Compêndio do Vaticano II

Compêndio do Vaticano II Concílio Vaticano II




Resenhas - Compêndio do Vaticano II


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Locimar 12/09/2020

É sempre uma fonte de pesquisas. O li em meu noviciado em Passo Fundo.
comentários(0)comente



Rangel 24/07/2016

A Reforma Moderna Contemporânea da Igreja Católica
O Compêndio do Vaticano II é uma compilação de documentos fundamentais da reforma da Igreja Una, Santa, Católica, Apostólica e Romana, do Concílio Vaticano II, que aqui no Brasil, foi organizado pelo Frei Frederico Vier OFM e Frei Boaventura Klopenburg OFM.
Para entender o Concílio Vaticano II, deve compreendê-lo como resultado de uma Assembleia de Cardeais e bispos do mundo inteiro, no país do Estado Soberano de Vaticano, que fica na cidade de Roma (Itália), ocorrido de 1962 a 1965.
O Concílio para ter acontecido, foi convocado pelo Papa João XXIII, que convidou autoridades eclesiásticas a fim de tratarem de assuntos dogmáticos e regime disciplinar da Igreja Católica. Durante o concílio, João XXIII faleceu e foi eleito Papa Paulo VI que continuou e concluiu. A necessidade do concílio foi de que a Igreja Católica devia dar respostas às esperanças da humanidade, atualmente, para se concretizar a sua missão profética, pastoral e régia. A finalidade foi de confirmar e edificar a fé cristã católica, renovar os costumes, reformar a liturgia, o trabalho pastoral e o trabalho missionário, adaptar a disciplina eclesiástica do clero, responder questões de conflitos ideológicos sobre o socialismo, o capitalismo, a evolução tecnológica, a ciência e a cultura diversificada, a fim de compreender melhor a sua doutrina e promover o ecumenismo e o diálogo inter-religioso, a fim, também, de ressaltar a importância dos católicos leigos, da educação cristã e da liberdade religiosa.
Assim, de forma sintética, o Vaticano II teve os seguintes documentos:
I) Constituições Dogmáticas: 1) Lumen Gentium (Luz das Nações: sobre a Igreja em si); 2) Dei Verbum (Verbo de Deus: a revelação de Deus na Palavra, "Sagradas Escrituras");
II) Constituição Pastoral: Gaudium et Spes (Alegre e Esperança: a Igreja no mundo de hoje);
III) Constituição Litúrgica: Sacrossanctum Concilium (Sacrossanto Concílio: reforma litúrgica da Igreja Católica):
IV) Decretos: 1) Unitatis Redintegratio (Restabelecimento da Unidade: união dos cristãos pelo Ecumenismo); 2) Orientalium Eclesiarum (Das Igrejas Orientais: relacionamento da Igreja Católica Romana com as Igrejas Católicas Ortodoxas Orientais); 3) Ad Gentes (Para os Povos: sobre a atividade missionária da Igreja); 4) Christus Dominus (Cristo Senhor: o múnus pastoral dos bispos); 5) Presbyterorum Ordinis (Da Ordem dos Presbíteros: sobre o ministério e a vida dos presbíteros, os padres); 6) Perfectae Caritatis (Da Perfeita Caridade: atualização dos costumes das ordens religiosas); 7) Optatam Totus(Todo Escolhido: sobre a formação sacerdotal dos padres); 8) Apostlicam Actuositatem (Da atividade apostólica: o valor do apostolado dos leigos); 9) Inter Mirifica (Dos meios admiráveis: a relação da Igreja com os meios de comunicação social).
V) Declarações: 1) Gravissimum Educationis (Da educação importantíssima: sobre a educação cristã e sobre as escolas católicas); 2) Dignitatis Humanae (Da dignidade humana: sobre a questão da liberdade religiosa); 3) Nostra Aetate (Nossa Alegria: a relação da Igreja Católica com os não cristãos).
Pode-se concluir que este documento compilado da Igreja Católica, atualmente, é o mais importante para se aplicar, interna e externamente, como manifestação de sua presença perante a humanidade. Todo católico deveria lê-lo para ter conhecimento sobre a fé que professa e porque segue os costumes litúrgicos, bem como pode atuar no mundo da sua realidade como missionário e agente pastoral.

site: http://lrangel.ortiz.zip.net/
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR