1001 Discos Para Ouvir Antes de Morrer

1001 Discos Para Ouvir Antes de Morrer Robert Dimery

Resenhas - 1001 Discos Para Ouvir Antes de Morrer

13marcioricardo 10/10/2023

Viva a música.
Há obras que clamam por destaque, e esta é uma delas. "1001 Discos Para Ouvir Antes de Morrer" é uma joia na coleção "1001 Coisas Para Fazer Antes de Morrer".

Diferente dos demais, este livro cativa com suas trilhas sonoras. A experiência é envolvente, e justifica a compra nas primeiras 50 páginas, que nos levam aos anos 50, dominados pelo Jazz e Swing. Encontrei artistas e músicas excepcionais enquanto lia suas histórias. À medida que avancei nas décadas, mais álbuns tive para explorar. Reconheci canções que sempre ouvi, discos adiados e bandas esquecidas, além de preciosidades desconhecidas.

O livro peca por alguns defeitos. Não detalha os músicos que compõem as bandas e nem sempre as faixas selecionadas e os comentários relacionados são os melhores, mas são ninharias comparado ao que oferece. Para mim, foi enriquecedor. Apresenta a história musical, da década de 50 até 2007, me aproximou da importância dos artistas e suas obras, e expandiu as minhas playlists em vários géneros.

Portugal tem em Mísia e, como não poderia deixar de ser, os inevitáveis Madredeus como representantes. Também descendentes talentosos, entre os quais Nelly Furtado e Jay Kay dos Jamiroquai. O Brasil conta com vários, qualquer coisa como uma dúzia. O livro inclina-se ao mundo anglo-americano, o que não deixando de ser justo, é manifestamente exagerado. Decerto há obras de outras culturas bem mais interessantes que muitas encontradas aqui.

A música transcende barreiras e enriquece nossas vidas. Este livro é um tesouro que merece um lugar de destaque em qualquer estante. Uma obra que nos proporciona múltiplas sensações e leva em uma viagem única, exatamente como gosto, por essa razão a minha recomendação.

Tauil 19/01/2009

Achei que explorou muito pouco a música nacional, inclusive a Bossa Nova que é conhecidíssima lá fora.
Berenga 20/12/2013minha estante
Também fiquei desgostoso com algumas coisas. Achei que focaram muito num âmbito alternativo e até mesmo poser, principalmente nos anos 2000. Círculo pop praticamente nulo. Faltaram grandes álbuns de artistas que marcaram até mesmo gerações. A própria Bitney Spears, por mais polemizada que seja sua carreira, deveria estar ali. Outras como Mariah Carey ou Beyonce, até mesmo as recentes mas marcantes Lady Gaga e Adele. Senti falta tbm do Calvin Harris.

Enfim, depois que comprei e comecei a ler, fiquei desentusiasmado. Vou continuar conferindo mais pra conhecer artistas ali que não tive oportunidade de ouvir as músicas ainda.

Aline 27/08/2012

Esse livro é tão funcional quanto uma boa enciclopédia. Conheci bandas e discos muito bons, fora o fato de ter sentido uma satisfação bem grande ao ver discos que já conheço e gosto muito lá, e ainda tem muita coisa pra ouvir pela frente!

Lucas 06/03/2010

Música aleatória
Desde que comprei esse livro gosto muito dele, a divisão dos discos por décadas é algo legal pois fica mais fácil achar o que procura e coloca todas as coisas de uma mesma época juntas.
Descobri grandes bandas e discos com esse livro, que apesar disso também não deixa de ter sua cota de discos que eu prefiro morrer antes de ouvir. Uma coisa que não há como não pensar é: "Caramba, faltou esse e aquele disco aqui", mas acho que isso é natural visto que há muito mais que 1001 discos que valem muito a pena ser ouvidos antes de morrer.
Depois de um tempo pegando dicas de discos nele freneticamente, agora o uso quando estou entediado para escolher um disco aleatório e por pra tocar. É de fato um livro que vale a pena ter na estante.
Jordana 10/08/2013minha estante
é emocionante encontrar seus albums preferidos na lista

Luiz Felipe 11/04/2012

Ótimo
É praticamente uma bíblia da música contemporânea. Indispensável para quem quer ampliar seus conhecimentos musicais. Gostei do fato do livro ser bem eclético, só achei que o livro ignorou legal o punk rock dos anos 90 (só entraram Green Day e Offspring, cadê Bad Religion, NOFX, Blink e Pennywise?), e ignorou o emo (goste ou não, foi um estilo que marcou a década, poderia ter pelo menos um ou dois albums que foram seminais para o movimento, como o "Clarity" do Jimmy Eat World ou "The Places You Have Come to Fear the Most", do Dashboard Confessional).

