Jesus de Nazaré

Jesus de Nazaré Papa Bento XVI

Resenhas - Jesus de Nazaré

Marcio 28/03/2024

Jesus histórico vs Jesus da fé
Bento XVI mostra neste livro que não é possível conhecer a pessoa de Jesus de forma completa separando o "Jesus histórico" e o "Jesus da fé ". O verdadeiro Jesus é apresentado de maneira integral em seus aspectos históricos e teológicos mostrando o porque a história foi dividida em duas partes depois Dele.

Marquim 31/12/2022

Jesus de Nazaré - da entrada em Jerusalém até a Ressurreição
Da coleção de Bento XVI sobre a vida de Jesus este é o melhor. Para mim foi só o começo da leitura da enorme e importante produção desse grande estudioso e papa.

Voltou aos braços do Pai no dia de hoje. Deus lhe conceda experimentar a Vida Eterna.

Pedro 01/04/2022

Leitura da Quaresma
Livro 2 que conta de forma exegetica a vida de Jesus desde a sua entrada em Jerusalém até a Sua morte e Ressurreição.
Livro bem denso e teológico, como explicações sobre vários momentos da vida de Cristo. Uma grande obra escrita pelo Papa, agora emérito, Bento XVI.

Rafael.Nicastro 07/04/2021

Cristo vive e está no meio de nós!
Iniciei o ano querendo me aprofundar na pessoa de Jesus Cristo, por isso, optei por ler algum escrito do maior teólogo vivo. Posso dizer que a trilogia superou minhas expectativas!

Na verdade, embora os três livros pareçam ter sido escritos realmente como livros distintos, os mesmos elogios e (raríssimas) críticas que eu poderia fazer são os mesmos (que estão em resenhas dos livros anteriores), o que mostra o caráter de unicidade da obra.

Sobre seu conteúdo, Bento XVI mostra a todo cristão que é possível, sim, ter a mesma fé dos primeiros cristãos. Não é porque o homem moderno é cético que o nascimento virginal, as curas, a transfiguração e a ressurreição não aconteceram. Como ele mesmo deixa claro no livro sobre a infância: estamos falando de Deus e, se cremos que ele pode o mais, que é criar o universo do nada, obviamente, ele pode o menos, como tornar reais os milagres citados.

Os capítulos iniciais e finais foram, para mim, os que mais chamaram atenção. Na verdade, em ambos os capítulos, utiliza-se a mesma fórmula: mostrar como os eventos narrados afetaram o povo da época e continuam gerando efeitos na humanidade.

O último capítulo, inclusive, trata da ressurreição e esclarece várias dúvidas que os cristãos precisam enfrentar quando querem explicar de forma mais racional a sua fé para aqueles que não a compreendem. Pode-se dizer que é fundamental a todo cristão.

Além do conteúdo do livro, o grande aprendizado que obtive nesses meses com o Papa Emérito ensinando sobre Cristo foi uma forma mais efetiva de explicar a fé para o homem moderno. Este não quer aprender simplesmente porque autoridades deram ensinamentos ou porque a sociedade crê nestes ensinamentos há muito tempo: ele quer aprender a partir dele mesmo, a partir de suas dúvidas, de suas dores, de seus sentimentos. É uma forma mais individualista (ou egoísta) de aprender. Porém, quem quer transmitir a fé, precisa adequar a mensagem a seus destinatários. Ler este livro é uma boa lição sobre como fazê-lo. Geralmente, quando Bento descrevia um acontecimento narrado na Bíblia e perguntava: "mas o que isto significa?", pode-se ter certeza de que toda explicação que seguia após levantada a questão é uma verdadeira mina de ouro para quem quer aprender e pregar sobre Jesus neste período em que vivemos.

Esta trilogia vale não só como uma leitura profunda, mas também como uma verdadeira enciclopédia que deve ser consultada e revisitada.

Ana Paula 13/01/2021

Um encontro verdadeiro com Jesus
Li o último livro da trilogia de Bento XVI, Jesus de Nazaré. Esse analisa a vida de Cristo desde a entrada em Jerusalém até a sua ressurreição.
Muito trechos marcados. Passagens elucidativas, outras emocionantes, outras que me fizeram refletir melhor sobre as passagens bíblicas.
Todo católico deveria ler essa trilogia.
Bento XVI usa de uma linguagem acessível sem deixar de ser profundo.

