Orixás: do Orum ao Ayê

Orixás: do Orum ao Ayê Alex Mir
Omar Viñole




PDF - Orixás, do Orum ao Ayê


Volume 1 da série Orixás de Alex Mir.

Orixás: Do Orum ao Ayê conta na visão da Mitologia Africana como se deu o mito da criação.

A HQ é dividida em cinco capítulos recheados de narrativas arrojadas, traz ao público geral histórias que apenas eram partilhadas por quem frequenta os lugares sagrados em que se cultuam os orixás.

Espelhando-se em obras que divulgam popularmente as ideias de Buda, os ensinamentos espíritas e as parábolas da Bíblia cristã, os autores usaram de uma linguagem poderosa, apontando para uma nova geração de leitores, dos que creem e os que apenas querem inteirar-se da concepção de mundo dos que seguem os preceitos do candomblé, para reproduzir histórias fascinantes e encantadoras.

Comece a leitura e penetre o universo de Olunmaré, os caminhos de Omulu, as estratégias de Ogum e a generosidade de Oxóssi. A arte, representada aqui pelos quadrinhos, faz a conexão entre Ayê (o mundo físico) e o Orum (a morada dos deuses), e se volta à tradição das épicas de Homero, Hesíodo e Camões, irmanando-se ao modernismo andradino, buscando o equilíbrio entre o sagrado e o mundano. Eis ali, resquícios de Henfil; acolá, porções de Colin; mais além, de Canini. As HQs brasileiras estão bem representadas e, de mãos dadas às deidades afro-brasileiras, fazem uma dança ritualística que dá gosto de ver.





Orixás: do Orum ao Ayê

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Orixás: do Orum ao Ayê (7)

ver mais
A gênese iorubá em toda sua plenitude


Mostra como Olorum desperta criando os diferentes orixás, culminando nas disputas de dois deles, Oxalá e Odudua, logo após o líder do panteão de deidades pedir para um deles criar a Terra, com a ajuda de duas aves e uma concha. Terra criada, bastava povoá-la com novos seres, os recém-criados seres humanos, mas não sem antes um camaleão de nome Agemo testar o novo ambiente, concluidas as tarefas da pomba e da galinha! Também revela como ocorreu a separação de Orum e de Ayê, ou seja, ...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR