÁ MAIS DISSO PELOS SEGUINTES.É desanimador.
Percebi que ela tem fetiche por maltratar seus personagens e leitores.
Diferente de vc,não me sinto motivada a continuar a leitura.penso,que vou acompanhar somente pela serie de TV.

Caroline Gurgel 22/10/2014minha estante
Isso, Fernanda. Adorei o enredo, mas tem muita coisa que me decepcionou. Eu amei os três livros anteriores, o 1 e o 3 entraram pros meus favoritos, mas eu esperava mais desse 4.
Vou continuar pra ver no que dá :)))

Janaina 03/10/2015minha estante
Ola amiga, Você tem o livro Tambores de Outono Parte 2, estou procurando para comprar mas não acho, se positivo, voce vende?

Felippe.Paiiva 17/07/2016minha estante
Pensei q só eu q tive birra com o estupro, ñ sei se vc gosta de series de TV, e nem de Game Of Thrones, lá eles usavam isso todos os anos (graças ao deuses pararam no 6º) e eu ODEIO muito isso, ainda mais quando é usado frequentemente, para mim a qualidade de uma obra perde muito quando isso é usado demais, quase desisti do livro e da serie por causa disso, mas a sorte (da Editora e da Diana) é q depois de umas 100 paginas o livro volta a ser bom, ñ ótimo como foi a Parte 1 (sim eu AMEI a 1ª Parte), mas bom.
Vamos rezar para que a Diana ñ use mais isso (ainda ñ os livros depois de Os Tambores do Outono e se vc tiver lido, não quero spoilers).

Michelly 24/05/2023

Uma montanha russa de emoções
Acho que a autora não curte muito facilitar a vida dos Frases (rs). Eles não tem um segundo de puro sossego, tudo acontece de forma brutal.

Gostei do livro, achei muito legal todas as partes em que a cultura indígena está presente. É como se eu estivesse participando de cada momento.
O vilão, Bonnet, me fez sentir raiva. Mas acho que nada se compara ao Black Jack na minha escala de ranço de personagens.

Gabs. A 03/11/2020

Amo uma história, porém odeio o "fruto" dela, Bree e Roger são um saco demais. De resto, sem falhas e perfeito como sempre.

Mari Sync 29/06/2021

Adorei a Brianna nesse volume!
Foi um dos melhores até agora.
Jamie fazendo suas escolhas meio equivocadas, mas de coração ?
Claire sendo uma mãezona como sempre...
E o Roger?! Não tenho uma opinião formada sobre ele, mas acho que é uma boa pessoa.
Curiosa pra saber o que me aguarda nos próximos volumes.

Tati Bertoldo 27/09/2023

Tambores de Outono
Eu já nem tenho mais oque falar sobre a escrita dessa mulher! Ela é incrível! Ela cria personagens que eu amo conhecer e ver como eles crescem e se desenvolvem. Amo cada um deles. Menos o Bonnet.

Daniele Freitas Pacheco 19/05/2020

Os Frasers
Infelizmente eu havia visto um spoiler sobre esse livro. Mas mesmo assim a magia não foi totalmente quebrada, pois os detalhes dessa trama são muito criativos e impactantes para quem acompanha a história dos Frasers.

Mariana 17/07/2023

Eu sou um cadelinh dessa série e vou amar todos os livros. Mas a cada livro que passa estou levando mais tempo para concluir as leituras.

Amei que a Daiana inseriu mais da Briana e do Roger, mas confesso que sinto muita falta da família de Lalibroach.

Suelen 14/01/2021

Os Tambores de Outono
Parte II do livro 4 da série Outlander.
Conforme falei em outras resenhas, estou lendo os livros, pois me apaixonei pela série.
Nesse livro 4 parte II eu tive mais certeza ainda de que não gosto do personagem Roger tanto no livro quanto na série.
Poucas coisas foram diferentes da versão televisa, então o livro não teve tanto impacto nas diferenças como os anteriores.