O Reino dos Sonhos

O Reino dos Sonhos Natália Couto Azevedo

Resenhas - O Reino dos Sonhos

Nat 29/11/2015

Elorá é uma estudante do curso de artes plásticas que se sente deslocada das pessoas ao seu redor, talvez por ter um estilo próprio pois ela customiza as próprias roupas. Suas pinturas retratam um mundo fantasioso que desagrada sua orientadora justamente por isso. Quando ela dorme, Elorá se vê em um mundo completamente diferente, habitado por fadas e percebe estar mais ligada a esse reino dos sonhos do que a vida real, e acaba descobrindo a verdade por trás dessa estranha ligação: ela descobre ser filha de um humano e uma fada. Os seres que pinta e com os quais sonha são reais. Como se isso não bastasse, ela descobre também que existe uma profecia destinando-a a salvar o reino das fadas. Em sua vida real, ela precisa lidar com sua família, trabalho e um novo romance. No entanto, ao dormir, uma disputa entre clãs a aguarda neste reino dos sonhos, e ela precisa tomar cuidado para que os humanos não sejam os inimigos a derrotar.

Mais um livro cuja escolha foi totalmente aleatória e que dependeu totalmente do tema. Não conhecia nenhum autor (a) que tivesse as iniciais do meu nome, este livro da Natália Azevedo veio de uma indicação. Li e gostei, e apesar de tratar de um tema (sonhos) que não curto muito, tem fadas, então valeu meu tempo. A narrativa é agradável, o romance não é meloso (graças a Deus, estou saturada de romance seguindo essa linha de escrita), a história é envolvente, mas mesmo tendo apreciado, não sei se vou ler a continuação. Mesmo assim, recomendo.Uma das poucas autoras nacionais que escreve de uma forma que te prende a atenção desde o início.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com.br/2015/11/o-reino-dos-sonhos-natalia-couto.html

Brendinha 29/12/2014

Elorá cresceu com uma pequena revolta, pois quando ainda era pequena sua mãe foi embora, deixando ela e seu irmão Felipe, na responsabilidade de sua tia Virginia, que era arrogante e pessimista.

A garota fazia faculdade de arte em uma das melhores universidades, ela pintava muito bem. Elorá passava grande parte de seu tempo na universidade, que era paga com o dinheiro que sua mãe havia deixado com sua tia, para custear os estudos dela e do seu irmão.

Na faculdade ela tinha apenas dois amigos: Gabriel e Leila, que sempre passavam o intervalo juntos, ela se sentia diferente e não tinha muitos amigos.

Um dia em um sonho, Elorá descobriu a existência de um mundo paralelo ao nosso, o Reino dos Sonhos, um mundo onde vive as fadas e os seres mágicos, e também de onde vem os sonhos. Então ela passa a descobrir coisas maravilhosas neste novo mundo. Ela só não esperava que sua convivência na Cidade de Cristal, faria com que ela fizesse uma escolha muito difícil quando completasse 18 anos.

Elorá sempre contou com a companhia da sua gata Lilás (sua cor favorita), que dormia todas as noites em sua cama, enroscada em suas pernas.

No início achei a história bastante cansativa, o que fez com que eu demorasse um pouco mais para terminar a leitura, mas ao chegar à metade me surpreendi bastante com as dúvidas de Elorá e a magia do mundo das fadas.

A leitura é de fácil compreensão, por utilizar palavras do nosso cotidiano. A capa apesar de chamar muita atenção, tem informações exageradas, o que acaba não permitindo a visão dela como um todo. As divisões de capítulos são super fofas com borboletas, e adorei as páginas do livro em papel reciclado que além de darem um charme ao livro e estar contribuindo para o meio ambiente. RECOMENDO!!!

site: http://livroaestantedavida.blogspot.com.br/2013/06/resenha-17.html

ste 30/06/2014

Gostei desse livro logo que comecei a ler. A arte realizada nas páginas, a revisão, tudo me conquistou. Sim, sei que sempre apelo para esses pontos na minha resenha, mas é porque realmente acho importante.

Eu achei a obra bem original, conseguiu abordar o mundo feérico sem puxar para o lado infantil da coisa e nos mostra o poder que nossos sonhos tem.

Me apaixonei por todas as personagens, desde Elorá até seu bichinho de estimação (so sad! fadas más :'(). A história foi super bem desenvolvida, nenhum personagem ficou muito superficial, deu para conhecer bastante todos.