Hildeberto 04/12/2020

Boa lista (embora limitada)
"1001 discos para ouvir antes de morrer" é, basicamente, uma lista de álbuns para escutar. No formato de verbete, apresenta o nome do disco e do artista, alguns dados técnicos (nacionalidade, tempo de duração, gravadora, produção, projeto gráfico), foto da capa, tracklist e um comentário sobre o CD. Serve principalmente como fonte de consulta.

Eu comprei este livro em 2009, e consegui ler todos os verbetes e escutar todos os discos. A partir dessa experiência, seria bom destacar que:

- A seleção é limitada geograficamente: entre 80% e 90% dos álbuns são ou do Reino Unido ou dos Estados Unidos (com predomínio da música britânica - afinal, o projeto original foi elaborado por uma editora inglesa). Há música de outros países, que funcionando como parte "exótica", mas sempre tendo como parâmetro o gosto dos anglo-saxões. Música do Brasil, da América Latina, da Europa Continental, da Ásia, da África, até mesmo do Canadá e da Austrália, tudo fica para outros 1001 discos para ouvir antes de morrer, (ou para 1001 discos para ouvir depois de morrer, vai saber).

- A lista é limitada temporalmente: o livro foi editado em 2007, portanto impossível incluir algo posterior; e, alegadamente, a era dos discos começou a partir da década de 1950; seja como for, a parte mais substancial do livro aborda 30 anos, da década de 1970 a 1990, com uma boa seleção para a década de 1960 e 2000, e quase nada da década de 1950.

- Os estilos não diversificados: predomina as várias vertentes do pop-rock, mas o hip-hop, o folk e a música eletrônica também merecem destaque. Outros gêneros aparecem vez ou outra, como a Bossa Nova, como música folk de alhures

- Gosto não se discute: há discos de incontestável importância, e há também algumas ausências sentidas... Sendo uma lista, é uma questão de perspectiva. Mas em alguns casos os álbuns são objetivamente ruins, ou pelo menos não estão no nível dos demais do livro. Talvez pela importância histórica eles mereçam sua citação, mas é bem duvidoso esse critério tratando-se de algo que você DEVE ouvir antes de morrer. Muitos deles são da Inglaterra, o que me fez pensar que filhos e amigos de editores também montam suas bandinhas...

Betinho 16/08/2010

Manual
Esse livro é mais um manual de consulta do que um livro para voce devorar do início ao fim.

Eu particularmente desejo consultar esse livro dentro das ordens cronológicas (ultimanente, estava consultando mais os anos 80). Aí, vejo alguma banda que não conheço e corro na internet para baixar algo deles.

Livro muito interessante para quem gosta muito de música e para os iniciantes, mas que querem "garimpar" toda a época, buscando novidades e novos horizontes musicais.
Peterson Boll 23/01/2011minha estante
Eu que achava que conhecia praticamente todas as bandas da música pop (incluindo nesse pop todos os demais gêneros, excetuando-se a clássica), vi o quanto sou ignorante. Descobri através do livro muitas bandas e por sinal, muito boas.

Danielle C. Gontijo 13/12/2009

Acho que ninguém lê livros assim, né. Uso para consulta.
Ricardo Rocha 15/11/2016minha estante
ah tem malucos que nem eu que leem tiopo em ordem cronológica como um romance msm

Rodrigo 25/12/2018minha estante
Eu to lendo e ouvindo todos. Estou na página 805. Mas verdade seja dita, tem muita porcaria sendo julgada como o último biscoito do pacote. Dos 1001 disco do livro acredito que uns 200 dê para ouvir de verdade.

Allan.Franck 15/10/2023

Influências Musicais!
'1001 discos para ouvir antes de morrer' foi e é um excelente referencial da música feita nas últimas 7 décadas. O guia traz resenhas sobre críticas, bastidores das bandas e comentários de jornalistas dos 1001 álbuns aqui apresentados e que fizeram sucesso no mainstrain. Foram de influência ao meu gosto musical, assim como parâmetro de pesquisa para outros sons. Apesar de muitos discos abordados serem dos estilos Pop e Rock, muitos outros estilos são referenciados, gerando boas indicações. Para quem gosta de música é uma excelente ferramenta de pesquisa e consulta. Leitura sempre revisitada!

