Ação Humana

Ação Humana Ludwig Von Mises

Resenhas - Ação Humana

Pereira 05/02/2023

A influência do comportamento humano na economia de mercado
Essa obra clássica foi publicada pela primeira vez em 1940. O livro é uma defesa rigorosa do liberalismo econômico e apresenta uma abordagem austríaca para a economia.

Mises argumenta que a ação humana é a base da economia e que a compreensão dos desejos e escolhas individuais é fundamental para compreender o funcionamento da economia. Ele também aborda o papel do preço e da concorrência no mercado, além de criticar o planejamento centralizado e a intervenção do Estado na economia.

A obra é escrita de forma clara e acessível, mas requer alguma familiaridade com conceitos econômicos básicos. No entanto, é uma leitura valiosa para aqueles interessados em compreender as raízes e as ideias por trás da economia liberal.

Esse livro é uma obra importante e influente na economia, que oferece uma visão profunda e rigorosa da teoria econômica e é recomendada para aqueles interessados em economia, política e filosofia.

Joao.Magalhaes 28/05/2020

A Economia é produto da ação humana
A magnum opus de Mises é um tratado econômico que sintetiza todos os princípios de seu pensamento econômico liberal. Ao apresentar seus pensamentos, concomitantemente Mises refuta "teorias" contrárias, socialistas, intervencionistas e até mesmo de alguns liberais ou conservadores que o precederam.

Para Mises, a vida é sinônimo de instabilidade, e querer provocar uma estabilidade através da coerção estatal é interferir no curso natural da ação humana, o que provocará efeitos piores, do ponto de vista dos próprios interventores, do que ocorreriam sem a intervenção.

"No mundo real, o agente homem defronta-se com o fato de que seu semelhante age por conta própria. A necessidade de ajustar suas ações às dos outros faz dele um especulador, para quem sucesso e fracasso dependem de sua maior ou menos habilidade em compreender o futuro. Toda ação é uma especulação. No curso da vida humana não há estabilidade e, consequentemente, não há segurança." (p. 147)

Ao longo do livro, Mises utiliza a razão e a lógica para enfrentar o marxismo, reconhecendo a enorme influência desta ideologia, direta ou indiretamente, através do intervencionismo estatal, no surgimento das maiores mazelas e crises econômicas da história da humanidade.

"O intervencionismo gera nacionalismo econômico e o nacionalismo econômico gera beligerância [entre nações]."
"A civilização moderna é fruto do laissez-faire. Não poderá ser preservada sob a ideologia da onipotência do governo..." (p. 939)

Para quem não faz ideia do que seja liberalismo (e pra quem utiliza termos como neo-liberalismo para se referir a qualquer medida pró economia de mercado), este livro é uma bíblia de referência e nos apresenta um campo de estudo muito interessante, a praxeologia.

Bruno G. Guimarães 15/03/2020

O tamanho intimida! A obra prima de Mises não traz grandes novidades do que já se havia discutido incessantemente sobre Economia Austríaca. no entanto, seu enfoque passa a ser a Ação Humana, o que motiva cada indivíduo. Como um apanhado geral de praticamente todo o ensino Austríaco até então, é uma obra sensacional! Recomendo paciência, a leitura de Mises nunca é tão fluida como Rothbard, por exemplo, mas vale a pena.

Dissensão e Tréplica 23/06/2018

link
acessar link

site: https://dissensaoetreplica.wordpress.com/2018/06/22/conheca-acao-humana/

Pedro 05/03/2018

Leitura Completa
Tratado completo, conteúdo minuciosamente detalhado e explicado. Não deixa dúvida a respeito de qual caminho os economistas deveriam haver seguido... É pesado, mas vale cada parágrafo.

Guilherme.Vieira 12/05/2017

Poderia ser mais enxuto
O livro retoma uma série de conhecimentos já abordados pelos liberais clássicos, porém com uma ênfase na ação humana como fator decisivo nas escolhas individuais, e portanto, principal fator no equilíbrio do mercado.
O Ação Humana divaga muito e se torna cansativo tendo em vista que não traz uma visão inovadora no decorrer da obra.
Claudehylkton 30/01/2019minha estante
A própria ênfase na ação humana já é por si só inovadora, além de que existem diversas correções dos pensamentos clássicos.