The 4-Hour Workweek

The 4-Hour Workweek Timothy Ferriss

Resenhas - The 4-Hour Workweek

Eve 30/10/2019

Bastante útil, descontando alguns ?americanismos?
Este livro traz 4 passos muito simples e didáticos para se aplicar ações factíveis (na maioria dos casos) que impactam rapidamente na produtividade.

Algumas técnicas talvez não possam ser facilmente aplicadas para todos, mas os conceitos são valiosos sim, justificando a leitura do livro.

Li há muitos anos e ainda aplico conceitos que aprendi aqui com Tim Ferris, então recomendo! ?

Moitta 16/10/2014

Começa com a definição de que você não ama o que faz (trabalho). Se for, é vocação, e você deve gastar o quanto quiser com ela.
Tendo essa premissa, o DEAL é o passo a passo pra se tornar o que ele chama de Novos Ricos. Pessoas que querem a qualidade de vida que milhões no banco oferecem sem ter que necessariamente ter o tal dinheiro todo. O tempo é vital, e a atenção também.

D - Definição
E - Eliminação
A - Automação
L - Liberação

Definição. Entender qual o objetivo. A busca por dinheiro é tola. Concentrar suas melhores horas dos seus melhores anos para uma boa aposentadoria é maluquice.
"Getting of the wrong train" "Whenever you find yourself on the side of the majority, it is time to pause and reflect."
Há um novo jogo a ser jogado, e requer novos jogoadores: os NR (novos ricos).
Descobrir quais suposições valem a pena ser testadas. Não ando com a cueca pra fora, pois até agora nesse aspecto nada precisa mudar. Onde há problema ou desconforto, aí algo precisa ser feito.
Peça desculpas, não permissão. Lema para superar a barreira do medo do diferente. É muito fácil negar algo. Se a coisa já está acontecendo e dá certo, o crédito é seu.
Trabalhe seus pontos fortes, não tente "concertar" cada ponto fraco.
Renda relativa X absoluta. Ganhar 1000 reais/hora mas trabalhar 2 horas por semana é melhor que 100 reais/hora e trabalhar 40 horas.
Escrever o pior cenário é uma boa forma de enfrentar o medo. (definir o medo = conquistar o medo)
Encontrar o que te excita. Isso é mais específico do que "vc quer" na vida.
Dreamline - definir uma linha do tempo (pra frente) com datas para realização dos seus sonhos. Botar no papel exatamente quanto custa esse sonho, muitos são mais baratos do que se imagina. Pode-se definir algo para ter, se tornar e fazer.
Cuidado com a paralisia por análise, quando se tem tantas informações e decide-se estudar cada um antes de fazer algo.

Eliminação - 80/20 do Pareto. Elimine as 20% das causas dos 80% dos seus problemas. Há um capítulo "low information diet". Supervalorizamos coisas pondo-as no status de emergência apenas para nos sentirmos importantes.
Interromper interrupções e saber recusar é importante. Algo em torno de 20 minutos, é o que levamos para voltar ao fluxo de uma atividade quando paramos. Evite interrupções para ser mais produtivo, defina um horário para responder e-mails, se ausente e desligue as conexões.
Há coisas de são puro desperdício de tempo - elimine-as. Outra que consomem muito tempo. Procure terceirizar o máximo possível, ponha-as todas em sequência, como reuniões com 20 min entre cada uma.

Pedir os pontos a serem discutidos numa reunião força as pessoas a se preparem, o que tende a ser mais eficaz. Dar o exemplo também é bom. Ao telefone, deixar claro que está ocupado e falar "mas com o que posso ajudá-lo?".

Automação - outsource tudo o que possível. Crie algo que não tenha você como gargalo. Descubra todos os gargalos, e seja dono de algo, não apenas um funcionário.
Um ponto importante é saber delegar uma tarefa. O que é fácil, específico e consome tempo? Isso deve ser delegado. Explicar bem o que se deseja, testar a pessoa ou empresa, ver os seus limites. Um período de testes com 2-3 opções antes de escolher quem de fato fica. Dar responsabilidades e liberdade, do tipo "até 400 dollares não precisam de minha permissão", e etc. Levando em conta que o quanto vc (talvez) economizaria, é o preço do seu tempo e da sua atenção.
Uma tarefa inútil simplesmente não deve ser feita, elimine antes de delegar.

Liberação - um set de como conseguir a liberação física, pra poder viajar e trabalhar remotamente de onde quiser. Deve ter um resultado superior para mostrar e etc.

Você deve deixar pequenas coisas ruins acontecerem para conseguir grandes feitos. Focar no que importa, no que te excita e perseguir sua paixão.

O livro conta com diversos exemplos e é muito rico em detalhes. Mostra sempre no final os sites e companhias usadas para outsource, preços e etc.

"Slowing down doesnt mean accomplishing less; it means cutting out counterproductive distractions and the perception of being rushed."

"Time without attention is worthless, so value attention over time."

"for uncommon solutions, you have to look in uncommon places."

"Its important to look for hypotheses worth disproving."

"the experimental lifestyle."