O Grande Mentecapto

O Grande Mentecapto Fernando Sabino

Resenhas - O Grande Mentecapto

nerito 11/08/2012

Um herói diferente
Muitos conhecem Fernando Sabino por suas excelentes crônicas, outros por sua notável habilidade como romancista. Mas uma coisa é certa: poucos fazem como Sabino, que consegue transformar em prosa todo o charme da juventude de Belo Horizonte e o típico sentimento mineiro, forte e intenso dos sertões das gerais, da mescla entre o local e a grandeza deste estado. E é esse sentimento que carrega o romance O Grande Mentecapto.
Escrito com um estilo sóbrio e ponderado, longe da subjetividade presente em outros trabalhos de Fernando Sabino, O Grande Mentecapto narra a vida de Geraldo Viramundo e suas aventuras pelo interior de Minas Gerais. Seu nome verdadeiro é Geraldo Boaventura, mas ele torna-se Viramundo por toda a sua vida de andanças. A narrativa acompanha a vida do protagonista desde seu nascimento e adolescência, assim como seu ingresso no seminário de Mariana, para tornar-se padre. Mas esse início assume um ar introdutório. Viramundo torna-se de fato o Grande mentecapto, dando início à narrativa, quando deixa o seminário incompleto e lança-se a uma jornada sem rumo por toda Minas Gerais.
As aventuras e desventuras de Viramundo são repletas de um humor leve e inteligente, que acompanha a demência genial do herói. Uma viagem inesquecível pelos encantadores lugares de Minas, bem reconhecíveis a todos os mineiros. O Grande Mentecapto é uma história digna de ser lida e, se não tirar lágrimas de seu leitor, com certeza irá garantir a ele boas risadas.

Mais resenhas em: http://oguardiao.blogspot.com/

Marcello 16/05/2012

"E cumprimentou efusivamente o mentecapto.
-Como tem passado? Eu já ouvi falar muito de você, Viramundo. Pode contar-me entre os seus mais fiéis admiradores.
-Obrigado, doutor - respondeu ele, satisfeito, tomado de fulminante simpatia por aquele homem. - E mais não digo, pois quem de si faz alarde, o cu sem tardança lhe arde."

Iva 24/04/2012

Viramundo: o Quixote brasileiro
Impossível não se apaixonar por Geraldo Viramundo e sua saga que -a exemplo do Cavaleiro da Triste Figura, de Cervantes- redefine as fronteiras entre loucura e sonho, permeadas pela presença do humor, da pureza e da essencialidade da personagem que faz rir, chorar e sobretudo encanta. Junto com Macabéa em "A Hora da Estrela" de Clarice Lispector ,"O Grande Mentecapto" pinta o retrato poético e trágico do Brasil dos pequenos, dos pobres de recursos e ricos de imaginação. Da poesia existente em pessoas simples, mas incomuns. Uma obra-prima!

Morgana 22/04/2012

Como não amar este grande mentecapto?
Terminei de ler "O Grande Mentecapto" e estou naquela depressão típica de quando se acaba um livro particularmente bom. O romance que Fernando Sabino começou a escrever aos 23 e concluiu, em apenas 18 dias, 33 anos depois me ganhou logo nos primeiros desdobramentos, quando um moleque se propõe a parar um trem que nunca parava em sua cidade. Hilário e trágico, mas não pelos motivos óbvios.

Vi algo de Gárcia Márquez na narrativa de Fernando Sabino. É mais ou menos como Drummond disse: não se sabe ao certo onde está o absurdo. O caso é que ri muito com as aventuras e desventuras de Geraldo Viramundo e suas intermináveis* peregrinações pelas estradas e províncias de Minas Gerais. Sofri com suas angústias também, afinal sou do tipo que toma um personagem por amigo.

A narrativa é despretensiosa, ágil. E, em trechos eventuais, quando o leitor pensa “que chata essa parte”, Sabino logo se desculpa pela enrolação desnecessária. Achei uma puta sintonia. Ou puta genialidade. O livro também funciona como uma crítica social, retratando todos esses sofrimentos que o povo brasileiro carrega, mas sem aquele discurso chato e cheio de bossa, sabe? Mendigos, loucos, presidiários, putas, políticos, solitários, fantasmas, ingênuos, maldosos, manhosos... Parece que todo mundo está lá. Você, provavelmente, se encontrará, também.

