A Princesinha Frances Hodgson Burnett

Resenhas - A Princesinha

Steh18 01/04/2018

Cheiro de Infância
Bem, esse livro me trouxe um cheiro de infância enorme quando eu não podia perder nenhuma vez que o filme passava na TV. Sempre achei essa história mágica, mas ler o livro tornou-a ainda mais especial. É um livro que faz você dar valor à imaginação, acreditar que tudo é possível mesmo nos piores dias. Não é um conto de fadas, nem uma fábula, mas traz uma inspiração sem igual. Seja sempre uma princesa, mesmo quando estiver em farrapos! Deixo aqui essa indicação, não irei resumir o livro, pois ele é daqui tipo que vale a pena ler sem saber de nada. ?

Raissa36 19/07/2013

Emocionante
O livro me fez sentir uma vontade de voltar a ser criança, e inventar vários mundos diferentes para me fazer fugir da realidade. Assim como Sara Crewe fazia nos bons e ruins momentos de sua vida. Sua habilidade de ver o lado bom das coisas é tão puro, que me fez chorar em várias partes do livro.
Nasceu rica e teve um ótimo pai a quem amava de todo coração, e quando o perdeu continuou sendo “uma princesa”, nunca abandonou seus bons modos, mesmo sofrendo bastante nas mãos da Miss Minchin, que fazia de tudo pra atormentar a vida da pobre Sara, só por ela não ter mais o dinheiro que tinha antes do seu pai morrer.
Quando os indianos entraram na história, juntamente com a família do amigo do pai de sara, a emoção dos acontecimentos seguintes me deixaram tão feliz e tão emocionada que conter as lágrimas foi impossível.
E mesmo com minha idade decidi que agirei como Sara sendo uma princesa em todas as situações e não permitirei que ninguém faça eu me sentir pra baixo.

Kely Cássia 22/08/2013

É lindo, simplesmente o melhor livro que já li.

Debora_ribarski 04/12/2013

Lembro que o filme "A princesinha", baseado no livro, era um dos meus filmes favoritos na infância.
Naquela época, princesas não estavam na moda e, na verdade, essa pequena história pouco tem a ver com isso.

O que mais me prendia era o teor "fantástico". E isso apareceu ainda mais no livro, o que foi encantador!
Muito triste, é verdade. Quando as coisas estão ruins, ficam piores.
E Sara é uma criança tão imaginativa, sonhadora! É incrível como, com suas "ideias" a autora consegue transformar uma narrativa triste em algo tão bonito!

É lindo e extremamente tocante! É como se eu conseguisse olhar o mundo como uma criança novamente e viajar, longe, longe... criando mil histórias, dando um outro sentido pra dura realidade.

Sanoli 11/07/2014

A princesa sem o príncipe
Cinderela as avessas, essa história nos cativa pelo forte apelo humano.
Para ler e reler!

Ana 20/07/2014

Fiquei interessada na história porque todos os livros do "Diário da Princesa" começam com citações fofinhas de "A princesinha", e eu fiquei com vontade de conhecê-lo. Enfim, a história é ainda mais fofa do que eu poderia imaginar. Sério. Muito muito muito fofa. A autora, Frances Hodgson Burnett, escreve maravilhosamente bem, gosto muito deste e de outro livro dela, "O jardim secreto". Não sei se ela publicou mais livros, se sim, eu adoraria lê-los!! Enfim. "A princesinha" é a história de uma (tantantantan...uma plebeia? uma mendiga? uma condessa?) princesinha, como vocês bem podem imaginar. Ela é uma menina muito amada (entenda-se mimada) pelo pai rico. Gente mimada normalmente se torna (ou acostuma-se a ser) insuportável, mas Sara não: ela cresce em sabedoria e em graça. Duvido que haja personagem mais meiga e principesca em toda a literatura. Ela ajuda as pessoas, e é gentil, e não reclama de nada, nem quando sua sorte muda (ops, spoiler). Meu projeto de vida é ser como ela.

Maria 10/10/2014

a princesinha
o livro é espetacular! ,pois fala de uma menina chamada Sara e tinha um pai chamado capitão Crewe que a mandou a um lugar.Em suas aula de
francês ela não conseguia aprender...
Depois das aulas da professora Miss Minchim ela começou a entender.
Seu pai sempre mandava livro para Sara.Ela sempre era triste pois sua mãe morreu no parto.Miss Minche tratava Sara super bem pois seu pai era rico.
gostou!

Larissa 27/10/2014

A Princesinha
O livro conta a história de Sara Crewe, uma garotinha madura, muito inteligente e perspicaz para sua idade. Ambientado em Londres, tudo começa quando o pai de Sara, o Capitão Crewe, decide deixar sua amada filha aos cuidados do 'Srta. Minchin - Educandário Seleto para Jovens Damas', porque está prestes a embarcar em uma exploração de diamantes na Índia, e como pai viúvo, jovem, que quer que a filha tenha tudo do bom e do melhor, e por amá-la demais, ele quer que ela tenha a melhor educação.

