O Cura D

O Cura D'Ars Cônego Francis Trochu

Resenhas - O Cura D'Ars

cristianobtavares 21/01/2022

A beleza da santidade é ser possível para toda a humanidade!
Quando ganhei este livro, fui alertado: "este é o melhor livro existente quando se trata da vida do Cura de Ars". De fato, esta minha singela resenha vem apenas para confirmar isto!
Neste maravilhoso livro, dividido em duas partes e com, ao todo, quarenta e um capítulos, o autor não procura de forma alguma romantizar, nem muito menos fantasiar a história do Venerável Pe. Vianney, pelo contrário, ele mesmo abomina esta prática e justamente por nos mostrar todas as suas lutas, fraquezas, tormentos, chateações, enfim, este impresso se torna único e maravilhoso.
Muitas pessoas - impregnadas por este pensamento de uma santidade apenas admirável e não imitável - quando veem a história real de um santo, suspiram como que em êxtase: "Óh! Como era humano!" Ora, claro que é humano! E esta é a beleza da santidade: ser possível para toda a humanidade! Basta, para isso, buscar a graça de Deus e todo o resto vem por acréscimo (cf. Mt 6,33).
Óh! Que Deus nos dê a graça de nos inspirarmos neste grande santo e, com sua intercessão, nos encontrarmos um dia com ele na Jerusalém Celeste, onde ele tanto aspirou chegar.
São João Maria Batista Vianney, rogai por nós!