(*) No livro está "inenarráveis peregrinações", mas eu acho "intermináveis" uma palavra mais bonita. E dramática.

Cris Compagnoni 02/12/2011

Um livro recheado com aquele humor que só Fernando Sabino sabe fazer. Geraldo Viramundo é um personagem inspirado em Dom Quixote, e a mim lembrou muito Forrest Gump, creio que isso se deve a inocência e principalmente, a ingenuidade presente na personalidade de ambos.

Viramundo é um vagabundo sonhador que sempre se coloca em encrencas pelas ruas de Minas Gerais. Não têm um paradeiro, está sempre andando atrás de algum ideal; e a concretização do amor que ele sente por Marília, filha do governador de Minas Gerais, é o seu maior ideal.

Ele acredita que o sentimento que nutre pela jovem Marília é correspondido. Sua ilusão alucinada é reforçada pelos pseudo-amigos que o enganam com falsas cartas de amor e incentivam sua loucura mansa e seu sonho impossível.

A ingenuidade de Geraldo faz com que ele acredite em tudo e em todos que o cercam, em seus delírios o irreal e o real andam de mãos dadas, não há a separação entre o concreto e o abstrato, e por isso o herói não se abala física ou emocionalmente com nada com que se defronte: não teme os fortes, os violentos; não se assusta com fantasmas e nem com ameaças; aceita resignadamente o que a vida lhe reserva.

ralfe 16/10/2011

Excelente
Você lê e nao acredita que é na verdade a narrativa de uma historia real. Fica na duvida se é o Fernando Sabino que é um mago da escrita ou se é o Viramundo que uma pessoa totalmente intrigante. Ou os dois.

Bruno Leandro 14/07/2011

Vira Viramundo, louco mais que o mundo
A história de Viramundo é uma história de doido. Literalmente!
Um garoto louco, capaz de fazer coisas de que até Deus duvida e parar um trem com o próprio corpinho. Viramundo nunca foi certo da cabeça e não falo isso como recriminação, mas como verdade. Sua vida é um mar de loucuras, ainda que algumas poéticas, e alguns que lhe seguem os passos não têm bons destinos.
Mas a história é grande, maior até do que o Mentecapto do título, e encanta. Viramundo é uma espécie de Peter Pan, parado no tempo, incapaz de crescer.
Triste e alegre, faz você rir, porque tudo o que Viramundo faz dá graça, mas faz você ficar com pena de algumas tristezas que também acontecem.
Este livro, é enfim, poético e profético, já que fala um pouco das loucuras que cada um de nós temos guardados em nossos interiores.

cfsardinha 09/07/2011

Viramundo vive uma série de trapalhadas no Estado de Minas Gerais.
Puro e ingênuo, ele é submetido à várias artimanhas e maldades
Viramundo mete os pés pelas mãos na esperança de conquistar Marília, a filha do governador de Minas Gerais. Sua ilusão de conquista é
reforçada pelos falsos amigos que o enganam com cartas de amor de mentira e incentivam sua loucura mansa e seu sonho impossível. É um livro emblemático, além de ser ao mesmo tempo caricato e divertido, como Sabino sabe fazer.

Gláucia 08/04/2011

As estripolias de Viramundo
Li esse livro duas vezes, a primeira vez aos 11 anos e gostei muito. Há uns 8 anos tive outra sensação na releitura, achei bobo, forçado, sem graça. Talvez por ter sido comparado por alguns com Dom Quixote, livro que considero sem igual no estilo picaresco.

