O corcunda de Notre Dame

O corcunda de Notre Dame Victor Hugo

Resenhas - O Corcunda de Notre-Dame

helenaslodk 02/11/2022

Tava escrevendo uma resenha toda bonitinha e o skoob fez o favor de fechar o aplicativo sozinho então: eu gostei do livro é isso

Geovani 30/10/2022

Tragédia em Paris
Histórias de amores infelizes e cada um com final triste.
No meio das histórias infelizes, há espaço para críticas à Igreja e à monarquia.
Belo retrato de Paris do final do século XV com descrições minuciosas tanto da cidade em si como de edifícios específicos, em especial a igreja que dá nome ao livro.

Marcela 28/10/2022

Além de ser uma história muito bem construída, ainda é uma aula de história e arquitetura. Todos os personagens tem relações muito interessantes com o mundo e consigo mesmos, a trama é repleta de discussões morais implicitas e explícitas, e sem sobrecarregar o leitor com temáticas muito exaustivas que interrompam a narrativa. Achei uma escrita muito interessante e evoluída para a segunda metade do século XIX, o narrador tem uma pessoalidade divertida como nos livros antigos de fantasia somada à ternura de um romance. Nada tira de mim o sentimento conflituoso de finais como o dessa obra, tristes, mas tão lindamente contados...Muito bom mesmo, para mim foi uma leitura muito flúida, tive medo de começar um livro pesado e antigo como esse e entrar em uma ressaca literária, fico feliz de não ter dado ouvidos a esse receio.

Sarah587 23/10/2022

Uma tragédia cômica ou uma comédia trágica?
É com muita dor que venho aqui escrever essa resenha após menos de 24h do término da leitura desta obra pois ainda não fui capaz de superar o que li.

O Corcunda de Notre Dame é uma obra prima e não há como argumentar contra isso. Estamos falando de um livro publicado em 1831 e, mesmo tão antigo, aborda assuntos tão modernos com um ponto de vista avançado para a época e com um humor SENSACIONAL. Há críticas ao sistema capitalista de classes sociais, sobre capacitismo, contra a igreja da idade média (séc XV), fala sobre violência sexual, o poder do homem sobre o corpo da mulher e, no geral, critica a sociedade parisiense e sua ordem judicial, econômica e social.

Eu entendo que muitos podem argumentar que a leitura não é tão fluída como gostariam devido aos vários capítulos sobre a arquitetura, contumes e pessoas que pouco importam para a trama principal. Eu mesma parei de ler na metade, após a finalização de um dos 12 livros que dividem a obra, para poder continuar. No entando, eu acredito que faz parte da experiência conhecer aquela Paris. O autor se preocupa em expõr a arquitetura, os costumes locais. Eu aprendi tanto sobre a França da idade média por meio de explicações de um francês que tem lugar de fala pra trazer questões da realidade da época. Mesmo que as vezes seja um pouco cansativo, acredito que são detalhes que enriquecem a experiência por ser uma verdadeira aula de história em formato de romance e, no fim, a leitura não é tão difícil como afirmam.

Eu gostei muito também de como a história é guiada e organizada nos transportando entre a realidade de seis personagens que se interligam ao final. Sabe a teoria do "Efeito Borboleta"? Foi exatamente assim que eu me senti com o andar do desfecho da história. Se um pequeno detalhe na história de qualquer um dos personagens apresentados, mesmo um coadjuvante, fosse diferente, tudo teria se dado de outra forma. (Spoiler até o fim do parágrafo) ex: se o juiz que condenou o Quasímodo não estivesse com raiva naquele dia, se a Esmeralda não tivesse chamado o Ph?bus, se a Esmeralda não tivesse salvado o poeta, se Frollo nunca tivesse ouvido falar de Ph?bus, se Quasímodo tivesse fugido com a Esmeralda ao invés de proteger a catedral....

Confesso que não esperava pelo final proposto e li as últimas páginas ainda na esperança de um final feliz, pedindo para que fosse tudo uma ilusão. Chorei... chorei muito! Se você for ler, não esqueça que Victor Hugo trata de realismo, e a vida real é cruel e é injusta.

????

?? Possíveis Gatilhos: Violência sexual, capacitismo, tortura, enforcamento, sequestro, dependência emocional, assassinato, alcoolismo.

