O segredo de Eva

O segredo de Eva Adriana Vargas

Resenhas - O segredo de Eva

Fernanda 18/11/2013

Resenha: O segredo de Eva
Resenha: “O Segredo de Eva” de Adriana Vargas é um livro intenso e perceptível de diversas emoções. A protagonista é tão forte e marcante, que é impossível não se identificar com seus pensamentos mais íntimos e sofrer junto de seus medos mais obscuros. Por sua vez, o leitor precisa estar atento as ações de cada personagem, entender suas atitudes e posteriormente absorver a essência contida em cada página.

É uma história repleta de mentiras, segredos, reviravoltas e surpresas. Eva, escritora, é uma pessoa muito forte e já passou por várias provações em sua vida. Sabe que suas escolhas não têm volta e por isso se mantém fechada a qualquer coisa que possa desestruturar sua vida novamente. Talvez por esse motivo seja tão reservada, introspectiva e responsável por seus atos.

Os personagens secundários também merecem destaque: como Chris, melhor amigo de Eva – aquele que todos querem ter do lado –, e desde o início demonstrou ter lealdade suficiente para nunca desapontá-la. Tabata e Samantha também são as amigas de Eva. Qual a sua definição de amizade? (vou parar por aqui.)

LEIA A RESENHA COMPLETA NO BLOG:

site: http://www.segredosemlivros.com/2013/11/resenha-o-segredo-de-eva.html

Fulana Leitora 23/04/2013

Resenha feita por Kezia Martins para o Blog Fulana Leitora: http://fulanaleitora.blogspot.com.br/2012/10/resenha-o-segredo-de-eva-adriana-vargas.html
Terminei de ler O Segredo de Eva, com os olhos cansados e cheios de lágrimas. E nem vou falar do coração, porque ele ainda está em frangalhos...

O livro nos conta a história de Eva. Uma escritora, intensa em sua forma de viver, introspectiva e por muitas vezes triste e solitária, ela esconde um segredo o qual nos é revelado de forma surpreendente.
Eva mora com três amigos, Chris, Samanta e Tabata. A amizade e cumplicidade entre eles é admirável.
Eva é daquele tipo de pessoa que não demonstra, mas não quer dizer que não sinta. Ela sente, e muito, e percebendo isso durante toda a leitura.

Eva é muito dura consigo mesma, sempre se privando de sentir, justamente quando isso é o que ela mais quer. A contradição de seus sentimentos é perturbadora. Os sentimentos são tão intensos e explícitos que se torna impossível não senti-los na própria pele. Fui Eva durante a leitura, senti suas incertezas, dúvidas, medos e anseios. Dividimos esse segredo. É isso o que a Adriana faz ao escrever. Leva-te a viver o livro durante toda a leitura, te prendendo a história e o fazendo ansiar por seu desfecho, como se fosse o de seu próprio futuro.

“Eu sou meu caos, e também, meu ponto de encontro comigo mesma, sou o que acreditar que sou. E neste momento, estou indecisa quanto ao que sou.”

Eva se apaixona e vive esse amor com tanta intensidade, sem se reprimir, se permitindo sentir toda a extensão e profundidade desse amor, a levando a lugares antes inimagináveis. Ela se desprendeu de toda repressão e retaliação que ela mesma se impunha. Se libertando dos seus grilhões e vivendo plenamente esse amor arrebatador.
Finalmente o amor a tinha libertado. Ela se deixou levar e sentir e viver, tudo plenamente, como sempre ansiou. Deixando de lado seu escudo protetor e se doando ao amor.

“Um namoro iniciado no verão de um ano qualquer. Tudo passou a ser qualquer fato, qualquer hora do dia, qualquer música tocando... O que é uma data, perto dos segundos do lado de quem me devolveu o desejo de viver?”

Alguns podem achar a leitura cansativa por sua característica poética, mas é nisso que reside a beleza do livro. O livro é praticamente um monólogo de Eva e seus sentimentos, em nenhum momento é enfadonho, e sim cativante.
Mas, além de Eva, os demais personagens, cada qual com suas características, tornam a experiência da leitura única. Chris, o melhor amigo de Eva, é o meu personagem preferido. Sua lealdade para com Eva é tocante. Um verdadeiro amigo sempre disposto a lhe ouvir e socorrer quando preciso, sem nunca julga-la ou repreende-la.