Mariana 06/04/2011

Esse foi um livro que não me pedia para lê-lo. Comecei a ler mas quando parava custava a voltar, apesar das histórias do "grande mentecapto" serem muito engraçadas. Depois de umas 3 semanas finalmente consegui chegar as últimas páginas e quando li o final eu gostei e olha que isso ocorre raramente. rsrs
Enfim, talvez na hora que as outras pessoas forem ler se interessem mais do que eu. Mas como o Fernando Sabino foi um autor sempre muito bom eu recomendo a leitura de todos os livros dele. :)

João Gomes 15/03/2011

O livro é demais.
Apesar de este ser um livro brasileiro e eu tê-lo lido. Eu afirmo que este livro é demais e o recomendo. Não gostei muito do título, mas o livro junto com o auto me surpreenderam. Fernando Sabino é um escritor perfeito apesar de ter morrido, este homem deixou como herança coisa estupefatas que todos nós podemos aproveitá-las e acima de tudo lê-las.

O Grande Mentecapto é um livro com bastante informação e com muita comédia eu ri demais, rir horrores e sempre me lembro e conto para os meus amigos parte do livro que me surpreendeu.

maysleituras 09/03/2011

Nobre Viramundo
Veja o material completo aqui: www.recordandopalavras.blogspot.com

Achei o livro bem interessante. Tanto pela escrita mais adulta, diferente do que estou acostumada a ler, quanto pela história em si.
Geralmente, gosto muito dos livros indicados pela escola. E com esse não foi diferente. Realmente adorei conhecer a história do Viramundo: vida cheia de injustiças e mesmo assim, ele não desistiu: teve seu amor não correspondido, chorou com isso. No entanto, seguiu em frente. Conquistou seus amigos e os perdeu de uma hora para outra, seguiu em frente. Mostrou sua inteligência e foi admirado várias vezes por muitas pessoas, porém, algo sempre dava errado. E o que ele fazia?! Seguia em frente.
Justamente por esse motivo e pelo seu jeito de ser, ficou guardado na memória de muitos. Assim como recebeu os mais variados nomes, apelidos ou hm... qualquer outra coisa do tipo. Veja alguns deles: Geraldo Merdakovski, General Búlgaro, Geraldo Rolamundo, Geraldo Carneiro, Geraldo Capítulo.
A história em si, como eu já disse, é muito boa. A personagem simplesmente te chama pro livro e te encanta, tornando tudo mais fascinante ainda. Tanto que ao final do livro, você fica com aquela dúvida: isso realmente aconteceu ou não?!
Certas coisas no livro me incomodaram só um pouquinho, como:
o título dos capítulos: eram grandes e falavam, resumidamente, os acontecimentos ocorridos com Viramundo. Portanto, você já sabia as coisas que estavam por vir, só não sabia como viria a acontecer. Isso me incomodou por acabar mais ou menos com minha curiosidade. Além disso, gosto mais de títulos curtos... ou apenas o número do capítulo, exemplo: 1, 2, 3, 4 ou 1. O Viramundo.
capítulos: alguns eram muito longos, deixou a leitura meio cansativa. Mas, eu que não sou acostumada com isso mesmo. Afinal, a maioria dos meus livros possui capítulo curto. Então eu estranhei um pouco :)
algumas interrupções feitas pelo escritor: em certos momentos o autor interrompia a história e fazia uma observação. Muitas não eram necessárias, pelo menos na minha opinião. Além disso, algumas eram naquele momento de é agora ou nunca... Aí cortava toda a emoção pela raíz ):
palavras complicadas: na verdade, foram poucas. Pensei que o livro inteiro seria complicado, mas, não é. Porém, alguns parágrafos faziam você precisar ler mais de uma vez para entender. Fora isso, nada demais!
Concluo então, que a maioria das coisas que eu não gostei muito, foram questões de estética, simplesmente por não estar adaptada a isso :)
E para amenizar um pouco, devo dizer: gostei muito da capa... simples e atraente. Geralmente, leio livros com fundo preto e algum desenho contrastando. Esse foi o inverso: fundo branco, com palavras pretas e douradas. Ficou bem legal essa combinação, eu gostei!
Recomendo o livro para todos. É bem divertido e você acaba se identificando uma hora ou outra.

