1001 Discos Para Ouvir Antes de Morrer

1001 Discos Para Ouvir Antes de Morrer Robert Dimery

Resenhas - 1001 Discos Para Ouvir Antes de Morrer

Allan.Franck 15/10/2023

Influências Musicais!
'1001 discos para ouvir antes de morrer' foi e é um excelente referencial da música feita nas últimas 7 décadas. O guia traz resenhas sobre críticas, bastidores das bandas e comentários de jornalistas dos 1001 álbuns aqui apresentados e que fizeram sucesso no mainstrain. Foram de influência ao meu gosto musical, assim como parâmetro de pesquisa para outros sons. Apesar de muitos discos abordados serem dos estilos Pop e Rock, muitos outros estilos são referenciados, gerando boas indicações. Para quem gosta de música é uma excelente ferramenta de pesquisa e consulta. Leitura sempre revisitada!

13marcioricardo 10/10/2023

Viva a música.
Há obras que clamam por destaque, e esta é uma delas. "1001 Discos Para Ouvir Antes de Morrer" é uma joia na coleção "1001 Coisas Para Fazer Antes de Morrer".

Diferente dos demais, este livro cativa com suas trilhas sonoras. A experiência é envolvente, e justifica a compra nas primeiras 50 páginas, que nos levam aos anos 50, dominados pelo Jazz e Swing. Encontrei artistas e músicas excepcionais enquanto lia suas histórias. À medida que avancei nas décadas, mais álbuns tive para explorar. Reconheci canções que sempre ouvi, discos adiados e bandas esquecidas, além de preciosidades desconhecidas.

O livro peca por alguns defeitos. Não detalha os músicos que compõem as bandas e nem sempre as faixas selecionadas e os comentários relacionados são os melhores, mas são ninharias comparado ao que oferece. Para mim, foi enriquecedor. Apresenta a história musical, da década de 50 até 2007, me aproximou da importância dos artistas e suas obras, e expandiu as minhas playlists em vários géneros.

Portugal tem em Mísia e, como não poderia deixar de ser, os inevitáveis Madredeus como representantes. Também descendentes talentosos, entre os quais Nelly Furtado e Jay Kay dos Jamiroquai. O Brasil conta com vários, qualquer coisa como uma dúzia. O livro inclina-se ao mundo anglo-americano, o que não deixando de ser justo, é manifestamente exagerado. Decerto há obras de outras culturas bem mais interessantes que muitas encontradas aqui.

A música transcende barreiras e enriquece nossas vidas. Este livro é um tesouro que merece um lugar de destaque em qualquer estante. Uma obra que nos proporciona múltiplas sensações e leva em uma viagem única, exatamente como gosto, por essa razão a minha recomendação.

1 04/07/2023

Bizarro
Na época eu baixei todos os discos. Não cheguei a escutar todos, mas alguns. E alguns dos discos literalmente são pra ouvir antes de morrer...

kepp 06/11/2022

Livro mto bom, mas podia ter mais música nacional (ou outras internacionais que não fossem só da língua inglesa)

Storil 22/02/2022

Ouça tudo.. da tempo!
1001 discos para ouvir antes de morrer é uma verdadeira bíblia da música, a coleção definitiva dos melhores álbuns dos últimos 60 anos, abrangendo desde as origens do rock 'n' roll até as inovações tecnológicas e eletrônicas que invadiram o cenário musical nos anos 2000.

Tony 26/12/2020

Dicas importantes para se construir uma boa discoteca básica

Hildeberto 04/12/2020

Boa lista (embora limitada)
"1001 discos para ouvir antes de morrer" é, basicamente, uma lista de álbuns para escutar. No formato de verbete, apresenta o nome do disco e do artista, alguns dados técnicos (nacionalidade, tempo de duração, gravadora, produção, projeto gráfico), foto da capa, tracklist e um comentário sobre o CD. Serve principalmente como fonte de consulta.

Eu comprei este livro em 2009, e consegui ler todos os verbetes e escutar todos os discos. A partir dessa experiência, seria bom destacar que:

- A seleção é limitada geograficamente: entre 80% e 90% dos álbuns são ou do Reino Unido ou dos Estados Unidos (com predomínio da música britânica - afinal, o projeto original foi elaborado por uma editora inglesa). Há música de outros países, que funcionando como parte "exótica", mas sempre tendo como parâmetro o gosto dos anglo-saxões. Música do Brasil, da América Latina, da Europa Continental, da Ásia, da África, até mesmo do Canadá e da Austrália, tudo fica para outros 1001 discos para ouvir antes de morrer, (ou para 1001 discos para ouvir depois de morrer, vai saber).

- A lista é limitada temporalmente: o livro foi editado em 2007, portanto impossível incluir algo posterior; e, alegadamente, a era dos discos começou a partir da década de 1950; seja como for, a parte mais substancial do livro aborda 30 anos, da década de 1970 a 1990, com uma boa seleção para a década de 1960 e 2000, e quase nada da década de 1950.