O único ponto que não me agradou é que ela passa por todos os dramas praticamente de uma vez só. Poxa, calma, né? Vamos ter um pouquinho de compaixão pela nossa protagonista da próxima vez! haha

Tudo que tenho a dizer é que enquanto Elorá tem um talento excepcional para pintura, a autora tem um talento igualmente expecional para a escrita, enquanto a protagonista pinta quadros, a autora descreve tudo tão bem que pinta cenários em nossa mente.

Rafaella 10/05/2013

" Mantive os olhos fechados e fingi que ainda dormia. Queria descansar um pouco. Será que estava ficando louca? Se contasse para qualquer pessoa que visitava outro mundo durante os sonhos, um lugar em crise, que comandava a Natureza do nosso mundo, quem acreditaria? E se contasse que era predestinada a me tornar Rainha para trazer o equilíbrio entre os mundos? A única coisa razoável seria trazerem uma camisa de força e me colocarem em um hospício." Página 144

Se existe um livro que me surpreendeu, sem dúvidas, foi O reino dos sonhos. Entrei no Booktour sem quaisquer expectativas e simplesmente saí extasiada da leitura da obra. O livro foi bem preparado tanto em seu conteúdo quanto na parte gráfica, uma vez que é bem charmosinho entre os capítulos e as páginas iniciais, acredito que só a capa pecou porque há muita informação na imagem.

A leitura nos mostra um mundo fantástico que é apresentado para a protagonista, Elorá, por meio de seus sonhos. A garota estuda artes plásticas e está quase completando 18 anos, apesar de sua vida ser mais dura do que a da maioria de seus colegas a garota nunca deixou de sonhar. Sonhos estes que acabaram sendo jogados por terra logo na sua primeira exposição, Elorá foi incentivada por sua orientadora a expor um quadro que havia feito de uma clareira que habitava o mundo de seus sonhos, quando os avaliadores afirmaram que o quadro fugia da proposta da exposição, Íris acabou humilhando Elorá sem nem disfarçar seu descontentamento diante dos olhares curiosos.

Quando Gabriel, melhor amigo de Elorá, fala que ela precisa abandonar este mundo de sonhos ela acaba conseguindo fazer isto por um tempo, porém não conseguiu se afastar de suas origens. Uma vez que antes deste episódio foi confrontada por sua mãe, Aryana, que a havia abandonado tantos anos antes e neste encontro contou para Elorá que era uma fada, sendo que a garota também o era. Para se conectar ao mundo dos sonhos Elorá acabava correndo perigos porque precisava dormir junto da natureza para facilitar este transporte de seu espírito, sendo assim constantemente ela dormia em bosques pouco movimentados.

Com o passar dos dias Elorá é confrontada por seus semelhantes, do mundo dos sonhos, e será preciso que ela tome uma decisão que terá muitas consequências em sua vida humana. O mundo das fadas estava em guerra e estas batalhas se refletiam no mundo material, Elorá era a única capaz de estabelecer uma trégua e conseguir equilíbrio entre estes dois mundos. O problema? Seria ela capaz? Ela que não consegue nem manter seu próprio quarto organizado?

O reino dos sonhos é um livro muito gostoso de se ler, porque é escrito em primeira pessoa e narrado por Elorá. A principio achei a personagem um tanto chata e egocêntrica, mas ao longo da obra ela evoluiu bastante e começou a aparentar uma maturidade conseguida por causa de algumas situações narradas na obra. O conteúdo é bem delineado e a autora conseguiu criar um mundo bem diferente daqueles que encontramos na maioria dos livros, à medida que a leitura vai avançando acabei ficando curiosa para saber o que Elorá iria fazer e sem dúvidas irei ler a continuação, O labirinto das almas. O livro é super recomendado para você que quer uma leitura leve e ao mesmo tempo que o faça pensar algumas atitudes humanas que estão sendo bastante rotineiras com o passar dos anos.

" Não importava o quanto me sentisse despreparada ou frágil, o quanto me sentisse jovem e ingênua, o quanto temesse ser enganada novamente. Naquele momento, a verdade me alcançou. E soube quem eu era. Conhecia a minha missão e iria enfrentá-la. Podia ser uma tarefa terrível, entretanto, viver negando a própria origem, negando a essência do meu ser, isso era o pior. Isto seria meu fim. Meu nome é Elorá e sou uma fada. Estava à frente do desconhecido e precisava avançar sozinha. Afinal, teria que enfrentar sozinha meu destino. " Página 204

DISPONÍVEL EM: http://laviestallieurs.blogspot.com.br/2013/04/resenha-o-reino-dos-sonhos-cidade-de.html

Literatura 30/04/2013

Quantas vezes ouvimos exatamente o contrário? Saia do mundo da fantasia. Viva na realidade. E nos esquecemos que o imaginário é uma força de nossa mente, de nossa capacidade criativa. Afinal, sonhar é poder.