Idade que eu recomendaria para leitura: +20 (linguagem complexa e violência)

Michelle 16/10/2022

O Corcunda de Notre Dame
A história tem como centro a tragédia do corcunda Quasímodo  e da cigana Esmeralda. O desfecho se dá na grandiosa catedral com arquiteturagótica, também, nas construções de Paris. A história é admirável e ao mesmo tempo triste, com amores platônicos e até impossíveis de seus personagens.
CPF1964 16/10/2022minha estante
??? para Victor Hugo..... Agora se fosse o CEO corcunda aí seria ?????....

daleriku 15/10/2022

O livro realmente é uma tragédia comparada com o filme clássico da Disney, boa parte dos capítulos é formado por narrações do local e de acontecimentos históricos.

Duda 11/10/2022

Depressão é o meu estado de espírito
Sabe aquele livro que você lê, termina, sabe a nota que ele merece mas mesmo assim não tem uma opinião totalmente formada sobre ele? Então, "O Corcunda de Notre Dame" é exatamente esse tipo de livro!

Também já vou logo avisando que se caso vá ler esperando que seja igual ao filme da Disney, pode tirando seu cavalinho da chuva porque é TOTALMENTE diferente (juro, vi o filme recentemente para comparar).

Algo que me deixava bastante receosa, eram os comentários sobre a escrita do autor. Realmente, não vou mentir dizendo que é o livro mais fluído do mundo, porque de fato não é, mas também não achei esse bicho de sete cabeças que boa parte das pessoas falavam. Claro, tem uns capítulos desnecessários sim, mas nada que chegue ao ponto de me fazer querer abandonar a leitura.

Pensem também num livro cheio de personagens podres e depois multipliquem por cem, o resultado foi esse livro aqui. A trama é recheado de personagens detestáveis (não tô exagerando nem um pouco), a ponto de se três foram bons, até que foi muito (e um nem humano é!). Por vários momentos minha vontade era de gritar, seja por raiva, pela tamanha injustiça que alguns personagens eram obrigados a passarem ou mesmo pelos atos inconsequentes dos vilões.

Apesar de não ser perfeito, esse livro tem um potencial enorme! É uma leitura que eu recomendo fortemente e com certeza fiquei animada para ler a grande obra do autor, vulgo "Os Miseráveis".

Pam 09/10/2022

Não me matem mas eu odiei esse livro.

Exageradamente descritivo, o autor dedica uma parte inteira pra descrever a cidade de Paris e eu só consegui sentir tédio.

Mas desenvolver a personalidade dos personagens, isso ele não achou importante.

Não consegui sentir empatia e simpatia por nenhum personagem. O final o autor decidiu que era hora de deixar os devaneios sobre a arquitetura da Catedral e da cidade e resolveu escrever sobre a história dos personagens.

Mas a essa altura do campeonato o ranço já estava estabelecido.

Por conta dessa experiência vou demorar pra ler Os miseráveis. Quem sabe em 2025!

Nado 30/09/2022

Essa foi uma das mais gratas surpresas literárias desse ano. Confesso que fui com um pé atrás com medo de ser algo prolixo. Fui surpreendido positivamente, o autor conta uma história com a dose certa de humor e em cenas pertinentes. Também retrata na dose certa os dramas dos personagens. Particularmente, achei interessante conhecer essa história que originou um clássico da animação. A trama é diferente da que a maioria das pessoas conhecem pelo desenho da Disney. Quasimodo e Esmeralda se tornaram os meus mais novos queridinhos da literatura.
Antônio Alberto 07/10/2022minha estante
victor hugo é maravilhoso

Delma 30/09/2022

Um grande clássico!
Victor Hugo nos apresenta Paris do século XV, narrando fatos com ficção. E que narrativa!
Com escrita agradável, a obra traz diálogos inteligentes e cômicos. Recomendadíssimo!

@leiturasdanickson 30/09/2022

tive altos e baixos com esse livro, mas boa parte foi pelo momento que escolhi iniciar a leitura, pois a história é incrível, os cenários são lindos e os diálogos são bem interessantes! eu que não estava numa vibe leitora mesmo. há momentos beeem parados, mas acredito que eu saberia aproveita-los em outra ocasião.

minha nota não reflete o potencial do livro, mas sim minha experiência, pois boa parte eu fiquei entediada e tiveram momentos que pareciam impossíveis de prosseguir (o início principalmente). só consegui me apegar a história depois da página 200, que realmente é quando as coisas começam a acontecer.

mas o final... o final é impecável!! eu fiquei abismada com a narrativa do victor hugo, só senti esse impacto pela forma como ele narrou tudo.

Sophia 28/09/2022

Pois beleza não é tudo
Uma história muito trágica, que traz alguns leves momentos de comédia mas em seu cerne é realmente triste, possui um final diferente do clássico de Walt Disney e isso me surpreendeu, a obra mantem um tom até mais sóbrio e adulto e é uma leitura fantástica, como sempre mais uma obra de Victor Hugo feita com excelência