“Obrigada por ter vindo, saiba que teu amor, mesmo silencioso, muitas vezes faz com que eu descubra grande parte de mim. Te amo.” Chris para Eva.

A escrita da Adriana sempre me surpreende e encanta. O cuidado na escolha das palavras, seus textos sempre tão poéticos, a intensidade de sentimentos contidos em diálogos que, se escrito por outros, seriam banais, tão presentes nesse livro que são quase palpáveis. Eu me peguei, por diversas vezes, perdida nos sentidos de Eva. A sua intensidade é arrebatadora, não tem como não se envolver com sua história. No decorrer da leitura você sente como se o segredo a ser revelado fosse o seu.

Quando o segredo foi revelado eu só consegui pensar “meu Deus, como eu não percebi isso antes?” Fiquei surpresa e chocada em primeiro momento, mas depois fui assimilando suas razões e motivos e entendi sua dor. Mais do que o segredo, o que ficará gravado será a intensidade de Eva e sua contradição. Seja em sentir ou deixar de ser. Para ela nunca nada é pela metade, é tudo ou nada.

Segredos serão revelados, corações serão partidos. Mas, cuidado. O coração partido pode ser o seu.

Marcia Lopes 27/09/2012

O segredo de Eva
Quando terminei de ler esse livro tive a vontade de voltar às páginas e entrar no café onde ela estava e dizer:
"Eva eu vim do final de sua história, não saia daqui escute o que ele tem pra lhe falar..."
Agora estou triste porque Eva nunca saberá a verdade, mas também aliviada por saber que ela realmente foi amada com a mesma intensidade por ele e toda mágoa que eu sentia de Tom foi embora se transformando em saudade do que nunca aconteceu.

Eva uma mulher introspectiva que vive intensamente seus sentimentos em relação ao amor , amizade , perdas e sua profissão, talvez o fato de ser escritora faça com que tenha uma sensibilidade mais acentuada. No diálogo que ela trava consigo mesmo você consegue sentir essa intensidade de desejos , medos, alegrias e dor. Enquanto lia O Segredo de Eva me sentia em febre tamanho os sentimentos de paixão desvairada e seu auto-controle para continuar a ser a Eva amiga, forte e firme.

Eva mora com três amigos: Samantha, Thabata são as mais jovens, portanto consideradas as mascotes do quarteto. Chris... Sabe aquele amigo de alma bondosa que nos ama incondicionalmente e só pode ter vindo a terra para ser nosso anjo? Pois este é ele.

A vida de Chris também não está sendo nada fácil, ele também enfrenta seus demônios interiores e os reveses que a vida lhe trouxe, através da sua história percebemos que nem sempre o esperamos acontecer conosco de imediato , na verdade pode acontecer primeiro com o outro. É como ele disse:
"Eu pensei que a AIDS matava muito mais rapidamente, me enganei. A estupidez e a falta de amor, matam, dilaceram e acabam não somente com sua vítima , mas com todos à sua volta."

Tudo corria "normalmente na vida de Eva até conhecer Tom, ele lhe trouxe alegria e a fez acreditar novamente no amor, eles foram felizes, muito felizes, até Eva descobrir a verdade e essa descoberta não só a magoou demais como magoaria e faria infelizes seus amigos também, era um segredo cravado como lâmina apenas em seu coração.
Eu odiei Tom, eu amei Tom e agora que sei o que Eva não sabe. Eu o perdoei.

A leitura de O Segredo de Eva não é uma leitura rápida embora tenha poucas páginas. A narrativa tem um toque poético e profundo que as vezes faz você se fundir ao personagem e esquecer que é leitor.
Só quem já viveu o amor em toda sua plenitude vai entender a dor de Eva.

Eu recomendo, vale a pena ler esse livro e eu aproveito essa resenha e deixo um recado para Eva .
"Obrigada senhorita por me amar antes, agora e sempre. Obrigada por cuidar "dele" por mim, ah... senhorita essa é a maior prova de amor que podia me dar. Se cuida. Te amo para sempre."
Tom
Mundo Literário - http://mundoliterando.blogspot.com.br/