Natália Couto Azevedo nos guia até O Reino dos Sonhos, sua trilogia encantada que começa com A Cidade de Cristal. A história é sobre Elorá, a protagonista de dezoito anos que tem uma pesada carga sobre os ombros.

Quando era criança seu pai morreu e sua mãe abandonou a ela e seu irmão mais velho, e foram criados por uma tia rabugenta. Elorá é uma garota diferente, tem mania de customizar todas as roupas e a tristeza a deixa abatida e feia.

Mas é uma garota bonita que transcende para telas de pintura as imagens nítidas de seus sonhos. Ingressou na faculdade de artes plásticas e se prepara para participar da exposição mais importante de sua carreira.

Porém, tudo que podia dar errado, dá e ainda perde seu gatinho Lilás. Vigiada de perto e maltratada pela orientadora do curso, Elorá mergulha literalmente no mundo imaginário que pinta.

Veja resenha completa no site:

Valentina SF 05/02/2013

Li o livro da Natália Couto Azevedo em pouco mais de duas horas. Após uma semana de trabalho exaustivo e com poucas horas de sono, achei que O Reino dos Sonhos seria a leitura indicada. A sinopse e a capa tão cuidadosamente trabalhada sugeriam-me que aquela leitura seria leve. Não me enganei: o livro é delicado, escrito de uma forma tão solta que parece que a personagem principal está sentada ao nosso lado, relatando as suas aventuras.

A Cidade de Cristal – primeiro volume – é cheio de descrições e detalhes que nos transportam para dentro de paisagens belíssimas. Da mesma forma que Elorá, a protagonista, pinta nas suas telas aquilo que sonha, a Natália foi exímia em percorrer cada pedaço do grande Reino feérico. Mas não só aí é possível imaginar. As personagens foram todas bem trabalhadas, tornando-se possível, ao leitor, fechar os olhos e ver o Gabriel, a tia Virgínia, a Leila, a professora Íris… Eu gosto de descrições, porém não consigo ficar muito tempo concentrada quando essas narrações se tornam demasiado prolongadas. A autora foi eficaz, dando o suficiente para que o leitor possa viajar às claras mas sem se tornar aborrecida.

Sonhar: o foco principal do romance. E só acreditando realmente no poder dos sonhos (literalmente ou não) seria possível escrever algo tão verdadeiro. A Natália colocou nesta sua história uma mensagem tão bonita que eu acabei o livro acreditando que os sonhos são todos possíveis. E isso é bom. É bom ler um livro que, de uma forma ou de outra, nos mostra que a vida também é feita de sonhos.

Gostei de Elorá, uma rapariga que, ao início, me pareceu um pouco egocêntrica e mimada (é sempre ótimo fugir ao cliché de protagonistas perfeitas) mas que, ao longo da trama, vai crescendo de uma forma saudável e verosímil e que me roubou alguns sorrisos com as suas respostas irónicas. Nas últimas páginas, devorei as letras e fiquei triste quando vi "Fim do primeiro livro". Quero O Labirinto das Almas!

Josy.Stoque 18/06/2012

Uma fantasia que nos leva para a realidade
A protagonista é o tipo de garota com quem você se identifica de cara. Elorá é diferente, uma sonhadora (é a característica que mais amo nela), uma alma sensível, artista que expressa em sua pintura com clareza o mundo de sonhos que visita desde pequena.
Sua mãe a deixou ainda criança obrigando-a, junto ao irmão, a morar com a tia Virgínia, uma mulher insensível e estúpida. Frequenta a faculdade de artes plásticas e tem a oportunidade de participar de uma grande exposição de quadros, na qual tem sua primeira frustração.
Mas o que Elorá não imagina é que sua origem e o mundo que visita ocasionalmente em seus sonhos, tão real que a impressiona, estão intimamente ligados e que seu destino é muito mais grandioso que a realização profissional que tanto almeja.
Em um trama bem elaborada, uma escrita deliciosa e um tema incomum onde fadas estão em guerra (existem fadas más!), Natália nos faz querer mais a cada página, apresentando mistérios, desvendando alguns, deixando outros em aberto para o livro 2 da trilogia.
Que final foi aquele? OMG!!! Super-recomendo e estou ansiosa para ler a sequência. Parabéns, Natália!