Mas a separação entre os dois é de partir o coração, eu ficava pensando "Não vai, como você pode deixar a sua filhinha que te ama tanto numa escola a quilômetros de distancia!!!?".
Poisé, ele deixou i-i. Passado algum tempo, Sara consegue fazer amizade com as garotas menos populares do educandário, as que são bullingadas (a própria Sara é, por ser extremamente criativa, inteligente e cativante, ela desperta a inveja de várias outras alunas), e até faz amizade com a pobre criada Becky.

Mais tarde, no aniversário de Sara, o advogado de seu pai aparece para dar a triste notícia de seu falecimento. A partir desse dia, ela vira uma criada para pagar sua estadia, enquanto é constantemente maltratada pela Srta. Minchin.

Para resenha completa com comentários sobre o filme e imagens do livro, acesso o link do blog ;)

site: http://larieoslivros.blogspot.com.br/

anaeduarda.kato 27/11/2014

Todas somos princesas
É um ótimo livro, ele nós ensina que devemos ser positivos e que devemos acreditar em nós mesmo. Quando criança, minha professora de filosofia passou o filme, e foi muito marcante, imagine uma criança se segurando para não chorar na frente da sala (me envergonho de chorar na frente das pessoas kkkk). Mais tarde descobri que havia o livro e foi ainda mais tocante, é o tipo de livro que gostaria de ler para meninas antes de dormi, para ensina-las a pensar como A Princesinha.

Mia 17/12/2014

A princesinha (ou: como encantar crianças, jovens e adultos)
Tenho uma queda por livros infantis.
Mais do que uma queda, eu diria. Uma verdadeira fascinação. Desde criança sou rata de biblioteca. E é verdade que minhas primeiras leituras foram clássicos da literatura universal (ou seja: livros mais adultos do que infantis). Porém, sempre li de tudo e não deixei, apesar dos anos acumulando-se, de lado meu amor pela literatura destinada aos pequenos, ao entretenimento e formação da criança.

Então é claro que não hesitei nem sequer um momento quando vi numa das prateleiras da biblioteca pública um exemplar de A Princesinha, de Frances Hodgson Burnett. Acho que todos os winkers (leitores deste blog) têm mais ou menos a mesma idade que eu, ou seja: devem lembrar-se do filme que possui o mesmo título e tem por história uma menina que vive em um internato e passa maus bocados por lá.

Quando eu era pequena todos me diziam que eu era uma princesa e me tratavam como tal. Acreditei piamente nisso até meus onze anos. Cá entre nós, secretamente ainda finjo que sou uma princesa de contos de fadas porque isso, de fato, embeleza mesmo os momentos mais difíceis, mais terríveis. Lembro que a primeira vez em que assisti ao filme inspirado nesse livro tive um grande reconhecimento com a personagem principal, a princesa Sara. Porque ela também, apesar de não ser uma princesa por sangue, fingia e acreditava ser uma princesa para poder viver de forma mais esperançosa as adversidades que a vida lhe impôs. Claro que naquela época eu não fazia ideia que aquele filme incrível havia sido baseado num livro tão incrível quanto. Só fui saber disso há algumas semanas. Mas o fato é que a leitura do mesmo despertou coisas em mim que há muito estavam adormecidas por conta dos problemas cotidianos e desse tão atribulado 2014 (eita ano quebradiço!).

O livro é diferente do filme, mas diferente de uma forma maravilhosa. Poderia dizer até que é mais mágico. Li comentários de pessoas dizendo que detestaram-no porque o filme é melhor, blablabla whiskas sachê. E né, totalmente subjetivo isso. Em minha visão são histórias diferentes - com a mesma premissa, porém, diferentes - que complementam-se. Ambos são lindos e não há motivos para disputas.

Burnett conta a história de Sara Crewe, uma menina de 7 anos muito esquisita para sua idade, ou, como seu pai dizia: antiguinha. Ela é deixada num internato em Londres sob os cuidados de Miss Minchin porque seu pai precisa voltas à Índia por questões de trabalho. Porém, no seu aniversário de 11 anos uma tragédia acontece e ela passa a ser considerada uma mendiga vivendo de favor no internato. Miss Minchin (aquela mulher insuportável) a maltrata de todas as formas possíveis que uma criança poderia ser maltratada. E se eu contar mais do que isso estarei dando enormes spoilers, afinal aqui livro e filme separam-se e seguem trajetórias bem diferentes.

"Se a natureza faz uma pessoa ser generosa, é como se as mãos dela nascessem abertas, e o coração também. E mesmo que haja ocasiões em que as mãos estão vazias, o coração está sempre cheio, e é possível dar o que está lá dentro. Coisas boas, amáveis e doces, ajuda, consolo, risos. E muitas vezes, a melhor ajuda de todas é uma boa gargalhada."

O elemento mais lindo na história é a forma com que Sara usa sua imaginação para lidar com seus problemas cotidianos. A imaginação é algo maravilhoso, especialmente a infantil, mas é interessante perceber isso nela mesmo enquanto crescida (ao final do livro ela já é uma adolescente). É mágico.