RUDY 26/07/2012

RESUMO SINÓPTICO:
Eva era uma escritora triste e sofrida que não tinha felicidade em viver. Tinha como melhores amigos:
- Tabata sempre envolvida com seus romances passageiros e intensos, era bissexual. Só decide por sua sexualidade após engravidar e descobrir que viver com Gerald, o pai de seu filho, e ser mãe é o que realmente deseja.
-Samantha a mascote com apenas 18 anos, doce, amorosa, carinhosa... fica grávida de Antony e sofre por seu desafeto, sabe que ele não a ama, ainda assim, resolve casar-se com ele
- e Christofer homossexual assumido que namora com Guilly, que ao descobrir que Chris é soro positivo, acaba o namoro. Mesmo arrasado luta pela vida. É o amigo de todas as horas, que dá força a Eva em todas as situações e tenta 'injetar' desejo de vida nela.
Chris resolve comprar uma casa e todos vão morar juntos. Após um tempo Tabata e Samantha vão morar com seus pares em outra cidade.
Eva conhece um fotógrafo que quebra todas as barreiras que ela havia imposto a si mesma e ele acaba sendo o grande amor de sua vida, amor intenso e desesperado que a consome e a faz escrever a história de amor deles... A história de uma amor tórrido e verdadeiro, entretanto, regada por um grande segredo...
O que se faz por um amor? ... A grande pergunta que não quer calar e que será descoberta aos poucos, no decorrer das páginas do livro que mostra o enredo através dos olhos e sentimentos de uma Eva introspectiva.

CITAÇÃO: "As míseras moedas me são depositadas no chapéu, após a apresentação do que sei fazer – amar você, enquanto escrevo. Venderei os meus sentimentos para brotarem nos olhos de quem nada sabe sobre o que esteja se passando, mas que gostariam de saber ao menos o meu endereço, ou como tudo começou. O dinheiro infeliz que isso rende, não alcança o desejo de voltar a respirar, após o lento desabafo sobre a tinta da caneta... Sem você!" (PÁG. 159)

Para ler a avaliação completa, visite e comente nos blogs:

BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2012/07/resenha-42-o-segredo-de-eva-adriana.html

BLOG CRL: http://comunidaderesenhasliterarias.blogspot.com.br/2012/07/resenha-o-segredo-de-eva-adriana-vargas.html

Stefanie Oliveira 31/08/2012minha estante
Ficou ótima a sua resenha! Estou interessadíssima em ler esse livro.

Michelle 13/01/2023minha estante
linda e intensa essa amizade

Rose 03/03/2014

Nem sei por onde começar ou o que falar deste livro. Estou dando voltas, pensando, digitando, apagando e nada do que eu faça vai conseguir passar o que eu quero. Mas vamos lá.
No livro temos 4 amigos inseparáveis que se apoiam mutuamente: Tábata (homossexual), Samantha, Eva e Chris (homossexual).
Do convívio do dia a dia até aos golpes da vida, lá estão os 4 amigos, juntos, lutando por suas felicidades.
O enredo se desenvolve em um turbilhão de acontecimentos. Chris descobre que é soropositivo, Tábata fica grávida e decide ser hétero, Samantha também fica grávida e vai se casar com o pai de seu filho, mesmo sabendo que ele não a ama. E Eva?
Bem Eva, nossa protagonista, é uma escritora talentosa e famosa. Graças às armadilhas da vida, tornou-se uma pessoa fechada, que mesmo com seus amigos, mantém um "livro" em branco com muitas folhas faltando.
Eva guarda para si um grande segredo, segredo este que eu comecei o livro já pensando no que poderia ser. Imaginei uma coisa, imaginei outra coisa, imaginei cem coisas... e nem assim cheguei perto do que nossa protagonista escondia a sete chaves dentro de seu coração e porque não dizer de sua alma.
Mesmo contra sua vontade, seu coração lhe prega uma peça e acaba se apaixonando por Tom, um fotógrafo que com muita insistência roubou seu coração.
De um romance arrebatador com juras de amor eterno até o frio poço da desilusão, Eva vai nos contando aos poucos e de uma forma poética a sua caminhada pelos tortuosos caminhos da paixão. Caminhos estes, que acabaram lhe rendendo um livro. Um livro escrito sob as lágrimas de seu desespero nos intermináveis dias de solidão.
Eva é como muitas de nós mulheres, tem um pé atrás com relacionamentos, tenta se resguardar ao máximo, protege de todas as formas o coração, mas que acaba se rendendo aos poderes do amor. Mergulha de cabeça na relação, e quando esta termina, luta para conseguir fôlego e retornar à superfície. Ferida e maltratada, segue em frente, um passo de cada vez. As vezes dois passos para trás...
Comecei o livro me apaixonando pelo Tom. Suas atitudes, seus cuidados com Eva, seu amor demonstrado nos pequenos gestos. Enfim, estava "in love"...
Mas de repente, o príncipe virou um sapo... E o meu amor virou raiva, ódio... Eu queria me encontrar com ele e falar poucas e boas... Enfiar a mão na cara dele... Cortar todas as suas roupas, jogá-las na rua... Eu sei, nada poético, mas intenso como o fogo. O mesmo fogo que ele acendeu em Eva e depois a queimou...
Eu xinguei, reclamei, fechei o livro, reli alguns trechos de novo, mas estava tudo do mesmo jeito. Tudo estava poeticamente escrito.

Eva e Tom claramente se amam, mas então porquê não ficam juntos? Esta é uma pergunta que você vai se fazer até o final do livro. Acreditem, eu fiz isso.
Li tudo, frase por frase, até o fim. Descobri o segredo de Eva, amei e odiei o Tom, e sabe qual foi a conclusão que eu cheguei? Que a Adriana escreve muito bem! Não amigos, ela não me fez amar o Tom novamente, ou quem sabe perdoá-lo. Até porque, para mim, tudo o que ocorreu no livro foi culpa dele. Tudo bem, ele não queria esta confusão toda, mas não foi "homem" suficiente para chegar e resolver. Ele errou duas vezes, uma quando não fez o que deveria fazer, e o mais grave, quando foi fazer, perdeu tempo desnecessário visto que já tinha em mãos uma bela confissão.

Eva e Tom são duas vítimas da paixão. Uma paixão que os une e os afasta. Que os completa e machuca. Que mata e faz viver...
Todos nós temos nossos segredos, nossas decisões, nossos caminhos... Até onde você vai por amor? Até onde você pode contar com os amigos?
Um livro que vai te prender e te emocionar. Um livro que quando termina, você ainda se vê em meio a uma tormenta de sentimentos. Um livro onde a autora conseguiu me deixar de queixo caído no último ponto final.

site: http://fabricadosconvites.blogspot.com.br
Clarice.Castanhola 17/08/2015minha estante
OMG! Fiquei com muita vontade de ler esse livro.
Essa história parece ser dessas que prende nossa atenção desde o começo e isso é ótimo.
Beijos

Dayane 02/10/2013

Absolutamente incrível! !!!
Uma salve de palmas a você Adri, por esse trabalho maravilhoso. O segredo de eva me deixou com a cara no chão de tão bom. E o final do livro então? Nem se fala. Porque fiquei completamente chocada. Tá ali oh ....na cara da gente e a gente não consegue vê. Choquei com tanta reviravolta. ^^ Aos que não leram, leiam! A escrita da Adri é um pouco densa e pode assustar um pouco, mas ao mesmo tempo não deixa de ser cativante e sincera. Um bju Adri. Você é incrível. E esse livro ficou maravilhoso.

Adriana Vargas 09/10/2013minha estante
Obrigada meu anjo. Amei a impressão

Anna de Leão 24/11/2011

Uma mulher loucamente apaixonada? Um questionamento da vida e de si mesma? Um puro desabafo? O Segredo de Eva é tudo isto e muito mais!
Intenso, visceral, profundo e poético; é assim que defino o livro da autora Adriana Vargas de Aguiar, que nos traz uma linha pouco divulgada: o monólogo interior. Leitura reflexiva, onde a autora discorre sobre seus sentimentos, ideais, frustrações, perdas, sonhos e esperanças. Uma leitura rica, que faz pensar e convida o leitor a se conhecer melhor.
Com maestria a autora consegue extravasar no mesmo monólogo a intensa paixão por um homem e pela arte de escrever, compartilhando com o leitor o seu desgosto pelo caminho que a literatura está tomando não só em nosso país, como no mundo, fruto do capitalismo e dos modismos plantados por este mesmo capitalismo.
Nos capítulos finais dá-me a impressão que a autora do monólogo ( uma personagem ou a própria Adriana?) consegue se libertar da paixão pelo homem amado, pois ela passa a discorrer somente sobre os seus ideais e sua escrita. Teria isto sido efeito do diálogo travado, um pouco antes, entre sua essência, demoninda pela autora de” Eu” e seu ego? Uma cura teria se processado?
Com certeza uma leitura inspiradora para aqueles que sentem e que buscam!!!

