As Aventuras de Tom Bombadil e Outras Histórias

As Aventuras de Tom Bombadil e Outras Histórias J. R. R. Tolkien

Resenhas - As aventuras de Tom Bombadil e Outras Histórias

Renata.Orlando 09/01/2024

Poeminhas
Se, um dia, me puderes ver, nunca me vais esquecer. Mas, se não me tiveres visto, vais julgar que não existo.

Romeu Felix 14/07/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"As Aventuras de Tom Bombadil e Outras Histórias" é uma coletânea de contos do renomado autor J.R.R. Tolkien, conhecido por sua criação do mundo de fantasia de "O Senhor dos Anéis" e "O Hobbit". Publicado em 1986, o livro inclui quatro histórias distintas: "O Ferreiro de Woottom Major", "O Lavrador Giles de Ham", "A Folha de Niggle" e "As Aventuras de Tom Bombadil". Cada uma dessas histórias apresenta o estilo único de Tolkien, com seu amor pela mitologia, línguas fictícias e detalhamento minucioso.

O livro começa com "O Ferreiro de Woottom Major", uma história que combina elementos de conto de fadas e fantasia. Conta a história de um ferreiro que, através de uma série de eventos misteriosos, encontra-se em uma terra encantada onde deve enfrentar desafios e provar seu valor. Tolkien utiliza essa narrativa para explorar temas como a busca pelo conhecimento, a superação de obstáculos e a importância de valorizar as pequenas coisas da vida.

Em seguida, temos "O Lavrador Giles de Ham", um conto que segue as aventuras de um simples lavrador que se envolve em uma jornada inesperada e perigosa. O conto é cheio de humor e ironia, e Tolkien usa essa história para explorar temas como a ambição, a sabedoria e a coragem. Com personagens cativantes e reviravoltas emocionantes, essa história mantém o leitor envolvido até o final.

"A Folha de Niggle" é um conto mais introspectivo e contemplativo. Conta a história de Niggle, um pintor que tem a oportunidade de embarcar em uma jornada após sua morte. Tolkien explora temas como a criatividade, a redenção e a importância de deixar um legado duradouro. É um conto comovente e filosófico, que oferece uma reflexão profunda sobre a vida e o propósito.

Por fim, o livro apresenta "As Aventuras de Tom Bombadil", uma coleção de poemas sobre o personagem Tom Bombadil, que aparece em "O Senhor dos Anéis". Esses poemas capturam o espírito alegre e misterioso de Tom Bombadil, um ser enigmático que vive na floresta. Com sua linguagem poética e ritmo cativante, os poemas de Tolkien levam o leitor a um mundo de fantasia e encantamento.

Em "As Aventuras de Tom Bombadil e Outras Histórias", Tolkien mais uma vez demonstra seu talento para criar mundos imaginários e personagens cativantes. Seus contos exploram temas universais, como coragem, amizade, redenção e a busca pelo significado da vida. Além disso, a riqueza da linguagem e a atenção aos detalhes são marcas registradas do estilo de escrita de Tolkien.

Embora o livro seja um deleite para os fãs de Tolkien e de sua obra mais ampla, é importante notar que ele pode não ter o mesmo apelo amplo que "O Senhor dos Anéis" ou "O Hobbit". Os contos são mais curtos e menos épicos em escopo, e podem não oferecer a mesma imersão profunda em um mundo ficcional tão vasto. No entanto, para aqueles que apreciam a escrita de Tolkien e desejam explorar além das suas obras mais famosas, "As Aventuras de Tom Bombadil e Outras Histórias" é uma leitura encantadora que mergulha nos reinos da fantasia e da imaginação de um dos maiores escritores do século XX.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

pietra 20/02/2022

estava com bastante vontade de ler esse livro, e agora que li não gostei tanto.

acredito que esperava mais e como são poemas, não muito meu estilo. mas foi interessante ler mais uma obra de Tolkien.