Purgatório

Purgatório Mario Prata

Resenhas - Purgatório

thamirisdondossola 10/09/2015

Purgatório
Ainda que seja, de alguma forma, inspirado no purgatório de Dante Alighieri, de forma proposital, este livro não segue as mesmas intenções de "A Divina Comédia". Comprei na feira do livro porque li o "Inferno" do Dante e ainda pretendo ler "Purgatório" e "Paraíso", então achei legal e decidi comprar já que fazia menção ao livro.

Este livro nos apresenta Dante, um banqueiro com uma vida relativamente boa e tranquila, exceto pela força de sua mulher, Gemma. A vida de Dante se transforma após a morte de sua primeira paixão: Beatriz. Beatriz é a moça com que Dante se relacionou na adolescência. Ela sofre um acidente e morre, mas Dante passa a receber emails dela lá do Purgatório e sua vida já não é mais a mesma.

Achei legal o fato de os nomes dos personagens serem todos também inspirados na "Divina Comédia". Acho que o primeiro passo para o humor foi esse, colocar os mesmos nomes nos personagens. Para falar a verdade, "Purgatório", de Mario Prata, tem a intenção de ser uma comédia do início ao fim. E eu posso dizer que realmente é engraçado. Mas sendo diretamente uma comédia, eu ri menos do que gostaria. O livro também, pelo fato de ser inspirado, faz várias menções a obra de Dante Alighieri para justificar a história ali encontrada. Esse aspecto eu preciso destacar que foi muito bem trabalhado.

Não tenho muito mais o que dizer a respeito. Em minha opinião, o final não foi tão movimentado quanto o começo. E sobre o espaçamento e a fonte: Estão perfeitos. O livro é muito bonito esteticamente. Apesar de não ser um dos meus favoritos, é uma leitura simples e rápida.

site: http://thamirisdondossola.blogspot.com.br