A Princesinha Frances Hodgson Burnett

Resenhas - A Princesinha

Natália 14/08/2022

Que livro lindo.Li aos poucos porque não queria que acabasse
Sara Crewe e seu pai só tinham um ao outro. Tinham uma relação afetuosa e, além de pai e filha, eram muito amigos e unidos. Sara é uma criança inteligente e muito gentil, que encanta a todos com sua ternura.
Seu pai se preocupava muito com a sua educação e, apesar de saber que sentiria muitas saudades da filha, a matricula em um internato só para meninas. Como o capitão Crewe era um homem rico, a proprietária do colégio, Srta Minchin, tratou Sara, a princípio, muito bem, apesar de não gostar da criança.
Quando a notícia da morte do capitão Crewe pega a todos de surpresa, Sara descobre que seu pai havia perdido tudo. Sem herança ou parente vivo, Sara se vê obrigada a permanecer no local, não mais como aluna, mas como serviçal, passando pelas maiores adversidades, como frio, fome, castigos, sofrendo nas mãos maldosas da Srta Minchin.
Apesar de tudo que tem passado, Sara nunca perde a essência, a índole, a gentileza.
O que será que o destino prepara para essa doce criança?

elycely 03/08/2022

Para a criança que vive dentro de nós
Um belo livro, emocionante de se ler. Escrito para crianças: as que são, as que fomos, as que vivem ainda dentro de nós.
É uma história clássica de superação de maus tratos na infância, com a qual muitos de nós conseguem se identificar. O que é belo na história de Sara Crew, a princesinha, é pensar como em cada um de nós há uma essência que não pode ser tirada nem mesmo se nos causarem as maiores atrocidades. Diante dos negativos da vida, a pequena menina olha para as situações e decide manter seus valores, reagir não de acordo com o mal que estão lhe fazendo, mas conforme sua própria ética. E quando tudo parece difícil demais para a pequena suportar, as histórias, a imaginação, os livros, seguem sendo grandes amigos e valiosos refúgios.
A leitura em vários momentos fez-me lembrar da frase de Victor Frankl, ao falar que tudo pode ser retirado do ser humano, menos a sua liberdade de escolher a atitude que terá diante de qualquer circunstância da vida.
Outra reflexão importante do livro é ver as crianças sobreviventes de violências tornando-se aquelas que irão cuidar de outros sobreviventes de violências. E que melhor menaira há de cuidar e elaborar a própria dor? Sara inspira! Recomendo muito!

Gabriela Motta 02/08/2022

A Princesinha
Gente.. esse livro é muito gostoso de ler, a personagem principal é cativante, em meio a tantos problemas ela consegue se manter educada, fofa e outras coisas mais, Sara Crewe é uma verdadeira princesa.
Apesar de não ser um livro pra minha idade, eu gostei da leitura, terminei em pouco tempo, pois queria sempre saber mais sobre essa história, recomendo, é ótimo!

Julliana.MendonAa 31/07/2022

Um amorzinho ??
Um livro que deixa seu coração quentinho. Você simpatiza e nutre um grande carinho por Sara Crewe. Durante a história você acaba se encantando com essa criança, seus pensamentos e sua forma de agir. Mesmo nas adversidades tenta encontrar a beleza na vida utilizando o faz de conta, que é seu passatempo preferido!

Ysabela.Rolim 30/07/2022

A princesinha
De início eu estava meio lenta com a história pois achei bem semelhante ao filme, então a história não estava surpreendendo, até que a partir de certo ponto a história me pegou e eu simplesmente me vi entregue.

Gabi 30/07/2022

A princesinha
Me levou de volta a minha infância qdo assistia a sessão da tarde vidrada nessa história cheia de sensibilidade e reviravoltas. O final é um pouco diferente do filme, mas tão perfeito quanto. Gostei muito.

Rose 29/07/2022

A princesinha
Cada momento que passei com Sara foi maravilhoso,aprendi bastante como a me controlar nos momentos difíceis da vida!

Wendy.Rodrigues 29/07/2022

Coração quentinho
Juro, todos deviam ler esse livro! Ele traz uma mensagem linda, como mesmo nos piores momentos podemos tirar forças disso!
Sarah é uma menina rica que estuda em um seminário e depois da morte do pai perde todo seu dinehiro e vira empregada da escola, mesmo passando por tanta coisa ela nunca perde o respeito e a graça, sempre gentil e adorável até com quem não merece!
Muitas das situações que ela viveu acabou comigo, o quão cruel as pessoas foram com ela, só pelo motivo dela ser inteligente e boa.
Mas o final, nossa, me deixou tão bem! É incrível, sem palavras!