Resenha por Anna Leão
blogdarainhadafloresta.blogspot.com

Mundo B - Jéssica Brenda Landi 14/04/2015

Intenso
Intenso é a palavra que melhor define "O segredo de Eva". Eva é uma mulher madura e introvertida que esconde dentro de si mesma seus verdadeiros sentimentos. Vista muitas vezes como anti-social é atormentada por seus desejos que a levaram por caminhos destrutivos para si mesma e para aqueles que a rodeiam. Depois que seu melhor amigo lhe faz uma revelação surpreendente, Eva, relutante, e suas amigas resolvem morar com ele para fortalecer a promessa de ficarem juntos não importando o que aconteça. Mas essa mudança será apenas o começo para uma série de acontecimentos essenciais para compreender o segredo de Eva.

"Aprendi que devo amar, incondicionalmente, quem estiver com as mãos estendidas à minha frente, mesmo que por pouco tempo, ou muito, nunca se sabe... O que importa é a intensidade que usarei para amar este alguém."

Eva é escritora e conhecida por suas obras publicadas. A sua vida era totalmente dedicada ao seu trabalho e aos seus amigos até conhecer Tom. Um grande fã que depois de um encontro tramado pelo destino não consegue parar de pensar nela e nem de tentar conquistá-la. Eva luta contra todas as sensações maravilhosas que Tom a faz sentir, mas se entrega finalmente se abrindo para o amor e para essa paixão inesperada.

Acredito que não tem leitor que não se identifique com algum dos questionamentos internos da protagonista. Sofri junto com a Eva, mesmo sem saber que o motivo real da sua dor era muito maior do que imaginei. Amei o Cris. Ele é incrível. Tive raiva do Tom muitas vezes. Para mim ele foi egoísta e imprudente. Mas não se escolhe a quem amar, infelizmente.

"Quando não temos medo de que o outro nos olhe e descubra realmente quem somos, somos fortes para enfrentar o que vier pela frente."

Durante a leitura e por causa do título do livro inevitavelmente levantei minhas teorias para o tal segredo e confesso que não passei nem perto. Este livro me mostrou dois lados da amizade. A sincera para a toda a vida e que mesmo não concordando com o que fazemos, estará sempre ao nosso lado não importa o que aconteça. A verdadeira alma gêmea. E a outra, aquela que se diz amizade, próxima mas que na verdade está camuflada para esconder mágoa, inveja e vingança.

"Ter um amigo é ter sua alma gêmea muito próxima de si mesmo."

A tristeza de Eva e a sua batalha interior estão bem retratadas lindamente em cada linha. Eva tem um segredo que trará ao leitor muitas reflexões, mas também existe um outro segredo do qual Eva nunca saberá. A autora escreveu a história de tal forma que cada leitor torna-se um cúmplice guardando esse segredo que nunca poderá ser revelado.

site: http://www.leitorasempre.com/2014/08/resenha-nacional-o-segredo-de-eva.html