FLemos 25/11/2017

Ótimo ritmo de leitura e conteúdo!
Mesmo sendo cristão evangélico, e não tendo lido os outros livros da série, li por recomendação de um amigo meu que já conhecia outras obras dele. Gostei muito e dei 4,5 de avaliação.

O início é meio lento, parece simplesmente mais um comentário bíblico, mas com o decorrer do capítulo o autor consegue pegar várias essências de passagens chave da última semana de Cristo.

Consegue-se aproveitar o livro pelo fato do Ratzinger preferir não discutir pontos teológicos mais complexos, pois desde o início ele deixa claro que não é a finalidade do livro, e que existem obras mais dedicadas a essas questões. Portanto, assuntos como transubstanciação, soterologia católica, Escatologia de Mt 24 e harmonização dos evangelhos são passados por alto ou algumas vezes nem mencionados.

Sem esses pontos doutrinários, a análise do Evangelho se torna bem mais fluida, e ele pode se aprofundar em insights e o significado de várias passagens e ditos de Jesus que não damos muita atenção normalmente. Cabe ressaltar que as análises são quase 100% bíblicas.

Há somente três menções à tradição católica em todo o livro, o que é surpreendente vindo do Papa.

Recomendo fortemente a leitura para católicos e protestantes que querem descobrir novos tesouros nos Evangelhos.

Moacyr.Junior 20/12/2016

Conteúdo excelente
Livro maravilhoso, com um conteúdo bastante denso e rico em informações acerca dos últimos momentos de Jesus na terra (da entrada em Jerusalém até a ressurreição).
Sua leitura não chega a ser difícil, mas há que se ler com calma, sem pressa, por vezes consultando os trechos citados na Sagrada Escritura. Desse modo, aproveitar-se-á mais o conteúdo com o qual S.S. Bento XVI nos brinda.
Em breve vou pegar o primeiro e o segundo volumes.

Dias Radiantes 23/07/2015

Muito bom, como sempre
Assim como todos os livros que já li do Papa Bento XVI a escrita é ótima.
Como o subtítulo aponta o livro é uma apresentação de Jesus no contexto da sua entrada em Jerusalém a crucifixão.
O livro é organizado em tópicos que dinamizam e facilitam a leitura. O texto é desenvolvido com o auxílio de referências de estudiosos sobre os temas abordados, mas a coluna vertebral do deste é a Sagrada Escritura.

Um livro, sem dúvida, enriquecedor para qualquer cristão.

Antonio Cesar 18/05/2014

“... As antigas palavras apocalípticas adquirem um centro personalizado: no seu centro, está própria pessoa de Jesus, que une intimamente o presente vivido com o futuro misterioso. ...”

Pág.: 56
5º período
Jesus de Nazaré. Da entrada em Jerusalém até a Ressurreição
(Gesù di Nazaret)
Joseph Ratzinger

Com esta publicação completa-se a obra escrita pelo Papa Bento XVI que nos apresenta o Jesus da fé católica. Contrariando o que disseram uma vez a minha irmã, para tomar cuidado com os estudos teológicos, pois estes poderiam destruir a fé, para mim especialmente esta obra foi de grande valia para meu amadurecimento na fé que recebi de meus pais. Sua leitura instiga a leitura de outras obras do gênero e, principalmente a Bíblia que juntamente com a tradição fundamenta a teologia católica. A respeito da Bíblia para aqueles que como eu, já pensaram, ou ainda pensam que o novo testamento substituiu ou, é mais importante que o antigo ou ainda, tendem a fazer uma leitura literal do antigo testamento, transcrevo (GRIFOS MEUS):

Essa concordância assim verificada entre fato (VIDA DE JESUS) e palavra (ANTIGO TESTAMENTO) determina não apenas a estrutura das narrações do acontecimento da paixão (e dos evangelhos em geral), mas é constitutiva da própria fé cristã. Sem ela, não se pode compreender o desenvolvimento da Igreja, cuja mensagem recebeu, e recebe ainda agora, a sua credibilidade e a sua relevância histórica precisamente desse entrelaçamento de sentido e história: onde essa conexão é desfeita, dissolve-se a própria estrutura basilar da fé cristã. (pág. 186).

Recomendo.

Monica 04/09/2013

Difícil... mas muito rico! é maravilhoso!