O Médico

O Médico Rubem Alves

Resenhas - O Médico

Francisco 28/04/2024

Minas tem os melhores escritores
Esse livro tem tanta coisa boa, nem parece que é tão curto. Meu capítulo favorito foi o sexto, "o acorde final". A partir dele fica muito intensa a leitura. E te enche a lista de coisas para ler e assistir. Tem uma bela forma de ver a vida e a morte, Rubem Alves era um sujeito muito particular. O provocações com ele é um dos melhores.

@angeoli.veira 08/01/2023

é um livro bastante filosófico, mas eu amei começar o ano com ele. foi na alma...

"É! Embora a gente não saiba, a Morte fala com a voz do poeta. Porque é nele que as duas, a Vida e a Morte, encontram-se reconciliadas, conversam uma com a outra, e dessa conversa surge a Beleza. Agora, o que a Beleza não suporta é o falatório, a correria... Ela nos convida a contemplar a nossa própria verdade. E o que ela nos diz é simplesmente isto: "Veja a vida. Não há tempo a perder. É preciso viver agora! Não se pode deixar o amor para depois. Carpe diem!".

Myy 05/05/2022

Que leitura meus amigos!
Me identifiquei e me tocou na alma e no coração. Já quero pesquisar mais obras do autor. Meu primeiro contato com a escrita dele mas valeu a pena cada palavra. Pensar que toda criação é um fruto de sofrimento nos faz pensar que o ser humano meio que necessita as vezes desses baques da vida pra acordar e tomar uma atitude. E isso é algo bem triste.
Rafa 29/05/2022minha estante
Sem dúvidas amigo, o que nós move é a dor e o sofrimento, já que sem a existência desses não existe o prazer, o gozo, a vida...

Gajoooj 19/02/2023minha estante
eu amo Rubem Alves e recomendo o livro "retorno e terno" é meu livro favorito dele!

AnaCris 31/12/2020

Meu livro de cabeceira
Já li e reli algumas vezes este opúsculo, que mantenho em
minha cabeceira. Uso trechos em aulas. Rubem Alves é um gênio. Sua percepção sensível e precisa sobre os desafios atuais da prática médica é brilhante. De forma simples e concisa, mergulha nas densas angústias que rondam ?O Médico?: o lidar com a morte, o perceber do que é sucesso e o que é fracasso, a autoexigência de homens e mulheres massacrados pelo sistema que se inspiraram em deuses e sábios e vivem cada vez mais como operários. Sem dar soluções fáceis, que não existem, o livro todo é uma reflexão profunda e crítica do médico enquanto ?sacerdote?, e como ressignificar esse ?sacerdócio. Obrigatório, imperdível para quem se dedica às Ciências da Saúde. Sempre recomendo aos meus alunos.

jacque 05/05/2013

Um bálsamo
Sou suspeita em falar dos livros de Rubem Alves, pois gosto de tudo que ele faz. Seus escritos são alimento para minha alma. Este livro como todos os outros que já li fez meu coração e minha alma vibrarem. Amei!
Sheila 18/04/2020minha estante
Oi Jacque! Você tem esse livro? Você pode me tirar uma dúvida sobre ele? Abraços
Sheila

Raquel.Burrini 08/07/2020minha estante
Tenho esse livro usado pra vender !!