Camila1998 24/07/2022

Para crianças, cheio de lições de vida
Esse livro conta a história de uma menininha rica que tem um coração de ouro. Porém, num dado momento, ela perde toda sua herança, perde tudo o que tem, menos o seu coração humilde e gracioso, sempre se comportando como uma princesinha.

Esse livro trás várias lições sobre humildade, empatia, positividade e amor. É bem infantil, para crianças achei uma delícia de história e para adultos, vale a reflexão!

Ferdie 18/07/2022

Traz uma sensação calorosa
Uma história que traz aquele calorzinho gostoso no nosso interior e faz com que a gente pelo menos tente por um breve momento ser tão cheio de esperanças e imaginação diante das dificuldades. Tô mto feliz de ter lido essa história, e as problemáticas da história em si não assassinam em nada o desenvolvimento dela. Até pq é livro escrito há tanto tempo, tem vários dos mais atuais que trazem mto mais desgraça e sabor amargo.

E que edição lindíssima da Wish, fico muito feliz de poder ter sido uma apoiadora da edição.

Deborah 17/07/2022

Marcante...
Com certeza, a leitura mais marcante de 2022, a personagem que mais me identifiquei goi Emergade, porque já vi a mesma coisa que ela vive no livro, me identifiquei tanto com ela e com toda recomendaria para os meus amigos, é um bom livro para quem gosta de ver e viver a vida de forma mais leve e te ensina que mesmo nós piores momentos devemos continuar...

Minha passagem favorita foi:
- E esse tempo todo eu estava na senhora Minchin - ela quase superou. - Do outro lado da parede.

Parece meio sem sentido, mais significa muito para a história do livro e para mim também.

É difícil escolher um capítulo mais os que mais me marcaram foram, "Emergade", "Becky", "A Magia" e "É a menina!"

Gabriel Guterres 15/07/2022

A Princesinha - Frances H. Brunett
A Princesinha é um livro mágico. Ele me fez sonhar, voltar a ser criança e a chorar. Sara Crew é uma linda meninha que é vista por todas como uma princesinha. De fato ela se comporta e age como uma princesa. Seus modos são únicos, elegantes, ao mesmo tempo nobres e simples. Apesar disso, a beleza e a força da personagem está não em seus modos ou na sua riqueza, mas sim no seu coração. Sara nos ensina o quão difícil é se manter uma princesa, um príncipe, uma lady ou um lord em meio a penúria e a desolação impostas pela crueldade humana. Contudo, Sara Crew segue sendo a doce e meiga princesinha apesar das condições que lhe são impostas.

Sara nos ensina que o amor e a bondade devem fazer parte de nossa essência e não serem meros acessórios a depender das circunstâncias. Peço a Deus que eu apesar de adulto possa conservar sempre esse meu ?príncipe? interior e ser tão bondoso e leve quanto a nossa pequena Sara nos ensina.

O livro é ótimo para crianças. Mas, também é uma boa leitura para os adultos. Eu nunca li a princesinha essa foi a minha primeira experiência com o livro. Mas, já havia visto a adaptação dos anos 90 para o cinema que vivia passando na cessão da tarde e existem muitas diferenças no livro que o tornam até mais comovente e emocionante que o filme. Vale a pena a leitura.

fox 15/07/2022

SARA princesinha mais linda do mundo ????? achei o livro todo muito emocionante, me diverti nos momentos certos e acabou de uma forma incrível hihi
a única coisa que não gostei muito foi os preconceitos ali e aqui que já foram deixados claros que existiam desde o início, mas fora isso adorei ?

:) 12/07/2022

A Princesinha
Talvez você julgue este livro como algo, bobo e irrelevante, por parecer ter o objetivo de alcançar somente o público infantil, mas é totalmente o contrário, este livro trás consigo tópicos para refletirmos, e usarmos de lição e exemplo para nossas atitudes.
Sara Crew, é interpretada como esquisita e estranha, por agir e pensar de modo diferente do "normal" (visto ao seu redor).
Ao proceder da história, ela vê o que é ruim para as opiniões "comuns" como algo magnífico aos seus olhos.
Outro exemplo que podemos retirar da história é, Sara, sempre encarava seus problemas com educação, respeito, inteligência e classe, independente de como ia seu dia ou sua vida, isso surpreendia a todos por nunca terem visto tal comportamento(de certa forma adulto) em crianças, como as que viviam no mesmo ambiente que ela.
Livro ótimo, bem desenvolvido e com uma história fascinante, recomendo.

Ana_Elisa_Toledo 09/07/2022

Que livro encantador!

Sara é uma criança sem igual, uma cinderela as avessas e nos traz muitos ensinamentos de humildade e auto conhecimento.

Que bom que o destino foi bom com ela ??