Pamela Chris 24/10/2012

www.pamelachris.blogspot.com
Em uma palavra: Impressionante

AI, QUE ÓDIO, QUE ÓDIO, QUE ÓDIO!!!!
Desabafei. Agora posso começar minha resenha decentemente.
Desde o início somos apresentadas a Eva e seus amigos, assim como conhecemos sua amargura. Compreensível, aliás, que ela queria se afastar das pessoas, esconder seus sentimentos e principalmente seu medo de se apaixonar.
O livro todo é bem poético, com os devaneios de uma escritora apaixonada, suas inseguranças, seus sonhos acordados. Me lembrou um pouco o estilo de Machado de Assis, e talvez por isso eu não tenha gostado tanto do livro. A escrita definitivamente não faz o meu estilo, mas, bem, é o que os grandes leitores buscam. Queria ter sentido mais da obra, mas não consegui absorver sua complexidade.
Só que o final mudou tudo. Sério, ele é impressionante. Me fez mudar completamente o modo de ver o livro e, principalmente, de entender Eva. Ela é o fruto da maldade e egoísmo humano, aquela pessoa em que sua vida toma um rumo que não quer e por um motivo que talvez nunca venha a descobrir.
Com quantos isso não deve acontecer, agora me pergunto? Quantos não carregam o mesmo segredo que ela e ainda estão envolvidos em outros desconhecidos, como o apresentado no epílogo?
Esse é um livro que nos faz rever nossos conceitos e olhar bem à nossa volta, tentar descobrir onde estão as rosas e onde se escondem os espinhos. Um lembrete que nossa vida não pode ser traçada pelas nossas próprias mãos, e que nossas decisões e rumos estão intrinsicamente ligados como numa teia, envolvendo tudo e todos.
Amei a amizade dela com Chris. Ele é mesmo um garoto especial, que não sabe condenar e que está ali sempre ao seu lado. Precisamos de mais pessoas como ele. Por mais da metade do livro eu odiei Tom. Agora, não sei o que pensar. Ele é encantador, romântico e não sei se posso culpá-lo por seu egoísmo. Uou, acho que isso é um tapa na cara da sociedade.
É preciso ter mesmo uma mente aberta para lê-lo, não apenas para não fechar a cara diante de algumas situações mas também para compreender os personagens. Não tem aquele final feliz, mas também não é um final completamente triste. Foi o que aconteceu, e mesmo que pudesse ter sido diferente, não foi. E nada poderia fazer voltar atrás.

Dany 14/10/2012

O Segredo de Eva
Não sei como começar essa resenha, para falar a verdade ainda estou procurando as palavras certas para transmitir tudo o que eu senti ao ler esse livro. Chego a dizer que ele foi para mim muito valioso, pois em algumas partes senti que a história que se passava era a minha, uma fundiu com a outra.

Mais voltando ao livro, ele nós apresenta Eva uma mulher madura e decidida com uma personalidade forte. Eva e escritora e passou a morar com seu amigo gay Cristofer depois que ele descobriu ser soropositivo, Tabata e Samantha também se juntaram a eles.
No começo foi difícil para Eva ter que conviver em uma casa barulhenta e ainda ter que lhe dá com a lamentação de Cristofer e Samantha por seus respectivos parceiros. O de Cristofer o deixou quando descobriu que ele tinha HIV e o de Samantha não a queria, pois estava apaixonado por outra, mais acabou que ela foi morar com ele quando descobriu que estava grávida. Uma das coisas que me deixou confusa foi com relação à Tabata, pois ela gosta de menina e acabou se casando com um homem quando também descobriu que estava grávida.

Nesse meio tempo Eva conhece Tom, um fotografo que mudou completamente sua vida. Antes de conhecê-lo Eva se dedica única e exclusivamente a sua escrita. Tom chegou é acabou modificando sua vida, no começo Eva não queria se envolver, mais quando deu por si já estava completamente apaixonada por ele.

Uma das coisas que no começo me chateou foi o modo como ele chamava Eva, ele se referia a ela como Senhorita. Ai eu fiquei pensando por que ele não chama ela pelo nome? Mais à medida que o livro se intensifica mais você percebe essa forma que ele adotou para chamar ela faz todo sentindo, pois quando outra pessoa se referir a ela como senhorita e nele que ela vai pensar.

Quando a gente pensa que estava tudo bem és que surge um imprevisto e Eva e Tom acabam se separando. Ai vem à parte do livro que se tornou crucial para mim. Sabe aquelas pessoas que sofrem calada, que você olha para ela e diz que ela está exatamente como sempre? Que nada aconteceu? Pois e, Eva é um desses tipos de pessoa. Ela sofre calada, sozinha. Não expõe seu sofrimento para ninguém. O que me conquistou mais nela foi isso seu modo de encarar seus próprios problemas sem se fazer de coitada nem pedi conselhos a ninguém. Às vezes fiquei chateada com ela, pois por mais que ela tentasse se desvencilhar de Tom, mais presente ele se fazia.

Nesse contexto pude enfim descobrir o seu segredo e lhe garanto, me surpreendi. O final para fim foi crucial. Confesso que só conseguir desgrudar do livro quando terminei de ler e estou com aquela sensação de vazio dentro de mim. Queria muito pode contar mais sobre a história, mais vou acaba estragando a surpresa, então, para quem ficou afim de descobrir o segredo de Eva, vai ter que ler para saber!

Está e minha valiosa dica, aconselho a todos que leia o livro pois ele é simplesmente maravilhoso!

Amoras Com Pimenta 11/10/2012

Eu já tive o prazer de apresentá-los o catálogo de O SEGREDO DE EVA. Quando apresentei o catálogo eu já tinha uma ideia do que seri ao livro. Mas nem em meus melhores sonhos eu poderia imaginar como seria o livro.
Quando for ler o livro, o leitor tem duas opções: ler o livro e descobrir O Segredo de Eva, simples assim, ou ler e sentir o livro. Se aventurar em cada lina escrita e em cada sentimento descrito. Porque o livro, pra mim, tem que ser lido e sentido. Ele é escrito na primeira pessoa, então pra mim foi impossível não me sentir no lugar de Eva. Chorei muito, ri muito, chorei de novo... O livro pra mim foi uma cachoeira de emoções.
Eva tem um pouco de todas nós mulheres. Intensa, apaixonada, amiga, chorona... é impossível não se identificar com seus sentimentos. Me vi em vários de seus sentimentos...
A trama toda se desenvolve na ida pessoal de Eva, em torno dela existe o Chris... Ah, o Chris!!!! (suspiros) sabe aquele amigo que não é irmão, e aquele irmão que é seu amigo? Então, esse é o Chris. Todo mundo tinha que ter o direito de ter um Chris na sua vida, fiquei encantada com a amizade entre ele e Eva. E Samantha e Tabata, então? O que dizer das duas?! Posso dizer o seguinte: quem nunca teve uma Samantha e uma Tabata na sua vida? Eu me identifiquei muito com a amizade entre as três. Samantha doce e insegura e Tabata... Tabata uma amiga pra toda hora na sua "loucura" e "descompromisso" com o mundo.
Agora para o Tom vou dedicar um "aparte". Fiquei entre amar e odiar Tom em várias partes do livro. No começo achei o romance deles tão "tudo" que a cada linha que lia ficava com medo daquilo tudo acabar. Ficava com medo de o mundinho "cor de rosa" de Eva acabar, ela estava tão feliz... E não que acabou?! Foi o motivo do término que me levou a 'odiar' Tom, mas quando lia e via que ele também sofria tanto quanto ela, aí eu voltava atrás no meu sentimento.
Gente se eu for ficar falando todo sentimento que o livro me despertou, vou acabar sem palavras para descrever, ou descrever de forma muito sucinta.
Quando falamos que é um livro adulto, não é um adulto no sentido erótico que anda tão em moda. É um livro adulto, com sentimentos, conflitos, problemas adultos. Não que as cenas "calientes" entre Tom e Eva não exista, elas existem, mas achei que são mais os aspectos da vida adulta que faz com que ele seja um livro adulto.
Definitivamente, não é um livro para se ler com correria e pressa de chegar ao final.
Trechos:

" ...E de novo ouço sua voz em nosso melhor diálogo:
'Quem pensa que eu sou para me amar a noite toda e , no outro dia ir embora, como se nada tivesse acontecido?' - falei loucamente.
' Penso que é a mulher que me ama e que está ao meu lado em todos os momentos, até mesmo quando vou embora'..." ( página 93)

" Sobrevivo da loucura. Comprazo-me do bem estar que isso me traz. Deste modo fujo do labirinto, voando para lugares inimagináveis: seu umbigo, sua teia, com braços que amo. a língua certeira que me lava inteira, enquanto pronuncio palavras desconexas, puxando seus cabelos, na ânsia de devorar seu mundo..." ( página 95)

Com já disse, o leitor pode escolher duas maneiras de ler o livro. Se escolher simplesmente ler, chegará ao final, mas não descobrirá O Segredo de Eva. Apenas vai ler O Segredo de Eva.

Espero que tenham gostado da resenha e que eu tenha conseguido transmitir o quanto gostei do livro. É um dos melhores livros de romance que li nos últimos tempos. Intenso, complexo, mas maravilhoso.
Beijos.