Peterson Boll 23/01/2011

Essencial
Para um amante da pesquisa musical (como eu), um livro essencial. Tanto é, que depois de tê-lo emprestado na Biblioteca, o acabei comprando, e nesses nossos tempos de downloads ilimitados, o livro se torna ainda mais interessante.
George Facundo 18/02/2011minha estante
Gostei muito desse livro também. E eu ainda tenho uma meta mais difícil que é em 10 anos fazer essa coleção com cd's originais. Sou ainda da velha guarda! hehehehe Já tenho um bocado.
E sem querer ser bairrista, acho que o único pecado do livro é não ter incluído "Secos e Molhados" e "Chico Science e Nação Zumbi" na lista.
Tirando isso, partindo da idéia que o critério do livro é mais relevância do que necessariamente bom gosto e qualidade, não tenho do que reclamar!

joyce pretah 05/11/2011

Primeiro livro da série ''1001'',este livro é um guia tanto para os amantes da música quanto para quem tem sede de aprender e conhecer sobre sua história.

Alinde 13/07/2011

eu particularmente tinha uma certa implicância com ele: porque vou dar ouvidos aos críticos da Rolling Stone sobre o que devo ouvir? Mas comprei o tijolo de quase 1000 páginas aproveitando uma promoção e agora estou aqui, indicando. Em tempos de torrent, às vezes faz falta uma referência maior sobre o contexto da produção de um álbum, e uma das lacunas preenchidas pelo livro é essa. A outra é que bem, por mais que se seja fã de rock há mais de 10 anos (como eu), sempre tem algo que deixamos escapar por um motivo ou por outro, e o livro é um ótimo lembrete para muitos álbuns bem bacanas que de outra forma iriam eternamente “ficar pra depois”. E pra sair um pouco do rock, quem sabe – apesar do estilo ser o predominante do livro.

jefersonbraun 17/09/2011

Sinopse
Em 1001 discos para ouvir antes de morrer, 90 jornalistas e críticos de música internacionalmente reconhecidos apresentam uma rica seleção dos álbuns mais inesquecíveis de todos os tempos. Abrangendo desde as origens do rock'n'roll nos anos 50 aos mais recentes sucessos, este livro vai guiar você pelas mais diferentes tendências sonoras e mostrar o poder da música de representar as aspirações e os sentimentos de toda uma geração.

Embora grande parte do livro seja dedicada ao rock e ao pop, há também dezenas de boas indicações de jazz, blues, punk, heavy metal, disco, soul, hip-hop, música experimental, world music, dance e muitos outros estilos.

Verdadeira bíblia da música pop, 1001 discos para ouvir antes de morrer é ilustrado com mais de 900 imagens de álbuns, cantores e bandas. Você vai encontrar alguns de seus artistas preferidos e descobrir muitos outros que merecem ser conhecidos.

Lindsey 18/03/2017

Muito bom!
Esse livro já foi atualizado algumas vezes (e pelo jeito vai continuar sendo), por isso vou falar dessa primeira edição, com o Sid Vicious na capa. Trata-se de uma coletânea com os 'melhores' álbuns lançados desde 1955, começando por Frank Sinatra. Coloco 'melhores' entre aspas porque isso é muito relativo, não é mesmo?! Se falasse 'famosos', também seria relativo, já que tem muuuita coisa aqui que muita gente nunca ouviu falar, tenho certeza. Mas isso é bom, pois abrange momentos históricos na música que podem levar as pessoas a quererem conhecer as bandas e as canções aqui relacionadas. O livro foi escrito em parceria com quase cem críticos e jornalistas internacionalmente reconhecidos, que trazem infos que vão do jazz ao punk, do hip-hop ao blues, passando pelos mais diversos estilos, com muitas fotos e curiosidades. Imperdível!
* Confira minhas outras resenhas no Instagram @livro100spoiler

site: https://www.instagram.com/livro100spoiler

Elenilson Nascimento 30/12/2009

1001 DISCOS PARA OUVIR ANTES DE MORRER
Por Elenilson Nascimento
Faz tempo que eu queria comentar esse livro muito bacana, aliás, adoro essas listinhas de discos, livros, filmes, etc. “1001 Discos Para Ouvir Antes de Morrer”, de Robert Dimery, apresenta uma rica seleção de álbuns clássicos dos anos 1950 para cá. Tenho folheado quase que diariamente, e num fim de semana chuvoso e frio é perfeito para isso, ainda mais ao som de Nick Drake (*que eu adoro!).

No livro, você irá encontrar seus artistas e grupos favoritos e descobrir e conhecer dezenas de outros de relevância da música pop e rock. Astros e estrelas que fazem a cabeça das gerações de jovens dos 8 aos 180 anos. Mas o forte mesmo é o bom e velho rock n’ roll, com todas as suas vertentes, mas também há menções ao jazz, ao blues, ao pop, ao punk, ao heavy metal, ao soul, ao hip-hop, à música experimental, ao world music, à dance e muitos outros estilos.

>>> Clique aqui e confira a resenha na integra no COMENDO LIVROS: