A Princesinha

A Princesinha Frances Hodgson Burnett

Resenhas - A Princesinha

Li 05/01/2011

DESAFIO LITERÁRIO 2011 - JANEIRO - LITERATURA INFANTO-JUVENIL *TEXTO 3*

Sinopse: “O livro conta a história de Sara Crewe, uma menina rica que perde tudo quando lhe acontece uma terrível tragédia. Obrigada a trabalhar como empregada, a passar frio e fome, ela continua a preservar sua nobreza de espírito, e assim consegue manter seu orgulho e sua generosidade. Na obra, a autora revela, com seu estilo envolvente e irônico, não apenas a importância da imaginação infantil, mas a beleza do caráter firme e inteligente.”

Quando vi o filme, ainda em criança, achei lindo! Quando descobri que era baseado em livro, não lembro quando nem como, mas tem pouco tempo, comecei a procurá-lo. Sei que as histórias sempre tem grandes diferenças, mas o que vale é a essência, não?!

Sara é uma menina inteligente, criativa e muito carinhosa, órfã de mãe e muito apegada ao pai. Com sete anos, muda-se da índia, onde vivia, para uma escola de garotas em Londres. Apesar de rica e muito mimada pelo pai, é uma criança tranqüila e educada, que causa o maior alvoroço com sua chegada à escola, mesmo que isso se dê devido a sua simples presença ali... E por ser a mais rica. Aos poucos vai ganhando a simpatia das meninas, até se tornar a preferida de praticamente todas as crianças do lugar, incluindo Becky, a “faz tudo”. No dia do seu 11º aniversário, Sara recebe uma notícia que muda toda a sua vida...

Burnett deu a personagem Sara a capacidade de abnegação e aceitação dos fatos. Parece impossível uma menina de 11 anos sofrer um golpe como o sofrido por ela e se manter sã, tão amorosa e boa, mas paremos para pensar: A capacidade de viver num universo meio paralelo poderia, sim, fazer a realidade mais suportável, mesmo que só por algum tempo! E Sara encara os acontecimentos como uma espécie de desafio pessoal, no contexto de suas fantasias de princesa:

“Suceda o que suceder – pensou -, há qualquer coisa que não pode mudar. Eu ando esfarrapada, coberta de andrajos, mas na minha alma e no meu coração sou sempre uma princesa. Não teria grande merecimento em proceder como princesa, se andasse vestida em ouro; tenho muito mais, sendo como sou atualmente. (...)”

Sara lança mão desta teoria e... Sabe do que mais?! Não dizem que gentileza gera gentileza?! Cedo ou tarde, ela acaba por retornar...

Adoro autores com este estilo de escrita: Elegante e sofisticado... Queria que meu inglês fosse bom o suficiente para ler no original.
O livro é deliciosamente lindo! Faço uma comparação com os trabalhos de Jane Austen, não no estilo de narrativa, mas no fato das autoras construírem personagens tão sólidos que é impossível não ter sentimentos por eles. Ambas escrevem com uma ironia fina e descreverem as sociedades de suas épocas de uma maneira desprovida de hipocrisia. Além disso, Jane sabe desenvolver enredos palpáveis como ninguém e parece que Frances vai pelo mesmo caminho... Lerei outros livros dela com imenso prazer!
Viquinha 06/01/2011minha estante
Também adoro uma escrita elegante e sofisticada. Esse livro parece fazer o meu tipo. Dica anotada. Estou amando sua participação!

Beijocas

Liz 06/01/2011minha estante
eu li esse livro e outros da Frances um monte de vezes quando era pequena, as histórias dela sao lindas. a resenha me deu vontade de ler esse livro de novo...

o/ bjs

Robbie 10/01/2011minha estante
Caramba Li vc tá com a corda toda nas resenhas

Matt 26/07/2011minha estante
Adorei sua resenha, a algum tempo eu não assisto o filme, mas era dos meus favoritos na infância e também gostaria que meu inglês fosse bom o bastante para ler a obra no original... Estou louco para ler "A little princes" :)

Marta Skoober 23/09/2012minha estante
Mais um para a minha pilha? Suas resenhas são sempre inspiradoras... ;- )

Livia.Ribeiro 14/10/2016minha estante
Eu li o livro " a princesinha" , do autor francês Hodgson Burnett , que conta a história de uma menina muito mimada que foi estudar em um convento em outro país, ficou longe de seu pai por muito tempo, mas lá dentro fez amizades que irá levar pra vida toda.
Gostei do livro, recomendo esta leitura.

Rita655 12/11/2022minha estante
Não tem como não se emocionar e sair de onde moro ir à Índia e da Índia para Paris.

Vitoria 27/11/2022minha estante
Eu amei a leitura desse livro. Livro que parece simples mas a história é maravilhosa. Tirei várias lições com essa princesinha, com sua forma de imaginar e ouvir as pessoas. Agir sempre de forma educada independente da situação de ver sempre o lado bom das coisas

Ray.Cass 17/07/2023minha estante
O que tem a escritora? Não conheço muito sobre ela

Mariana 20/07/2023minha estante
Nos textos extras do livro o tradutor comenta que era muito comum naquela época algumas falas preconceituosas que encontramos na história. Como alegar que as pessoas pobres era mais burras do que os ricos ou que a Ermengarde que uma menina gorda tinha que se acostumar com o bullying ou com a falta de amigos por conta do peso.

Ray.Cass 21/07/2023minha estante
Ah sim, eu tento relevar essas falas pela época em que o livro se passa, na maioria dos clássicos vamos encontrar passagens problematicas

Priscilla 28/07/2020

Resenha da edição, e não da história
Gostaria de fazer uma declaração quanto a esta edição da Martin Claret que, apesar de toda sua belezura de projeto gráfico, guarda uma falta de respeito à história e aos leitores. O primeiro descaso já é gritante: no verso, uma citação linda, poderosa....que é de outro livro. É do Jardim Secreto. Pra mim, um descaso completo, que se eu tivesse visto, não teria comprado. E aí o texto propriamente dito: mal revisado, cheio de erros de digitação, de concordância....um erro gritante no título do capítulo 7, e por aí vai. Passei tanta raiva nessa leitura que a primeira coisa que fiz quando terminei foi ir na Amazon e comprar outra edição. Não tenho interesse algum em denegrir editoras, muito pelo contrário, sempre desejo que elas melhorem cada vez mais, todas. Mas acho que temos que defender a solenidade das histórias e respeitar a obra que o autor nos legou. Um livro bonito que é somente isso não passa de uma capa, e nada mais.
Sophia 27/10/2020minha estante
Obrigada, já ia comprar essa edição, mas agora vou procurar outra.

Priscilla 27/10/2020minha estante
Recomendo a da Editora Salamandra que, além de ser linda, conta com tradução da Ana Maria Machado.

Sophia 27/10/2020minha estante
Ah, obrigada! Vou atrás desse!

Michela Wakami 02/10/2021

Uma princesa maravilhosa!
Sara é uma menina espetacular, com um coração incrível.
Muitas coisas vão acontecer no decorrer da história, e nada fará, com que ela, se torne amarga.
A sua doçura é contagiante e com seu coração fraterno, ela faz a vida dos que a cerca muito melhor.
Uma leitura, gostoso e envolvente.
Sara você é muito especial.
João 02/10/2021minha estante
????

Rebeka 03/10/2021minha estante
Lembro que o filme também passava na sessão da tarde quando eu era criança e eu gostava muito, minha impressão da Sara é a mesma que você teve e também as vezes queria ser a Sara para viver as aventuras de sua imaginação....kkkkk. Falo muito de filmes né? ?

Michela Wakami 03/10/2021minha estante
Oi, Rebeka! O bom que você me atualiza sobre eles, por exemplo, eu não sabia que tinha filme desse livro.
Vou procurar depois. Obrigada, pela informação!
Sim, Sara tem uma imaginação incrível.??????

Nick ou NK 08/07/2022

Livro: A Princesinha, de Frances Hodgson Burnett
"- É verdade, tudo verdade!(...) A Mágica veio e fez tudo, Becky, enquanto estávamos dormindo. A Mágica nunca deixa o pior acontecer... Nunca!"
O livro conta sobre uma menina chamada Sara Crewe, rica e de boa família. Tratada bem, quando tem dinheiro, mas após a tragédia que acontece, é tratada com desprezo pela dona do seminário onde irá passar um bom, bom tempo. Sua garra e inteligência incomum, vai fazer com que ela vença os obstáculos e a vida começa a ficar mais gentil com ela, aos poucos.
Um livro que inspira você! Há momentos bons e momentos ruins na vida, e nem sempre sabemos lidar bem com eles, mas Sara Crewe de fato sabe. Tão nova, mas tão batalhadora. Tão doce e gentil, sonhadora e com a imaginação deveras muito fértil. Nem todos gostam dela e alguns a invejam por saber lidar bem com as situações que lhe são propostas. Ela é destemida e sabe que a vida não é fácil. Na nossa imaginação, tudo pode acontecer!
Jenifer36 08/07/2022minha estante
Esse livro é incrível!!!

Jenifer36 08/07/2022minha estante
Parabéns pela resenha,NK!?

Beck_Star 08/07/2022minha estante
Sua resenha é encantadora NK

Katherine 08/01/2018

Sabor de infância
Uma história linda. Me interessei por causa do filme que passava na Sessão da tarde.
A Sara é uma personagem incrível, humana, cheia de empatia. Apenas um detalhe no final (que não irei revelar) me deixou incomodada, mas acho que isso se justifica pelo fato de ser um costume na época em que foi escrito. Ainda bem que as coisas mudaram.
Lais.Correa 08/01/2018minha estante
Não estranhei a sinopse, mas também não me lembrei da história. Deve ser bem linda!

dinha 21/09/2018minha estante
Eu li esse livro quando era criança e ainda lembro e amo essa história

Sté 23/12/2021

Princesa Sara
Esse livro é perfeito, muito fofinho!!
Fiquei com os olhos cheios de lágrimas várias vezes. Sara é um ser quase irreal, mas sei que existem pessoas assim, só são raras. No início achei em excesso a esperteza dela, mas é inegável que ela é muito inteligente e teve todo tipo de orientação para ser assim. É provável que por ser criada somente com o pai e outros adultos (acredito), tenha esse ar mais maduro para a idade, além da época pouco se infantilizar as crianças. Não vou abrir margem para mencionar a humanidade dela, é só algo que devemos levar e praticar em nossa vida sempre.
Lendo este livro e 'Os miseráveis', me incomoda demais o tratamento que as crianças recebiam nessa época, era quase como se não fossem humanas. Se elas não possuíam família, eram totalmente desprezadas e direcionadas a trabalhos escravos ou quase, em troca de pão velho para comer e um lugar insalubre para dormir.

"Quando nosso corpo se sente desconfortável e triste, temos de fazer a mente pensar noutra coisa", p. 112

A imaginação fértil de Sara foi o que mais me cativou, me senti representada. Essa fuga da realidade é por vezes uma diversão e por vezes um alento em momentos tão difíceis. Pode ser um "pensar positivo" diferente, pensar que podia está acontecendo algo bom, pensar algo diverso e que acolha. Isso pode aliviar um pouquinho o que está doendo.
Sander.Garcia 30/12/2021minha estante
Esrou lendo.. encantador.. já comprei pra minha filha.

Sté 30/12/2021minha estante
Sim, essa é a palavra perfeita para descrever, encantador... ?

Elaine | Livroglota 29/11/2020

Para deixar o coração quentinho
Eu amei essa história! Sara é uma menininha muito inteligente, sensível e incrivelmente sensata. Por vezes, enquanto lemos nos esquecemos que ela é só uma criança, porque suas atitudes são nobres e muito maduras. Um dia por conta de uma calamidade, a vida de Sara muda completamente e ela passa a viver muitas provações, mas o mais impressionante é como ela lida com elas. Numa mistura de Anne de Green Gables e Jane Eyre, Sara usa a imaginação pra tornar a vida mais suportável, e encontra nos livros motivação e consolo. Ela também tem a habilidade de transformar a vida das pessoas a sua volta e nunca deixou que suas provações mudassem seu caráter.
Rubens Beserra 06/12/2020minha estante
Mary ou Sara?

Elaine | Livroglota 16/11/2021minha estante
Eu confundi com a Mary do Jardim Secreto, por ler os dois livros em sequência. Obrigada pela correção.

Nicinha 30/05/2020

"Se eu sou uma princesa - dizia ela -, se eu sou uma princesa... Quando eles tinham ficado pobres depois de serem expulsos do trono... sempre partilhavam... com os miseráveis... se encontrassem alguém mais pobre e mais faminto."

A estória de Sara, a garota com espírito de princesa, mostra uma garra aos princípios nobres que uma pessoa pode ter. Que mesmo enfrentando grandes adversidades pode manter-se forte diante delas.
Nicolle 14/06/2020minha estante
Eii! O que vc achou da edição da ciranda cultural? A tradução é bem feita?

Nicinha 21/06/2020minha estante
É maravilhosa! Essa edição é muito confortável.

Livros trechos e trecos 18/04/2022

"- O que quer que aconteça, não pode alterar isto: se sou uma princesa vestida de trapos e farrapos, posso ser princesa por dentro. Seria fácil ser princesa se eu usasse um tecido de ouro, mas é um triunfo muito maior ser assim o tempo todo quando ninguém mais sabe disso."

Amo demais essa história que sempre me deixa tão nostálgica!! A princesinha e O jardim secreto são histórias que me fazem pensar imediatamente na minha infância, eram aqueles filmes que podiam passar zilhares de vezes e ainda assim eu ia assitir.

E mesmo eu sabendo que há sim alguns probleminhas na história. Já que toda a comoção entorno de Sara é pelo fato de ela ser uma menina rica que fica pobre, enquanto Becky (que sempre foi uma menina pobre) não desperta a mesma empatia nas pessoas. Ainda assim, meu amor por essa história não diminui. Toda a resiliência de Sara e suas lições preciosas, tocam imediatamente no meu coração.

E essa edição da Wish é muito bonita, com aquele capricho que já é característica da editora!!!
Peregrina 24/05/2022minha estante
Sabe me dizer em que página está escrito esse primeiro trecho da resenha?

Livros trechos e trecos 25/05/2022minha estante
A citação está na página 143.

Lyamel 17/06/2022

História nobre, edição plebeia
Primeiramente, faço desse comentário as minhas palavras "Há capítulos em que o texto fica incompreensível, com frases incompletas e pulando partes. As frases acabam ficando sem nexo.". Posto isso, informo aqui que minha experiência com esse livro foi bastante arruinada.

Além disso, achei que faltou mais detalhes a falar de algumas cenas, pois não consegui (ou não deu) pra imaginá-las. Se J. R. R. Tolkien, um escritor que se importa até com os mínimos detalhes, tivesse escrito essa obra, ela seria mais que perfeita.

Segundamente, o que me intrigou nessa história, é o desdém deles de não defender, "com unhas e dentes", algumas causas, como por exemplo, dedurar Miss Michin para os familiares das crianças e, assim, expulsar ela do seu cargo.

Em contrapartida, eu amei essa história. É uma mistura de Cinderela, Rapunzel e Chiquititas (rs). No mais, tenho muito o que aprender com Sara e, assim como ela, agora anseio por ser uma Princesinha e seguir seu belo exemplo. Te-amo, Sarinha. ^-^
Lyamel 17/06/2022minha estante
mas acho que a negligência de todos com algumas coisas, naquela época, era normal. então, né... tadinhos :(

Lyamel 18/06/2022minha estante
assisti hoje (18/06/2022) o filme "A Princesinha" e vi que, no final, Miss Michin se da mal... amei essa parte :)

Grayce Kelly 10/04/2014

A princesinha
A princesinha é uma historia de fantasia que começa com uma garota muito rica que era da Índia e vai para uma escola de meninas, lá ela se despede de seu pai e faz muitas amizades.
Ela era chamada de princesinha, embora seu nome é sara, as meninas a chamam assim porque ela ajuda muitas meninas, principalmente as menores. Porém, um dia ela recebe a noticia de que seu pai morreu e avisam ela de que ela ficou pobre. A dona da escola começa a maltrata-la e trata ela como se ela fosse uma criança de rua.
Ela e uma amiga pedem esmola na rua não comem bem e dormem em um sótão.
Um dia elas chegam em o que elas chamam de quartinho e encontram ele todo arrumado e com uma comida bem quentinha elas comem e encontram um macaquinho sara procura o dono e vai devolve-lo e descobre que o dono do macaco e´o seu tutor que a informa de que ela e´muito rica.
Sara ajuda as meninas da escola e agora é dona de um mina de diamantes.

Jucinei 10/04/2014minha estante
Parabéns, Grayce!!!
Muito boa sua resenha,espero que continue sendo essa aluna dedicada, inteligente e educada!
bjão!

Grayce Kelly 14/04/2014minha estante
valeu professor nei

Rafaela.Hadade 01/06/2022

Apaixonante
Que livro apaixonante!
Sabe quando você lê exatamente aquele livro que você estava precisando? Foi assim comigo.
A história de Sara nos ensina sobre resiliência e bondade e nos faz refletir sobre nossos comportamentos.
É aquele livro que quando você termina, você sai com sentimentos bons, querendo ser uma pessoa melhor no mundo.
Anny 01/06/2022minha estante
Simplesmente maravilhoso esse livro ??

Rafaela.Hadade 01/06/2022minha estante
Sim, eu amei.

Renata FSM 03/03/2022

Amei!!!
Não é atoa que este livro é um clássico, quantas lições, que livro triste, mas ao mesmo tempo nos dar um sentimento de esperança e coração quentinho. Simplesmente amei!
Carolina2031 03/03/2022minha estante
Nossa, esse era meu filme preferido quando criança e nem sabia que tinha um livro. Crl kkk vou atrás de ler, pq eu não consigo achar o filme pra assistir :/

Renata FSM 03/03/2022minha estante
Nunca vi o filme, mas o livro é perfeito. Se era teu filme preferido, acho que você vai amaaaar o livro! :)

Nathy @peculiareslivros 03/03/2022

Perfeito
Eu realmente não sei muito o que dizer além de que esse livro me tocou demais, a leitura foi muito rápida e ainda assim emocionante, cheia de lições incríveis. Deve ser lido por todos, e gostaria muito de ver mais obras da autora também!

Ah, além disso, como sempre, a edição da Wish está incrível!
Rafaela.Polanczyk 03/03/2022minha estante
Aaai eu amo demais esse livro! O Jardim Secreto é outro dela que é muito amor