Amigos Imaginários

Amigos Imaginários Fernanda Guedes

Resenhas - Amigos Imaginários

Leo de Jonge 20/10/2016

Amigos Imaginários Descolados
Em algum momento da minha vida eu já havia dado de cara esse livro tão singular, lembro bem que havia me interessado mas pelo preço eu acabei comprando outra coisa no lugar. O tempo passou e a liquidação chegou e eu ganhei a oportunidade de tê-lo por R$8,90. Comprei e li em um dia, agora o que eu posso dizer sobre o mesmo? Bem, eu gostei, achei diferente, ao decorrer das páginas eu fui visualizando todos os amigos presentes na minha vida mesmo e devo dizer que foi algo bem divertido, um bom exercício para a cabeça até. Alguns carinhas eu criei uma super empatia, outros eu tenho certeza de que eu detestaria a convivência.
O legal também são os desenhos, todos bem feitos e incrivelmente bem vestidos (mesmo que o meu gosto tenha entrado em conflito com alguns vestuários) e a tipografia específica de cada nome é bem interessante, é como se a autora quisesse ilustrar a personalidade de cada amiguinho imaginário, bacana devo dizer.
Enfim, acho que a única coisa que não me agradou muito foi o fato de que a moça sendo uma brasileira, poderia ter pelo menos colocado um ou outro amigo imaginário da mesma nacionalidade, a maioria era americana, francesa, italiana e até alemã e coreana, ela fez uma volta pelo globo e se esqueceu do Brasil (e até de outros países sul-americanos, mas não vamos entrar nesse ponto).

Carina 11/09/2013

Esboços de personagens
No formato de um caderninho de esboços, “Amigos imaginários” não tem a pretensão de ir além. Sua autora, Fernanda Guedes, sai à caça de blogs de moda das ruas, nos quais encontra os perfis de seus personagens – todos tão verossímeis por serem baseados em modelos reais.

A qualidade dos desenhos (bem como das histórias contadas) varia muito. Entretanto, o que está em foco é muito mais o exercício do que a seleção dos melhores personagens. Ainda que não seja um livro genial, é inspirador para professores de português que queiram trabalhar o desenvolvimento da narrativa com seus alunos através de sketchbooks. Fica a dica.