Priscilla 27/05/2012

De início o livro não me causou interesse por causa do tema. Como eu sou amante do terror, achei que a história fugia muito do que me agradaria. Conforme o livro veio sendo comentado, fiquei curiosa, decidi quebrar a barreira e comprá-lo. E... não me arrependi!

O Reino dos Sonhos é uma história de fantasia, mas tem um toque de romance e algumas vezes também nos deparamos com o horror.

Conhecemos Elorá, uma estudante do primeiro ano de artes plásticas que se sente bem diferente dos seus colegas. Ela vive em devaneios, gosta de personalizar suas roupas e suas pinturas são quase sempre de seres com asas.

O que ela não sabe, e vem a descobrir, é que é realmente diferente. Elorá é filha de uma fada com um humano. Os seres que ela pinta, os seres que sonha quase toda noite, são reais. E não fica por aí: ela faz parte de uma profecia que a destina a salvar o Reino dos Sonhos, o reino das fadas.

Elorá então tem de tomar uma decisão. Ela pode continuar a viver normalmente sua vida, enfrentando a faculdade, namorando Gabriel e se divertindo com Leila – seus únicos e amados amigos – ou tornar-se uma fada por completo e lutar ao lado de sua mãe e daqueles que se tornarão o seu povo e assim, ter em suas mãos a responsabilidade de salvar a maravilhosa Cidade de Cristal como também todo o mundo.

Verso da capa
O que me agradou logo de início na leitura de Reino dos Sonhos foi a narrativa. É bem agradável e rapidamente você se vê mergulhado na história. As partes de romance, entre Elorá e Gabriel, são bem fofas, bem construídas. Nada meloso demais e nem forçado.

Muitas vezes tive vontade de gritar com Elorá e alertá-la contra uma situação ou uma pessoa. É angustiante você saber que tal pessoa irá fazer mal para Elorá e vê-la caminhando para isso.
O livro terá uma continuação com lançamento no fim deste ano. Estou ansiosa para saber o desenrolar da história e em como Elorá irá lidar com a decisão tomada.

Uma história envolvente aguarda você no Reino dos Sonhos, mas prepare-se que nem tudo são flores, pois A Cidade de Cristal enfrenta os ataques provenientes da guerra que decidirá o destino da humanidade.
---------------------------------------------
Policial da Biblioteca

Adriana 05/04/2012

O melhor livro de fadas que li nos últimos tempos!!!

O Reino dos Sonhos: A Cidade de Cristal, escrito pela brasileira Natália Couto Azevedo e publicado pela editora Estronho sob o selo Fantas, era um livro que me atraia pela capa. Desde que vi uma divulgação do lançamento no blog da Cláudia, o antigo Livraria Outubro e novo Concentrófoba, fiquei curiosa a respeito da obra. Portanto, quando a editora me ofereceu um exemplar para ler e sortear aqui no blog, não tive dúvidas: aceitei na hora.

Mostrei pra vocês no vídeo deste post o quão lindo o livro é. O trabalho gráfico realizado é impecável e digno de nota. Mas o mais incrível deste livro não está nas páginas ou capa, e sim no conteúdo!

Natália soube narrar um universo mitológico já bastante utilizado em livros de fantasia de forma única. Desde a primeira página pude ver a alta qualidade do texto, a autora escreve de uma maneira rara hoje em dia, com riqueza de detalhes e um padrão de linguagem bastante elevado. Não que eu não goste de livros onde temos um texto coloquial, mais próximo do nosso jeito de falar, mas percebi lendo O Reino dos Sonhos o quanto andam em falta produções literárias que prezem pelo bom português formal.

Não só a narrativa é rica, como também a trama, que nos mostra uma história cheia de fantasia, magia e mistério. Bem ao estilo fadas, temos um reino encantado, uma profecia e uma jovem que não faz idéia do seu destino.

Elorá é bem diferente das demais garotas de sua idade. Cursa artes plásticas, vive enfurnada em seu mundo próprio, retratado em telas e customiza suas próprias roupas. Aparentemente é uma menina normal, porém o leitor sabe de antemão o grande fardo que a acompanhará quando fizer dezoito anos.

Como comentei antes, os detalhes deste livro fazem toda a diferença. As descrições dos cenários e personagens são tão reais que é possível que nos teletransportemos rapidamente para dentro daquele universo.

