Orixás: do Orum ao Ayê

Orixás: do Orum ao Ayê Alex Mir
Omar Viñole

Resenhas - Orixás, do Orum ao Ayê

Vitor Dilly 06/04/2024

A gênese iorubá em toda sua plenitude
Mostra como Olorum desperta criando os diferentes orixás, culminando nas disputas de dois deles, Oxalá e Odudua, logo após o líder do panteão de deidades pedir para um deles criar a Terra, com a ajuda de duas aves e uma concha.

Terra criada, bastava povoá-la com novos seres, os recém-criados seres humanos, mas não sem antes um camaleão de nome Agemo testar o novo ambiente, concluidas as tarefas da pomba e da galinha!

Também revela como ocorreu a separação de Orum e de Ayê, ou seja, a desvinculação do céu paradisíaco dos orixás e da terra criada aos humanos.

Oscar8 26/03/2023

Livro 045/2023
Livro 045/2023.
26/03/2023.
Muito bom. A origem do mundo pela visão dos Orixás.
Do Orum ao Ayê seria algo como Do céu a Terra.

Eliana 13/04/2023

Orixás do orum ao Ayê é um quadrinho nacional que há muito tempo desejava ler. E hoje eu vim resenhar ele pra vocês.

O quadrinho é dividido entre cinco capítulos que narram a criação do universo baseado na cultura e lendas Yourubás.

Na primeira parte temos Olorum criando os orixás e o céu. No segundo e quarto o seu objetivo é a criação da terra contando com a ajuda de Odudua e oxalá. Os dois meio que criam uma disputa com o intuito de impressionar o Deus Olorum só que algumas coisas não saem como esperado e oxalá não consegue realizar a tarefa que foi mandada. Deixando olorum furioso.

No último capítulo os deuses tomam a decisão de separarem o seu lar (Orum) dos humanos (Ayê)
também conhecido como céu e terra. A obra tem uma narrativa inteligente e criativa que é conduzida com belíssimas ilustrações, tudo se completa o roteiro as artes formam uma perfeita harmonia.

Peguei o quadrinho sem nenhuma pretensão de terminar tão rápido porque gosto de fazer uma leitura mais atenta ainda mais sendo um quadrinho, é gostoso folhear e admirar a história mas a leitura fluiu tão rápido que nem percebi o tempo passar. Uma verdadeira obra de arte!

Não vejo a hora de ler os outros volumes dessa coleção.

Bruce 23/03/2020

A criação do mundo
Traços lindos, a explicação da origem da terra e dos Orixás. Muito sutil, roteiro criativo demais.

Lis 03/11/2020

Bem claro
Eu não conhecia a religião e este livro em quadrinhos foi muito esclarecedor sobre os princípios da religião e por que os despachos tem galinha e cachaça (que eu desconhecia totalmente).

Van 31/12/2020

Uma bela apresentação
Mesmo sem conhecer nada sobre os Orixás e toda sua cosmogonia a HQ é muito válida. Além de ser um espetáculo visual e da narrativa prender do começo ao fim, somos apresentados a vários elementos culturais de maneira introdutória e de fácil leitura.

Asure 18/08/2023

É isso
Independente da crença de cada um, se tiverem a oportunidade apenas leiam. É uma leitura simples e tranquila de se fazer. É isso!

Emanuel246 27/02/2024

Esse livro eu encontrei sem querer mesmo, pois na escola onde estudei chegaram uns livros novos para a biblioteca e eu muito ansioso para ver os novos títulos fui ajudar a tia da biblioteca a desencaixotar e colocar nas prateleiras, achei esse livro. E como sou uma pessoa que gosta de ler sobre muitos assuntos resolvi lê-lo, e foi muito boa a leitura.