O Grande Mentecapto

O Grande Mentecapto Fernando Sabino

Resenhas - O Grande Mentecapto

Lydi 11/06/2010

O Grande Mentecapto é a minha paixão. É o livro que me trouxe de volta a leitura. Geraldo Viramundo é o meu héroi. Ele não tem nada demais, nada de super poderes ou velocidade ou qualquer outra coisa. Ele é só um homem, um homem que roda por toda Minas Gerais e que vive cada dia como se fosse o ultimo.

Amo quando ele conhece a Marilia, segundo ele " Aquela que seria a minha amada por toda vida". Tem como não apaixonar?

Meu livro de cabeceira. Posso ler 1 milhão de vezes que nunca vou cansar ou achar ruim ou mudar de opinião. Amo, amo e AMO.!

Camille Ramos 15/05/2010

Roda mundo, Viramundo
Esse livro é um daqueles que envolve e fascina.

Que você está lendo e de repente, no meio do ônibus, cai na gargalhada e todo mundo fica olhando para você.

A história é incrível, e a dinâmica do autor é muito boa (viva Fernando Sabino!).

Como diz um dos comentários na orelha do livro, você adota Viramundo como o irmão que não teve.

Ótimo, recomendadíssimo.

Norskan 27/01/2010

CHOCANTE.. rsrsrs
Mentecapto = Mentiroso

um livro cheio de mentiras.. muuito 'massa'!

Suzane 15/01/2010

É sempre bom ler Fernado Sabino. "O grande mentecapto" nos conta a história de alguém que era homem quando criança e criança quando homem. Fernando Sabino é assim, consegue fazer a gente chorar de tristeza e de rir na mesma história. A graça misturada com as aflições: Sabino é um realista que não esquece a parte engraçada da vida. É pena que o livro não tenha mais que 300 páginas, eu poderia passar meses lendo-o.

Carla Valle 14/12/2009

Fernando Sabino é um gênio, Viramundo é o tipo do sujeito que todo mundo conhece, mas todos fingem não ver. É o bom, o puro...

João 03/11/2009

Um bom livro, engraçado em algumas situações e um pouco chato em outras.

Lembra um pouco de Dom Quixote, com suas situações beirando o ridículo.

Felipe Gama 28/10/2009

O melhor livro nacional que li até agora!
Livro simples, rápido, porem intrigante. adorei este livro. li para colégio achando que seria uma merda igual a maioria de livros paradidáticos. Foi grande a surpresa quando li o livro em 3 dias e sempre querendo ler mais e mais. o Livro é bem narrado, com passagens humoristicas e uma história inteiramente brasileira.

Brisa 21/09/2009

Sabino foi uma recente descoberta e já está na lista dos meus autores preferidos. Neste livro, conta a incrível história de Viramundo, um louco com alma de poeta. O dom Quixote mineiro, nas suas andanças pelas Minas Gerais, vive as mais pitorescas histórias, te fazendo rir e se comover com suas conclusões (e as do narrador) sobre a vida, os homens e as coisas. Brincando com as palavras - ora erudito, ora popular, Sabino te envolve nesta história e te faz ter saudades do glorioso mentecapto, quando o livro acaba. :) Eu recomendo.
Júlia 21/10/2009minha estante
falou tudo! tenho que ler esse livro para a aula de literatura e estou adorando!

Fortuna 27/04/2013minha estante
adorei o "dom Quixote mineiro", bela perspectiva (:

romalopes 28/08/2009

O meu preferido.
Quando eu li esse livro eu só pensava: Eu quero ser assim, quero ter essa inocência e essa vontade de viver, sentir a ausência do medo em mim(que nem é coragem).
A parte do cavalo que fala é antológica.

Raquel Lima 16/08/2009

Encanto mineiro...
Sabino consegue um encanto em sua linguagem, transmitindo calma, curiosidade, pureza, ironia e um humor gostoso, que temos a certeza de conversamos com um típico mineiro. Muito Bom!...O Viramundo é um puro em um mundo sujo.

robertocamarajr 01/08/2009

Um livro por semana - o Grande mentecapto
As desventuras de Geraldo Viramundo pelas bandas de Minas Gerais são um convite à criança e ao adolescente que existe em cada um de nós.

Como sempre Fernando Sabino nos brinda com seu estilo irônico que só quem conhece a fundo as histórias e estórias de Minas, os trejeitos e maneirismos do povo mineiro consegue apresentar de forma tão especial.

Resenha completa: http://metiredesteocio.com/2009/05/04/um-livro-por-semana-o-grande-mentecapto/

Maicon Tavares 30/07/2009

Muitíssimo engraçado
É um dos melhores livros que já lí, sem dúvidas. Muito engraçado, com muitas aventuras,valeu muito apena. Dava até um bom seriado! Recomendo a todos!

Edson Nunes 16/07/2009

A origem de Gump.
Pra quem viu Forrest Gump descobriu que provavelmente o produtor do filme se inspirou nesse livro.Um livro bem montado e com um humor bem elaborado, O Grande Mentecapto é um clássico literário que foge um pouco dos moldes da literatura brasileira e critica de forma direta e indireta alguns aspectos da politica e da sociedade do país.

romalopes 28/08/2009minha estante
Será? Será? :-)

Bell_016 04/10/2009minha estante
Que moldes da literatura brasileira? Desafio você a encontrar esse tal molde q toda (!) a literatura brasileira tem em comum....(até os dias de hoje claro)

Mara Vanessa Torres 12/07/2009

Brasileiro até no nome.
Excelente! Geraldo Viramundo é o nosso brasileiro, o nosso Dom Quixote, o nosso bom homem. Um cenário muito bem humorado do nosso rodo cotidiano.

Karudasu 07/06/2009

Senti que Viramundo refletia uma parte de mim, uma parte mais livre. Isso me levou a refletir sobre a minha própria "mentecaptice".
Recomendo a todos que leiam, riam, e reflitam sobre as mensagens que ele passa. Realmente um livro incrível.