Bit 01/03/2011

Fernando Sabino começou a escrever este livro em 1946, aos 23 anos, como uma distração para a obsessão literária que então o sufocava. Dez anos mais tarde, preocupações de outra ordem levaram-no a escrever o romance 'O encontro marcado', que tanto sucesso alcançou, com sucessivas edições até os dias de hoje - além das crônicas, contos e novelas com que conquistou seu numeroso público desde então. Um dia, já em 1979, remexendo velhos papéis, encontrou algumas folhas amareladas pelo tempo, com o princípio da história do grande mentecapto Viramundo. Como um desafio, decidiu retoma-la e, em 18 dias de trabalho contínuo e ininterrupto noite adentro, deu por terminado o romance iniciado 33 anos antes. A sua impressão é a de que teve o livro dentro de si durante todo esse tempo, ansiando por sair. O certo é que nele reencontrou a sua vocação de romancista. Tamanho esforço redundou numa obra a um tempo hilariante e dramática, cuja ação, circunscrita a Minas Gerais, adquire uma dimensão universal, remontando às origens franco-ibéricas do romance picaresco medieval.

Gus 31/01/2011

Como mineiro, acredito ser esta, a obra prima de Fernando Sabino, pois através do olhar avesso do Viramundo ele apresenta a verdadeira "cara" do interior das Gerais.

@apilhadathay 16/11/2010

Aonde você vai?
"Para onde você vai?"

Depois de dez anos, permanecem vivas em mim algumas lembranças de Geraldo Boaventura. Primeiro, a do menino que parou o trem que jamais havia estacionado em sua cidade e segundo, as suas peripécias com os políticos, na idade adulta.

Mas o livro traz muito mais que isso: é a história de um Viramundo.

É uma história sobre o poder que há nos heróis infantes, na convivência com aqueles que você admira; é a narrativa dos limites a que se chega uma alegria e uma dor. Acima de tudo, é a tradução da beleza de uma infância e do que nos obriga a deixá-la para trás.

Geraldo aprontava todas, quando menino, mas a sua maior travessura, a história do trem de BH, que nunca parava em Rio Acima, culminou em tragédia e divisor de águas, especialmente em seu coração. Foi quando ele começou a bater perna pelo mundo.

Caminhamos com ele para Mariana, onde foi seminarista. Não é difícil compará-lo a Tom Sawyer, muito embora, perto dele, Sawyer fosse um santo. Dado o episódio da viúva Pietrolina, não posso deixar de exprimir revolta pela pressa que algumas pessoas têm em julgar. Ele é acusado de causar o tumulto de proporções gigantescas na cidadela, quando os verdadeiros causadores o estavam acusando – Geraldo só revelou o lixo embaixo do edredom.

Sabino revela as várias e infelizes alcunhas que Geraldo teve na vida, um para cada lugar por onde passou, e algumas são realmente hilárias. O autor tem o dom de criar graça nos trocadilhos, de uma forma que você demora a perceber quando ele está falando sério.

Uma das ideias que mais me moveu, na história, é a constatação da pitada de nômade que existe em cada um.

"Todos nós somos um pouco Viramundos, ou pelo menos trazemos no íntimo uma irrealizada vocação de peregrinos, mas o que nos faz largar um pouso é a procura de outro pouso. Disfarçamos com pretextos soezes a nossa viramunda destinação de nômades a deambular por este mundo de Deus, e nos tornamos viajantes, bandeirantes, itinerantes, emigrantes, visitantes, passantes, infantes, militantes ou tratantes."

Deslizamos pelas inúmeras amizades feitas pelo mentecapto na jornada, e também pelas desventuras do seu encontro com aquela que seria a sua eterna amada. Conhecemos a sua convivência com os estudantes mineiros e a prova de seus dotes artísticos. Vamos do infame episódio do baile do governador, que é uma das minhas memórias mais vivas, ao encontro de Geraldo com o intragável Herr Bosmann.

"Um pingo d’água, isto é, Viramundo, fizera entornar o caldo e os negrinhos sem saber cumpriram o seu destino, vingando a morte do avô a pétalas de rosa. Viramundo gritou ainda lá da rua:
_ Não ficará pétala sobre pétala!"

Uma das minhas passagens favoritas, especialmente pelo episódio que se seguiu. Ainda damos algumas das melhores risadas com a baixa temporada de Viramundo no hospício – lugar onde ele só se descobriu confinado no dia em que quis sair e não pôde – e o alívio que alcançou quando foi à forra nas costas de um rápido inimigo.