- Os estilos não diversificados: predomina as várias vertentes do pop-rock, mas o hip-hop, o folk e a música eletrônica também merecem destaque. Outros gêneros aparecem vez ou outra, como a Bossa Nova, como música folk de alhures

- Gosto não se discute: há discos de incontestável importância, e há também algumas ausências sentidas... Sendo uma lista, é uma questão de perspectiva. Mas em alguns casos os álbuns são objetivamente ruins, ou pelo menos não estão no nível dos demais do livro. Talvez pela importância histórica eles mereçam sua citação, mas é bem duvidoso esse critério tratando-se de algo que você DEVE ouvir antes de morrer. Muitos deles são da Inglaterra, o que me fez pensar que filhos e amigos de editores também montam suas bandinhas...

wendelwonka 08/08/2020

Ótimo guia
Comecei a ler há quase 5 meses e, hj finalmente terminei. Ouvindo cada cd e lendo sobre ele no livro, foi uma epopéia e tanto. Tem ótimos discos e a maioria das críticas é ótima, salvo um ou outro. Faltou disco BR, faltou disco gringo. Mesmo assim, uma lista e tanto :)

Lucão 21/04/2018

Isso Sim É Eclético
Se tem uma coisa que não acredito, é em uma pessoa que diz que “escuta de tudo” é “eclética”, daquelas que se você perguntar: “Gosta de Metallica?” “A não gosto de rock pauleira” “E MPB?” “É som de velho”.Ou seja, o máximo que uma pessoa consegue ser e ter é um gosto musical abrangente, já escutar de TUDO, é praticamente impossível encontrar.

Como toda regra tem sua exceção, no fim de 2007 encontrei algo realmente muito eclético, porém em forma de livro. Ao assistir o excelente programa da Rede Minas, Auto Falante, fiquei muito curioso com a dica de livro, que trazia na capa Sid Vicious (guitarrista do Sex Pistols) em uma fotografia sensacional. Não deu outra, juntei meu suado dinheirinho e comprei meu exemplar de 1001 Discos Para Ouvir Antes De Morrer.

Uma das primeiras coisas que impressionam, é o fato do livro contar com praticamente 90 % das capas dos discos citados e fotografias bacanas dos principais artistas e bandas citadas. A seleção de discos foi bastante variada e contou com 90 críticos musicais dos mais variados países e de gostos. Já o prefácio é feito pro Michael Lyndon , editor e co-fundador da Rolling Stone EUA, em um relato de um verdadeiro apaixonado por música.

Como qualquer outra lista musical, que causa polêmica ao incluir alguns nomes que dividem opiniões, com o livro de Robert Dimery não poderia ser diferente. Há alguns nomes ali que não fazem sentido algum, artistas, que deixam nítido que fazem música meramente comercial e que não tem uma relevância pra história da música, um exemplo: Britney Spears. A lista de injustiças é enorme, ficaria aqui meses e até anos citando mega discos que ficaram de fora dessa.

Mas a de se admirar o fato do livro conter uma lista tão abrangente que começa de 1950 e vai até 2007, é separada por décadas, com discos comentados ano a ano e traz os mais variados estilos, artistas e bandas, com suas obras comentadas por diferentes críticos que em muitos dos casos trazem em seus textos críticas concisas, onde retratam o porquê da escolha daquele disco, a relevância dele para a história da música e quais são suas músicas de destaque.

Para os amantes da maravilhosa arte da música, e que assim como eu, gosta ainda de escutar um disco, para conferir a obra de um cantor (a) e banda num todo e não só por músicas isoladas,prática adotada por muitos fãs modinhas atualmente, 1001 Discos não só é essencial como deve ser um livro de cabeceira. Já os fãs de listas musicais, mesmo com as divergências que elas sempre vão trazer, aqui está um prato cheio!

Resenha feita por mim originalmente no blog Miscelânea Cult.

site: https://miscelaneacult.wordpress.com/

Lindsey 18/03/2017

Muito bom!
Esse livro já foi atualizado algumas vezes (e pelo jeito vai continuar sendo), por isso vou falar dessa primeira edição, com o Sid Vicious na capa. Trata-se de uma coletânea com os 'melhores' álbuns lançados desde 1955, começando por Frank Sinatra. Coloco 'melhores' entre aspas porque isso é muito relativo, não é mesmo?! Se falasse 'famosos', também seria relativo, já que tem muuuita coisa aqui que muita gente nunca ouviu falar, tenho certeza. Mas isso é bom, pois abrange momentos históricos na música que podem levar as pessoas a quererem conhecer as bandas e as canções aqui relacionadas. O livro foi escrito em parceria com quase cem críticos e jornalistas internacionalmente reconhecidos, que trazem infos que vão do jazz ao punk, do hip-hop ao blues, passando pelos mais diversos estilos, com muitas fotos e curiosidades. Imperdível!
* Confira minhas outras resenhas no Instagram @livro100spoiler

site: https://www.instagram.com/livro100spoiler

Aline 27/08/2012

Esse livro é tão funcional quanto uma boa enciclopédia. Conheci bandas e discos muito bons, fora o fato de ter sentido uma satisfação bem grande ao ver discos que já conheço e gosto muito lá, e ainda tem muita coisa pra ouvir pela frente!

Luiz Felipe 11/04/2012

Ótimo
É praticamente uma bíblia da música contemporânea. Indispensável para quem quer ampliar seus conhecimentos musicais. Gostei do fato do livro ser bem eclético, só achei que o livro ignorou legal o punk rock dos anos 90 (só entraram Green Day e Offspring, cadê Bad Religion, NOFX, Blink e Pennywise?), e ignorou o emo (goste ou não, foi um estilo que marcou a década, poderia ter pelo menos um ou dois albums que foram seminais para o movimento, como o "Clarity" do Jimmy Eat World ou "The Places You Have Come to Fear the Most", do Dashboard Confessional).

joyce pretah 05/11/2011

Primeiro livro da série ''1001'',este livro é um guia tanto para os amantes da música quanto para quem tem sede de aprender e conhecer sobre sua história.