Saturno nos trópicos

Saturno nos trópicos Moacyr Scliar

Resenhas - Saturno Nos Trópicos

Val Alves 10/02/2021

Facetas sobre a Melancolia na história universal
A partir da análise da história mundial e nacional o autor traz dados de como a melancolia foi abordada durante épocas diferentes. A melancolia já foi associada ou localizada em partes do corpo, em fluidos corporais, aos planetas, às regiões geográficas, culturas, etc. Já foi demonizada pela religião (nenhuma novidade) e exaltada por escolas literárias (romantismo principalmente).
.........................................................................

A explicação pela miscigenação talvez seja a mais curiosa.
Segundo alguns autores a tristeza brasileira vinha da tristeza das três "raças" de sua origem : o português,  o africano e o indígena. Cada qual por um motivo específico.

Os portugueses que, inicialmente, chegaram cheios de ânimo no Brasil,  retornam melancólicos, cheios de cobiça,  entre a mania e a escassez de energia (depressão). Os africanos trazidos à força e em condições trágicas,  pra dizer o mínimo.  E os indígenas,  massacrados, abatidos pelas doenças trazidas pelo europeu e submetidos à aculturação.

Para alguns estudiosos a miscigenação causaria a extinção da população brasileira pois tornava os homens fracos. Pela teoria da degenerescência acreditavam que a cada geração viria alguma fraqueza. Segundo Benedict Morel:

"À medida que se sucedessem as gerações, nervosos gerariam neuróticos, que gerariam psicóticos, que gerariam idiotas ou imbecis, até a extinção da linhagem."

Mas essa é somente uma das teorias que surgiram antes do conhecimento científico confiável que temos hoje.  O livro é curto, mas com bastante conteúdo e, por isso, talvez requeira mais investigação e pesquisa pra entender melhor.

Wagner 26/01/2019

TRISTES TRÓPICOS...

(...) Saturno é um planeta lento demais para os tempos do Prozac. Uma lição que os "tristes trópicos", na expressão de Levi-Strauss, estão aprendendo à custa de seu sofrimento. Marginalizadas populações confiam num futuro melhor, como a rejeitada Macabéa confiou nas previsões da vidente; e, como Macabéa, são atropeladas por um luxuoso automóvel. Se a melancolia foi o "sol negro" nos céus da modernidade, resta saber quando chegará hora da estrela. (...)

in: SCLIAR, Moacyr. Saturno nos Trópicos. São Paulo: Cia das Letras, 2003. pg 245.