Torci, ri e chorei por Elorá, tão ingênua em certos momentos, tão valente em outros. O mocinho do livro foi uma incógnita. Ainda não sei o que esperar dele e essa foi uma das raras ocasiões onde o garoto não ter me feito suspirar não atrapalhou minha leitura e nem a posterior avaliação.

Fiquei absolutamente encantada com a revisão da Estronho. Foi o primeiro livro que li da editora e achei bem diferente de algumas obras brasileiras que vemos por aí, publicadas por pequenas editoras e que não ganham nem sequer uma revisão básica!

Um caso raro de livro que alia ótimo projeto gráfico, história magnífica e edição primorosa, com certeza recomendo O Reino dos Sonhos para quem curte YA Books sobrenaturais e fantasia. O livro é excelente, tem humor, romance, aventura, conspirações maléficas, profecias a la Harry Potter e muita magia.

Pelo que pude depreender, estamos diante de uma nova série, que com certeza merece ser muito mais conhecida e da qual aguardo ansiosamente a continuação!

Leiam, tenho certeza de que não irão se arrepender!

Resenha em http://mundodaleitura.net/?p=2785

"Ana Paula" 12/01/2012

Primeiro quero falar sobre a grafica do livro. Pense em um livro bonito. Este livro é mais bonito do que o qual vc pensou! A capa é linda, a contra capa tbm, é td muito bem feito e lindo de morrer! Ainda não tinha lido nenhum livro da editora Fantas, mas pode ter certeza que este não será o unico, adorei msm o livro, muito lindo.

Agora vamos ao que interessa: Elorá é uma adolescente de 17 anos, que mora com sua Tia mau humorada e seu irmão Felipe. Eles foram abandonados por sua mãe qdo ainda eram pequenos, sem saber o porque. Elorá, é a tipica garota que ninguem gosta, ela é diferente, introvertida e adora pintar. Retrata paisagens como se fossem fotografias, de tão perfeito que fica. Mas Elorá alem de ser uma humana, tbm é uma fada. Ela viaja em seus sonhos para uma cidade especial, onde td é muito lindo e rico.

Se contasse a alguem, ninguem acreditaria, pois Elorá esta destinada a ser Rainha da Cidade de Cristal e salvar seus habitantes e salvar tbm o mundo humano, pois td que acontece na Cidade de Cristal, reflete tbm no mundo real. Elorá não sabe que escolha tomar, não quer deixar pra tras sua querida amiga Leila, seu irmão Felipe e um amigo muito especial... Gabriel.

Mas será certo deixar de seguir seu futuro como Rainha, para viver no mundo dos humanos e possivelmente viver um romance com Gabriel? E se ele não for o que ela pensa?

Tem continuação... Adorei o livro, alem de lindo, é muito bem escrito, a autora é fantastica, descreve muito bem tudo, eu até consegui imaginar a Cidade de Cristal!!!!!! Vale a pena, o livro é maravilhoso!

André "Pexapéu" Moreno 22/12/2011

Sininho passou longe
"Dream on! Do you believe all the things that you're seeing are true?"
('Through the Looking Glass' - Symphony X)

A mágica de sonhar. É a lição implícita mais explícita que se pode tirar do universo de fantasia de O Reino dos Sonhos - A Cidade de Cristal. Uma mágica mantida viva exclusivamente pela fé, ou boa vontade, sentimento, intuição ou como quer que chamem quando a busca por qualquer respaldo racional parece nos guiar para o oposto, mas ainda sabemos o certo a se fazer. E mesmo diante de resultados práticos aparentemente falhos ou frustrantes, essa sensação se mantém pela paz de espírito em ter agido conforme essa inclinação natural.

Elorá, a protagonista, demonstra sempre ter tido essa mágica com ela, mesmo antes de iniciar suas viagens durante os sonhos, algo que passaria batido no livro não fosse seu contraste com a perda dessa paz quando se depara com a angústia e o medo - e as consequências - que a fazem negar seu eu. De onde se entende que, se existe um caminho pra felicidade, definitivamente não está em fugir de sua essência. E, pelo contra-exemplo, a lição se confirma.

