Só Vírgula

Só Vírgula Maria Tereza de Queiroz Piacentini

Resenhas - Só Vírgula

Jessi Dante 27/08/2022

Prático e útil
Gostei muito da maneira de explicação por tópicos e com exercícios ao final de cada um deles.

Aprendi coisas novas e relembrou outras. Descobri que a vírgula é algo tão complicado para um revisor de texto porque existem diversos casos facultativos que dependerão da ênfase que o autor quis dar ao trecho e, às vezes, não temos contato com ele pra saber se era exatamente aquilo que ele quis dizer.

Leitura extremamente útil.

Rqsk 14/08/2021

Um livro bom e didático.
O livro está de dividido em lições. A autora conduz o assunto de forma bem didática. Ao final de cada lição, há questões sobre o tema estudado (com o gabarito).

A obra não esgota o assunto, porém traz os principais tópicos sobre o tema.
É imprescindível para os que dão importância ao ato da escrita.

Eis o paradoxo da nossa geração: temos que escrever bem sem o auxílio da leitura. Isso mesmo! Sem o exercício da leitura. As redes sociais estão nos afastando cada vez mais dos livros. E é lendo que se aprende.

No mais, pela praticidade e objetividade da autora, dou cinco estrela. ? ? ? ? ?

Pedro Sucupira 25/03/2021

2021 LIVRO 19 – Só Vírgula, Maria Tereza de Queiroz Piacentini
Em tempos de extrema polarização ideológica e política, em uma coisa nós brasileiros concordamos unanimemente: não é fácil aprender o Português. E quando se trata de pontuação então, aí que o aprendizado chega ao patamar do quase-impossível.

Como a grande maioria dos brasileiros, eu fui um daqueles alunos do ensino fundamental e médio que sofreram com as regras, mesmo as mais básicas, do Português. Somente depois que concluí o ensino médio que eu realmente me abri para aprender minha língua materna. Não foi através da decoreba de regras gramaticais ou exercícios práticos, mas sim através da leitura que comecei a compreender esse idioma tão complexo e diverso. Aprofundar no mundo da leitura me fez enxergar além da complexidade, além da dificuldade.

Ler é uma forma leve, totalmente livre da pressão e dos preconceitos tão comuns aos anos de escola, e posso até dizer que é uma forma inconsciente de aprender e apreender o Português. Quando lemos estamos o tempo todo em contato com a ortografia, as regras de pontuação e acentuação, morfologia, sintaxe, etc. Em uma cartada aprendemos o novo e assimilamos o já visto.

Foi através da leitura que hoje eu vejo a importância de estudarmos o nosso idioma. Assumir toda a complexidade e diversidade que é o Português é também assumir nossa brasilidade, nossa nacionalidade.

E por isso, que hoje, com quase 31 anos, resolvi voltar a estudar gramática. Não por pressão, mas sim por gosto. Por admirar esse idioma tão lindo e tão nosso.

Um dos livros que li foi esse da Maria Piacentini que aborda somente sobre o uso da vírgula. Um livro pequeno (142 páginas), rápido e fácil de ler. Separado em 20 lições curtas e de fácil entendimento.

Só Vírgula é um dos poucos livros de gramática que eu tive prazer em ler por causa da simplicidade em que o conteúdo é apresentado.

Para quem quer começar ou voltar a estudar gramática, eu super recomendo a leitura desse livro.

Publicado originalmente em pedrosucupira.com

Henry 20/06/2020

Muito bom.
Esse livro lembra muito aquele máxima: "Pequenos frascos, grandes perfumes."

Heidi Gisele Borges 03/02/2020

Recomendado!
Terminei a leitura de "Só vírgula", de Maria Tereza de Queiroz Piacentini, e me surpreendi positivamente.

Um livro MUITO bom. É realmente um método simples, como diz no subtítulo. Explica sem enrolação, sem uma linguagem complicada. E tem exercícios com respostas no fim de cada tópico. Curti essa leitura (tenho algum tipo de problema?).

Recomendo bastante esse livro. Se você quer melhorar a sua escrita, porque valoriza o português correto, esse é um livro para se ter e consultar sempre.

Dafne 17/02/2018

Um livro fininho, mas de grande valia. Com 20 breves lições, a autora nos mostra que não basta seguir regrinhas, temos que entender essa ferramenta chamada vírgula para poder usá-la bem.

Creio que dominar realmente o uso da vírgula passa por entender sintaxe... que já é um assunto mais "cabeludo". Mas aqui em Só Vírgula você vai encontrar um guia muito útil e de fácil consulta.

***Postei uma resenha mais completa e com fotos no meu blog:

site: sonhos-e-suspiros.blogspot.com.br/2018/02/so-virgula.html