Lina DC 28/10/2012

A história do livro em si não é o que me surpreendeu na leitura, e sim a escrita da autora. Eva tem um grupo de amigos composto por Chris, Tabata e Samantha. O quarteto passa a morar junto e de certa forma ocorre uma colisão de personalidades, pois apesar de serem amigos, as suas necessidades são diferentes. Chris, na minha opinião, é a alma gêmea de Eva, ele é a pessoa com quem Eva pode sempre contar e vice-versa. Uma situação inesperada ocorre na vida de Chris, deixando o seu mundo sem chão, tendo então que contar com as garotas, principalmente Eva. Eva é uma escritora, introspectiva, que prefere o silêncio e a solidão. Seu passado a moldou para se tornar uma pessoa fechada, que não permite uma interação sentimental com as demais pessoas, até mesmo com Chris ela é um pouco fechada. E por ser uma pessoa tão fechada, é surpreendente que de alguma forma um estranho chamado Tom consiga quebrar essas muralhas. É possível acompanhar o “desabrochar” da Eva, de um casulo protegido a uma linda borboleta, essa personagem se solta, e ao continuar a leitura você percebe o coração dela desabrochar. Ah, mas se fosse só isso.... Eva descobre algo que acaba com a sua felicidade, e que precisa tornar um segredo. E depois de ter aberto o coração, o sofrimento e o fato de ter que guardar segredo tornam todos os seus sentimentos mais fortes, mais impactantes. O que eu posso dizer do Tom, sem fazer spoiler? Eu sei que terá leitores que irão defendê-lo, mas eu o achei um grande f.d.p.! Sinceramente, ele deu o passo inicial por puro ego (bom, foi isso que eu achei) e acabou trazendo tanta dor e me fez chorar...
É na introspecção da Eva que eu tive o prazer de me aventurar. A autora conseguiu fazer com que os sentimentos da Eva pulassem o papel e entrassem na minha pele. Quando Eva está feliz, eu ficava eufórica, quando ela estava precisando ficar sozinha, eu me sentia solitária, e quando ela sofreu, eu chorei. Foi isso que me atraiu profundamente nesse livro, eu simplesmente tive minhas emoções conectadas com a de Eva, algo que dificilmente ocorre quando eu leio. Sim, eu choro e me emociono várias vezes, mas me sentir tão ligada ao personagem é uma situação rara. Caso vocês ainda se perguntem se eu gostei do livro, a resposta é sim, eu gostei. É o primeiro livro da Adriana Vargas que eu tenho o prazer de ler, e podem apostar que não será o último!

Van Tourinho 26/11/2015

Eva é mulher marcada por uma grande perda no passado, que a feriu tão profundamente que não há cicatrizes, há uma ferida aberta. Antissocial, dedicada ao seu trabalho de escritora, ao segundo trabalho - do qual não gosta - e ao seus amigos, na sua vida não há mais espaço para nada, ou ninguém.
Quando conhece um fotógrafo, que diz ser seu fã, todos os muros que ela construiu ao seu redor começam a ruir. E então ela entrega-se a esse amor desesperado e proibido, que será a ruína de suas barreiras, de sua própria vida.
"Apaixonar-me foi um descuido natural. Eu nunca me importei com algum calendário. Agora os dias são um desafio lento. É a contagem regressiva dos minutos que passei sem sua presença, na esperança de encontrá-lo no final."
Eva é de cara uma mulher muito sensível. Seu sofrimento ultrapassa as páginas do livro e nos alcança, nos sufoca.
Há algo errado com os sentimento de Eva. Ela guarda um segredo que a perturba e lhe faz questionar seu caráter.
Quando conhece o fotógrafo Tom, se fecha ainda mais, mas não demora muito a se entregar aos sentimentos que ele provoca nela.
"Sei que o amo, quando olho em seus olhos. Sei que o amo, quando quero falar e minha voz não sai... Quando quero ir embora e minhas pernas não deixam... Sei que o amo e sei apenas isso."
Quando comecei a ler "O Segredo de Eva" senti de cara que eu iria adorar o livro. A escrita de Adriana é poética, densa, lírica, musical... ♥
Enchi meu exemplar de marcadores, porque há quotes belíssimos que sempre gosto de reler!
Há sofrimento, entrega, paixão vazando por cada parágrafo.
Não é um livro de leitura fácil, rápida, é uma leitura que deve ser degustada com paciência, atenção. Mas com certeza é um livro que eu recomendo com muito gosto. Final definitivamente, no mínimo, surpreendente.
E me desculpem se não consegui transmitir a grandeza dessa obra, mas dar a "O Segredo de Eva" uma resenha à sua altura, é tarefa complicada.

Priscilla Tôrres 02/07/2020

Oba! Uma nova resenha!! Neste post, O Segredo de Eva, de Adriana Vargas!

site: http://resenhasindependentes.blogspot.com/2014/07/o-segredo-de-eva.html