"— Eu também não sou muito de responder — dizia Sara, para se consolar. — Se eu puder evitar, não respondo. Quando estão insultando a gente, a melhor responda é não dar uma palavra, só olhar e pensar. Miss Minchin quase desmaia de raiva quando eu faço isso. Miss Amelia fica com medo e as meninas também. Quando a gente não perde a calma, as pessoas sabem que a gente é mais forte que elas, porque consegue se controlar e elas ficam dizendo coisas estúpidas, de que depois se arrependem. Não existe nada tão forte como a raiva — a não ser o que faz você controlar a raiva, que é mais forte. É muito bom não responder nunca aos inimigos. Eu quase nunca respondo."

É um livro lindo possuidor de ótimas críticas sociais que tanto crianças quanto adultos podem perceber de forma clara. Nunca havia lido nada da autora, mas amei cada página virada. É aquele tipo de leitura que recomendo a todos de olhos fechados. Não é necessário ser criança para se encantar com a história da princesinha Sara, de como ela suportou com dignidade suas aflições e de como não deixou-se levar por acontecimentos bons ou maus, mas sempre manteve um caráter irrepreensível. Mais do que um livro, é uma lição de vida.

Em um quote:
"— Seja o que for — pensou — uma coisa não se altera. se eu for uma princesa esfarrapada, posso ser uma princesa por dentro. Seria fácil ser princesa vestida de ouro, mas é um triunfo muito maior ser uma princesa o tempo todo, sem ninguém saber. Quando Maria Antonieta estava na prisão, tinha perdido o trono, ficara de cabelo branco e só tinha um camisolão branco para vestir, todos a insultavam, mas ela era muito mais rainha do que quando tinha tudo. Pelo menos, para mim. As multidões que gritavam não a assustaram. Ela era mais forte do que eles, mesmo quando lhe cortaram a cabeça."

site: http://miasodre.blogspot.com.br/

Maiara S. Schultz 30/12/2014

O livro de hoje é fofinho, sério, apesar de ser considerado infantil, as lições que ele passa são para todas as idades. O livro é: A Princesinha, de Frances Hodgson Burnett. E conta a história de Sara Crewe uma menininha indiana que se torna orfã e perde toda a fortuna depois de uma tragédia. Antes disso, por um desejo de seu pai ela vai estudar em um famoso colégio de Londres. E é lá que sua vida mudará para sempre. Com a morte de seu pai e sem nenhum tostão no bolso ela se torna vitima das maldades da diretora do colégio -que com certeza não viu uma boa e velha piroca na vida-. E por causa do seu jeito diferente de ser: a Sara é uma menina sonhadora que imagina ser princesa, ela acaba sofrendo muito nas mãos da mal comida. Mas aí é que está a moral da história, apesar de viver em péssimas condições, comer pouco, dormir mal e andar esfarrapada, a Sara continua sonhando e acreditando no melhor das pessoas, ela prefere enxergar as coisas por um outro olhar, sempre tirando coisas boas de tudo. E vai além disso, ela conforta e anima as pessoas que estão em melhor situação que ela! Tem bom coração e divide o pouco que tem com quem precisa.
Indico esse livro para crianças e adultos. É uma história que vai te deixar pensando que talvez o pouco que você tenha seja muito para uma outra pessoa e ao invés de ficar vendo o lado ruim das coisas, é melhor pensar que elas vão melhorar, de um jeito ou de outro tudo sempre melhora.

“Suceda o que suceder – pensou -, há qualquer coisa que não pode mudar. Eu ando esfarrapada, coberta de andrajos, mas na minha alma e no meu coração sou sempre uma princesa. Não teria grande merecimento em proceder como princesa, se andasse vestida em ouro; tenho muito mais, sendo como sou atualmente. (...)”

Betinha 13/09/2015

AMEI!

Ah, eu já sabia que iria gostar desse livro porque eu simplesmente amo o filme! O livro não me decepcionou nada, é maravilhoso!
A narrativa é muito boa, rápida e leve, as ilustrações também são muito boas! :)

Vale dizer que existem algumas diferenças entre o filme e o livro, mas sinceramente amo os dois! Sara é puro amor!

Marii 09/08/2016

Sempre aprendo muito com esse livro
É tão bonita a forma que Sara encara as coisas, todas as tragédias e tristezas de sua vida, mesmo sendo uma criança, ela ensina muito, a coragem, a gentileza.
Amo esse livro, quero ler sempre!

raii.books 03/11/2017

A Princesinha
A Princesinha é um livro realmente muito doce, muito bonito. Sara não tem o título real de princesa, mas ela age como uma. Ela é generosa, bondosa e gentil. E mesmo com tantas adversidades, tantas tristezas, ela não perde a sua doçura, o seu encanto. E vai enfrentando cada dia com a ajuda do "faz de conta". Mesmo faminta, com frio, vestindo trapos que não cabem mais nela, a menina vai enfrentando cada dia transformando tudo ao seu redor com a mágica.

Poliana Lira 17/12/2017

Que livro lindo!!!