Breve história de quase tudo

Breve história de quase tudo Bill Bryson

Resenhas - Breve História de Quase Tudo

Tiago 04/02/2021

Literalmente a história de quase tudo
Livro excelente! Achei fantástica a abordagem ?em camadas? do autor começando no nível macro (universo e Big Bang) passando pelo planeta Terra propriamente dito e chegando ao Homo sapiens. O texto é excelente e como todo livro de divulgação científica a gente vê que nunca é fácil avançar com ideias e pensamentos fora da caixa definida pelo establishment acadêmico. É uma ótima leituras flui muito bem. Altamente recomendado.

Elias.Fernando 28/01/2021

Muita sorte
Breve história de quase tudo é um bom livro para buscar conhecer as descobertas científicas. Ele explica sobre a criação do universo e sobre a evolução do nosso planeta, além de trazer muitos detalhes da vida dos cientistas. É interessante, recomendo.

Djúlio 31/12/2020

Leitura obrigatória para cientistas
Leitura fluída, fácil, gostosa e nada cansativa. "Breve história de quase tudo" é o tipo de livro que te faz distrair a mente, relaxar e se perguntar a todo instante o porquê se estar no aqui e no agora. Acho que como biólogo, o livro acabou sendo de melhor entendimento, também pude relembrar vários conteúdos aprendidos ao longo da graduação e também me apaixonar novamente por minha profissão. Apesar de alguns dados ultrapassados, acredito que seja uma leitura vital para todos os cientistas. O que fica pra mim é a percepção da fragilidade da vida na Terra e do quão preciosos somos. Amei!

Ricardo533 15/11/2020

Não foi eu que descobri mas vamos fingir que foi
Proposta interessante. A maneira com que o autor escolhe contar a história das descobertas, sem dar muita ênfase para a ciência em si , deixa tudo mais fácil de se entender. Gostei das fofocas também, tem muita passada de perna e dedo no olho na história das descobertas. No final fica claro que o que sabemos é quase nada sobre tudo

EduardoCDias 17/08/2020

Essencial
De forma bem humorada, Bill Bryson faz um resumo geral da nossa história: astronomia, big bang, geologia, climatologia, genética, extinção e muitos outros assuntos. Apesar de alguns serem bem complicados e pesados sua leitura é bem fluida e agradável.

Neto 01/08/2020

Breve história de quase tudo
Um livro muito bom, consegue nos ensinar muitas coisas que nossos professores de ensino fundamental não falam, ou falam pouco, ou talvez, não tenhamos tido interesse. Belas frases, e um pouco da história de grandes cientistas e suas manias, em alguns momentos achei o livro bastante complicado por não entender alguns termos, mas no geral, valeu muito a pena ter lido.

André 21/05/2020

Ciência
O livro fala sobre ciência, passando desde o big bang até a evolução humana. É bem interessante para se ter uma visão geral sobre a ciência. O livro permitiu dirimir muitas dúvidas e esclarecer muitas distorções que são feitas das diversas teorias, por exemplo, teoria da evolução.

Lucas 20/05/2020

A história de tudo o que sabemos
Desde que li Sapiens não me prendia tanto em um livro de não ficção.

Com uma linguagem jornalística, o autor passa por toda a história do universo mostrando como a humanidade foi (e ainda está) descobrindo sobre o cosmo e a origem da vida destacando os cientistas e cidadãos comuns por trás dessas descobertas.

O livro está cheio de comparações e escalas que nos permitem ter uma noção mais aproximada do tamanho das coisas e facilitam entender tanto a nossa importância quanto nossa insignificância no universo.

PS: O único problema é que o livro foi lançado em 2003, ou seja, algumas questões científicas tratadas no livro já estão um pouco desatualizadas. Uma nova edição revisada e ampliada seria muito interessante.

Mimi 09/04/2020

O livro faz jus ao título.

Apesar de ser uma leitura leve contém muitas informações que as vezes faz com que pareça complicada.

É excelente para quem estuda ou gosta de ciência, antropologia.

SheilaParanhos 28/03/2019

Fiquei bem curiosa por cada capítulo. Alguns com excesso de informações, mas que mesmo assim saciou minhas expectativas. Recomendo ler com calma e com um tiquinho de paciência.

Fabiano 05/12/2018

O que sabemos e o que queremos saber.
Essa obra não é uma leitura leve mas mesmo assim tem uma simplicidade genial para abordar temas extremamente complexos como elétrons e nêutrons.
Ler esse livro é entender um pouco do nosso Mundo, entender o que sabemos e o que queremos saber, sim, muitas perguntas ainda não tem respostas.
Só não gostei muito das "fofocas" referentes aos cientistas citados, o autor tentou "humanizar" os pesquisadores contando alguns detalhes de suas vidas pessoais, o que não me interessou muito. Um outro problema é que como esse livro foi escrito em 2003 eu senti ele um pouco desatualizado em algumas questões.
Essa breve história já é o suficiente para abrir nossos olhos e nos mostrar as maravilhas das descobertas cientificas.

Felipe 04/11/2018

Outra história de tudo
Muita história que não estava, mesmo, na escola. O livro me pareceu focar mais em geologia, biologia e antropologia, e por isso, achei muita coisa interessante onde num livro onde, sinceramente, não esperava.
Aliás, surpreendente mesmo foi descobrir a crueldade e incapacidade humana sobre novas idéias. Muitas brigas de ego e, principalmente, muita resistência para aceitar o novo no meio acadêmico. Os relatos me levaram à crença de que muito do que há a ser descoberto depende mais de persistência e teimosia do que inteligência pura.
Um caso notável que destaco aqui é o do próprio Darwin. Sua teoria já havia sido proposta, de uma maneira mais simples por Patick Matthew numa revista de madeira de construção naval. Darwin reconheceu a originalidade. Sua teoria, aliás originalmente denominada "Darwin-Wallace", ao que parece, só seguiu com o nome de Darwin pois coube a ele insistir em sua importância.
Finalmente, posso dizer que, a cada fato novo que aprendi, acho que pude sentir um pouco do que reclamava Conway Morris ao investigar os fósseis de Burgess: "Porra, mais um filo!"

TiagoHelmer 03/07/2018

A história da ciência - o que sabemos até agora.
De uma forma geral, o livro trás a história da ciência. Considero o livro obrigatório para quem gosta de física, química, geologia e biologia, assim como várias ciências que estão relacionadas a essas. Também considero essencial para quem sempre ficava com uma pulga atrás da orelha ao estudar ciências na escola e se perguntava “de onde vêm essas informações?” O autor é um investigador extremamente competente. Ele viajou o mundo, fez inúmeras entrevistas, revisou uma quantidade esmagadora de livros e artigos para então mostrar não só o conteúdo em si, mas a história de como foi possível chegar até ele.

O fato de contar as descobertas com riqueza de detalhes, mostrando inclusive detalhes de personalidades dos cientistas, fez com que essa obra se assemelhasse a leitura de um romance. Você acaba construindo, por exemplo, a vida de Charles Darwin como um filme até se da conta que aquilo realmente aconteceu. A riqueza de informações, o modo de juntar uma ciência a outra, a forma como conta a história das descobertas e dos descobridores e por fim a excelência de escrita, que muitas vezes chega a ser divertida, torna esse livro uma verdadeira obra de arte.

O livro é capaz de resumir o que sabemos até agora de uma forma que seja agradável e informativa ao mesmo tempo.

Ara 23/02/2018

Maravilhoso.
Quando era criança, eu queria ser cientista. Ler este livro depois de adulta me fez lembrar por que eu queria isso, e ter a certeza de que eu estava certa. Quem sabe na próxima.