Passamos por sua rápida e singular experiência como candidato a prefeito, o que gerou promessas absurdas e um debate incrível, com um desfecho inesperado.

Somos surpreendidos pelo vasto conhecimento daquele que foi considerado vagante sem rumo, mendigo, viramundo e pobre coitado. Seus anos perambulando pelas culturas incrementaram o conhecimento que lhe foi de tanta valia, nas aventuras seguintes.

"Para tudo existe um jeito, quando por mal não foi feito."
"Quem tem o coração aberto, de Deus está sempre perto."

Somos convidados à experiência de Viramundo no exército, outras longas andanças e pontapés que se tornaram tão costumeiros. Somem-se a isto mais reencontros com velhos amigos e a aproximação de novos, como o cavalo que sabia falar.

Pegamos carona com os três generais que tanto me fizeram rir, na juventude e cujos nomes preservarei à surpresa, porque não quero estragar a graça da maestria de Sabino com os trocadilhos.

"Viramundo é apenas mais um entre eles. (...) Em seu olhar brilha apenas aquela luz mortiça dos que nada esperam e não têm mais para onde ir."

Pegos de surpresa pela perda do amigo Elias, e da forma como se sucedeu, entramos na fase de Viramundo em que ele se perdeu de vez: o menino dentro dele não morreu, uma vez que, até depois da morte, temos endereço certo e uma cova na terra. O menino Geraldo Boaventura desapareceu.

O que mais me impressiona nele é a sua total ausência de medo, seu desapego ao dinheiro e às recompensas, e o fato de que faz o bem puramente por fazer.

Atura qualquer pessoa e situação, desde não mexam com seus amigos. Talvez ainda carregue em si o sentimento de remorso pelo acidente que o fez sair da sua cidade?

Ele viajou e amou, andou e brigou, caminhou e pegou touro a unha, salvou donzela e viajou de novo. Ganhava a confiança das pessoas e ia saindo. Apanhou, passou fome e tornou a viajar. Viveu em cadeia, puteiro, rua, duas vezes em hospício, sem parar muito tempo em lugar algum. Foi do amor ao ódio em sua ligação com o Governador e encarou ideias governamentais que favoreciam o genocídio. Reencontrou vários velhos amigos em situações diferentes e organizou operação de guerra.

O mais curioso é quando você pensa em como a vida dele teria sido diferente se não tivesse cometido aquela pequena falta, no seminário. Digo, é muita hipocrisia condenar alguém a uma vida tão miserável se você é o diretor de um lugar que prega “espalhar a mensagem do amor e do perdão”. Muito curioso.

Terá ele buscado, no seminário e nas andanças, alguma forma de redenção?
Aceitava a tudo de forma tão compassiva que era de se pensar que resolvera escolher viver em pena para pagar a sua culpa pela morte de um pequeno. O desfecho da história, que é a maior surpresa, uma vez que não foi premeditado, pode corroborar o fato.

E, por mais que andem os nossos pés, a sina é o regresso ao lar. Encerro da forma que comecei, com a ideia que melhor traduz Geraldo Viramundo. Questionado sobre aonde iria em seguida, ele sabia que seu destino era um só:

"Para onde me levarem os meus passos."
Ricardo 16/01/2011minha estante
Excelente resenha, This! Li esse livro há muitos anos, mas também ainda tenho algumas passagens na memória. O Grande Mentecapto me marcou para sempre. É um livro que consegue ser engraçado, comovente e encantador ao mesmo tempo. E dizem que Sabino o escreveu com uma rapidez impressionante!

portallos 24/04/2013minha estante
quem quer se emocionar e rir com uma das melhores historias de fernando Sabino é obrigado a ler esse livro.

@apilhadathay 24/04/2013minha estante
Obrigada pelos comentários, Ricardo e portallos!
Este é um dos livros mais incríveis da nossa Literatura. Amo de paixão.

Marlon Hneda 02/12/2016minha estante
Simplesmente excelente a sua resenha!