Quanto ao livro em si, a leitura se torna interessante pelo misto do inovador com o consagrado (que, bem dosado, escapa ao cliché) e pela riqueza de detalhes. A ficção fantasiosa em prosa, em alta nas estantes das livrarias, é marcada pelo mundo feérico, em vez de vampiros e zumbis apaixonados, e na sua contramão - ao invés de seres classicamente maldosos cheios de pudores, uma dimensão classicamente edênica cheia de guerras e politicagem. Os superpoderes que os personagens desse universo têm que ter estão limitados (pelo menos de forma direta) ao Reino dos Sonhos, sendo seus efeitos no nosso mundo percebidos como as coisas que vemos nos noticiários todos os dias, dando verossimilhança à história e criando novos modelos (se não mais certos, ao menos mais divertidos) para explicar fenômenos que nem a ciência consegue de forma plausível. E a protagonista adolescente que se sente desajustada no mundo e encontra um no qual é especial o faz liberta da consciência da vigília, permitindo aos olhares mais racionais, como é o meu, sempre questionar se a realidade da história é mesmo dupla, ou se ela apenas perdeu sua sanidade, obtendo a resposta nos pequenos detalhes do texto, como uma corrente ou uma margarida.

Ser amigo da autora certamente pode comprometer minha credibilidade nas exposições acima, e por isso só revelo esse detalhe após levantar os maiores pontos positivos da narrativa - o que tentei de forma imparcial e sincera - e com um único intuito: contar que aqueles que a conhecem, mais do que prestigiá-la com a leitura de sua obra, têm a oportunidade de perceber características suas impregnadas no texto, desde seu temperamento até as marcas deixadas pela sua formação na faculdade de veterinária (a qual também cursei). Não creio que tenham sido todas intencionais - provavelmente apenas frutos de sua personalidade -, nem a assimilação do romance é alterada pela discrimação ou não desses itens, mas são sempre pontos de maior identificação do leitor com o livro.

Nunca achei que um mundo de fadas me levaria a querer saber como a história continuará nos próximos volumes. Mas quero.

Carol Mancini 18/12/2011

Um livro além de um mundo mágico
Inicialmente nunca fui fã de fadas. Nem em filmes, livros ou qualquer meio que fosse. Mas já faz um tempo venho querendo me desfazer desse preconceito. E acredito que, graças à Natália, hoje posso ver-me livre desse comportamento tão vergonhoso (risos). Mas, brincadeiras à parte, O Reino dos Sonhos – A Cidade de Cristal, é um livro cheio de méritos e tentarei fazer o mínimo de justiça a ele nesta resenha.

Na verdade, a leitura deste livro era algo que já ansiava desde que vi o Booktrailer divulgado pela Editora Estronho, onde um mundo mágico se ocultava e se revelava diante os olhos e todos os sentidos. Porém, quando adquiri o livro, havia outros títulos aguardando meus momentos de dedicação, mas ao olhar a linda capa, aguçava-me cada vez mais a leitura. Então, depois de foliar e me deslumbrar com o trabalho primoroso já conhecido desta editora, e depois de ler a sinopse na quarta capa, não tive dúvidas. A vontade de ler está história passou à frente, e finalmente a vida de Elorá (personagem principal) se desdobrou aos meus olhos junto a um mundo mágico.

Um fato bastante complicado, porém, é escrever algo com um toque de literatura juvenil. A qualidade sempre me parece algo difícil de alcançar, e muitos autores criam personagens tão superficiais e fúteis (retratando certo tipo de adolescente tão alienado e superficial) que me causa repudia durante a leitura. Na verdade, eu tenho muito receio (para não usar alguma palavra mais forte) de qualquer tipo de produção cultural que vincule um padrão vazio que acabe legitimando comportamentos semelhantes e encarando essa banalidade como algo natural ao adolescente. O que não é!
Então, me permito aqui, abrir um adendo. Adolescentes por mais rebeldia e dificuldades emocionais que os fazem mudar de opinião ou se arriscar rapidamente em diferentes tendências e âmbitos, são, na verdade, sedentos por respostas, conhecimentos, descobertas. O problema é que hoje, nossa sociedade como está, tem muita dificuldade de lhes corresponder, assim, essa rebeldia acaba levando-os na maioria das vezes à superficialidade. E o que vamos fazer? Dizer que é assim mesmo e reproduzir falhas de caráter como exemplo, ou lhes dar vós e ainda mais, mostrar que tudo pode ser diferente, maior, melhor?
Assim, fico muito feliz quando me apresentam uma personagem adolescente que vive sim com todas as dificuldades de sua idade, como também, vai além. Ela faz escolhas, ela amadurece, ela pensa o mundo ao seu redor. Se apaixona, chora, tem sonhos, come doces, cultiva uma melhor amiga, fica envergonhada, mas que principalmente, amadurece durante a trama. E vê, por diferentes motivos, que o mundo é muito maior do que suas pequenas dores.

Mas claro que este é um livro de fantasia, então

Leia o restante aqui